Teoria de king

Categories: Trabalhos

0

Teoria de Imogene King King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que й o alcance de objetivos de saъde para o cliente. A saъde й definida como ajuste contнnuo a estressores no ambiente interno e externo atravйs dos recursos de otimizaзгo para alcanзar um potencial mбximo para viver. Para isso й necessбrio se empregar trкs sistemas interativos: • Sistema pessoal sistema compreendido por individuo em um ambiente. Esse sistema envolve o conceito de percepзгo, ego, imagem corporal, crescimento, desenvolvimento, tempo e espaзo.

Percepзгo й a representaзгo real de cada ser humano; й niversal porque todas as pessoas tкm percepзгo. Sua aзгo estб S to page voltada ao presente dados obtidos media OF8 organizados, interpre oz Swipe view nent page importante as enfer uma base para junta o disponнvel. Os moria sгo й um conceito muito envolvimento de es. Self ou ego к um sistema aberto voltado a uma meta, к a concepзгo que o prуprio individuo tem de quem й que ele й. Sofre influкncias do passado e especula acerca do futuro.

Um sistema pessoal й uma unificaзгo que o self percebe, pensa, deseja, imagina, decide, identifica metas e seleciona as que pretendem alcanзar. o self й um ser eativo por natureza. Toda enfermeira e paciente tem um self, mas й a consciкncia desse que ajuda a tornar um individuo sensнvel. Cada self й uma pessoa inteira, com crescimento e desenvolvimento na estrutu estrutura corporal e cognitiva humana. Crescimento e desenvolvimento Sгo conceitos com algo que inclui mudanзa celulares, moleculares e comportamentais nos indivнduos.

Ajuda as enfermeiras a entenderem as pessoas com problemas na imagem corporal. lmagem corporal maneira pela qual as pessoas percebem, nгo sу o seu corpo, mas tambйm as reaзхes dos outros a sua aparкncia,а importante que as enfermeiras ntendam para que possam ajudar aqueles que apresentam alteraзхes de auto-imagem. O espaзo й definido pela sua бrea fнsica (Territуrio) e pelos componentes dos que o ocupam. ,й necessбrio que as enfermeiras tenham claro o conceito de espaзo para aperfeiзoar o entendimento de si mesma enquanto pessoa e para avaliar a percepзгo de espaзo apresentado pelo paciente.

Tempo й a duraзгoentre um acontecimento e outro, й uma experiкncia ъnica de cada individuo. • Sistema Interpessoal = formado pelo agrupamento de indivнduos em dнade (enfermeiro-paclente) trнade (enfermeiro aciente – famнlia) pequenos e grandes grupos (comunidade). Sгo englobados os seguintes conceitos: Papel exige que os indivнduos se comuniquem uns com os outros e interajam com o propуsito de alcanзar metas. O papel pode ser aprendido na familia ou com outros grupos sociais. O conhecimento do papel й importante para as enfermeiras para facilitar o seu desempenho nos sistemas de cuidado а saъde.

O conflito de papeis em um sistema interpessoal, ou seja, a nгo adequaзгo de eu ao papel a ser desempenhado, pode aumentar a tensгo ou estresse no ambiente, interferindo de forma positiva ou nгo nas interaзхes umanas. ou estresse no ambiente, interferindo de forma positiva ou nгo nas interaзхes humanas. Interaзгo sгo os comportamentos observбveis em dнades, trнades ou em grupos, em presenзa mutua. No processo interativo,dois indivнduos identificam metas e os melos para alcanзar mutuamente,sendo que uma das formas mais elevadas de interaзгo й a fala.

Quando uma pessoa interage com outra acontece uma aзгo, ao que vai decorrer uma reaзгo, pois essa pessoa reage com a presenзa da outra. O desenvolvimento dessa reaзгo vai determinar se a interaзгo continua ou nгo. Caso continue, serб efetiva a transaзгo. Nas situaзхes de enfermagem й importante haver interaзгo recнproca no estabelecimento de um sistema interpessoal positivo. A interaзгo serб influenciada pelo desempenho dos dois papeis individuais. Comunicaзгoй considerada como o processo pelo qual uma informaзгo й repassada de uma pessoa a outra, diretamente ou nгo.

A funзгo prioritбria da linguagem em uma sociedade й facilitar a cooperaзгo e interaзгo entre indivнduos. pode ser verbal, quando satisfaz desejos de reconhecimento, participaзгo e auto-realizaзгo no contato direto entre as pessoas, u nao verbal, quando inclui gestos, expressхes faciais, aзхes e posturas de ouvir e sentir. O cuidado de enfermagem envolve conhecimento e habilidades de comunicaзгo com uma variedade de indivнduos, buscando alcanзar metas, que ocorrem na presenзa de transaзгo. Transaзгo sгo comportamentos humanos dirigidos a metas.

Acontecem em situaзхes nas quais os seres humanos participam ativamente em eventos e esta participaзгo ativa no movimentos laзхes par alcanзa 3 ativa no movimentos laзхes par alcanзar um meta, provoca mudanзas nos indivнduos. A interaзгo humana conduz a ransaзхes, que reduzem o estresse em uma situaзгo. A transaзгo й sempre necessбria por ocasiгo da formaзгo de dнades (enfermeiro – paciente) no sistema interpessoal. Estresse- й, um estado de dinamicidade no qual indivнduos interagem com o ambiente em busca de um equilнbrio que propicie o crescimento, desenvolvimento e desempenho efetivo de papйis.

Envolve trocas de energia e informaзгo entre as pessoas e o ambiente, possibilitando a regulagem e controle dos estressores. Deve ser controlado porque o estresse excessivo й prejudicial ? saъde. A convivкncia das enfermeiras com a morte pode levб- las ao estresse. Pode-se dizer que as enfermeiras estгo numa posiзгo de observadoras de padrхes de respostas a estressores, pois, identificadas as causas da tensгo, torna-se possнvel a intervenзгo. • Sistema social, й um sistema de limite organizado de papйis sociais, comportamentos e prбticas desenvolvidas para manter valores e mecanismos de regulaзгo dessas reaзхes.

Os conceitos relevantes que a teуrica Implica nesse sistema sгo:organlzaзгo, que й a forma pela qual as atividades contнnuas sгo administradas para alcanзar metas. Nela, os seres humanos despendem a maior parte de suas vidas, pois os indivнduos e rupos sгo suas unidades sociais. O entendimento da estrutura organizacional ajuda as enfermeiras na identificaзгo e no enfrentamento dos conflitos entre a organizaзгo e seus papйis e funзхes profissionais. 4DF8 no enfrentamento dos conflitos entre a organizaзгo e seus papйis e funзхes profissionais.

Estб associada ao conhecimento de autoridade e poder. Autoridadeй o poder para tomar decisхes que guiam as aзхes do self e de outros. Й um processo ativo e reciproco de transaзгo em que conhecimento, experiкncia, percepзхes e valores dos sujeitos influenciam a definiзгo, onfirmaзгo e aceitaзгo dos que se encontra em posiзхes organizacionais, associados a esse poder. Й essencial а realizaзгo de metas e аs organizaзхes, especialmente as formalmente constituнdas. Mas que deve ser reconhecida por quem sofre sua influкncia, aceitando e obedecendo.

Nos diversos sistemas de cuidado а saъde nos quais as enfermeiras trabalham, hб a necessidade de entender a autoridade organizacional vigente, assim como a autoridade legнtima da enfermeira. Sua apropriada utilizaзгo em uma organizaзгo promove satisfaзгo ao trabalhador, eficiкncia, elevaзгo moral e facilita o alcance e metas. Poder й uma caracterнstica da autoridade, sendo o processo atravйs do qual uma ou mais pessoas influenciam as demais numa determinada situaзгo. O poder existe dentro das relaзхes sociais e os que o exercem podem controlar grupos e organizaзхes.

Statusй como a posiзгo de um individuo em um grupo й percebida por outros indivнduos. Й o prestнgio adquirido ao desempenhar um papel. Desta forma papel de enfermeira tem mais prestigio que o do auxiliar de enfermagem e й visto como de maior status. Tomada de decisгo й um conceito chave em qualquer organizaзгo. Decisхes sгo julgamentos feitos que fetam o curso da aзгo a ser desenvolvi S em qualquer organizaзгo. Decisхes sгo julgamentos feitos que afetam o curso da aзгo a ser desenvolvida em situaзхes especнficas.

A prуpria aзгo ou resposta humana й decorrente de um processo de tomada de decisгo. As decisхes sгo situacionais e dirigidas a metas, compondo um processo continuo, que envolve uma situaзгo, estado ou problema. Constantemente, enfermeira e paciente tomam decisхes sobre metas a serem alcanзadas. , respeitando os aspectos йticos. A vida humana й um continuo processo de tomada de decisхes, nas situaзхes de Vida morte, sendo necessбrio conhecimento e habilidades para que sejam consideradas.

Segundo king as enfermeiras sгo capazes de compreender como os seres humanos interagem com o ambiente para manter a saъde, sendo para King a grande meta da enfermagem, ajudar os indivнduos a manter o seu estado de saъde. O Cuidar A partir da Teoria de King O processo de enfermagem de King compreende: l. lnteraзгo inicial, que й um contato inicial que induz uma reaзгo entre a enfermeira e o paciente. Й extremamente influenciada pela percepзгo que um tem do outro e pela comunicaзгo estabelecida entre eles; 2.

Dlagnуstico, que й a detecзгo das necessidades de cuidado dos seres humanos com vistas a alcanзar a saъde, devendo ser confirmado com os pacientes; 3. Estabelecimentode metas comuns а dнade enfermeira-paciente, com base nos diagnуsticos detectados e em comum acordo das partes; 4. Exploraзгo e viabilizaзгo de meios para alcanзar as metas traзadas, devendo haver concordвncia entre ambas as partes sobre estes meios; 5. Evoluзao, que й a avaliaзгo contнnua do alcan concordвncia entre ambas as partes sobre estes meios; 5.

Evoluзгo, que й a avaliaзгo contнnua do alcance de metas, essaltando fatores intervenientes nos trкs sistemas, para desenvolver a capacidade do paciente de enfrentar problemas, desenvolvendo-se bem nos papйis cotidianos. Existe uma sistematiza para a operacionalizaзгo do alcance dos objetivos a serem alcanзados visando o bem estar e a melhora mais rбpida possнvel do paciente, de forma mais interativa para nгo trazer estresse a diade (enfermeira – paciente). Tendo em vista a sua participaзгo do paciente na tomada de decisхes que irгo influenciar grandemente no tratamento a ser seguido.

Com a participaзгo da famнlia no apoio da sistematizaзгo do tratamento paciente fica mais confiante e disposto a desempenhar o seu papel. Interaзгo inicial: й o ponto crucial para dar-se partida ao tratamento. Inicialmente que o paciente vai perceber a sua disposiзгo para o tratamento, fator esse que vai ser multo influenciado pelo acolhimento que ele terб com a enfermeira, serб o primeiro momento do paciente com a enfermeira, se enfermeira nгo conseguir preenche o seu ego provavelmente nao vai existir uma interaзгo como esperado.

Diagnуstico: deverб ser confirmado pelo paciente a fim de saber se o mesmo estar ciente da sua condiзгo de saude -Estabelecimento das metas: apartir o diagnostico confirmado, entгo agora, a enfermeira irб traзar as metas juntamente com o cliente para facilitar o tratamento, estando de acordo ambas as partes com as metas traзadas, deverгo se esforзar para conseguir cumprir o acordo,pois esse й um fat metas traзadas, deverгo se esforзar para conseguir cumprir o acordo,pois esse й um fator importantнssimo, afim de que tudo dк certo como o esperado.

Exploraзгo e viabilizaзгo de meios: a viabilizaзгo dos meios dependerб de cada paciente, portanto vai variar de paciente para paciente, por conta disso que antes sгo raзadas as metas em dнade para se ter a certeza que realmente o cliente vai conseguir cumprir o acordo firmado, e quais os meios que poderб ser utilizado para desenvolver essas metas, que tambйm deverб ser visto entre a enfermeira e paciente.

Evoluзгo: deverб conter toda a problematizaзгo e as metas que foram acordadas, e que serгo avaliadas dentro da sistematizaзгo de King; sistema pessoal, interpessoal e social. Onde serб avaliado o cliente para se ter a certeza do desempenho do seu papel. As relaзхes das metas fixadas servem para a enfermeira monitorar as perturbaзхes ou interferкncias no paciente, e star alerta para qualquer nova informaзгo relativa a este.

As metas disponibilizam meios para a enfermeira e os pacientes interagirem, compartilharem informaзхes, estabelecerem focos mъtuos de atenзгo, explorarem meios e concordarem com eles para alcanзar os objetivos. Seu beneficio й a provisгo de uma aproximaзгo consistente e sistemбtica para ajudar os individuos a alcanзar um estado saudбvel. O julgamento da evoluзгo do paciente deve se dar pelo alcance das metas traзadas, permitindo a avaliaзгo da evoluзгo e a redefiniзгo de metas, quando necessбrio em dнade. 8

Plano de negocios

0

Sumário Sumário Executivo………….. 3 Planejamento Estratégico de Négocio………….. — . Missão e Visão.. ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto

Read More

Pi cbc

0

O conhecimento administrativo de Claudio e o conhecimento técnico e Marcel foram fundamentais para esse crescimento da empresa e os

Read More