Atps

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADES PRБTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia de Produзгo 6a Sйrie Resistкncia dos Materiais A atividade prбtica supervisionada (ATPS) й um mйtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por melo de conjunto atividades programadas 0 p supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivкncia e o trabalho em grupo. roblemas de engenharia; Desenvolver elou utilizar novas ferramentas e tйcnicas; Capacidade de elaborar um relatуrio contendo a memуria de бlculo do projeto; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grбfica. DESAFIO No cenбrio atual, as empresas estгo buscando profissionais capazes de enfrentar desafios e resolve-los de forma eficiente. O aluno, ao final do desafio, deverб apresentar um relatуrio contendo a memуria de cбlculo com base nas informaзхes de cada uma das etapas.

Objetivo do desafio Neste contexto, a equipe irб desenvolver um portal de entrada para veнculos em sua escola, fornecendo o prй-dimensionamento da estrutura. Produзгo Acadкmica Descriзгo do que serб produzido. Elaboraзгo de um relatуrios com os resultados obtidos nas etapas. Organizar um debate. Participaзгo Esta atividade serб, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo.

Para tanto, os alunos deverгo: organizar-se, previamente, em equipes no mбximo de 6 participantes; entregar seus nomes, RAS 2 OF rofessor da disciplina e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaзamento de 1 ,5 entre linhas; se houver citaзхes com mais de trкs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaзamento simples entre linhas; om capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; tнtulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentaзгo ou publicaзгo.

ETAPA 1 (tempo para realizaзгo: 4 horas) Aula-tema: Apresentaзгo do Projeto e Conceito de Tensгo. Nesta primeira etapa, alйm da apresentaзгo do projeto a ser desenvolvido, o aluno entrarб em contato com algumas das diversas aplicaзхes onde conceitos de tensгo, tensгo admissнvel e coeficiente de seguranзa sгo indispensбveis no dimensionamento ou prй-dimensionamento de artes componentes de uma estrutura. Para realizб-la й importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Aluno) Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAS e e-mails dos alunos.

A equipe deve ser com osta de no mбximo 5 alunos. Passo 2 (Equipe) 30F 10 veiculos DETALHE 1 PARAFUSO CHAPA # 3 mm corte A. A Paulo Cavalcante Ormonde Engenharia de Produзгo – 6a Sйrie – Resistкncia dos Materiais Figura 2 – Detalhe da ligaзгo dos tirantes Figura 3 — Vista do portal em perspectiva Pбg. 5 de 13 Engenharia de Produзгo – Sйrie – Resistкncia dos Materiais Pбg. 6 de 13 Passo 3 (Equipe) Calcular o diвmetro do parafuso necessбrio para resistir аs tensхes de cisalhamento provocadas pela ligaзгo de corte simples do tirante com a viga metбlica, considerando que a tensгo 10 TЙCNICAS.

NBR 8800/2008: projeto de Estrutura de Aзo e de Estrutura Mista de Aзo e Concreto de Edifнcios. Rio de Janeiro, 2008. 237p. PLT da Disciplina Resistкncia dos Materiais. Pбg. 7 de 13 Passo 5 (Equipe) Calcular as tensхes de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligaзгo da Figura 2. Verificar a necessidade de se aumentar a espessura de ma ou mais chapas da ligaзгo considerando uma tensгo admissнvel de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tensгo superior а tensгo de ruptura do aзo, que й de 400 MPa. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Capitulo 2 – Tensгo.

Majorar os esforзos, forзa P, por um coeficiente de seguranзa igual a 2. Aзo das chapas e tirantes 250 MPa Tensгo de escoamento Tensao de ruptura fu = 400 MPa Passo 6 (Equipe) Calcular a largura da chapa de ligaзгo do tirante (chapa vermelha) com base na tensгo sobre a бrea ъtil. Considerar o diвmetro do furo igual ao diвmetro do arafuso acrescido de 1,5 mm. A tensгo admissнvel de traзгo das chapas deve ser adotada igual a 250 MPa dividida por um coeficiente de minoraзгo ar os esforзos, forca Ft de do centro do furo atй a borda das chapas de ligaзгo para ambas as chapas com base na tensгo sobre as бreas de rasgamento.

A tensгo admissнvel de rasgamento das chapas deve ser adotada igual a 350 MPa. Majorar os esforзos, forзa Ft de traзгo no tirante, por um coeficiente de seguranзa igual a 2. Engenharia de Produзгo – Sйrie Pбg. g de 13 – Resistкncia dos Materiais ETAPA 2 (tempo para realizaзгo: 4 horas) Aula-tema: Tensгo e deformaзгo Esta atividade й importante para que vocк compreenda, com base nas propriedades fнsicas dos materiais, a relaзгo entre tensгo e deformaзгo nos diversos materiais e como este conceito nos auxilia na verificaзгo e previsгo do comportamento das estruturas.

Para realizб-la, й importante seguir os passos descritos. passo 1 (Aluno) Pesquisar as constantes fнsicas do material aзo. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Cap[tulo 5 – Material. passo 2 (Equipe) Calcular o alongamento e a tensгo de traзгo atuante no tirante sem majoraзгo de cargas. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Capitulo 4 – Tensгo e deformaзгo. 6 0 Produзгo – 6a Sйrie – Resistкncia dos Materiais Pбg.

IO de 13 ETAPA 3 (tempo para realizaзгo: 4 horas) Aula-tema: Classificaзгo da Estrutura, vinculaзхes e carregamentos Esta atividade й importante para que vocк adquira a capacidade de definir um modelo teуrico de anбlise estrutural a partir de uma situaзгo real de projeto, identificando adequadamente os elementos estruturais que compхem a estrutura e definindo o esquema estбtico com suas vinculaзхes e carregamentos. passo 1 (Equipe) Identificar e nomear os elementos estruturais componentes da estrutura da Figura 1 da Etapa 1.

Apostila de Resistкncia dos Materiais, Capitulo 6 – Estrutura. Definir e representar graficamente o esquema estбtico da viga metбlica de modo que ela possa ser classificada como uma viga isostбtica. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Capitulo 7 – Vinculaзгo, classificaзгo e carregamentos em vigas de eixo reto. Calcular e representar graficamente o diagrama de carregamentos sobre e sob a Viga metбlica com base nos dados da Figura 1 da Etapa 1 Apostila de Resistкncia dos Materiais Capitulo 7 – Vinculaзгo, esforзos das estruturas, etapa fundamental ao dimensionamento.

Esta etapa й fundamental para que vocк possa se iniciar no uso de softwares de anбlise de estruturas. Pбg. 11 de 13 Calcular as reaзхes de apoio da viga metбlica. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Capнtulo 8 – Diagramas de esforзos Calcular e representar graficamente os diagramas de esforзos da viga metбlica. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Captu108 Diagramas de Reproduzir os resultados das reaзхes de apoio e dos diagramas de esforзos da viga metбlica por meio do software educacional Ftool. http://www. tecgraf. uc-rio. br/ftool , acesso em 15/02/2010.

Figura 4 — Tela do Software Ftool a ser utilizado no projeto Os conceitos para utilizaзгo do software Ftool sгo apresentados ao aluno na aula de laboratуrio. O programa e res ectivo manual sгo disponibilizados na sala virtual da disciplin 80F 10 as suas necessidades de projeto permite a vocк vivenciar um processo de tomada de decisгo com base em aspectos tйcnicos e comerciais. Pesquisar e selecionar um perfil metбlico laminado tipo ” ” de um fabricante nacional, escolhendo a bitola comercial mais adequada em termos de capacidade resistente em relaзгo as ensхes normais na flexгo e em termos de consumo de aзo.

A tensгo de escoamento do aзo escolhido deve ser dividida por um coeficiente de minoraзгo de 1,15. Majorar os esforзos por um coeficiente de seguranзa igual a 1,4. Apostila de Resistкncia dos Materiais, Capitulo 10 – Tensхes normais e de cisalhamento em vigas Incluir o peso prуprio da viga no prй-dimensionamento. As mбximas tensхes normais atuantes devem permitir um comportamento elбstico para a viga. Calcular as propriedades geomйtricas do perfil metбlico selecionado no Passo 1. HIBBELER, RC; SILVA, Fernando Ribeiro da. Resistкncia dos Materiais. 5a ed.

Sгo Paulo: Pearson Education, 2007. passo 3 (Equipe) Definir as dimensхes dos blocos de fundaзгo (sapatas) com base na tensгo admissнvel do s que vocк adquira a capacidade de organizar e apresentar seu trabalho por meio de um relatуrio contendo a memуria de cбlculo de todas as etapas realizadas. A entrega do relatуrio й individual. Esta etapa sewe para que vocк consiga avaliar a importвncia de se documentar um projeto por meio de sua memуria de cбlculo e o que isso representa em termos de seguranзa e qualidade para o profissional, para as mpresas e para o consumidor final.

Elaborar e entregar ao professor um relatуrio em formato eletrфnico contendo a memуria de cбlculo de todas as etapas realizadas neste desafio. O relatуrio deve ser em impresso em folhas de formato A4 encadernadas e seu conteъdo composto minimamente por: Capa informando o curso, disciplina, sйrie, titulo do trabalho, nomes dos alunos, RAs, data e local; Objetivos; Descriзгo da estrutura; Conteъdo das etapas realizadas destacando-se os resultados e conclusхes, Referкncias bibliogrбficas e bibliografia. Grбficos, fуrmulas e cбlcu preferencialmente 0 10

Energias no corpo humano

0

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZONIA TECNOLOGO EM RADIOLOGIA GILMARA DA COSTA GONÇALVES REIS MOYSENEY EDUARDO CORDEIRO BEZERRA

Read More

Bomba nuclear

0

NOMEI MEDICO MEDICAMENTO PROCESSO NA SECRETARIA I OBSERVAÇÕES Adolfo Flávio Andre Flávio Olanzapinal Ademar Flávio Olanzapinal Sim I Astolfo Flávio

Read More