Bauhaus
ESCOLA BAUHAUS HISTORICO: Período: 1919 à 1933 Local: Alemanha Fundador: Walter Groupius (1883-1969) A Bauhaus é resultado da junção de duas escolas: Escola Superior de Belas Artes 4 Escola de Artes Aplicada = BAUHAUS.
Nas palavras de Walter Groupius: “A BAUHAUS quer estabelecer harmonia entre as diferentes atividades da arte, entre todas as disciplinas artesanais e artísticas e torná-las inteiramente solidárias de uma concepção de to view nut*ge CONSTRUIR PRINCIPIOS DA ESCO Fundada com a inten arquitetónico, com tr em uma academia artes; or7 ento mando -Criar novos modelos que sejam de baixo custo e fácil e ser fabricado em grandes escalas para fornecer a todos (ex. asas populares de baixo custo); – A produção industrial e o desenho de produtos ganham destaque; – Unir artes, artesanato e tecnologia; – Valorização das máquinas; O ensino da história da arte foi considerado desnecessário, uma vez que partia da idéia de que tudo deveria ser criado por “ideologias racionais” ao invés de usar como base o passado. O importante era a reconstrução de um novo “ser”, da arte e da economia. A experiência prática tornou-se um modelo seguido por escolas de arte e design no mundo Período Berlim
Sob a direção de Mies Van de Rohe FIM DA ERA GROPIUS 1925-1928 • Walter Gropius foi um dos nomes mais importantes da renovação estética do século XX. • Ele fundou a Bauhaus de Weimar em 191 9, com o objetivo de combinar o ensino artístico e técnico em um só lugar. • Gropius desenhou o prédio da Bauhaus de Dessau em 1925, sendo este seu projeto mais conhecido. • Walter Gropius não foi o primeiro, mas foi um dos principais responsáveis por uma reviravolta que tentou unir arte e técnica. ?? O Gropius se deparou com a má situação econômica em Dessau, deixando de seus honorários. Abrindo espaço para Pannes Meyer entrar na coordenação da Bauhaus. 2a Fase: FORMALISMO CONSTRUTIVISTA 1927 à 1929 – Período Dessau Sob a direção de Hannes Meyer As aulas de Meyer eram baseadas no seu profundo conhecimento da construção. Para ele, construir era um processo elementar que refletia as necessidades humanas biológicas, intelectuais, espirituais e fisicas. Por isso, era necessário tomar em consideração a totalidade da existência humana.
Nasceu em Basiléia entre 1905 e 1909 e frequentou a Kunstgewerbeschule Basel e de lin. A partir de 1919, 1909 a 1912, a Kunstgewe epresentado na Arquitetura como a atividade mais importante da Escola, foi só quando Meyer entrou que esta intenção se tornou realidade. No ano seguinte, Meyer trouxe até a Bauhaus funcionalistas como Hans Wittwer e mais tarde também chamou udwig Hilberseimer. Na sua função de diretor, Meyer rejeitou o individualismo vanguardista que tinha reinado nos anos de Gropius, e conduz a Escola a uma direção mais pragmática e profissional.
Além disso, enfatizou as possibllidades da produção em massa. Esta mudança leva Meyer a desenvolver a Oficina de Tipografia e Publicidade (introduzida or Herbert Bayer em 1927) e a colocá-la debaixo da orientação de Joost Schmidt – para produzir publicidade e rendimentos de vendas. Logo que assumiu a direção, Hannes Meyer fez uma reformulação de todo o curso com bases em debates com a participação de todos inclusive dos estudantes. Queríamos modificar e substituir toda a base pedagógica do Instituto por uma base de Sociologia, Economia e Psicologia”. Essa reformulação valorizava a racionalidade, o materialismo e o ensino cientifico — e embora fossem apoiadas pela maioria, eram posições opostas a alguns dos nomes de maior peso na Bauhaus. joost Schmidt, Plakat zur Bauhaus- Ausstellung in Weimar, 1923, Farblithographie. O objetivo da Arquitetura PAGF3rl(F7 tar das pessoas. A especialização de cada um dos membros melhorando sensivelmente o desempenho das “equipes”.
Outro ponto foi de a Bauhaus estar inserida em vários concursos públicos e os concorrentes da escola estar organizados em grupos onde cada um contava com novatos, alunos mais experientes e professores. László Moholy-Nagy, Titelseite “Staatliches Bauhaus Weimar 1919-1923”, 1923, Buchdruck Outra inovação foram as realizações frequentes de palestras e ursos sociológicos e biológicos de figuras proeminentes, que deram a estas ciências uma maior representação na Bauhaus.
Durante a sua direção, Hannes Meyer colocou a Bauhaus numa poslçao contemporânea: critérios sociais e científicos foram tratados como componentes da mesma importância no processo de elaboração dos projetos. HANNES MEYER: LAUBENGANGHAUSER Meyer tentava responder à miséria e pobreza em que largas camadas da população viviam, e procurava ao mesmo tempo sistematizar os conhecimentos científicos e sociais disponíveis, integrando-os em todas as oficinas. abalho dos estudantes. Atingiram-se muitos sucessos coletivos: o Apartamento popular, o equipamento da Escola Sindlcal, os apartamentos modelo do Bairro Tórten e cozinhas protótipo para a Reichsforschungsgesellschaft. ALGUNS DOS ATELIERS DA BAUHAUS Atelier de Tecelagem Este foi constituído genericamente pelas alunas da Bauhaus, dada a impossibilidade ou dificuldade de seguimento nos outros ateliers.
Inicialmente preparada para ser uma das muitas técnicas têxteis a aprender, a tecelagem só foi aprendida à custa de experimentação, ou então como formação especializada dquirida fora da Bauhaus. pouca gente se interessou inicialmente em formar-se como tecelão pela Bauhaus, os rapazes consideravam a tecelagem uma tarefa tipicamente feminina, e as Jovens dos anos 20 estavam a começar o processo de emancipação feminina e não queriam estar ligadas a atividades consideradas exclusivas de mulheres.
Foi a únlca mulher que lecionava na Bauhaus, Gunta Stólzl, que estruturou a oficina. Gunta Stolzl nasceu em 1897, em Munique, e foi aluna da Bauhaus entre 1919 e 1925, quando então se tornou professora do atelier de tecelagem. Foi aluna, entre utros craques, de Paul Klee e Johannes Itten, esse um dos grandes mentores do pensamento e estética que nortearam a escola, e ambos grande influência no trabalho desenvolvido por Gunta na Oficina VIII. Gunta Stolzl na Oficina VIII / 1930.
OFICINA VIII outubro, 1932, Dessau, Al nte da grande janela contempla o horizonte enevoado, no clarear da manhã. Anda esgotada pela viagem apressada desde Zurique e a noite em claro, ela observa os jovens estudantes que dormem no pequeno sofá, e que a ajudaram noite adentro a classificar e encaixotar todo o acervo ainda restante, ultimas peças produzidas um ano antes. Foi num misto de cansaço e fúria que Gunta Stolzl e Lilly Reich impediram a entrada dos funcionários nazistas encarregados de selar a oficina de tecelagem.
Agora, o atelier esta vazio, eles não encontrarão nada que possa servir de combustível a sua fogueira bestial. Gunta observa pela vidraça as colunas de fumaça negra que sobem aos céus, a queima dos despojos da modernidade. Fumaça negra, trevas que durante anos cobrirão a Alemanha e toda a Europa. Atelier de Metal (metallwerkstatt) O atelier de metal esteve sob a direção artística de Itten até 1922 e produziu sobretudo artigos otidianos com formas geométricas básicas, apresentando um modelo orgânico.
Moholy-Nagy substitui Itten quando esta apresenta a sua demissão, alterando rapidamente a metodologia anterior. Atelier de Teatro (theaterwerkstatt ) No programa pedagógico inicial não estava previsto nenhum atelier de teatro, surgindo este no final de 1921 com o ensino de Lothar Schreyer. A sua ideologia temática adaptava-se ao espirito da 1 a fase da Bauhaus. Atelier de Mobiliário ou Carpintaria ( mõbelwerkstatt ) PAGFsrl(F7 mestre de forma. Gropius já tinha desenhado mobiliário para os seus projetos de rquitetura.
Assim, numa fase de construtiva da escola e ainda sentindo as influencias dos movimentos artísticos contemporâneos, surgem os produtos de Marcel Breuer Atelier de Tipografia e Publicidade (werkstatt fur typographie und reklame ) A denominação de atelier de publicidade a substituir a de tlpografia já tinha sido utilizada sob a direção de Gropius, desde 1927. Com Meyer, associa-se a este atelier o departamento de fotografia e o objetivo básico era o de aumentarem os lucros da escola através da publicidade dos trabalhos produzidos nos ateliers e das exposições.
Atelier de Escultura O atelier de escultura iniciou-se em 1925 em Dessau com o mínimo de atividades devido ? falta de equipamento. Foi neste atelier que se utilizou primeiramente a fotografia no sentido de “explorar a distorção, o reflexo e a rotação em corpos tridimensionais” FIM DA ERA MEYER 1928-1930 Meyer acabou por ser despedido por ter ligações com o Partido Comunista, o que ia de encontro de ambiente burguês da Bauhaus. Depois de , Hannes Meyer ter sido demitido da Direção da Bauhaus, foi Mies van der Rohe que tomou o cargo. Seguindo a social e política, , Hannes PAGFarl(F7