Aprendendo através da história do chapeuzinho vermelho

Categories: Trabalhos

0

Autoras: Greice da Silva Castela (orientadora) e Maria das Graças Pilger NRE: Cascavel – PR Disciplina: Língua Portuguesa (X ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio Disciplina de relação interdisciplinar 1: Filosofia I Disciplina de relação interdisciplinar 2: Artes I Conteúdo estrutura org to view nut*ge I Conteúdo específic I Título: “Aprendendo Vermelho” hapeuzinho você SE LEMBRA DA HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO? COMO É ESTA HISTÓRIA? [pic] Fonte http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals e o Arco-íris de Márcia Muraco Schobersberge; Lobo Bobo de

Ronaldo Bôscoll e Bonezinho Vermelho e a Internet no século XX de Ivone Gomes de Assis. Aparentemente para você, a escolha de literatura infantil, pode causar estranheza, pois este termo em um primeiro momento lembra crianças. No entanto, a construção de leitores competentes, sensíveis e críticos pressupõe as mais variadas experiências de linguagem: textos verbais, não-verbais, bilhetes, convites, documentos, brincadeiras, poemas, desenhos e, por que não? Histórias infantis. Sabia que os contos de fadas existem desde o século II d. C.?.

Eram representados somente através de mitos e tradições orais destinavam-se para os adultos. Outra informação interessante é que as criações literárias especificamente para as crianças surgiram com o escritor Hans Cristian Andersen no século XIX. Pesquise sobre a obra dos autores Hans Cristian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault. Os Contos de Fadas abordam conflitos, medos e anseios que muitas pessoas trazem desde a infância e com os quais podem conviver mesmo na fase adulta. Um exemplo disto é obra de Guimarães Rosa: Fita Verde no Cabelo, conhece?

Busque o livro na biblioteca. É bem interessante! Observe um trecho da história: Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas ue nasciam e cresciam. Todos com iu[zo, suficientemente meninazinha, a que por pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar fambroesas. [… ] Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe respondeu, quando ela, toque, toque, bateu. “Quem é? ” “Sou eu… ” – e Fita Verde descansou a voz. Sou sua linda netinha, com cesto e com pote, com a Fita Verde no cabelo, que a mamãe me mandou. ” [… Vovozinha, eu tenho medo do Lobo!… Mas a avó não estava mais lá, sendo que demasiado ausente, a não ser pelo frio, triste e tão repentino corpo. Responda as questões: 01 . A partir da leitura da história de Guimarães Rosa, que relações podem ser percebidas entre a história original de Chapeuzinho Vermelho e a Fita Verde no Cabelo? 02. Em Fita Verde no Cabelo ocorre uma transformação da personagem, Explicite esta transformação e o porquê disto ter ocorrido.

Quem não se assustou ou sentiu medo na vida? Este eterno sentimento que o homem enfrenta ao longo de seu madurecimento emocional sempre foi e continua sendo um dos temas mais importantes na Literatura, na Filosofia e na Psicologia. Mas o que é o medo? Segundo o dicionário Aurélio, medo é um “sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça”. MOMENTO DE DISCUSSAO Responda as questões abaixo: Aproveitando para treinar a sua atitude filosófica. Você acha que o medo é necessário para o desenvolvimento humano? Justifique. 01.

Leia também a obra: istórias Infantis – Leila Corso (2006) assinalam a importância do medo e o desejo para imaginário infantil, como elementos fundamentais para a evolução dos seres humanos, concorda com a afirmação das autoras? por quê? ; b) Nos contos de fadas, podem-se representar simbolicamente conflitos e também encontrar soluções para eles. De que forma? Justifique Estamos sempre nos indagando do porquê das coisas, a sua causa, a sua origem. Isto já é o início de uma atitude filosófica, pois estas questões se referem a nossa capacidade de pensar, de conhecer, portanto fazemos filosofia inconscientemente. ara complementar sua compreensão, leia o que Marilena Chaui, ilósofa brasileira, escreve sobre o conceito de Filosofia: I [picl do conhecimento racional, o estudo, http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/ Filosofia visa, através I interpretação de idéias ou significações gerais como: realidade, mundo, I portals/bancoimagem/frm_buscarlmagens2. php natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, I repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança, etc.

E tem uma lutilidade dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a elicidade para todos. Mas o que é Filosofia? A resposta poderia ser: a decisão de não aceitar I coisas, as idéias, os fatos, como óbvias e evidentes as PAGF as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os medos, os anseios, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes questionar. Por meio da racionalidade podemos buscar respostas para nossas indagações e curiosidades.

Na Literatura, inclusive a Infantil, encontramos muitos temas que tratam das angústias, das preocupações, das coisas que amedrontam o homem. A escolha as várias versões de história de um mesmo personagem em textos de diferentes autores, no caso de Chapeuzinho Vermelho, se dá pelas inúmeras possibilidades de reflexão sobre os textos selecionados. Isso permite que você, jovem, compreenda e se posicione diante das realidades sociais, sabendo olhar para elas a partir de diferentes pontos de vista, confrontando e analisando-as, a fim de construir os seus próprios argumentos.

Além de instigar a sua criatividade, a sua curiosidade e a sua capacidade de observação, possibilitando haver um ensino-aprendizagem realmente eficaz e inâmico em sala de aula. Não é só de medos que nossa vida é composta, a música também faz parte de nosso dia-a-dia. E como faz! Já ouviu (ou leu) uma letra de música parodiada da história de Chapeuzinho Vermelho? Aqui está um trecho da letra de “Lobo bobo” de Carlos Lyra / Ronaldo Bôscoli – Cantor – João Gilberto: Mas o lobo mau existe I Faz cara de triste I [pic] Fonte: I Mas Chapeuzinho ouviu lhttp://wvm. diaadiaeducacao. pr. gov. r/ conselhos da vovó Dizer que não pra lobo . br/joao-gilberto/689352/ I Também faz papel de bobo I Só posso lhe dizer Chapeuzinho agora traz I lJm lobo na coleira Que não janta nunca mais. Fonte:http://letras. terra. com A composição dessa música é dos anos sessenta. Quantas mudanças! Quantas conquistas! ATIVIDADES 01 . Acesse o site httpWletras. terra. com. br/joao-gilberto/689352/ e tente identificar que palavras na canção se relacionam a este período. 02 Em grupo, pesquisem músicas contemporâneas que tenham relação com a letra, por exemplo, da cantora Kelly Key – Cachorrinho, relacionando-as com a música acima.

Socializem com os colegas, trazendo ra ouvi-las. razendo as músicas para ouvi-las. A produção artística, como, por exemplo, uma obra literária, uma música e uma pintura, é essencial, pois é um instrumento que contribui para a interação do homem com a realidade. A arte se constitui em um dos modos de apropriação do mundo pelo homem e representa a manifestação plena da inteligência humana. Admire esta releitura feita por Deiviti Rodrigues Castoldi da obra de Gustave Doré, [PiC] OI . Pesquise nos sites abaixo sobre a vida e obra de Gustavo Doré e socialize o que encontrou com os colegas. ) http://pt. wikipedia. org. iki/Gustave_Do b )http://members. tripod. com/volobuef/ page_maerchen_ilustracoes_volksm. htm 2) A paixão de Gustave Doré era inclinada para as obras literárias, por exemplo, os contos de fadas. A pintura materializa as personagens para que possamos admirar a sensibilidade do artista. Que sentimentos essa pintura desperta em você? Redija uma narrativa em primeira pessoa relatando suas impressões diante dessa pintura. que foi necessário para Chapeuzinho Amarelo superar suas dúvidas e receios? 05. Escreva uma notícia utilizando como personagens: Chapeuzinho Amarelo e o lobo.

As versões brasileiras da história de Chapeuzinho Vermelho também focalizaram o meio ambiente. Todo dia ouvimos e vemos informações sobre a destruição que o ser humano vem causando na natureza. Existem muitos textos a respeito desse séno problema. Um deles é a bela narrativa de Ângelo Machado. Leia, a seguir um trecho da história Chapeuzinho Vermelho e o lobo-guará de Ângelo Machado e veja como aborda o tema ecologia: Enquanto o lobo comia outra jabuticaba, Chapeuzinho Vermelho quis saber: – Você gosta tanto de jabuticabas assim? – Adoro! – respondeu o lobo.

Melhor que jabuticaba só tem a lobeira, que é a fruta do lobo. Mas eu gosto de qualquer fruta. pena que estão destruindo o cerrado e as frutas estão acabando. Está ficando difícil achar até o pequi e a gabiroba, que antes existiam por todo lado. – É uma pena mesmo – comentou Chapeuzinho Vermelho. – O papo está bom, mas eu tenho que ir visitar a vovó. Tchau, Lobo Guará. – Tchau, Chapeuzinho Vermelho. Mas antes jogue mais uma para mm, tá? – E abriu sua bocana. http://www. diaadiaeducacao. r _ ov_br/portals/bancoimagem /frm_buscarlmaeens2. php. -na=2 PAGF8rl(F8

São tomaz de aquino

0

Filosofia da Idade Media No universo da Idade media a que foi caracterizada pela expansão do cristianismo com a pretensão

Read More

Analise de biomoleculas

0

1. Introdução As Biomoléculas são compostos sintetizados pelos seres vivos e que ao mesmo tempo participam da estrutura do organismo

Read More