Plano emergência

Categories: Trabalhos

0

PLANO DE EMERGÊNCIA [picl VIALONGA … Onde o horizonte se alonga e se prolonga… O Plano de Emergência da freguesia de Vialonga, Concelho de Vila Franca de Xira, é um instrumento que em sintonia com os vários agentes da Protecção Civil, visa possibilitar uma maior articulação, coordenação, direcção e controlo, para as mais diversas acções a desenvolver na gestão de meios e recursos mobilizados face a um acidente grave, catástrofe ou calamidade, tendo como objectivo minimizar os prejuízos materiais, a perda de vidas e o restabelecimento da normalidade.

Este Plano de Emergência será actualizado sempre que se onsidere necessário. 1. INTRODUÇÃO Aos Municípios, em face da Lei, compete implementar um Sistema Municipal de Protecção Civil, elaborando um plano de Emergência que deve conseguir regulamentar, prever, as diversas acções de socorro que seja necessário desencadear, elaborando sobre o que acontece antes, o durante (o desenrolar da acção), e o pós a situação de acidente grave, catástrofe ou calamidade que eventualmente possa surgir nas suas áreas de responsabilidade.

O objectivo da existência, ou o de criar um Plano de Emergência para a Freguesia de Vialonga, visa criar condições ara que, nas situações de desastre referidas, e que em alguma ocasião sucedam na freguesia, se possa actuar de uma forma coordenada e eficaz no salvamento de pessoas e bens, não -lal Studia comunidade.

Neste Plano os meios e recursos, humanos e materiais da freguesia, dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, da Guarda Nacional Republicana, da Junta de Freguesia de Vialonga, das IPSS • S existentes (ABEIV, Casa do povo de Vialonga), Centro Comunitário de Vialonga (assistente Social), que numa primeira fase, bem rentabilizados permitam ser suficientes na maioria dos asos registados, para ocorrer a uma situação de 1a intervenção. A função do plano é que em situação declarada, os meios, de imediato, entrarão em acção, dando-nos a garantia de uma resposta rápida na prestação do socorro.

Ao longo do plano também se pretende definir, a função de outras entidades de carácter público, privado, e tipo de acção a desenvolver. São considerados meios de reserua muito importantes ou estratégicos os equipamentos específicos, nomeadamente maquinaria pesada, de algumas empresas da freguesia (Solvay, Alves Ribeiro, Brital, Bucelbritas e outras empresas de menor imensão, mas que assumem uma importância muito grande. O complemento com meios do Município ( Câmara Municipal, Empresas).

Os meios de reserva, são todos os meios que pertencendo a pessoas, ou entidades privadas que poderão ser chamados para intervenção em caso de grande catástrofe. 2. SITUAÇÃO 1 . – CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA A freguesia de Vialonga fica no Concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Área Metro olitana de Lisboa, Província da Estremadura. 33 Alpriate, Quintanilho, Morgado, Vialonga, Mogos, Casalinho, Casal do Freixo, Santa Cruz, Santa Eulália, Fonte Santa, Cabo de

Vialonga, Boca da Lapa, Verdelha do Ruivo. A constante evolução e desenvolvimento permitiu a criação de outros lugares como o Casal dos Estanques, Terra do Barro, Fonte do Vale, Gentil, Parque Residencial, Quinta das índias, Quinta da Flamenga, Quinta do Duque, Quinta da Gaia, Quinta da Maranhota, Terras Compridas, Quinta da Maranhota, Alto dos Moinhos, Olival das Minas, Casal Bagulho, Terras da Serralheira.

A freguesia de Vialonga têm de limite administrativo outras freguesias, como é o caso do Concelho de Loures, a freguesia de Santa Iria da Azóia, S. Julião do Tojal, Bucelas, Unhos. No concelho de Vila Franca de Xira os seus limites administrativos são com a freguesia de Alverca do Ribatejo, Forte da Casa, Póvoa de Sta. Iria. A população da freguesia é de aproximadamente de 21 habitantes, dos quais existem cerca de 13. 00 eleitores, dos quais existem 211 eleitores estrangeiros com direito de voto, assim no concelho de Vila Franca de Xira, Vialonga é a freguesia em que o numero de eleitores estrangeiros e mais significativo. O universo de cidadãos estrangeiros existente na freguesia de Vialonga abrange as mais diversas nacionalidades, sendo as e maior expressão de língua oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde, Angola, Brasil, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Guiné- bissau, Timor – Leste.

A existência de outros cidadãos de outras nacionalidades está mais abrangente pois a freguesia têm pessoas da Ucrânia, Moldávia, Roménia, Rússia, Bielo-Rússia, Kazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Albânia, Dinamarca, Espanha, Polónia, Bielo-Rússla, Kazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Albânia, Dinamarca, Espanha, Polónia, Marrocos, China, (ndia, Bangladesh, Afeganistão, Paquistão, Republica Democrática do Congo, Africa o sul. A freguesia de Vialonga tem uma altimetria que vai da cota zero, ao nível do mar, aos trezentos e sessenta metros de altura, no Monte Serves. 2. . 1. – BACIA HIDROGRAFICA RIOS E RIBEIRAS A freguesia têm no seu território vários cursos de água que durante largos períodos do ano são praticamente nulos, mas que no Inverno, devido á ocorrência de precipitação mais intensa, rapidamente atingem um caudal bastante elevado, que em determinados locais ciclicamente levam ao alagamento das áreas confinantes. As ribeiras existentes na freguesia, atravessam áreas urbanas omo acontece com a Ribeira dos Estanques, Ribeira dos Caniços, Ribeira da Carvalha, Ribeira de Alpriate, Ribeira da Granja, Ribeira da Fonte do Vale, Ribeira do Gentil.

A existência de uma Bacia Hidrográfica na Granja de Alpriate, leva a que ciclicamente a estrada Municipal que dá acesso á localidade da Granja esteja submersa em determinados períodos do ano devido á elevada pluviosidade que acontece geralmente no Inverno, tendo como factor importante a coincidência de maré cheia no rio trancão, alagando o enorme vale, tornando-o assim bastante fértil, a constante utilização por parte do homem destas erras levou a um intensivo desgaste das mesmas, que só em alturas de cheia não possam ser utilizadas. . 1. 3. – REDE VIÁRIA A freguesia de Vialonga desde o seu início foi considerada a melhor e mais fácil via de acesso a Lisboa. A comprová-lo ficou a “Aguarela de VILLA LONG 4 33 acesso a Lisboa. A comprová-lo ficou a “Aguarela de VILLA LONGA” da autoria de Pier Baldi. Já na era Romana terá feito parte da importante via de comunicaçao OLISSIPO / BRACARA, Lisboa – Braga. Na actualidade a rede viária é atravessada por uma Auto Estrada, uma estrada nacional, uma variante á freguesia de Vialonga e várias estradas Municipais.

As acessibilidades são de elevada qualidade, dando como exemplo os acessos á Ponte Vasco da Gama, á A – 1, A – 8, o nó rodoviário de Alverca (A 1, A 8, A 10, CREL), a freguesia têm bons acessos á cidade de Lisboa, encontrando-se numa posição estratégica na Área Metropolitana de Lisboa. 2. 13. REDE FERROVIÁRIA A freguesia prepara-se para receber a rede de Alta Velocidade (TGV) Neste momento encontra-se em apreciação pela RAVE, e o Governo Português, para se decidir qual o traçado de ligaçao LISBOA / PORTO, sendo que em Vialonga existem duas lternativas. . 1. 4. GEO OGIA A freguesia de Vialonga assume particular importância em Geologia, em virtude de se localizar relevantes áreas de Calcário e Basalto. • Na área de Vialonga a Pedreira da Solvay Portugal, CALCARIO • Na área da Verdelha do Ruivo, Moita Ladra, o BASALTO. Em zona limitrofe á freguesia de Vialonga existe uma outra unidade de exploração de inertes, a BUCELBRITAS, na freguesia de Bucelas. Na freguesia de Vialonga também existem locais que já se encontram desactivados, como a edreira do Casal Penedo.

Existem também zon ntram em início de s OF33 omo as existentes entre a localidade de Santa Eulália e Santa Cruz. 2. 1. 5. CAPACIDADE DO USO DO SOLO As zonas de onde a área de solos é mais fértil, localiza-se nas zonas baixas da freguesia como é o caso da várzea de Vialonga, os solos são bastante húmidos e de grande existência de água, com boa produção agrícola. As zonas das diversas Quintas que existiram, e algumas que ainda existem consegue-se perceber como a freguesia de Vialonga era predominantemente agrícola e os solos seriam cultivados intensamente. 2. . 6. ÁREA DE FLORESTA A implantação florestal juntamente com a altimetria é uma arreira ao vento, criando mais conforto nas zonas mais baixas. A percentagem da área florestal da freguesia de Vialonga têm vindo a diminuir nos últimos anos, como aconteceu na zona da Mata do Espargal, devido ao alargamento da zona de exploração da Pedreira da Solvay Portugal, diminuindo a área de Pinheiro. Em zona limite da freguesia também foi diminuído a área florestal como sucedeu na Mata do Para[so, diminuindo drasticamente a zona de Pinheiro bravo, Cedros, Mimosas e outras.

A existência de espécies na área da freguesia caracteriza-se pelo Pinheiro Manso, Bravo em áreas mais reduzidas, o eucalipto outras espécies em zonas de pouca expressão. Sendo os seguintes locais da freguesia onde se situa alguma mancha florestal, como é o caso da Mata do Paraíso, Mata do Espargal, Casal do Freixo, Verdelha do Ruivo, Encosta adjacente á praça das Portagens da A 1, Zona interior da Centralcer, com uma pequena mancha de Pinhal. Vialonga é caracterizada por ainda existirem algumas áreas onde a Agricultura assume importância, nomeadamente na zona da várzea de Vialonga, onde ainda se produz para o MARL (Mercado Abastecedor de Lisboa). Os principais produtos agrícolas produzidos na freguesia de Vialonga são em particular a Cebola, Coentros, Salsa, Abóboras, Hortaliças e outros… 2. 1. 8. ACTIVIDADE DA POPULAÇAO As actividades da população representadas são o sector primário, com a Agricultura, o sector secundário, a industria, e o sector terciário, com os serviços, cada vez mais assumindo o papel principal no desenvolvimento da freguesia.

A Construção Civil assume a sua importância na freguesia de Vialonga, em determinados CICIOS, devido em parte á conjuntura do ramo imobiliário. A Vila de Vialonga oferece, ainda um vasto leque de actividades comerciais e de prestação de serviços como: ?? ENTIDADES FINANCEIRAS / MULTIBANCOS A primeira unidade bancária em Vialonga foi a Caixa de crédito Agrícola Mútuo de Vila Franca de Xira, em seguida instalou se o BPI, MILLENIUM / BCP, BES, Caixa Geral de Depósitos, SANTANDER TOTA.

A par das instituições Bancárias foram Instalados terminais de Multibanco, em duas unidades comerciais, (INTERMARCHÉ, PINGO DOCE), Quinta das índias e Sociedade Recreativa da Granja. • EDUCAÇAO O Agrupamento de escolas de Vialonga, onde a EB 2 3, assume destaque com um scolar de sensivelmente A via do ensino é o ensino normal e alternativo, via profissional, ncontra-se em fase de acabamento mais um edifício que visa dar resposta ao ensino profissional. No ensino básico são várias as escolas como é o caso da EB 1 do CABO de VIALONGA, EB 1 de VIALONGA dos centenários, EB 1 da Quinta da D.

Cândida, EB 1 NO 2 de Vialonga, EB 1 de Santa Eulália, EB 1 de Alpriate, EB 1 da Granja. Nos Jardins-de-infância do ensino público encontram-se no Parque Residencial de Vialonga, Santa Eulália, Alpriate, Granja. A principal resposta no pré – escolar é dado pelas IPSS • S, como é o caso da ABEIV (Associação de Bem Estar Infantil De Vialonga), Casa do Povo de Vialonga. O sector privado também se encontra localizado na freguesia com o MEGA KIDS (Morgado), Escolinha da Pequenada (Quinta da Maranhota), ATL. a Quinta da Gaia e Quinta da Flamenga. As Câmara Municipal têm em funcionamento no Centro Comunitário de Vialonga o apoio ás crianças desfavorecidas do parque residencial. A ABEIV criou o Centro de Acolhimento Temporário, para crianças em risco, este centro têm capacidade para cerca de 20 crianças até aos 12 anos. A principal virtude deste Centro é o da capacidade de proporcionar a estas crianças a possibilidade de se criarem ondições de carinho, ambiente familiar, regras de convivência, formação escolar e cívica.

O acompanhamento por parte do Ministério da Justiça e da Solidariedade Social é permanente, tendo sido apresentado pelo Ministro da Solidariedade Social como Modelo A especificidade do centro, a gestão e funcionamento do mesmo permite ás equipas de emergência tomar contacto com uma realidade diferente mesmo permite és equipas de emergência tomar contacto com uma realidade diferente da restante comunidade. • SAUDE Na freguesia de Vialonga foi colocado em funcionamento, a Unidade de Saúde familiar, (USF), VILLA LONGA, sob direcção dos clínicos Dra.

Manuela Rodrigues e Dra. Manuela Victor. A unidade de saúde familiar funciona na Fonte do Vale, nos pisos inferiores de uma Torre, para mais tarde está previsto a reabilitação de outro espaço, no mesmo local, para uma segunda unidade de saúde familiar. • PARQUES EMPRESARIAIS Na freguesia têm vindo a criar – se vários parques empresariais, que proporcionam o aumento significativo do emprego, e da deslocação de várias empresas de outros concelhos para Vialonga, aumentam o volume empresarial da reguesia e do concelho.

A localidade da Granja de Alpriate, têm vindo a demonstrar esse aumento de empresas com a implantação no Casal do Bagulho de várias empresas, num parque onde a existência de 51 unidades independentes, significa o crescimento do emprego. O parque industrial da Granja situa-se na entrada da localidade, com o parque um e dois. A instalação no Olival das Minas de várias unidades de referência nacional, e da APEX / BRASIL (Agência de Promoção externa do Brasil, para a Europa e Norte de Africa. As diversas empresas implantadas no perímetro do olival das

Minas são, Transportes Urbanos, Postlogis, Sun Chemical, @DLI, CAIXIVERCA, PUTZMEISTER E OUTRAS… Na estrada da alfarrobeira, a Implantação da AZCAR, DHL. DIAMINIPREÇO, CENTRALCER. A freguesia de Vialonga assume-se no Concelho como uma freguesia dinâmica, empre apaz de criar junto dos dinâmica, empreendedora e capaz de criar junto dos empresários, uma mais valia para o concelho. Existem na freguesia empresas de “TOP” nacional, a CBE, MRW, TBZ, NBP, CENTRALCER, ALVES RIBEIRO, SOLVAY PORTUGAL, RENTOKIL, NORBERT DENTRESSANGLE, PUTZMEISTER, TRANSPORTES URBANOS, CAIXIVERCA, OBRIVERCA, TNS 3,

SUCA, AZCAR, DHL, ARMAZÉNS DIA/MINIPREÇO, EMAV, EPC, MAQUIN ER, @DLI. • TELEVISÃO A freguesia desde a alguns anos passou a ser um marco no universo da televisão em Portugal com a implantação na localidade da NBP, que passou a criar diversas produções para os vários canais de televisão (RTP, SIC, TVI), em cenários criou a EPC, e no audiovisual a EMAV. • ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE DISTRIBUIÇÃO A freguesia de Vialonga apresenta potencialidades neste sector, com o índice populacional em crescendo, as cadeias de distribuição fazem estudos de mercado, e deslocam-se para locais nde as populações se fixem.

Neste momento Vialonga apresenta o INTERMARCHÉ, PINGO DOCE, DIA / MINIPREÇO, LIDL, em construçao na zona do Olival das minas, uma nova superfície comercial. • IPSS’S – INSTITUIÇAO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL Na freguesia de Vialonga, o principal apoio social, é efectuado por duas instituições que é o caso da Associação de Bem-estar nfantil de Vialonga. A instituição tem ao seu dispor cerca de 157 colaboradores, mais 12 amas, prestando servi oa cerca de 1000 utentes. As diversas valências e stituiÇào, englobam 0 DF 33

Risco e retorno

0

RISCO RETORNO a) Definição de risco e definição de retorno. Definição de Risco: Em administração e finanças, risco é a

Read More

Trabalho de ppp

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL CONTEXTOS EDUCAT ar 8 to view nut*ge CURITIBA 2012 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Read More