Desenvolvimento sustentável

Categories: Trabalhos

0

TRABALHO DE FILOSOFIA 1). Qual o sign’ficado da palavra etimologia? Ciência, estudo ,palavra, investigação. 2). Analogia em filosofia significa? Raciocínio por semelhança. 3). O termo filosofia foi inicialmente elaborado por Pitágoras. 4). Aristóteles define Filosofia como Ciência da verdade W’,p nent page 5). A filosofia caracte Saber acerca das que Compreender o sign diferentes aspectos, e o mundo. 0 das coisas,um como finalidade mana em seus ntre o Homem, Deus 6). A Filosofia Não é ciência:e uma reflexão Critica sobre os Procedimentos e conceitos científicos religião:é uma reflexão

Critica sobre as Origens e formas das Crenças Religiosas: Arte; é uma Interpretação critica dos Conteúdos,das formas, das significações, das obras de arte e do Trabalho artístico. 7). A Filosofia somente se realiza pela Reflexão. Diante do processo de Reflexão , o homem Percebe-se como um ser de Transcendência. 8). Quando nos referimos ao conceito de “senso comum”, estamos nos referindo ao conhecimento Fragmentado da Realidade. O conhecimento no âmbito do senso comum pode ser compreendido como Um conhecimento que se manifesta é pensá-los à luz da Filosofia.

Essa expressão designa a apacidade de colocarmos para os fenômenos de maneira sistematizada. 10). Dogmatismo é aquele que se apega à Certeza de uma doutrina. 11). 0 pensamento Filosófico grego pode ser compreendido em 3 períodos: A) período pré Socrático ou cosmológico, que nasce com TALES de Mileto e vai até Sócrates, b) Período antropológico ou Socrático, que vai de Sócrates até Aristóteles; c) Período Helenístico-Romano, que vai dos Grandes sistemas cosmopolitas do século IV a. c. 12). Com Tales de Mileto (antes de Sócrates) a filosofia dá mais ênfase para os “fenômenos naturais”. ) Com Sócrates e os sofistas a filosofia voltava-se para o próprio homem. 14) Sócrates construiu uma ética racionalista na qual a virtude passa a ter um papel fundamental. 15) Arité, significa aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é. A causa do mal é a ignorância. O conhecimento de si mesmo é condição suficiente e necessária para obtenção da Arité. Assim, o autodomínio e a liberdade são as bases para atingir-se a virtude. 16) Para Sócrates ironia significa “a arte de interrogar. 17) Platão estabeleceu a diferença entre o mundo sensível e o mundo inteligível .

Platão valorizava mais o “mundo das idéias”, Platão tinha uma visão du ade, pois considerava formação voltada para a pesquisa empírica, experimental. O pensamento Aristotélico coloca em cheque todo o pensamento idealista de Platão. 20) Para se compreender a originalidade da contribuição do pensamento de Aristóteles, 2 fatores são essenciais: a) a influência da formação experimental; b) a força da filosofia platônica. 21) A crtica de Aristóteles com relação a Platão consiste em conceber que somente o indivíduo é real. Pois para Platão tudo era subordinado às idéias. ) para Aristóteles a realidade é composta por um conjunto de indivíduos Materiais e concretos e a inteligência humana pode conhecer o real A experiência é a única fonte de conhecimentos. Na metafisica não há nada no intelecto que antes não tenha passado pelo Concreto. Aristóteles é o verdadeiro criador da lógica, e o objeto da lógica é a Proposição que exprime, através da linguagem, os juízes formulados pelo Pensamento. 23)Para Aristóteles os elementos constitutivos de um ser são suas causas Quais são elas?. Causa material: Aponta a forma de como o ser se faz de modo natural.

Causa formal: a maneira de ser de cada um, nos faz especial cada um tem o seu jeito ninguém é igual à outro Causa eficiente: indica o desenvolvimento de modo eficaz Causa final: é a praticidade de saber qual será sua vocação 24) Além da teoria das 4 causas, Aristóteles formulou a teoria do Ato e Potência . essa teoria busca as Transformações, o movimento. A determinação se dá na ordem da essência e da potência é aquilo que ainda não é mais pré, existe realmente como possibilidade de a ser. Há 2 ti os 30F 10 é aquilo que ainda não é mais pré, existe realmente como possibilidade de a ser.

Há 2 tipos de potência: as Passivas que recebem o ato, e as ativas que produzem o ato. 25) O homem pode viver 3 dimensões. Quais são elas? Pratica a teoria e a poésis Poésis= que é a fabricação, a produção, tanto faz produzir uma mesa ou um soneto, produzir algo torna-se um poeta. A teoria é o que há de mais prático é a visão é a contemplação e ai aparecem as formas de vida, a vida que é a mais prática de todas que consiste na contemplação 26)Compreende-se assim que o pensamento helenístico tenha se concentrado sobre tudo nos problemas Morais que se emprenham à todos os homens. ) Os 2 movimentos que mais se destacaram na idade média foram A patristica e a Escolástica 28a expressão “idade das trevas” foi uma referência dos renascentistas ao que ocorreu durante o período medieval 29)complete a tabela abaixo de características dos períodos da idade média e Renascimento: IDADE MEDIA Misticismo Coletivismo Antinaturalismo Teocentrismo Geocentrismo RENASCIMENTO racionalismo individualismo naturalismo antropocentrismo heliocentrismo 30)0 Renascimento representou a possibilidade de o homem Europeu ter novas representações acerca do mundo e da própria religião. 1) para FRANCIS BACON AGE 4 0 o se dava através da dava através da experiência, do fato de conhecer as coisas . para DECARTES, a razão é o instrumento principal para obter-se a garantia do conhecimento. 32)Diáspora sign•fica dispersão de povos por motivos políticos ou religiosos Herem significa expulsão Livre arbítrio Significa essência atual do corpo e da alma.

Força interna Para pensar e agir por si mesmo 33)Ao elaborar seu pensamento Espinosa estabelece uma crítica radical a todas as formas de Irracionalismo e superstição, seja na religião na política, ou na filosofia. O pensamento de Espinosa materializa-se contra superstição e a servidão. Espinosa propõe que exercitamos um racionalismo absoluto pois este racionalismo absoluto é a confiança na capacidade libertadora da razão. para alcança-lo existem 2 caminhos: Interpretação histórico critico da biblia e a correção de intelecto . 4) A diminuição do conatus é a Servidão humana 35)As idéias defendidas pelos iluministas eram: a)Críticas = Aos resquícios feudais como permanência da servidão; b)criticas = Ao regime absolutista e ao mercantilismo, que limitaram o direito à prosperidade; c) critica = A influência da Igreja católica sobre a sociedade, principalmente no campo da educação e cultura ) critica = À desigualdade de direito e deveres entre os indivíduos. 36) cite os principais representantes do iluminismo e suas idéias: Barão de Montesquieu-1 689-1755.

Sua principal obra foi O Espírito das leis. Nela, ele estudou as diver governo-despotismo, ou governo-despotismo, ou seja dominação sem freio. Monarquia e república, dando ênfase a monarquia parlamentar inglesa. Expôs a necessidade de o estado separar as funções em 3 poderes. Isso acabou influenciando a organização de vários Estados, principalmente após a Revolução Francesa. VOLTAIRE- 1694-1778 Suas principais obras foram cartas Inglesas e conândidos. Foi o mais importante dos iluministas Franceses.

Fez duras críticas aos privilegiados da nobreza e da Igreja. Defendeu liberdade individual. Defendia a participação da burguesia esclarecida no governo, como forma de garantir a paz e a liberdade. Suas idéias influenciaram não somente os teóricos da Revolução Francesa, como também vários governantes europeus que, seguindo suas propostas de reforma ficaram conhecidos como déspotas esclarecidas RUSSEAU-1712-1778 As principais idéias de Russeau estão nas obras, discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens,Emilio e contato social.

Foi o pensador mais radical de sua época. Fez crítica à sociedade burguesa, em defesa das camadas mais populares. Defendia uma sociedade baseada na justiça, na igualdade e na soberania do povo. Sua teoria da “vontade geral” inspirou os líderes da Revolução Francesa e do movimento socialista do século XIX. Na Inglaterra o principal representante foi JOHN LOKE, e na Prússia, Kant. 7) Kant fundou a corrente filosófica chamada Cristicismo Kantiano, que caracteriza-se por um ataque às posturas dogmáticas e céticas, 38) Foram 2 as respostas na tentativa de explicar o processo do conhecimento: uma enfatiza o papel da expe 0 Foram 2 as respostas na tentativa de explicar o processo do conhecimento: uma enfatiza o papel da experiência sensível ao processo do conhecimento e a outra insistia na razão. 39) Hume concluiu que o homem ( )pode (x) não pode alcançar um saber autêntico. O saber é apenas possível, devendo restringir-se aos limites da experiência.

Kant concluiu que o homem (x ) pode ( ) nao pode alcançar um saber autêntico, que é a ciência da Matemática da natureza ( a fisica de NEWTON) 40) Para Kant o conhecimento humano é uma composição de 2 elementos, um formal ou priori o outro material ou impirico. O resultado que nasce deste conceito é o fenômeno. O entendimento humano não intui, mas pensa, não cria, mas unifica. 41) O conhecimento somente se torna possivel porque existem as formas a priori da sensibilidade que são o tempo e o espaço e a forma é a priori que resulta da união da forma e da matéria. 2) O objetivo de Kant é estabelecer princípios universais e imutáveis para a moral. 43) A filosofa de Hegel pode ser considerada uma filosofia do vir a ser do movimento e superação de uma condição à outra. Isso deve-se ao fato de, no mundo, todas as coisas estarem em constante processo de mudança. 4) A dialética compõe-se de 3 etapas tese, antítese e síntese ou seja, afirmação, negação, e negação da negação. 45) O Estado é a mais alta síntese do espírito objetivo, já que sintetiza os interesses contraditórios dos Indivíduos. 6) A lógica tradicional afirma ue o ser é idêntico a si mesmo e exclui seu oposto (princíp de de contradição); ao 0 idêntico a si mesmo e exclui seu oposto (princípio da identidade de contradição); ao passo que a lógica de Hegel sustenta que a realidade é essencialmente mudança, vir a ser uma passagem de um elemento ao seu oposto (dialética dos opostos – tese, ntítese, síntese) a lógica tradicional afirma que o conceito é abstrato. 7) Associe: (1 ) Idéia (2) natureza ( 3 ) espírito (2 ) antítese (3 ) síntese (1 ) tese 48) Para Marx, (x ) não é ) o “Espirito” que determina o movimento da história, mas as relações econômicas de produção. 49) O ponto de partida de Shopenhauer, encontra-se no pensamento de Immanuel Kant que estabelece uma distinção entre os fenômenos e a coisa em si que chamou de nomenon. Shopenhauer conclui que o mundo nao seria mais do que representações, entendido por ele como síntese entre o objeto o sujeito, entre a realidade e a consciência humana. ara ele existem 2 mundos, um mundo dentro de nós e outro fora de nós. 50) Nirvana significa estado de liberação intelectual e afetiva que renunciando-se ao querer-viver, aos interesses da própria individualidade e às ilusões da sensação. 51) Com o Renascimento Cultural o antropocentrismo se opõem, ao teocentrismo; o racionalismo ao misticismo; o individualismo ao coletivismo; o heliocentrismo ao geocentrismo. 52) No positivismo só são válidos os conhecimentos adquiridos pela ciência. Enfatiza a ( experiência — independência ) das essoas. 80F 10 independência ) das pessoas. 3) Alguste Comte é considerado o principal representante do pensamento. Ele procurou explicar a evolução das sociedades pela chamada lei dos três estados: 1 a lei: Estado, Teológico 2a lei: Estado, Metafísico 3a lei: Estado, Positivo 54) Comte criticava o pensamento: ) ideológico ) teológico ( x) darWnista 55) Nietzsche influenciou a formação própria do homem. Ele é considerado irracionalista, porque fez críticas à crença desenfreada na razão. Para ele a educação deve contribuir para formar indivíduos aptos a exercer plenamente todas as otencialidades de seu espírito. 6) A escola de Frankfurt é também conhecida como “Instituto para a Pesquisa Social”. 57) A teoria crítica tem como principal objetivo mostrar as sombras que são os aspectos das luzes do iluminismo. 58) Existe um conceito dentro da Teoria Crítica que é o de razão instrumental ou razão iluminista. Essa razão iluminista nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão que conhecer é dominar e controlar a natureza e os seres humanos. 59) Cite exemplos acerca das sombras do iluminismo: a) a existência do fenômeno da indústria cultural. ) formação das sociedades unidimensionais. 0) Cite exemplos acerca minismo: pragmatismo desvia-se da abstração; de tudo o que torna o pensamento inadequado. Soluções verbais, más razões a priori, sestimas fechadas e firrmes; 63) Os principais representantes do pragmatismo são Charles Peirce -Wilham James —George Herber Medd e Johm Dawey. E do existencialismo é Jean Paul Sartre 64) No existencialismo, o principal enfoque é com a análise da existência existir significa modo de ser próprio do homem, estar em relação com o mundo 65) O existencialismo baseia-se em 3 pontos fundamentais ecessidade, possibilidade e impossibilidade. 6) A tradição filosófica antes de Sartre afirmava que a essência precedia a existência Sartre inverte essa premissa dizendo que é “a existência que precede a essência. O existencialismo Sartreano é uma moral de ação, porque o homem é compreendido a partir dos seus atos. 67) A ética consiste na reflexão acerca dos valores. A prática é o conjunto de regras ou normas de conduta de uma determinada sociedade. O moralismo corresponde à tentativa sobre os demais membros do grupo 68) As 3 dimensões da existência humana são: A) O homem como um se 0 DF 10

Levantamento bibliográfico de ied

0

TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Ives Gandra Martins e Fernando passos. Manual de iniciação ao direito.

Read More

Aula de introdução as profissões de comunicação

0

A informação atual (Atualidade) é uma necessidade, o relato real (Objetividade) é um traço marcante e a periodicidade é uma

Read More