Hemograma

Categories: Trabalhos

0

MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Estimativa 2012 Incidência de Câncer no Brasil Rio de Janeiro, RJ 2011 0 2011 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Todos os direitos reservados. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização deste conteúdo, parcial ou integralmente, são expressamente proibidas sem a permissão Swipe to page prévia, por escrito, d fim comercial. Venda 01 ar 141 pode ser acessada,n de Câncer da Bibliote bvsms. saude. gov. br/ seja para qualquer atuita. Esta obra Ica Controle

S/MS (http:// o Portal do INCA (http://www. inca. gov. br). Tiragem: 7. 000 exemplares Elaboração, distribuição e informações MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA) COORDENAÇÃO GERAL DE AÇÕES ESTRATÉGICAS Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) Rua Marques de Pombal, 125/ 60 andar – Centro 20230-240 – Rio de Janeiro — R] Tel. : (21) 3207-5510 Fax. : (21) 3207-5809 E-mail: conprev@inca. gov. br http://www. inca. gov. br Elaboração Ana Paula Roque da Silva Cláudio Pompeiano Noronha Jéssica Luna de Oliveira Silva Juliana

Moreira de Oliveira Ferreira Julio Fernando Pinto Oliveira Marceli de Oliveira Santos Marise Souto Rebelo Rejane de Souza Rei Reis Suelen Rosales Vitorino da Silva Impresso no Brasil / Printed in Brazil Flama Ficha catalográfica 159e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Ações Estratégcas. Coordenação de prevenção e Vigilância. Estmativa 2012 : incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação Geral de Ações Estratégicas, Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro : Inca, 2011. 118 p.

Inclui bibliografia. ISBN 978-85-7318-196-8 (versao impressa) ISBN 978-85-731 8-194-4 (versão eletrônica) 1. Neoplasias – Epidemiologia. 2. Neoplasias – Mortalidade. 3. Incidência. 4. Brasil. l. Titulo. CDD 616. 994 Catalogação na fonte – Coordenação de Educação Títulos para indexação Em inglês: Estimate/2012 – Cancer Incidence in Brazil Em espanhol: Estimación/2012 – Incidencia de Cáncer en Brasil Edição COORDENAÇÃO GERAL DE AÇÕES ESTRATÉGICAS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO (CEDO serviço de Ediçao e Informação Técnico-Cientifica Rua Marquês de Pombal, 125 – centro 20230-240 – Rio de Janeiro – R] Tel. (21) 3207-5500 Supervisão Editorial Letícia Casado Edição e Produção Editorial Tais Facina Copidesque Rita Machado Revisão Maria Helena Rossi Oliveira Diagramação Cecília Pachá Elaboração dos Mapas Bruno Durante projeto Gráfico Original g-dés Normalização Bibliográfica e Ficha Catalográfica Iara Rodrigues de Amorim Edição Eletrônica Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) Agradecimentos Ao Carlos Amorim Edição Eletrônica Divisão de Tecnologia da Informação DTD Ao Carlos Anselmo Lima e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Aracaju, Sergipe. ? Lucrécia Aline Cabral Formigosa e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Belém, Pará. À Berenice Navarro Antoniazzi e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Belo Horizonte, Minas Gerais. À Djalma de Carvalho Moreira Filho, à Nazira Mahayri e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas, São Paulo. À Gláucia da Silva Nunes de Freitas e a toda equipe do Registro de Câncer de Base

Populacional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. À Janaina Pauli e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Cuiabá, Mato Grosso. À Cyntia Asturian Laporte e a toda equipe do Registro de Câncer de gase Populacional de Curitiba, Paraná. À Maria Cristina Scandiuzzi e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional do Distrito Federal. À Miren Maite Uribe Arregi e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Fortaleza, Ceará.

Ao José Carlos de Oliveira e a toda equipe do Registro de Câncer de Base populacional de Goiânia, Goiás. Ao José Getúlio Martins Segalla e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de jaú, São Paulo. À Josefa Angela Pontes de Aquino e a toda equipe do Registro de Câncer de gase Populacional de João Pessoa, Paraíba. À Nayara Cabral Machado e a toda equipe Câncer de Base Populacional de João Pessoa, Paraíba. À Nayara Cabral Machado e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Manaus, Amazonas. ? Juliana Bruna de Araújo e a toda equipe do Registro de Câncer de Base populacional de Natal, Rio Grande do Norte. À Antonia Otilia Monteiro Koop e a toda quipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Palmas, Tocantins. À Yula de Lima Merola e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Poços de Caldas, Minas Gerais. À Angela Maria Schmidt e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. ? Claudia Cristina Lima de Castro e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Recife, Pernambuco. Ao Elmando Sampaio Silva e a toda equipe do Registro de Câncer de Base populacional de Salvador, Bahia. À Fernanda Alessandra Silva e a toda equipe o Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo, São Paulo. À Jeane Soares de Aguiar e a toda equipe do Registro de Câncer de Base Populacional de Vitória, Espírito Santo.

ESTIMATIVA 2012 Apresentação O problema do câncer no Brasil ganha relevância pelo perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando, e, com isso, o tema tem conquistado espaço nas agendas politicas e técnicas de todas as esferas de governo. O conhecimento sobre a situação dessa doença permite estabelecer prioridades e alocar recursos de forma direcionada para a modificação positiva desse cenário a p prioridades e alocar recursos de forma direcionada para a modificação positiva desse cenário na população brasileira.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) destaca-se pelo seu papel estratégico no desenvolvimento de ações nacionais voltadas para a prevenção e o controle do câncer, incluindo, de forma especial, seu compromisso na disseminação de informações que contribuam com o estabelecimento de prioridades para a saúde pública. O Plano de Fortalecimento das Ações de Prevenção e Qualificação do Diagnóstico e Tratamento os Cânceres do Colo do Utero e da Mama, lançado em março deste ano pelo governo federal, é um exemplo destacado dessa premissa.

Como vem fazendo ao longo dos últimos 16 anos, em cumprimento ao compartllhamento de informações e experiências desenvolvidas, o INCA oferece agora à sociedade brasileira mais um volume sobre a estimativa de casos novos de câncer, no sentido de prover gestores, serviços de saúde, universidades, centros de pesquisa e sociedades científicas de informações que possam subsidiar o conhecimento sobre a ocorrência da doença na população brasileira.

Atualmente, sta publicação é realizada a cada dois anos, sempre com base nas informações geradas pelos Registros de Câncer de Base populacional (RCBP). Neste volume, foram considerados 18 tipos específicos de câncer, com base na magnitude e no impacto. As informações são apresentadas de forma consolidada para o pais como um todo e de forma desagre informações são apresentadas de forma consolidada para o país como um todo e de forma desagregada para Estados e captais.

Essas informações são cada vez mais utilizadas em diferentes áreas que vão desde o planejamento das ações para a prevenção o controle do câncer, até artigos científicos, dissertações e teses relacionadas ao câncer, além de se configurarem em importante instrumento para os meios de comunicação de massa e da imprensa em geral.

Nesse sentido, a regularidade da oferta de informaçóes é uma estratégia, sob a ótica da vigilância, para que se possa descrever e explorar analiticamente o cenário da incidência de câncer no país, apoiando-se na premissa da melhoria e da atualidade das informações dos RCBP e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

As estimativas apresentadas nesta edição são mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento do sistema de vigilância de câncer, para o qual o grande desafio é colocar em prática o uso dessas informações e o conhecimento da realidade do país, a fim de que as necessidades da população sejam priorizadas e atendidas pela política pública de saúde, conforme preconizado, pelo Ministério da Saúde, no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil, 2011-2022. Luiz Anton10 Santini Rodrigues da Silva 7 Sumário Agradecimentos . Lista de tabelas . . . . . . . Lista de figuras . . 15 Lista de siglas . . 23 Introdução . . 25 Metodologia 29 Síntese de resultados e comentários . 33 Tabelas e figuras 53 Mapas . 92 Blbliografia . 109 Anexo A – Projeção populacional para o ano de 2012 por Unidade da Federação, capital e Brasil . 115 Anexo g – Estimativas por IJnidade da Federação, capital e Brasil (colo do útero e do útero, porção não especificada) 9 Lista de Tabelas Tabela 1 . 117 Estimativas para o ano de 2012 das taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes e de número de casos ovos por câncer, segundo sexo e localização primária (Brasil) .. 3 Tabela 2 Estimativas para o ano de 2012 de número de casos novos de câncer, por Estado (Brasil) 54 Tabela 3 Estimativas para o ano de 2012 de número de casos novos de câncer, por capital (Brasil) de casos novos de câncer, por capital Tabela 4 (Norte) „ 60 Tabela 5 62 Manaus) 57 Estimativas para o ano de 2012 das taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes e de número de casos novos por câncer, segundo sexo e localização primária (Acre e Rio Branco) Tabela 6 61 câncer, segundo sexo e localização primária (Amapá e

Macapá) Tabela 7 câncer, segundo sexo e localização primária (Amazonas e 63 Tabela 8 por 100 mil habitantes e de número de casos novos por câncer, segundo sexo e localização primária (Pará e Belém) Tabela g Estimativas para o ano de 64 s brutas de incidên . 64 Tabela 9 câncer, segundo sexo e localização primária (Rondônia e Porto Velho) 65 Tabela IO câncer, segundo sexo e localização primária (Roraima e Boa Vista) . 66 Tabela 11 câncer, segundo sexo e localização primária (Tocantins e Palmas) — 67 Tabela 12 (Nordeste) . 68 Tabela 13 Estimativas para o ano d PAGF 141 brutas de incidência

Trabalho de sustentabilidade

0

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA O desenvolvimento sustentбvel pressupхe necessariamente a existкncia dos seguintes princнpios: equilнbrio ecolуgico; beneficio social; e viabilidade econфmica.

Read More

As melhores obras de todos os tempos

0

SOROCABA 2011 capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz”. (Lou

Read More