Internet ameaзada

Categories: Trabalhos

0

COM-538 Sistemas de Informaзao Gerenciais Estudo de Caso – Capitulo 5 O CARNIVORE DO FBI DEVORARБ NOSSA PRIVACIDADE? Na dйcada de 60, O Federal Bureau of Invetigation (FBI) dos Estados Unidos comeзou a compilar arquivos sobre cidadгos considerados uma ameaзa а seguranзa do paнs. Seus arquivos secretos continham milhares de cidadгos que protestavam contra a guerra do Vietna, ativistas dos direitos civis e celebridades como Albert Einstein, Rock Hudson e atй mesmo Henry Ford. O Projeto de Lei da Privacidade de 1974 mais tarde transformou-se em informaзхes, salvo q de Justiзa conseguiss suspeitar que a pess crime. OFIO

Swip page ibir a coleta de tais ma razao para A partir da dйcada de 50, muitas pessoas comeзaram a temer o FBI, porque ele tinha a reputaзгo de ser contra a privacidade, mal administrado e atй inepto. Em 1999, surgiu uma forte oposiзгo contra a capacidade que o FBI tinha de coletar secretamente dados sobre os cidadгos comuns, depois de o Bureau admitir que havia desenvolvido e estava utilizando um produto de computador denominado Carnivore (tambйm conhecido como DCSIOOO) para coletar secretamente informaзхes de e- mail. No entanto, o medo crescente pelo FBI pode ter sido revertido quando os terroristas atacaram o World

Trade Center e o Pentбgono em 11 de setembro de 2001. Aparentemente, muitos estгo reavaliando atй que ponto estariam dispostos a renunciar ? privacidade em troca de mais seguranзa. bisbilhotar as comunicaзхes que fluem pela Internet, й uma versгo da escuta telefфnica (grampo) para a era do computador. Os grampos coletam informaзхes analуgicas (vozes) a partir do telefone, ao passo que o Carnivore colhe informaзхes digitais a partir do e-mail e de outros trбfegos que fluem para um usuбrio ou de um deles ou de um endereзo de Internet especнfico.

O FBI batizou o programa de Carnivore porque, dizem eles, descobre a ‘carne’ em omunicaзхes ‘suspeitas’ ou ‘interessantes’. Contudo, hб duas diferenзas entre os dois. Primeiramente, os grampos telefфnicos requerem ordens judiciais de instвncias elevadas, porque dгo ao FBI o direito de escutar todas as conversas realizadas pela linha telefфnica grampeada da pessoa que estб sendo investigada. As ordens judiciais para a utilizaзгo do Carnivore sгo mais fбceis de obter porque concedem permissгo apenas para coletar determinados tipos de dados e cabeзalhos de e-mail, e nгo o conteъdo da mensagem em si.

Os dois diferem tambйm quanto ao mйtodo de coleta. Grampos elefфnicos sгo instalados em linhas telefфnicas de indivнduos que estгo sob investigaзгo. O FBI vigia a comunicaзгo pela Internet instalando o Carnivore em um computador especial no site do Provedor de Serviзos de Internet (ISP) que й alvo da investigaзгo. Uma vez instalado, o programa deve examinar os cabeзalhos de todas as mensagens que passam pelo computador do ISP (muitos milhхes de mensagens por dia, no caso de um provedor de grande porte) para poder identificar os que caem dentro da ordem judicial.

Quando identificados, o Carnivore seleciona aquelas mensagens e seus conteъdos. por que o FBI 20F 10 Quando identificados, o Carnivore Por que o FBI busca apenas a informaзгo do cabeзalho? Primeiro, porque a instвncia legal das ordens judiciais que permitem coletar informaзхes dos cabeзalhos й muito mais baixa do que seria para as mensagens em si. Para alcanзar essa instвncia mais alta que permitiria a leitura do e-mail e de outras mensagens, o FBI teria que provar a existкncia de ‘causa provбvel’ (forte evidкncia de uma possнvel atividade criminosa).

Segundo, de acordo com o FBI, a informaзгo contida nos cabeзalhos tem-se provado valiosa para seus propуsitos. Opositores destacam, no entanto, que, mbora o Carnivore tenha sido usado cerca de 30 vezes, a evidкncia que colheu nunca foi citada em nenhum processo judicial. Muitos achavam que a utilizaзгo do Carnivore era uma invasгo da privacidade pessoal, em parte porque o programa й controlado pelos agentes do FBI e porque os dados que coletam podem e nem mesmo estar dentro do escopo da ordem judicial.

Cabeзalhos frequentemente contкm mais dados do que a ordem judicial permitiu que fosse coletado, o que possibilita o acesso ilegal do FBI a dados que ele nao teria o direito de ver. E tambйm porque o programa precisa acessar todos os abeзalhos de e-mail para localizar os autorizados pela ordem judicial, os agentes poderiam usб-lo ilegalmente para selecionar dados de quaisquer cabeзalhos que quisessem e somente o FBI ficaria sabendo disso.

Donald Kerr, o diretor da divisгo de laboratуrio do FBI, concordou que o Carnivore habilita os agentes do FBI a usar o sistema ilegalmente para verificar dados da ex-esposa de alguйm 30F 10 habilita os agentes do FBI a usar o sistema ilegalmente para verificar dados da ex-esposa de alguйm ou de um inimigo politico. Nгo obstante, declarou, era muito pouco provбvel que isso acontecesse, porque agentes que agissem ilegalmente nfrentariam pesadas multas e atй cinco anos de pnsao. O Carnivore nao produz pistas para auditoria.

Muitos tкm considerado o sistema “o equivalente de escutar os telefonemas de todos para ver se algum deles й o telefonema que deveria estar sendo monitorado”, segundo Mark Rasch, um antigo promotor pъblico federal. Os oponentes tambйm temiam que as agкncias locais responsбveis pela aplicaзгo da lei poderiam comeзar a utilizar o Carnivore observando que a Quarta Emenda, usada para proteger a privacidade, somente se aplica ao governo federal, e nгo aos governos estaduais se municipais.

Segundo paul Bresson, um porta-voz do FBI, a posiзгo do Bureau й que ele estava Pбgina 1 de 3 COM-538 Sistemas de Informaзгo Gerenciais tentando modificar o Carnivore para que coletasse apenas informaзхes de pessoas selecionadas. Ele declarou: “Nunca negamos que o programa tinha a capacidade de capturar mais [dados do que os requeridos pela investigaзгo]. O que temos deixado bem claro й que ele tinha dispositivo de filtragem para capturar apenas os dados permitidos pela ordem judicial”.

Na visгo de David Sobel, o procurador-geral da Eletronic Privacy nformation Center (EPIC), um grupo privado de defesa da privacidade sediado em Washington D. C. “se й tгo fбcil para o FBI coletar tamanha quantidade de dados, imaginem como seria ainda mais sim les caso os agentes o 40F coletar tamanha quantidade de dados, imaginem como seria ainda mais simples caso os agentes o fizessem intencionalmente” Antes do ataque terrorista de 11 de setembro, era grande o temor do Congresso, como foi expresso em uma sessгo da Cвmara dos Representantes sobre o Carnivore realizada em julho de 2000. Hб, neste caso, um novo terreno legal sobre o qual vocкs todos estгo querendo avanзar ao declarar que tкm autoridade para colher grandes quantidades de dados e entгo filtrar o que esejam”, explicou Bob Barr, um deputado republicano da Georgia. “Estamos prestes a dar aqui dois passos multo, multo grandes. E acho que esse assunto ainda nгo foi bem examinado. ” Durante uma sessгo do Senado, em setembro de 2000, Orin Hatch, senador republicano por Utah e presidente do Comitк Judiciбrio do Senado, disse: “Eu nгo quero ter um 1984 em 2004. E a tecnologia jб chegou lб”. Entretanto, em 26 de outubro de 2001, o presidente George W.

Bush assinou um novo projeto de lei de combate ao terrorismo que foi aprovado pelo Senado por 98 a 1 e pela Cвmara dos representantes por 356 a 66. O projeto de lei, aprovado na esteira da reaзгo contra os ataques terroristas, amplia a autoridade do governo, permitindo que detenha nгo somente imigrantes e quebre o sigilo de bancos suspeitos de abrigar atividades de lavagem de dinheiro, mas tambйm que realize mais vigilвncia eletrфnica. Por exemplo, o projeto autoriza o governo a aprovar grampos mesmo que a coleta de inteligкncia seja apenas uma finalidade de menor importвncia.

A nova lei, no entanto, inclui um prazo de prescriзгo. Esse maior poder concedido para manter mais telefones e 0 entanto, inclui um prazo de prescriзгo. Esse maior poder oncedido para manter mais telefones e computadores sob vigilвncia expirarб em 2005. A posiзгo do FBI й simples: os ISPs devem permitir a instalaзгo e o controle do Carnivore. Jб nas sessхes de 2000 0 FBI recusou-se a dar qualquer informaзгo sobre a tecnologia ou os usos do programa. O Bureau simplesmente declarou que o Carnivore era necessбrio para apanhar traficantes de drogas, pornуgrafos e terroristas.

A maiorias dos ISPs tem se oposto a isso. Mesmo antes dos ataques terroristas de 11 de setembro, algumas organizaзхes tinham concordado em usar o Carnivore porque acreditavam que nгo tinham alternativa, esmo que continuassem nгo gostando dele. “Nгo hб jeito de deter o Carnivore. Ele tornou-se um fato da vida”, declarou Steve Lopez, vice-presidente de serviзos tecnolуgicos do National Board of Medical Examiners da Filadйlfia. “Ele nos estб sendo empurrado goela abaixo. ” Essa visгo parece ter se fortalecido para muitas pessoas desde os ataques terroristas. Mas a oposiзгo ferrenha continua.

Patrick Leahy, presidente do Comitк Judiciбrio do Senado, disse: “Nгo podemos deixar que o terrorismo venзa”. Explicou: “Se abandonamos a nossa democracia para lutar contra eles, sгo eles que vencem”. David Boaz, um dos vice-presidentes do conservador Cato Institute, ainda disse, apуs os ataques: “Precisamos de forte proteзгo contra o acesso do governo a informaзхes sobre os indivнduos”. Evidentemente, o FBI jб coleta grande quantidade de outras informaзхes. Por exemplo, ele usa o imenso banco de dados da Lexis-Nexis que contйm peзas forenses, artigos de jornal e 6 0 imenso artigos de jornal e outros registros pъblicos.

E tambйm junta dados como o patrimфnio dos contribuintes, extratos de cartхes de crйdito (inclusive localizaзгo das atividades), nъmeros de telefone e atй mesmo histуricos de otoristas. Como coletar grande parte desse tipo de informaзгo por conta prуpria й ilegal para organizaзхes governamentais (inclusive o FBI), ele terceiriza a coleta, comprando tais dados de organizaзхes comerciais que as coletam legalmente para seu uso ou para vendк-las a clientes, dentre os quais estб o governo. Muitas pessoas, no entanto, tкm se oposto a esse mйtodo.

Uma empresa de capital aberto que vende esse tipo de dados ao FBI й a ChoicePoint Inc. de Alpharetta, Georgia. Ela fornece a seus clientes comerciais informaзхes cuja finalidade primordial й habilitб-los a verificar lientes e sуcios potenciais e declara que suas transaзхes comerciais com o governo sгo uma ‘extensгo natural’ de seu negуcio. Derek Smith, diretor-presidente da Choicepoint, sustenta que isso ajuda o governo a desencavar fraudes e condenar criminosos. O FBI afirma que “jб localizou aproximadamente 1. 300 indivнduos passнveis de processo criminal usando esses tipos de busca”.

John Collingwood, outro porta-voz do FBI, acrescenta que esse mйtodo “poupa incontбveis horas de verificaзгo manual de registros, um processo do qual o FBI tem dependido hб dйcadas”. A Health Care Financing Administration tambйm depende da nformaзгo da ChoicePoint. Ela compara seus dados com os dois milhхes de “endereзos de empresas de alto risco e fraudulentas” da ChoicePoint para com os dois milhхes de “endereзos de empresas de alto risco e fraudulentas” da Choicepoint para auxiliar na localizaзгo de fraudes. Um problema й o potencial de dados incorretos da ChoicePoint.

Em 2001 a NAACP acionou Judicialmente a Choicepoint e o Estado da Flуrida, acusando-os de que os dados fornecidos а Flуrida em 2000 continham informaзхes falsas sobre folhas criminais que resultaram no expurgo ilegal de milhares de pessoas da lista de Pбgina 2 de 3 leitores do estado. A Choicepoint admitiu ter fornecido alguns dados incorretos, que podem ter levado ? mudanзa de resultados de Al Gore (democrata) em favor de George W. Bush (republicano). No momento, hб muitas maneiras de os criminosos e terroristas fraudarem o uso do Carnivore, de modo que o FBI nao conseguiria coletar informaзуes dos cabeзalhos.

Primeiro, o programa nгo consegue nem mesmo ler muitos e-mails baseados na Web, como os enviados pelo Hotmail e Yahoo! Essa dificuldade poderб ser vencida а medida que a tecnologia ficar mais sofisticada. Segundo, й fбcil obter software para criptografar ensagens como o PGP. Й possнvel atй descarregar PGP gratuitamente. Existem atй programas que podem coletar e entregar as informaзхes que o FBI requer sem usar o Carnivore e sem que cada ISP desenvolva o prуprio sistema. Um desses programas й o Altivore da Network Ice, uma das principais desenvolvedoras de software de seguranзa.

Uma questгo que emergiu recentemente, apуs os ataques terroristas, й o grande poder da esteganografia, o ato de embutir mensagens secretas dentro de outras mensagen 80F 10 й o grande poder da esteganografia, o ato de embutir mensagens secretas dentro de outras mensagens mais pъblicas. A tecnologia de computador jб habilita usuбrios a ocultar mensagens dentro de documentos digitalizados, escritos, grбficos ou atй mesmo musicais, e elas sгo praticamente imposslVeis de detectar, fazendo com que fique mais difнcil descobrir a mensagem do que decodificб-la.

Em 1998, referindo-se nгo somente а criptografia, mas tambйm ? esteganografia, o entгo diretor do FBI, Louis Freeh, disse ao Comitк Judiciбrio do Senado: “Nгo й somente Bin Laden, mas sгo muitas outras pessoas que trabalham contra nуs na йrea do terrorismo que estгo ficando suficientemente sofisticadas a ponto de equipar-se com ispositivos de criptografia”. Fontes: David Armstrong e Joseph Pereira, “FBI gives carries access to wathlists ; database plays new role after attacks”, Wall Street Journal, 23 out. 2001 ; Ariana Eunjung Cha e Jonathan Krim, “Privacy trade-offs reassessed”, The Washington Post, 13 set. 001; Nick Wingfield, “Some fear fight against terror Will imperil privacY’, Wall Street Jou nal, 13 set. 2001; Adam Clymer, “Antiterrorism bill passes; U. S. gets expanded powers”, New York Times, 26 out. 2001; Adam Clymer, “Bush signs bipartisan bill to combat terrorism”, New York Times, 26 out. 2001; Larry Kahaner, “Hungry for your e-mail” e Taking a bite out of Carnivore”, nformationweek. com, 23 abr. 2001 ; Glen R. Simpson, “FBI’S reliance on the private sector has raised some privacy concerns”, Wall Street Jou nal, 13 abr. 001; Jennifer DiSabatino, “Carnivore probe mollifies some”, The Industry standard, 23 nov. 2000; Bill Jennifer DISabatino, “Carnivore probe mollifies some”, The Industry Standard, 23 nov. 2000; Bill Frezza, “Carnivore takes a bite out of the Fourth Amendment”, Techweb, 7 ago. 2000; David Johnston, “Citing FBI lapse, Ashcrof de ays McVeigh execution”, New York Times, 13 maio 2001; Margaret Johnston, “Lawmakers find Carnivore unappetizing”, The Industry Standard, 25 jul. 2000; Larry Kahaner, “Carnivore’s legal teeth”, nfortionweek. com, 23 abr. 001; Declan McCuIlagh, “Ashcroft to chew on Carnivore Wired News, 27 jan. 2001; “Bin Laden: steganography master? ” , Wired News, 7 fev. 2001, e “Regulating privacy: at What cost? “, Wired News, 19 set. 2000; Mary Mosquera, “Lawmakers want privacy protections with Carnivore”, TechWeb, 6 set. 2000, e Peter Rojas, “Is it spam or spammrnicr, Red Herring, 15 fev. 2001. PERGUNTAS DO ESTUDO DE CASO 1. O Carnivore apresenta um dilema йtico? Explique sua resposta. 2. Aplique uma anбlise йtica а questгo do uso de tecnologia de informaзгo pelo FBI e dos direitos dos cidadгos а privacidade. . Quais sгo as questхes йticas, sociais e polнticas levantadas pelo fato de o FBI intrometer-se nos e-mails dos indivнduos e coletar dados pessoais sobre eles? 4. Qual й o grau de efetividade do Carnivore como ferramenta de prevenзгo do terrorismo e do crime? 5. Dк sua opiniгo sobre os meios para resolver os problemas de coleta de dados-chave que o FBI pode conseguir com o Carnivore sem interferir na privacidade das pessoas que nгo estгo relacionadas com o crime em questгo. pбgina 3 de 3 0 DF 10

Responsabilidade civil por acidente automobilístico

0

Introdução Todo acidente automobilístico pode gerar danos na esfera patrimonial e pessoal, além das conseqüências penais e administrativas conforme a

Read More

Iso 22000

0

3. 4 PLANEAMENTO E REALIZAÇAO DE PRODUTOS SEGUROS…. 3. 4. 1 Etapas preliminares à análise de 4. CONCLUSOES 10 11

Read More