Como usar o computador
ÁREA DE TRABALHO ÍCONES orig to view nut*ge sinônimo, etc. [pic] I favoritos [picl sites [PiC] histórico (últimos sites visualizados) [pic] copiar [pic] Teclas de Atalho Ctrl + A Abri arquivo Ctrl + P- Imprimir tamanho tem que estar ON-LINE – clicar duas vezes no bonequinho do nome – abre uma janela (desenho abaixo) – caso queira digitar é só começar – caso queira falar, seguir os passos abaixo Enviar e-mail com anexo: [pic] – Inserir tabela [PiC] – salvar [pic] – Imprimir [pic] – Colunas [pic] – Desenho [pic] – Visualizar impressão [pic] – Estrutura do documento [picl [pic] Ortografia e gramática [picl – Zoom – Pesquisar – Recortar – Copiar – Colar – Desfazer digitação – Refazer digitação [pic] – Fonte – Tamanho da fonte – Negrito / Itálico Sublinhado justificar – Alinhar à esquerda Centralizar / Alinhar à Direita / – Espaçamento entre linhas – Numeração / marcadores / Diminuir Recuo / aumentar recuo – Borda externa – Realce – Cor da fonte PARA IMPRIMIR • Defina: fonte / estilo da fonte / tamanho / cor da fonte • Clicar em seguida [pic] para alinhar • Quando digitar o texto não esquecer de fazer margem usando a tecla “tab” ou • Estas teclas estão no teclado ?? Caso queira o t[tulo do texto em negrito “N”, itálico “l” ou sublinhado “S”, marcar com um clique. ?? Em caso de palavra ou frase, ir com o cursor até o inicio da palavra e dar um clique no mouse segurar e até onde desejar. • Não esquecer de sempre salvar o documento. Ir a arquivo e salvar. 13) Clique no menu Tabela, AutoFormatação de tabela… I [pic] 14) Escolha um modelo adequado na caixa Formatos. 5) Você pode alterar os formatos existentes desmarcando as opções pré-marcadas pelo Word (bordas, fontes, cores, etc). 16) Clique em OK e sua tabela será automaticamente formatada. I [picl PAGF Ig etiqueta a ser usada. 4. Clique no botão Opções. Aparece o quadro Opções de etiqueta com os vários tipos de etiquetas existentes no mercado. Aqui podemos fazer uma reflexão. Uma caixa de etiquetas normalmente tem um número de série associado.
O quadro Número de série apresenta uma relação de números comercialmente dispon[veis. Talvez você não encontre o número correspondente às suas etiquetas nesta relação. Se este for o caso role pela lista de números e confira as medidas correspondentes a cada número na caixa Informações sobre as etiquetas. ? bem possível que você encontre medidas de altura, largura e tamanho da página exatamente iguais às da caixa de etiquetas que você comprou. Você pode então utilizar este número, mesmo que ele seja diferente daquele exibido em sua caixa. Se mesmo após esta procura você não localizar um tipo adequado de etiqueta (o que é muito raro), será preciso então criar uma nova etiqueta personalizada.
Se você já encontrou sua etiqueta, não precisa criar uma nova e pode ir direto ao passo 7. 5. Clique no botão Nova etiqueta. ATENÇÃO: É muito difícil não encontrar uma etiqueta adequada a relação de etiquetas do Word. Você só precisa criar uma nova etiqueta em situações muito especiais. Pesquise com cuidado aquela relação! Versão 6. 0: Não existe o botão Nova etiqueta. Clique no botão Detalhes para ver as medidas da etiqueta e modificá-las conforme desejado. Aparece o quadro Nova Laser (personalizada), com algumas medidas já especificadas. Quando você clicou no botão Nova etiqueta, uma das etiquetas padronizadas do Word estava selecionada.
Estas medidas foram copiadas daquela etiqueta Esta é uma boa dica: sempre comece a definição de uma nova tiqueta a partir de outra recida com a nova que nem sempre (ou quase nunca) as etiquetas ficam conforme desejamos. Veja o exemplo abaixo: Os dados digitados estão muito grandes para a etiqueta. Você tem duas alternativas neste ponto. Como o arquivo resultante é uma tabela, é possível formatá-lo como tal. Você pode, por exemplo, marcar todas as colunas da tabela e diminuir o tamanho das letras. Embora este método funcione, ele não é muito eficiente para formatações particulares. Imagine se você quisesse manter o tamanho da fonte do nome, e diminuir apenas as fontes das emais linhas. Seria preciso formatar em separado cada célula da tabela. Vamos utilizar outro método diretamente ligado ao recurso de etiquetas do Word.
Sem sair do arquivo com as novas etiquetas criadas, escolha novamente os comandos Ferramentas, Envelopes e etiquetas. O quadro Envelopes e etiquetas aparecem já preenchido. Selecione o texto cuja fonte será diminuída. Você pode selecionar o texto inteiro ou apenas parte dele. 10. Clique o botão direito (atenção! ) do mouse sobre o texto selecionado. Aparece uma lista de comandos aplicáveis ao texto selecionado. Observe que uma das opções é Fonte, que exibirá o quadro de diálogos Fonte onde você poderá fazer as modificações desejadas. 1 1 . Clique em Fonte e escolha um tamanho adequado ao texto de sua etiqueta. 12. Quando terminar clique mais uma vez no botão Novo documento para ver o resultado da mudança de fonte.
Observe que cada vez que você pressiona o botão Novo documento um novo arquivo é criado. Você pode até repetir este processo várias vezes, mas não se esqueça de fechar depois os vários arquivos de tentativas abertos. 13. Quando as etiquetas estiverem como você desejar, basta mprimí-las. Não se esqueça também de gravar este ultimo arquivo. Quando quiser i uetas novamente, é só bastante quando usado adequadamente. Vamos ver a seguir dois exemplos de texto em colunas, com todos os passos necessários ‘para a formatação destas colunas. Em tempo: muitas pessoas preferem utilizar uma tabela sem bordas para criar uma ilusão de colunas.
Tudo bem, não dá para dizer que este método está errado. Na lhora do aperto, todos os métodos são válidos. Entretanto, quando utilizamos os recursos adequados do programa, nosso trabalho se torna muito mais fácil. Colunas do tipo jornal IAS colunas do tipo jornal são ideais para texto corrido. O Word se encarrega automaticamente das mudanças de coluna quando o texto digitado chega ao fim de uma coluna. | 1. Abra um arquivo novo e clique no botão Colunas [pic]. I Aparece um quadro abaixo deste botão, para que você defina o número de colunas desejadas. 2. Clique na primeira coluna e arraste até a terceira, para especificar três colunas (conforme nosso exemplo).
I [PiC] Embora pareça que nada aconteceu, sua página agora está dividida em três partes iguais. Verifique na régua no alto da tela a divisão em três colunas. 13. Digite um texto qualqu nho suficiente para I Veja que o Word mudou automaticamente para a segunda coluna, sem que você precisasse se preocupar com isso. I Vamos criar agora um problema. Sua segunda coluna é uma exceção, e você não quer que o texto continue até o fim da página. Você já precisa mudar para a terceira coluna imediatamente. 4. Pressione Enter para deixar o cursor em uma linha vazia (sem texto) e escolha os comandos Inserir, Quebra. Aparece o quadro Quebra, com as opções de quebras do Word. 15.
Clique em Quebra de coluna e depois em OK Observe que seu cursor pulou para a próxima coluna. Agora você pode continuar digitando o texto normalmente. Quando chegar o fim da página, o Word muda I automaticamente para a próxima página e começa tudo de novo. Ao criar colunas, o Word determinou a largura de cada uma delas, bem como o espaçamento entre elas. Para isso, ele levou em conta o tamanho do papel, as margens esquerda e direita, e dividiu a área de texto em três partes iguais. Se você quiser, é possível mudar estas definições. 6. Escolha os comandos Formatar, Colunas. I Aparece o quadro de diálogos Colunas. 17. Mude os valores de la mento para as colunas loriF1q