Utilizacão do gás natural como promocão do desenvolvimento sustentável no meio ambiente

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL OFS4 S. wp page UTILIZAÇAO DO GAS NATURAL COMO PROMOÇAO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MEIO AMBIENTE amigos. AGRADECIMENTOS Agradeço em primeiro lugar a Deus, por todas as maravilhas e bênçãos que tem me proporcionado. Ao meu filho, Arthur Francisco, por tudo de bom e encantador que ele representa na minha Vida. Aos meus pais, Sandra e Henrique, pelos meus primeiros e preciosos ensinamentos. A minha mae de coração, Solange Beltrão, pelo carinho e apoio em todos os sentidos.

Ao meu sobrinho Wendhel e ao meu irmão Bruno, por azerem parte da minha vida. Aos meus amigos e col 2 4 peitam a nossa amizade enorme desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de maneira célere e eficiente. Nessa acepção, a degradação da natureza, a extinção de animais e a poluição de rios e mares, despertaram na humanidade uma nova maneira de ser. E em face desses despertar, surge o gás natural como uma alternativa inteligente de promover o desenvolvimento sustentável em pró do melo ambiente.

Dessa forma, o gás natural tem acrescido sua função estratégica como fonte de energia para o mundo, sobretudo em pretexto de seu menor impacto mbiental em comparação com outras fontes fósseis. posto isto, foi feito, nesse estudo monográfico, uma pesquisa sobre desenvolvimento sustentável; a importância do gestor ambiental para o meio ambiente; o impacto da natureza no descarte de resíduos nocivos; os benefícios que o gás natural proporciona ao meio ambiente em relação à utilização de outras fontes de energia etc.

Assim sendo, conclui-se, por conseguinte, que o uso do gás natural em equipamentos apropriados tende a ser menos poluente que outros produtos tóxicos utilizados como fonte de energia. Palavras-Chave: Gás Natural. Meio Ambiente. Desenvolvimento Sustentável. 54 sustainable development of fast and eficient way. In this sense, the degradation of nature, animal extinctions and pollution of rivers and seas, awakened in humanity a new way of being. And in the face of awakening, there is natural gas as a smart alternative to promote sustanable development in the pro environment.

Thus, natural gas has increased its strategic role as an energy source for the world, especially in the guise of its lower environmental impact compared with other fossil fuels. That sald, it Will be far, therefore, this monographlc study, a esearch on sustainable development, the importance of the environmental manager for the environment, the impact of nature on the disposal of hazardous wastes and the benefits that natural gas provides the means environment in relation to use of other energy sources etc.

Therefore, it is concluded therefore that the use of natural gas in appropriate equipment tends to be less polluting than other toxic products used as energy source. Keywords: Natural Gas. The Environment. Sustainable Development. 4 54 ambiente através da educação ambiental…. 114 1. 3 Desenvolvimento sustentável……. 16 AA importância da gestão ambiental para o meio ambiente….. — 12 A PROLIFERAÇÃO DOS RESÍDUOS QUE PREJUDICAM O HOMEM E O MEIO AMBIENTE…… . 121 12. Resíduos nocivos ao homem e ao meio ambiente…. 12. 2 Resíduos sólidos…. . 12. 3 Resíduos eletrônicos…………………….. 126 12. 4 Resíduos sólidos de serviço de saúde – 3. 3 129 13 UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO I SUSTENTÁVEL… s 4 32 13. 1 Gás Natural: conceito, composição, origem e características………………… . 32 | 3. 2 Fatores inibidores ao desenvolvimento da indústria de gás atural brasileira…………. 134 13. Os beneficios que o gás natural proporciona ao meio ambiente e ao CONSIDERAÇÕES FINAIS…. . REFERENCIAS. 43 INTRODUÇÃO 137 A evolução tecnológica e o desenvolvimento populacional das 6 54 A evolução tecnológica e o desenvolvimento populacional das grandes metrópoles e dos grandes centros urbanos, o desmatamento descomedido que parecia, no decorrer dos vários anos, ser explicado pela ocupação de terras e os poluentes industriais derramados e despejados no meio ambiente, até pouco tempo atrás não atraíam a atenção da sociedade.

Por outro lado, as interferências do homem no meio ambiente acarretaram implicações graves que ameaçam o Planeta Terra, atingindo, em maior ou menor escala, toda a humanidade e, dentre essas implicações, os principais estão o desmatamento, a poluição das águas, o aumento do buraco na camada de ozônio, causando fenômenos como o aquecimento global, as enxurradas, os terremotos, ciclones, o efeito estufa, a desertificação, entre outros.

Assim, o século passado foi distinguido pelo início das indagações no que concerne à importância do meio ambiente e das tentativas de preservá-lo e amoldá-lo ao padrão esenvolvimentista dos dias de hoje. Visto que o homem atua na natureza desde a origem da sua história, porquanto as agressões que o meio ambiente vem sofrendo remota do princípio da ocupação territorial e chega aos dias de hoje, com bem mais veemência. Desde o início da revolução industrial, a implantação de técnicas de produção e o modo de consumo predatório acarretaram impactos cada vez maiores sobre o meio ambiente.

Porquanto, a industrialização acelerada, pós-segunda guerra e da explosão demográfica, constatou-se que as metas de desenvolvimento econômico se sobreporão a quaisquer escopos e preservação ambiental. Por conseguinte, diante da escassez dos recursos naturais, adicionado ao crescimento desordenado da população mundial e amplitude dos impactos ambientais, aparece o paradigma da sustentabilidade dos sistemas econômico e n impactos ambientais, aparece o paradigma da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um assunto notadamente estratégico e urgente.

O ser humano passa a compreender a nao probabilidade de modificar os princ[pios da natureza e a relevância da reformulação de suas práticas ambientais. A chegada da tecnologia, que se desenvolveu com a evolução o ser humano, teve no meio ambiente enorme fonte de matéria- prima, em determinados casos, imprescindível à produção de bens de consumo e alicerce de sustentação do desenvolvimento.

Uma vez que, o modelo de desenvolvimento contemporâneo, díspar, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem levado a produção de niveis hediondos de poluição do solo, do ar, da água, contaminação vegetal e ao célere consumo de reservas minerais e demais recursos não renováveis. Diante de toda essa conjuntura, surge o gás natural ao qual tem se apresentado como a melhor alternativa energética, m razão à necessidade de diminuir os problemas ambientais vinculados à queima dos combustíveis fósseis.

Pois, o gás natural é o combust[vel fóssil mais limpo e menos intensivo em carbono. Por esse motivo a sua relevância como combustível de transição, até que se desenvolvam opções tecnológicas de pequeno impacto ambiental e que seja, de maneira econômica, viáveis o seu uso. Visto que, o número de veículos convertidos ao Gás Natural Veicular (GNV) vem crescendo espantosamente, em implicação a seu preço e outras prerrogativas como baixo teor de enxofre, aumento da vida útil do motor, não adulteração em sua omposição, segurança e menor poluição, dentre outros.

Sobre esse prisma, pertinente se faz preciso fazer o seguinte questionamento: se o desenvolvimento é necessário, até onde a implantação do gás natural, como energia, pode ajudar a min 8 4 desenvolvimento é necessário, até onde a implantação do gás natural, como energia, pode ajudar a minimizar os problemas provocados por outros tipos de energia mais poluentes, como o carvão e o petróleo, por exemplo?

Partindo desse questionamento é que se delineia a problemática dessa monografia. Contudo, as plausíveis respostas para estas questões brangem uma participação coletiva de múltiplos segmentos da sociedade. Posto que, assinala-se a necessidade de se amortizar a influência dos combustlVeis fósseis e do petróleo, em especial, uma vez que são crescentes as perspectivas de que o petróleo é cada vez mais escasso e é o grande causador do aquecimento global.

Desse modo, busca-se desenvolver técnicas e procedimentos que torne mais simples o processo de tomada de consciência no que alude à importância dos problemas ambientais e a necessidade urgente de se refletir com acuidade sobre eles. posto isso, o gás natural precisa ser a fonte de energia de ransição dentre um mundo energético já refreado pelo carvão e o petróleo e um outro de bem mais diversificação das fontes de energia e dominação crescente de fontes renováveis.

Visto que, a intensidade de aplicações faz do gás natural um concorrente potencial de quase todos os outros energéticos, incluindo a eletricidade. O gás concorre com o carvão ou a energia nuclear para geração da eletricidade, porém ainda pode substituir inteiramente a eletricidade com enormes vantagens na maioria dos processos em que essa é empregada para fins térmicos (produção de calor ou frio). Assim sendo, o objetivo geral dessa monografia é fazer um estudo sobre a utilização do gás natural como promoção do desenvolvimento sustentável no meio ambiente.

E tem como objetivos específicos: analisar sobre o desenvolvimento sustentável; discorrer sob objetivos específicos: analisar sobre o desenvolvimento sustentável; discorrer sobre a importância da gestão ambiental para o meio ambiente; analisar o impacto da natureza no descarte de res[duos nocivos; decompor sobre os beneficios que o gás natural proporciona à ao ser humano e ao meio ambiente; dentre outros.

Portanto, justifica-se a relevância do tema proposto pelo ato de abordar sobre um assunto de grande relevo e interesse mundial, uma vez que os progressos tecnológicos nos dispares setores econômicos exigem a disponibilidade de energia térmica com altiva qualidade, versatilidade e segurança de suprimento.

Por isso, o uso de energia renovável conduz o gás natural para uma posição de evidência e Inclusive de liderança na matriz energética global. Nesse contexto, a metodologia do estudo delimitou o tema proposto através de pesquisas bibliográficas, com base nos pressupostos teóricos de autores consagrados que versam sobre o assunto, além de sites afins concernes ao tema. 0 DF

Wolks

0

Sozinha absorve a mão de obra empregada pelos fabricantes nacionais de auto veículos, acelerou a multiplicação de empregos diretos nas

Read More

Extração de clorofila

0

BIANCA GASPAROTTO RAYDANE DE OLIVEIRA MATHEUS PICAGLI A resistência à aspirina em pacientes com Doenças cardiovasculares ARARAS/SP NOVEMBRO/2010 BIANCA GASPAROTTO

Read More