Acessando mysql com asp.net

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Sumário 04 :. Acessando o MySqI com Asp. net Edição 09 Número 09 Ano 03 2009 EDITORES Alexandre Tarifa Diego Nogare Emerson Facunte Sergio Gonçalves REVISÃO Fernanda saliai Giaccomo sabino MONTAGEM / FORMATAÇÃO Milton carvalhaes EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO Adriano Almeida COLABORADORES Anderson Bermar Demetrio Silva Edson Aparecido do Nascimento Fábio Câmara Ivan Sampaio Juliana Prado Juliano Schimiguel Roni A. Marcello Veja neste artigo como acessar com ASP. NET um banco MySql através da Data Access Layer. Por: Anderson Bermar / Juliano Schimiguel 08 :.

Tutorial XNA – Hello Word Demonstração de como se faz para se animar uma Sprite no XNA Por: Edson Aparecido do Nascimento 13 Uma Metodologia Ágil Scrum Conceituação SCRUM. sobre metodologias ágeis e Por: Fábio Câmara 18 :. SQL Server Audit Neste artigo, abordaremos o SQL Server Audit, que é mais uma feature disponível no SQL Server 2008 para a realização de auditoria. Por: Demetrio Silva Fale com Editor É muito importante para a equipe saber a sua opinião sobre a revista, caso tenha alguma critica, sugestão, ou elogio entre em -lal Studia Produzido por: 33:.

Criando um Cubo Olap www. codificando. net Carga de um cubo OLAP utilizando o Microsoft SQL Server 2005 Analysis Semices. por: Ivan Sampaio / Juliano Schimiguel 03:. Editonal Ediçao 09 Número 09 Ano 03 2009 Editorial Depois de mais de um ano fazendo a revista da forma que conseguíamos, finalmente montamos uma equipe profissional para a editoração! Através do Portal Codificando -Net nós convidamos todos os membros da comunidade para participar, e após os candidatos mostrarem interesse, nós selecionamos alguns para fazer o trabalho.

A nova equipe de editoração da ova revista Codificando -Net e-Magazlne é composta por dois revisores técnicos (Fernanda Sanai e Giaccomo Sabino), por um revisor geral (Milton Filho) e por um editor de diagramação e formatação (Adriano Almeida). Esta nova equipe mostrou uma maturidade e desempenho muito acima do que esperávamos, tenho certeza que a nova revista terá uma aceitação e credibilidade muito mais forte do que tínhamos antes. Muito obrigado por participarem e acreditarem nesta família.

Grande abraço, Diego Nogare site@codlficandomagazine. net e-magazlne Acessando o MySql com ASP . NET Por: Anderson Bermar Ju 2 OF mostrar como criar o banco, tabela, stored procedure e criar a camada de acesso a dados ou Data Access Layer para acessarmos com -net, tudo de forma rápida e de fácil acesso. Ferramentas Para esse artigo foi usado o Visual Studio 2005, MySqI 5. 1 e o connector para . net, uso também uma ferramenta free chamada HeidiSQl_ para criação do banco, tabela e stored procedure. m pouco mais sobre Data Access Layer – DAL A Data Access Laye ou camada de acesso a dados, é uma camada que tem por finalidade acessar o banco de dados, deixando as consultas SQL iretamente no banco, e fazendo o acesso através de stored procedure, ela se comunica com a camada lógica ou Business ogic Layer(BLL), deixando o sistema mais específico e com uma maior facilidade em manutenção e atualização do sistema, pois uma camada não interfere diretamente na outra, ou seja, em alguns casos, podemos atualizar uma regra de negócio sem ter que atualizar a camada de acesso a dados e vice- versa, e podemos reaproveitar as camadas para qualquer tipo de aplicação seja ela para desktop, web ou mobile. Vamos a Prática Criando o banco de dados O script abaixo é a criação do banco e dados, tabela, inclusão de registros e as stored procedure’s.

O script também apresenta alguns comandos SQL para inserção na tabela PRODUTO, você pode usar qualquer ferramenta que faz a criação do banco, tabela e stored procedure no MySql. CREATE DATABASE LOJA e-magazine Codificando. net USE LOJA’ CREATE TABLE IF NOT EXISTS PRODUTO ( ID INTEGER PRIMARY KEY NOT NIJLL AUTO_INCREMENT, DESCRICAO VARCHAR(30) NOT NIJLL, PRECO INSERT PRECO) INSERT PRECO) INSERT PRECO) INSERT PRECO) INTO PRODUTO (DESCRICAO, VALUES(‘TV PLASMA'” 200. 00); INTO PRODUTO (DESCRICAO, V 3 OF PRECO) INSERT PRECO) INTO PRODUTO (DESCRICAO, VALUES(‘TV PLASMA’,1200. OO); INTO PRODUTO (DESCRICAO, INTO PRODUTO (DESCRICAO, CREATE PROCEDURE SELECTPRODUTO() SELECT * FROM PRODUTO; wvm. codificando. net Abril Maio 2009 4 Acessando o MySql com ASP -NET. -magazine CREATE PROCEDURE INSEREPRODUTO ( IN D VARCHAR(30), IN p NSERT INTO PRODUTO (DESCRICAO, PRECO) Na figura 1 mostra como ficou a criação do banco. Figura: 03 Figura: 01 Criando a DAL Agora abra o Visual Studio 2005, e crie um projeto do tipo Class Library conforme a figura 2, na linguagem salve o projeto onde desejar. Renomeie a classe Classl para Produtos, e clique com o botão direito na asta References e escolha a opção Add Reference figu a caixa de dialogo, e na 4 new Figura: 02 www. codificando. net 5 conn); cmd. CommandType = CommandType. StoredProcedure; MySqlDataAdapter dtAdapter = new MySqlDataAdapter (cmd); DataSet ds = new DataSet(); dtAdapter.

Fill(ds); return ds; } // Método para inserir na tabela PRODUTOS, através da procedure INSEREPRODUTO public void Insert(string desc, double preco) { MySqlConnection conn = new MySqlConnection(str); Mysqlcomrnand cmd = new conn); cmd. CommandType = CommandType. StoredProcedure; desc); cmd. Parameters. AddWithValue(“P”, preco); conn. Open(); cmd. ExecuteNonQuery(); conn. Close(); } } Na caixa de dialogo que abrir, escolha ASP. NET Web Site, linguagem File System, e escolha a mesma pasta do projeto que foi salvo a DAI— A figura 6 apresenta a pagina Default. aspxa que é a página onde vamos trabalhar, crie uma semelhante . Figura: 06 Componente TextBox TextBox Button GridView ObjectDataSource ID txtDescricao txtPreco btnEnviar GridProdutos ObjectDataSource Enviar Text s 7 Figura: 07 6 Volte na página Default. spx, no componente ObjectDataSource lique na Smart tag (seta que fica em cima do componente), e escolha a opção Configure Data Source. Irá aparecer um wizard, e na primeira tela em Choose your business object selecione o Class Library DAL, a Class Librar),’ DALjá traz a classe Produtos automaticamente. Clique em Next, na próxima tela na aba Select defina o método que criamos na classe Produtos, clique em finish. Clique na Smart tag do GridView e em Choose Data Source escolha o Object Data Source. Pronto já fizemos a conexão com o banco de dados. Figura: 09 Conclusão Este artigo teve por finalidade mostrar como podemos cessar com -net o MySql.

Criamos as stored procedure’s para separar as consultas SQL da camada DAI, camada que faz a conexão com o banco, e acessamos o banco de dados de duas formas, uma foi criando um objeto da classe Produtos e chamando o método Insert, passando os argumentos descrição e preço, e a outra maneira foi com o componente ObjectDataSource que fez a comunicação entre a interface e a camada de acesso a dados, um componente muito poderoso da versão 2. 0 que faz a comunicação com o GridView e a classe produtos. Figura: 08 6 OF Compile o web Site, e na aba solution Explorer, clique com o otão direito em cima do projeto web e selecione a opção Set as StartUp Project , execute e teste a sua aplicação. 7 e-magazne Tutorial XNA – Hello Word XNR por: Edson Aparecido do Nascimento Estou aqui para demonstrar como se faz para se animar uma Sprite no XNA. Primeiro vamos definir o que é uma sprite.

Segundo a wikipédia (onde achei a melhor definição), uma Sprite (do latim spiritus, significando “duende”, “fada”) é um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem (como se fosse um “espírito”). Os sprites oram inventados originalmente como um método rápido de animação de várias imagens agrupadas numa tela, em jogos de computador bidimensionais, usando hardware especial. A medida que a performance dos computadores melhorou, esta otimização tornou-se desnecessária e o termo evoluiu para referir-se especificamente às imagens bidimensionais que eram integradas numa determinada cena, isto é, figuras geradas por hardware ou software eram todas referenciadas como sprites.

A medida que gráficos tridimensionais tornaram-se mais comuns, o termo passou a descrever uma técnica elementar de simulação de uso de renderizaçóes imagens em 2. 50 oU 30 q Program. cs no qual não iremos mexer, o outro é o Gamel . cs no qual faremos o nosso código. Assim que abrirmos o Gamel. cs veremos que parte do código já vem escrita para facilitar nosso entendimento. Na primeira parte do código veremos as bibliotecas que o XNA estará usando. Para quem está acostumado com a linguagem C, o termo “using” do XNA é o mesmo que o “#include”. Logo abaixo temos a nomenclatura do projeto definida pelo termo “namespace”. Depois temos a definição de uma classe do tipo public “public class Gamel Microsoft. Xna. Framework.

Game” (esses dois pontos colocados após o nome da classe tem a mesma função que o termo “extends” usado em Java, ou seja, ele estende os termos dessa classe à biblioteca de frameworks do XNA). Seguindo nosso projeto temos: GraphicsDewceManager graphics; SpriteBatch spritebatch; A primeira linha se refere à criação de uma variável graphics do tipo GraphicsDeviceManager, na qual iremos declarar as propriedades gráficas da tela. Na segunda linha declaramos uma variável spritebatch do tipo spritebatch. Aqui faremos a primeira alteração, para facilitar o nosso entendimento alteramos o nome essa variável para sb, deixando a linha assim: SpriteBatch sb; Agora vamos declarar as outras variáveis a serem utilizadas, e é isso que vamos fazer na linha abaixo da declaração de SpriteBatch.

Digitaremos as seguintes variáveis: Texture2D globo; int linha = O; int coluna = O; int largura, altura; 8 OF vemos que logo abaixo existe a declaração de public game já estruturada, e abaixo temos a Initialize() onde iremos começar a carregar nosso jogo. Já temos declarado a linha base. lnitialize() e em seguida vamos declarar o título da janela, sua altura e sua largura. Ficará assim: ase. lnitialize(); Window. Title = “Hello World”; aqui definimos o nome da janela graphics. PreferredBackBufferHeight = 512; definição da altura em 512 pixels graphics. PreferredBackBufferWldth – 512; ‘v definição da largura em 512 pixels graphics.

ApplyChanges(); aplicamos as mudanças Assim nossa imagem será anexada no projeto. Nela também devemos clicar com o botão direito e depois em properties, na janela properties deveremos verificar a propriedade Asset Name, essa propriedade se refere à que nome iremos instanciar a imagem para podermos chamá-la no projeto. Deixe como animatedsprlte mesmo. Agora sim podemos voltar ao código. Antes de sb = new SpriteBatch(GraphicsDevice) colocaremos o código: globo = Content. Load largura – (globo. Width / 4); altura = (globo. Height / 4); Nesse código, em sua primeira linha, estamos carregando a imagem, na segunda linha definimos que existe dentro da Sprite 4 imagens de largura e 4 de altura.

Na sequência temos o módulo LoadContent onde carregaremos a imagem, Iá já existe linha: spritebatch = new SpriteBatch (GraphicsDevice); A qual devemos lembrar de alterar o nome da variável, pois o ltermos no início do programa, então a linha fica assim: sb – new SpriteBatch (GraphicsDevice); figura. Primeiramente vamos na Solution Explorer e clicar com o botão direito em cima de content, no menu que se abre clique em add e depois em new folder. Nomearemos essa pasta criada com o nome de Imagens. Depois clicamos com o botão direito em cima da pasta Imagens e no menu clicamos em add e existing item, uma caixa de busca será aberta e selecionaremos a imagem AnimetedSprite. Igual a figua 01.

Figura: OI Em seguida vemos o método UnloadContent() no qual não aremos nenhuma alteração, pois ele não será utilizado nesse projeto. Após ele temos o método Update(GameTme gameTime) no qual já existe uma expressão do tipo if, essa expressão não terá utilidade nese projeto, então podemos apagá-la. No lugar delas vamos escrever o seguinte: 9 tempoJogo = gameTime; if (tempoJogo. TotalGameTime. TotalMilli seconds – tempo > 150) { coluna++; if (coluna > 3) { coluna = O; linha++; } if (linha 3) linha = O; tempo – gameTme. TotalGameTime. TotalMiIlise conds; } qualquer cor que lhe interesse ara isso basta apagar o nome de CornflowerBIue e digit lugar, no nosso caso 0 DF 47

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