Mito e filosofia

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Mito e Filosofia Um mito й uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da бgua, dos ventos, do bem e do mal, da saъde e da doenзa, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raзas, das guerras, do poder, etc. ). A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar).

Para os gregos, mito й um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, por que onfiam naquele que narra: й uma narrativa feita em publico, na autoridade e confiabi Quem narra o mito? O poeta-rapsodo(й o que, na antiga Grйcia rador. OF6 p popular ou cantor recitando poemas). Quem й ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta й um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra -o mito – й sagrada porque vem de uma revelaзгo divina.

O mito й, pois, incontestбvel e inquestionбvel. Como o mito narra a origem do mundo e de tudo o que nele xiste? De trкs principais maneiras: 1. Encontrando o pai e a mгe das coisas e dos seres, isto й, tudo o que existe decorre de relaзхes sexuais entre forзas divinas pessoais. Swipe to next Essas relaзхes geram os demais deuses: os titгs (seres semi- humanos e semi-divinos), os herуis (filhos de um deus com uma humana ou de uma deusa com um humano), os humanos, os metais, as plantas, os animais, as qualidades, como quente- frio, seco-ъmido, claro-escuro, bom-mau, justo-injusto, belo-feio, certo-errado, etc.

A narraзгo da origem й, assim, uma genealogia, isto й, narrativa a geraзгo dos seres, das coisas, das qualidades, por outros seres, que sгo seus pais ou antepassados. (Exemplo: Nascimento de Eros) 2. Encontrando uma rivalidade ou uma alianзa entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. Nesse caso, o mito narra ou uma guerra entre forзas divinas ou uma alianзa entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens. O poeta Homero, na Ilнada, epopйia que narra a guerra de Trуia, explica por que, em certas batalhas, os troianos eram vitoriosos e, em outras, a vitуria cabia aos gregos.

Os deuses estavam divididos, alguns a favor de um lado e outros a favor do outro. A cada vez, o rei dos deuses, Zeus, ficava com um dos partidos, aliava-se com um grupo e fazia um dos lados – ou os troianos ou os gregos – vencer a batalha. A causa da guerra, aliбs, foi uma rivalidade entre as deusas. Elas apareceram em sonho para o prнncipe troiano Pбris, oferecendo a ele seus dons e ele escolheu a deusa do amor, Afrodite. As outras deusas, enciumadas, o fizeram raptar a grega Helena, mulher do general grego Menelau, e isso deu inнcio а guerra entre os humanos.

O mito, narra a origem do mundo e de tudo que existe nele, e a terceira p guerra entre os humanos. erceira principal maneira de narraзгo mitica й: 3. Encontrando as recompensas ou os castigos que os deuses dгo a quem lhes obedece ou a quem lhes desobedece, respectivamente. Como o mito narra, por exemplo, o uso do fogo pelos homens? Para os homens, o fogo й essencial, pois com ele se diferenciam dos animais, porque tanto passam a cozinhar os alimentos, a iluminar caminhos na noite, a se aquecer no inverno quanto podem fabricar instrumentos de metal para o trabalho e para a guerra.

Um titг, Prometeu, mais amigo dos homens do que dos deuses, roubou uma centelha de fogo e a trouxe de presente para os omens. Prometeu foi castigado (amarrado num rochedo para que as aves de rapina, eternamente, devorassem seu fнgado) e os homens tambйm. Qual foi o castigo dos homens? Os deuses fizeram uma mulher encantadora, Pandora, a quem foi entregue uma caixa que conteria coisas maravilhosas, mas que nunca deveria ser aberta.

Pandora foi enviada aos humanos e, cheia de curiosidade e querendo dar a eles as maravilhas, abriu a caixa. Dela saнram todas as desgraзas, doenзas, pestes, guerras e, sobretudo, a morte. Explica-se, assim, a origem dos males do mundo. Vemos, portanto, que o mito narra a origem das oisas por meio de lutas, alianзas e relaзхes sexuais entre forзas sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens. Como os mitos sobre a origem do mundo sгo genealogias, diz-se que sгo cosmogonias e theogonias.

Nascimento da filosofia Podemos apontar c 3 genealogias, diz-se que sгo cosmogonias e theogonias. Podemos apontar como principais condiзхes histуricas do surgimento da filosofia na Grйcia: • As viagens marнtimas – que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titгs e herуis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; que as regiхes dos mares que os mitos diziam habitadas por monstros e seres fabulosos nгo possuнam nem monstros nem seres fabulosos.

As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificaзгo do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicaзгo sobre sua origem, explicaзгo que o mito jб nгo podia oferecer; • A invenзгo do calendбrio — que й uma forma de calcular o tempo segundo as estaзхes do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstraзгo nova, ou uma percepзгo do tempo como algo natural e nгo como um poder divino incompreensнvel; ?? A invenзгo da moeda – que permitiu uma forma de troca que nгo se realiza atravйs das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhanзa, mas uma troca abstrata, uma troca feita pelo calculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstraзгo e de generalizaзгo; • O surgimento da vida urbana — com predomнnio do comercio e do artesanato, dando desenvolvimento a tйcnicas de fabricaзгo e de troca, e diminuindo o prestigio das famнlias da aristocracia proprietбria de terras, por quem e para quem os mitos foram criados; • A invenзгo da es ristocracia proprietбria de terras, por quem e para quem os mitos foram criados; • A invenзгo da escrita alfabйtica – que, como a do calendбrio e a da moeda, revela o crescimento da capacidade de abstraзгo e de generalizaзгo, uma vez que a escrita alfabйtica ou fonйtica, diferentemente de outras escritas — como, por exemplo, os hierуgl’fos dos egнpcios ou os ideogramas dos chineses -, supхe que nao se represente uma imagem da coisa que estб sendo dita, mas a idйia dela, o que dela se pensa e se transcreve; • A invenзгo da polнtica — que introduz trкs aspectos novos e ecisivos para o nascimento da filosofia: 1. A idйia da lei como expressгo da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que й melhor para si e como ela definirб suas relaзхes internas. 2.

O surgimento de um espaзo publico que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito. 3. A polнtica estimula um pensamento e um discurso que nгo procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistйrios sagrados, mas que procuram, ao contrario, ser pъblicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos. A filosofia, ao nascer, й uma cosmologia, uma explicaзгo racional sobre a origem do mundo e sobre as causas das transformaзхes e repetiзхes das coisas; para Isso, ela nasce de uma transformaзгo gradual dos mitos ou de uma ruptura radical com os mitos? Continua ou rompe com a cosmogonia e a theogonia? Duas foram as respostas dadas pelos estudiosos.

A primeira delas foi dada nos fins do sйculo S as respostas dadas pelos estudiosos. A primeira delas foi dada nos fins do sйculo XIX e comeзo do XX, quando reinava um grande otimismo sobre os poderes cientiTicos e capacidades tйcnicas do homem. Dizia-se, entгo, que a filosofia nasceu por uma ruptura radical com os mitos, sendo a primeira explicaзгo cientнfica da realidade produzida pelo Ocidente. A segunda resposta foi dada a partir de meados do sйculo XX, quando os estudos dos antropуlogos e dos historiadores mostraram a importвncia dos mitos na organizaзгo social e cultural das sociedades e como os mitos estгo profundamente entranhados nos modos de pensar e de sentir de uma sociedade.

Por isso, dizia-se que os gregos, como qualquer outro povo, acreditavam em seus mitos e que a filosofia nasceu, vagarosa e gradualmente, do interior dos prуprios mitos, como uma acionalizaзгo deles. Atualmente, consideram-se as duas respostas exageradas e afirma-se que a filosofia, percebendo as contradiзхes e limitaзхes dos mitos, foi reformulando e racionalizando as narrativas mнticas, transformando-as numa outra coisa, numa explicaзгo inteiramente nova e diferente. (adaptaзгo livre com consulta аs paginas brasilescola. com e algosobre. com. br) Atividades 1. Como o mito narra a origem do mundo e de tudo o que nele existe? 2. Quais sгo as diferenзas entre filosofia e mito? 3. Como o mito narra, por exemplo, o uso do fogo pelos homens? 4. Quem й ele? 5. 6. Por que tem autoridade?

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