Relatório estágio ensino fundamental

Categories: Trabalhos

0

olá companheiros(as) compartilhei o meu relatório do estágio do ensino fundamental. CESAR CHRISTIAN FERREIRA DOS SANTOS RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO AQUIDAUANA 2011 1 or16 to view nut*ge -observação CESAR CHRISTIAN FERREIRA DOS SANTOS – RGM 063. 945 RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – observaçao Trabalho apresentado na Dlsciplina de Estágio Supervisionado I do 30 semestre, Curso de Letras da UNIGRAN. Professora Ms. Rute Josgrilberg I-INTRODUÇÃO: a.

Através de oficio enviado à direção da Escola Estadual Cel José Alves Ribeiro, eu fui autorizado a estagiar do 60 ao 90 azer o aluno se portar. Il- ROTEIRO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA a. IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA: 1. Nome: Escola Estadual Cel José Alves Ribeiro 2. Endereço. Rua José Bonifácio no 595, Bairro Alto 3. Ato de criaçao: ei no 2993170; autonzaçao: resoluçá0/SED no 2. 216 de 23/12/08; e reconhecimento: Diário Oficial 15000631 de 10/06/70. 4. Data de instalação: 09 de julho de 1970. 5.

Ano de elaboração da primeira versão do Projeto Político Pedagógico: 20/12/96 5. Estrutura curricular do Ensino Fundamental: O ensino fundamental possui oito disciplinas, são elas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, História, Geografia, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (inglês). b. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. Níveis de ensino que oferece (Educação Infantil, Ensino Fundamental – (10 ao Y), Ensino Médio; A Escola Estadual Cel José Alves Ribeiro oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2.

Organização curricular (em anos); O Ensino Fundamental tem duração de 9 anos, começando do primeiro ao nono ano e o Ensino Médio tem duração de três anos do primeiro ao terceiro. 3. Número de alunos: 1786 alunos matriculados Total: 1786 Total por turno: Matutino: 538; Vespertino: 375; Noturno: 728 Total por nível de ensino: 807 no Ensino Médio e 884 no Ensino Fundamental. Recursos financeiros disponibilizados para a escola (de quem e quanto recebe — União, Estado e Município? Como estes recursos são repassados à Escola? Qual seu destino na Escola?

Como (e por quem) se d Como estes recursos são repassados à Escola? Qual seu destino na Escola? Como (e por quem) se decide o emprego dos recursos? ) FONTE I TOTAL DESTINO DA VERBA ESTADUAL Repasse Financeiro | 34. 930,91 – Manutenção das Instalações, desde pequenas reformas até produtos de limpeza; Aquisição de material de expediente. FEDERAL PODE 22. 136,401 – Merenda | 75. 856,00 – Merenda Escolar OUTRAS APM 5. 300,001 – Formaturas dos alunos, aquisição de material de informática e aquisição de ar condicionado para a escola TOTAL | 138. 23,31 | Aspectos físicos: instalações e recursos 1 . Salas e Ambientes: Esta é a maior escola de Aquidauana-MS, fisicamente falando, as salas de aula tem em geral a pintura relativamente conservada ou novas, o ambiente é iluminado adequadamente e a maioria das salas possui ar-condicionados adquiridos com recursos da Associação de pais e mestres. No período noturno que foi o período que eu estagiei eu observei que o número de alunos varia de 15 a 25 alunos. 2. alas para administração, secretaria e coordenação; A escola possui amplas instalações pra acomodar a parte administrativa, existem salas para a secretaria, para a direção e para a coordenação. 3. sala de professores: A sala dos professores também é de bom tamanho, tem uma grande mesa ao centro, sofás, televisão, geladeira e é o espaço destinado aos professores para fazerem o planejamento de suas aulas. 4. biblioteca; A biblioteca tem um bom espaço físico, mas eu ache planejamento de suas aulas.

A biblioteca tem um bom espaço físico, mas eu achei esta carente de bons livros a maiana dos livros são livros didáticos não existe uma variedade de literaturas na biblioteca da escola 5. oficinas, laboratórios ou salas ambiente;A escola possui: – 01 laboratório de ciências; 01 sala de vídeos; – 02 salas de tecnologias educacionais; e 01 anfiteatro. 6. salas de aula; A escola possui 19 salas de aula. 7. banheiros; – sanitários para professores e funcionários:06; – sanitários para estudantes: 18; e – sanitários para portadores de necessidades especiais: 04 8. paço físico destinado à prática da Educação Física: – 01 quadra coberta. g. espaço livre (pátios, parques e outros): – OI hall de entrada; – 04 áreas de circulação; e – amplo pátio externo. 10. Recursos pedagógicos (retroprojetor, data show, vídeo, TV, computadores, aparelhagem de som, globos, material para laboratório, jogos pedagógicos, xerox e outros): OI Sala de Vídeo e Tecnologias Educacionais com: quatro computadores, OI aparelho de som, OI scanner, 01 impressora, 05 aparelho de som, OI aparelho de DVD, 01 aparelho de videocassete, TV LCD 37″, 02 data show e 38 computadores. 1 Laboratório de ciências com 04 miocroscópios. c. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGOGICA 1. Corpo docente: 102. 1 . 1 Número de professores: Total: 102. Por nível de ensino: Número de professores q nsino Fundamental: 53 que atuam no Ensino Fundamental: 53 Número de professores que atuam no Ensino Médio: 29 Titulação dos professores: Número de professores com Ensino Médio: OI; Número de professores com graduação: 102 Numero de professores com pós-graduação (Lato sensu Especialização): 1 9 Número de professores com pós-graduação (Stricto sensu Mestrado/Doutorado): OI . Coordenação pedagógica – Número de coordenadores e forma como atuam com professores e alunos: No seu quadro de lotação, esta Unidade Escolar dispõe de quatro coordenadores pedagógicos, que exercem a sua função conforme atribuições estabelecidas pelo Decreto no 12. 500 de 24/01/2008 e Regimento escolar, sendo que três coordenadores desenvolvem as suas funções junto ao Ensino Fundamental e um ao Ensino Médio. – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Objetivos gerais da Escola: Proporcionar a formação básica do cidadão para que estes formem uma sociedade igualitária e justa. Filosofia / Missão da Escola:”Desenvolver um trabalho de qualidade, partlcipativo e comprometido com o respeito, a solidariedade, a responsabilidade, a ética, a cooperação e a justiça, com a finalidade de solidificar o principio da cidadania”. ?? Concepções assumidas: (Educação, Homem, Professor, Aluno, Escola, Sociedade, Mundo): • Tendência educacional: A escola busca compartilhar com a família a responsabilidade de educar, dentro da teoria construtivista o estabelecimento tenta interagir com os alunos e com suas famílias, pois ambos tem muito a contribuir com o rocesso, ensino 16 interagir com os alunos e com suas famílias, pois ambos tem muito a contribuir com o processo, ensino/aprendizagem.

Relação entre os objetivos da Escola, as concepções e tendências educacionais escolhidas com os planos de ensino desenvolvidos (analisar 01 plano de ensino de Língua Portuguesa), investigando: • Objetivos propostos para as disciplinas: Com relação ao ensino a Língua Portuguesa tem duplo objetivo como instrumento e com fim em si mesmo.

Como instrumento, o objetivo do professor é oferecer ao aluno, o mais cedo possível, autonomia para usar a íngua no aprendizado. Como fim, tem o objetivo de o professor oferecer ao aluno experiências que lhe permitam conhecer melhor a estrutura e funcionamento da língua, de forma a apreciar a função e a utilidade, inclusive como instrumento de desenvolvimento cultural e lazer. Seleção e organização dos conteúdos.

Os conteúdos de Língua Portuguesa estão organizados a partir do eixo-Uso-Reflexão- Uso, que pressupõe um movimento cíclico, nesse sentido, os conteudos estão sistematizados em sub-blocos que remetem ? prática da linguagem na produção de textos, na leitura, na análise reflexão sobre a língua nas três dimensões da linguagem: gramatical, semântica e discursiva. • Metodologia(s) empregada(s): várias metodologias são empregada, me atendo à Língua Portuguesa, a professora utiliza- se muito de aulas expositivas e leituras compartilhadas de textos diversos.

Sistema de avaliação: No Ensino Fundamental, onde eu estagiei, a escola adotou a prova f PAGF Sistema de avaliação: No Ensino Fundamental, onde eu estagiei, a escola adotou a prova fracionada, no caso de Língua Portuguesa, a professora, sempre trabalha com textos, extraindo a gramática destes. A avaliação fraconada funciona da seguinte maneira, várias avaliações valendo de dois a três pontos até chegar a nota máxima dez. Segundo a direção da escola este método de avaliação dá mais chances aos alunos para que estes obtenha uma nota melhor.

III-TEXTO REFLEXIVO SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E A REALIDADE ENCONTRADA Foi a primeira vez que eu entrei em contato com o famoso documento chamado projeto politico pedagógico, e achei ele muito interessante, pois a escola tem a chance de colocar no papel os seus planejamentos objetivos e as estratégias para alcançar os objetivos. Percebi que a maioria dos planejamentos previstos no Projeto Politico Pedagógico acontece em sua grande totalidade, ou seja o papel, a parte teórica está se operacionalizando ou seja esta acontecendo.

A escola está fazendo acontecer, esta não foge da realidade e coloca no seu Projeto Político Pedagógico seus defeitos e suas virtudes e sendo assm já é uma boa parte do caminho andado para se buscar o aperfeiçoamento. Comparando o interesse do corpo docente e o interesse do corpo discente há uma discrepância de objetivos muito grande, e isso não tem como colocar no papel, apenas a conseqüência essa discrepância é que se pode colocar no papel, ou seja os altos índices de reprovação e de evasão escolar. Existem alunos adultos que colocar no papel, ou seja os altos índices de reprovação e de evasão escolar.

Existem alunos adultos que não sabem o que estão fazendo na escola, não tem interesse em aprender e ficam irritados com a professora quando esta passa um texto para eles lerem por exemplo. Lógico que isso faz parte de uma conjuntura nacional, ou seja, a idolatria do vazio, a idolatria da ignorância. A grande maioria das pessoas preferem assistir a um Big Brother do ue estar em sala de aula aprendendo algo útil, convivendo com pessoas reais e não com as celebridades que são distantes e na grande maioria despidas de conhecimentos úteis para o cidadão descente.

O grande desafio é mudar essa mentalidade, e eu fui testemunha da batalha que a professora trava todos os dias com muita paciência e por vezes de maneira disciplinadora. O fato é que o Projeto Político Pedagógico planeja coisas boas para a escola, para os alunos e para os professores e nenhum estabelecimento de ensino é capaz de se melhorar apenas com um corpo docente nteressado, é preciso um interesse de todos uma mobilização de todos, alunos, professores, diretores, coordenadores, funcionários e principalmente a família.. IV-RELATORIO DE OBSERVAÇAO DAS AULAS a.

Primeiro dia de observação das aulas: A observação da aula OI ocorreu no dia 12 de Abril de 2011, nos dois primeiros horários do período noturno, das 19:00hs às 20:30hs, em uma 62 série, da Escola Cel José Alves Ribeiro. A professora Élcia, foi minha guia durante essa jornada, me apresentou à turma e ini Ribeiro. A professora Élcia, foi minha guia durante essa jornada, e apresentou à turma e iniciou sua aula normalmente. Os alunos eram em sua maioria adultos já com uma certa idade e maturidade, com uma mlnona senificatlva de adolescentes.

Ao chegarmos na sala de aula a maioria dos alunos já estavam sentados aguardando a professora que os cumprimentou os alunos. Feito isso a professora me convidou para que eu me sentasse ao seu lado e então eu comecei a minha observação. Na sala existiam seis colunas de cadeiras, e nesse dia o total de alunos era de dezenove alunos. Alguns alunos estavam de boné e a professora mandou que eles retirassem, eles retiraram sem eclamar, pois conheciam a regra da escola. Todos os alunos estavam com a camiseta azul que é o uniforme fornecido pelo governo do estado.

A professora iniciou sua aula cobrando dos alunos uma leitura de um texto do livro didático, os alunos deveriam ter lido o texto com antecedência, mas eles não tinham lido. Então a professora fez uma leitura compartilhada, cada aluno lia um pouco do texto que era grande. Ela sempre pedia uma pausa na leitura e interferia com comentários, atuando ativamente como facilitador da aprendizagem. Essa leitura gastou mais ou menos uns 20 inutos e então eles começaram a responder as questões do livro didático, sobre o texto.

A disciplina era boa, pouca conversa e quando conversavam falavam sobre a matéria, vinham perguntar à professara e esta respondia ou mandava o aluno procurar a resposta no texto. Essa tarefa de i professara e esta respondia ou mandava o aluno procurar a resposta no texto. Essa tarefa de interpretação do texto gastou quase uns 30 minutos eu observei que a professora esperava pelos mais velhos que tlnham mais dificuldades para interpretar o texto, quando eles terminaram, bateu o sino do primeiro tempo.

Então, ela começou a corrigir as questões, corrigiu rapidamente cerca de 10 minutos, após a correção ela começou a dar a gramatica que estava inserida no texto. Para dar a gramática ela gastou o restante do tempo que lhe restava, ao término ela passou um outro texto do livro para os alunos lerem para a próxima aula. Depois disso ela fez a chamada, alguns alunos que estavam no começo da aula já havlam saldo para o recreio antecipadamente, mas ela não deu falta. A observação da aula 02, ocorreu na mesma data, no sétimo ano, das 20:40hs às 23:1 Ohs, três tempos de aula de Língua Portuguesa em sequência..

A professora entrou, e ao mesmos moldes da outra turma, cumprimentou os alunos e me apresentou à turma, sentou-se e me convidou para sentar ao seu lado de novo. E distribuiu um texto de Machado de Assis, chamado “a mão de Sancha” os alunos reclamaram, porque o texto era multo grande, na verdade é um capítulo de um livro do Machado (Dom Casmurro), mas ela falou que já esta preparando eles para o ENEM, e segundo ela as provas tem muita interpretação de texto. Ela separou os alunos em grupos cinco grupos cada um com quatro alunos, tinham apenas vinte alunos na sala. Eles começaram a leitura, ainda

Br101

0

Recife, Dezembro de 2011. SUMÁRIO l. INTRODUÇÃO.. 5 2. BR-IOI 6 l. LOTES 1 e 6 2. LOTES 3, 4e

Read More

Crisma

0

CRISMA OU CONFIRMAÇÃO A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida; é para identificar-nos cada

Read More