Trabalhos

Categories: Trabalhos

0

DESCRIÇÃO DO PROJETO Curso educação física. Disciplina I Professor Responsável Amaral da Silva. Educação Física escolar: uma prática to view nut*ge I Titulo do Projeto RA (1065130) I Alunos do grupo de souza RA (1 06466 RAI 064756) Data inicio do Projeto Data término do Projeto or7 I Licenciatura em Atletismo. Robson “Atletismo nas aulas de poss[vel. ” to Antonio da Silva Cleiton Amorim n Cesar Santini | 16/03/2012 120/03/2012 Horas atribuídas I Primeira etapa: levantamento sobre o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física 14 horas Escolar

Segunda etapa: elaboração de quatro aulas relacionadas com o conteúdo Atletismo. I Total de horas atribuídas 20 hora Metodologia Primeira etapa: 116 horas A pesquisa foi realizada em duas escolas diferentes uma da rede publica de ensino que é referencia em nossa cidade, e outra parte da pesquisa em uma ular com tradição e bons (MATTHIESEN, 2005). É importante ressaltar que cada escola tem suas justificativas que merecem ser ouvidas, mas como o importante é saber como e “se” o conteúdo Atletismo é trabalhado mesmo em meio ? dificuldade e falta de incentivo, vamos descrever o que nosso rupo observou nessas duas realidades.

Falaremos a princípios das dificuldades encontradas nas duas escolas, que estão diretamente relacionadas ao conteúdo atletismo, os professores que observamos demonstram certo desinteresse em ensinar tal conteudo, pois é algo segundo eles muito extenso e que requer muito esforço, já que os alunos não se interessam muito pelo assunto e não faz parte da realidade brasileira completa o professor da escola publica. ? valido observar que os professores já tinham certo tempo de formação e trabalho prestado ao ensino e os dois tinham dupla jornada e trabalho. Mas segundo material estudado em nosso curso o Atletismo começou no Brasil por volta de 1 880 quando imigrantes ingleses e alemães começaram a realizar competições em clubes do Rio de Janeiro, São Paulo e mais tarde Porto Alegre, seguida da criação da Confederação Brasileira de Desporto que aconteceu em 1914.

A falta de incentivo a cursos que possam dar um outro olhar para esse esporte é um ponto importante e observado pelo nosso grupo, não que isso justifique, mas seria de grande ajuda para que o professor também desenvolvesse o interesse em plicar essa modalidade aos alunos, visto que quando o professor gosta de um esporte ele quer que seus alunos apreendam mais sobre o mesmo.

O nosso grupo observou também que o conteúdo atletismo é trabalhado de forma informal não como aula própria mente dita, mas de forma que os alunos não sabem que um ou outro movimento esta relacionado ao atletismo, oportunidade genuína PAGF3rl(F7 que um ou outro movimento esta relacionado ao atletismo, oportunidade genuína perdida pelo professor, pois não seria esforço algum explicar um pouco sobre o atletismo e suas modalidades. ra Costa (1992) o atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o “pré-atletismo”, onde, numa primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos correr, saltar e lançar; e numa segunda fase, mantêm-se os da primeira, avançando- se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do A parte de material ou a falta dele é um fator que precisamos mencionar e que foi observada em nossa pesquisa, as instituições de ensino que nosso grupo teve a oportunidade de visitar ão tinham nem um tipo de material destinado ao ensino da modalidade Atletismo.

Mas isso não é novidade para nem um tipo de esporte a não ser o futebol, muito outros esportes precisam de material adaptado ou até mesmo confeccionado pelos alunos ou professores. Outro fato que não pode ser esquecido é a falta de estrutura e espaço das escolas que tinham apenas uma quadra poliesportiva com medidas fora do padrão oficial. Mas como todo esporte tem a possibilidade de se transformar diante de dificuldade o Atletismo merece ser ensinado de forma lúdica como afirma:

RIZZO PINTO(1997) afirma “não há aprendizado sem atividade intelectual e sem prazer”, se não há aprendizagem sem, a motivação através da ludicidade parece ser uma boa estratégia no auxllio da mesma, como afirma MEDNlCK(1983). O lúdico ainda não é adotado como pratica de ensino nas duas escolas que vistamos não existe nem uma motivação para tal pratica mesmo com os professores sabendo que o Atletismo aluda na formação e mes todo conhecimento para professores sabendo que o Atletismo ajuda na formação e mesmo recebendo todo conhecimento para aplicar qualquer modalidade mesmo o Atletismo.

Para concluir nossa pesquisa ficamos com o sentimento de que a muito a se fazer nas escolas e que é preciso estar pronto para um grande desafio que é ensinar não só o que gostamos ou o que esta na mídia ou ainda o que os alunos querem, mas ensinar algo que os alunos vão levar para vida toda. O Atletismo tem o seu valor, uma pena que só é lembrado de se falar sobre o assunto em época de pan-americanos ou olimpíadas. Terminamos com uma ultima citação de Morais et al (2009, p. 7) Afirmam que “o estudo e a experimentação esportiva podem se tornar uma boa oportunidade para a compreensão do significado idadania em nossa sociedade” Segunda etapa Público-alvo: 50 ano do ensino fundamental. Duração da aula: 4 horas. Objetivo da aula: mostrar a importância do plano de aula e fazer uma aula com os materiais que a escola oferece para o professor trabalhar. Materiais utilizados: uma p a, ou um campo de os alunos se divirtam aprendendo.

Avaliação: Os alunos passaram por uma avaliação escrita onde mostraram o se aprendizado durante a aula. Público-alvo: alunos do 30 ano do ensino médio. Conteúdo: salto com vara. Objetivo: É mostrar a importância do salto com vara para os lunos no dia-dia e para nossa saúde, mostrando aos alunos onde eles podem chegar. Desenvolvimento: levar os alunos para a biblioteca para pesquisar sobre o salto com vara qual o surgimento, a origem e os seus beneficios para a vida do ser humano.

O segundo passo é a apresentação das pesquisas dos alunos para vermos a diferença das pesquisas dos alunos. E por fim a aula pratica, onde levo os alunos para um lugar onde eles posso praticar o salto em altura. No campo de futebol, colocamos um colchão no chão armamos os varões e as vara e vamos ensinar aos alunos como deve ser passo a passo da odalidade. Estratégia: ensinar aos al ancia o atletismos para domínio do sua pesquisa.

Assim abrindo momentos para perguntas e resposta esclarecendo suas duvidas. Agora colocando tudo em pratica, levando os alunos numa caixa de areia para praticarem o salto em distancia e esclarecerem as ultimas duvidas que ainda reste. Estratégia. Colocando os alunos para pular na caixa de areia em forma de brincadeira para eles se diverti e ao mesmo tempo aprender. Matérias. Caixa de areia e internet. Avaliação. A avaliação será através de escrita onde os alunos farão um texto dissertativo. PAGFarl(F7

Contrato social

0

CONVENÇAO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO que entre Si ajustam, de um lado como EMPREGADORES o SINDICATO

Read More

Sistema computacional didático para crianças

0

UNIVERSIDADE PAULISTA ALINE DOS SANTOS FERREIRA RA A9762G-1 AUGUSTO COELHO RA: B025EI-5 FABIANA AFONSO RA: A95HBB-O FABIANA BORBA RA: B0757E-8

Read More