Antropocentrismo x ecocentrismo
O Antropocentrismo é uma concepção genérica que, em síntese, faz do homem o centro do universo. essa consideração do homem como eixo principal de um determinado sistema, que faz com que o homem distancie-se dos demais seres e de certa maneira, apresenta-se diante deles em atitude de superioridade. Esta corrente teve grande força no mundo ocidental, partindo-se do pressuposto que a razão é atributo exclusivo do homem e se constitui no valor maior e determinante da finalidade das coisas.
Com o passar dos anos, verificamos uma gradativa passagem desta visão antropocêntrica para uma visão ecocêntrica, travessando várias etapas. Nesta última, as preocupações científicas, políticas, econômicas e culturais se voltam para a Terra, considerada casa comum, constituindo, ela mesma, um organismo vivo. Sendo a vida considerada o valor mais expressivo do ecossistema, concentrou-se grande ênfase no seu valor. O valor vida passou a ser um referencial inovador para as intervenções do homem no mundo natural. Nos últimos tempos, os conceitos relativos à questão ambiental vêm ganhando uma força muito grande.
Podemos dentificar uma nova posição da sociedade humana com relação ao meio ambiente; Isto não significa que os novos conceitos e posições sejam pacífica e unanimemente aceitos, simplesmente se quer dizer que está colocada em jogo toda cadeia de relações em que o homem vem mantendo com o ecossistema. Vale ressaltar que a principal explicação para o redireciona Vale ressaltar que a principal explicação para o redirecionamento do relacionamento atual do homem com a natureza é a diminuição dos níveis de recursos naturais.