Desenvolvimento de sistema para oficina de eletrônica

Categories: Trabalhos

0

Guaratinguetá, 01 de Julho de 2011. Desenvolvimento de Sistema SIGOS para Oficina Eletrônica SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇOS Daniela Resende Nascimento Diego Rodrigues 1 Izabela Guerreiro Swipetoviewn ‘t p Lourival Santana Sumário Missão/Objetivos d Descrição do Problema elou Possibilidade de Melhoria 5 Consequências do Problema 5 Envolvidos no Projeto 5 Processo de Elicitação dos Requisitos 6 Especificação de Requisitos do Cliente 6 Especificação de Requisitos do Software 8 Desenvolvimento dos Sistemas 20 Cronograma Detalhado 22 Estudo de Viabilidade 23

Análise de Riscos 29 Prospecçã032 ANEXO 1 34 ANEXO II 36 ANEXO III 41 Missão/Objetivos do projeto O projeto tem como objetivo principal criar uma biblioteca de dados com possíveis diagnósticos e soluções, que auxiliarão o técnico de bancada a uma identificação e correção dos defeitos dos equipamentos de maneira mais rápida e produtiva. Visa também propiciar um meio de integração entre as tarefas do processo envolvido, desde o cliente até os fornecedores de peças eletrônicas de forma a automatizar grande parte do processo da empresa.

Descrição do Problema elou Possibilidade de Melhoria No atual sistema utilizado pela Eletrônica Santana, o SHOFICINA da Sharmac, não existe uma biblioteca de dados. Desta forma o técnico necessita realizar uma consulta manual em um caderno com suas anotações ou repetir todo o processo de pesquisa para detectar tipos de defeitos similares aos que já foram sanados anteriormente. Tarefa essa que demanda maior tempo de execução em virtude de não se ter uma eficiente de registrar o histórico dos problemas mais frequentes.

Consequências do Problema Como principal consequência o técnico perde muito tempo na solução dos defeitos, o que acarreta atraso para devolver o quipamento aos clientes, fato esse que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado e consequentemente na imagem da empresa e ainda impede que a empresa possa assumir mais compromissos, pois não dará conta de atender a demanda dessa forma deixa de aumentar sua carteira de clientes e seu lucro. Envolvidos no Projeto As pessoas envolvidas no pro’eto são o proprietário e técnico Santana, a atendente e ad árcia, o auxiliar técnico, 2 1 telefone ou ainda por e-mail.

Processo de Elicitação dos Requisitos A elicitaçáo de requisitos foi realizada através de entrevista om os proprietários, questionário deixado na Empresa para os clientes responderem, consulta ao software já existente, anotações e observação realizada pelo analista para melhor entendimento dos processos da empresa. Especificação de Requisitos do Cliente * Necessidade de ter uma biblioteca de dados com informações sobre os equipamentos: possíveis defeitos e suas respectivas soluções.

Onde seria necessário dados como marca, modelo, tipo, numero de série, descrição; * Necessidade de manter cadastro permanente dos equipamentos a fim de manter um histórico para monitorar o empo de vida útil do equipamento; * Detalhar ordem de serviço por fases (status), a saber: ’em elaboração’, ‘não avaliado’, ’em avaliação’, ‘aguardando aprovação do orçamento’, ‘aguardando peça do fornecedor, ’em manutenção’, ‘concluído e aguardando retirada’, ‘encerrada’; * Necessidade que a situação do equipamento (status) que seja alterada pelo próprio técnico a medida que a fase anterior seja concluída; * O cliente que levou o equipamento para consertar poderá acompanhar o andamento acessando o sistema via web, utilizando o número de sua Ordem de Serviço; Necessidade de enviar mensagem automática ao cliente para informar que o equipamento está pronto. O cliente recebe via e- mail uma mensagem informando que o equipamento encontra-se pronto; * Necessidade de manter o cadastro dos fornecedores, a fim de uma futura integração entre os mesmos, de forma que quando o estoque de determinada e a estiver baixo, o próprio sistema informaria também ao for 31 pagamentos aos fornecedores e pagamentos recebidos pelos serviços prestados; * Manter histórico dos clientes (incluindo contatos). O sistema deve permitir perfis de acesso com diferentes ermissões para os seus usuários, tais como: administrador com permissão para gerenciar pagamento, realizar login, acompanhar status da OS, cadastrar fornecedor, gerenciar estoque e gerar relatório, técnico com permissões para gerenciar histórico de defeitos, gerenciar OS, gerenciar pagamento e realizar login, atendente com permissões para cadastrar equipamentos, abrir ordens de serviço, gerenciar pagamento e realizar login e cliente com permissão para acompanhar status da OS; * Necessidade de emitir relatórios de equipamentos, defeitos, OS, pagamentos, estoque; * O sistema deve ser acessado por qualquer browser especialmente os mais utilizados: Mozila Firefox versão 5, Internet Explorer versão 9, Google Chrome versão 12); * Necessidade de realizar diversos tipos de consulta e possibilidade de refiná-las através de filtros, a saber: tipos de equipamentos, tipos de defeitos, tipos de soluções, tipos de sintomas e por agrupamento de sintomas; Especificação de Requisitos do Software Especificações de Requisitos Funcionais: Login — UCI Objetivo: Este caso de uso tem como objetivo descrever os procedimentos para realizar login no sistema. Atores: Administrador, Técnico e Atendente. pré-condiçoes: Nao há. Pós-condições: Não há.

Fluxo Principal: Este caso de uso tem início a os o usuário acessar o SIGOS via browser. 4 31 alfanuméricos, sendo o mínimo 6 e o máximo 14. 3. Após o preenchimento dos campos o sistema habilita os botões: “Entrar” e “Alterar Senha”. 4. O usuário seleciona a opção validar (botão Entrar) o sistema verifica se os campos da interface foram preenchidos. 5. O sistema verifica se dados são válidos. 6. O sistema libera o acesso à aplicação para as funções nas quais o usuário tiver permissão. 7. Caso os dados digitados estejam incorretos o sistema deverá presentar uma mensagem do tipo: “Login ‘Senha incorreto(s), tente novamente” 8. O caso de uso é encerrado. Fluxo Alternativo: Alterar Senha: 1.

Caso o usuário selecione a opção Alterar Senha o sistema apresenta a tela para realizar a alteração. 2. O sistema apresenta os campos: “Login”, “Nova Senha” e “Confirme Nova Senha”. 3. O sistema verifica se campos foram preenchidos e se a Nova Senha é igual a confirmação. 4. O sistema verifica se a nova senha possui entre 6 e 14 caracteres. 5. Ao validar a operação o sistema exibe mensagem de confirmação: “Senha alterada com sucesso” e libera o acesso ? plicação. 6. Caso contrário exibe a mensagem “Nova senha inválida, tente novamente”. 7. Caso o usuário selecione a opção cancelar o sistema limpa os campos preenchidos permanecendo na tela de Login. Cadastrar Fornecedor – UC2 procedimentos para cadastrar um fornecedor.

Atores: Administrador registro; “Editar – permite alterar um registro existente; “Desativar permite desativar um registro existente caso este não seja mais utilizado; “Ativar” — ativa um registro que esteja desativado. 4. O usuário seleciona a função “Novo”. 5. O sistema abre a interface Cadastro de Novo Fornecedor. 6. Os seguintes campos são apresentados na interface: “Nome do Fornecedor”, “Rua”, “Número”, “Bairro”, “Cep”, “Complemento”, “Cidade”, “UF”, “Telefone”, “E-mail”, “Tipos de peças fornecidas”, “CNPJ”. Sendo “Fornecedor’, “Telefone” e “CNPJ” campos de preenchimento obrigatório e deverão estar sinalizados. 7. O sistema apresenta as funções “Salvar e “Cancelar”. 8.

O usuário preenche os dados solicitados. 9. O usuário aciona a função “Salva”‘. 10. O sistema verifica se os campos obrigatórios foram preenchidos. 11. O sistema verifica se o CNPJ é válido. 12. O sistema salva o novo registro 13. O sistema exibe a mensagem informativa “Cadastro realizado com sucesso”. 14. O caso de uso é encerrado. 1. Caso um dos campos obrigatórios esteja vazio o sistema deve exibir a mensagem: “Favor preencher os campos obrigatórios”. 2. Caso o CNPJ seja inválido o sistema exibe a mensagem “CNPJ inválido, favor verificar”. 3. Caso selecione a opção “Cancelar o sistema fecha a interface Cadastro de Novo Fornecedor sem persistir o novo registro. 4.

Caso selecione a função “Editar’ o sistema abre o registro do fornecedor selecionado permitindo sua alteração. 5. Caso selecione a função “Desativar o sistema desativa registro do fornecedor selecionado permitindo apenas sua visualização. 6. Caso selecione a função “Ativar” o sistema reativa o registro que estava desativado per ém sua edição. 6 1 Abrir OS – UC3 Objetivo: Descrever os procedimentos para a abertura de uma ordem de serviço. Atores: Atendente Pré-Condições: Estar logado no sistema com perfil atendente. Pós-Condições: Uma nova ordem de serviço aberta. Este caso de uso tem inicio a ser acionada a função a Abrir OS. 1. O sistema habilita a interface para criar nova OS. 2.

O sistema gera um identificador que será o número da OS, xibido na parte superior da interface. 3. O sistema exibe os seguintes campos para serem preenchidos: Nome do Cliente, Endereço, Telefone, E-mail. Sendo nome e telefone campos de preenchimento obrigatório (deverão estar marcados com asterisco). 4. O usuário preenche os campos. 5. O sistema deve apresentar na tela os campos: “Entrada” data e horá io de entrada do equipamento; “Pronto” — com data/ horário que o equipamento ficou pronto; e “Saída” – com data/ horário que o cliente buscou o equipamento esses campos serão preenchidos pelo sistema com data e hora da máquina (servidor) local. 6. O sistema apresenta o campo “status da OS”. 7.

Os status possíveis são: ’em elaboração’, ‘não avaliado’, ’em avaliação’, ‘aguardando aprovação do orçamento’, ‘aguardando peça do fornecedor’, ’em manutenção’, ‘concluído/aguardando retirada’ e ‘encerrada’. 8. Durante a criação da OS e cadastro do equipamento o status deverá vir com default “em elaboração”. Nas demais fases o status será selecionado a partir de uma lista. 9. O sistema apresenta um campo de Prioridade no qual o usuário poderá indicar qual a prioridade do serviço a ser realizado. 10. Os graus de prioridade são: Baixa, Normal ou Alta, por efault o sistema apresenta o rau Normal. ra indicar o tempo de 11.

O sistema apresenta possibilidade de edição para os demais usuários (somente o administrador tem permissão para alterar o tempo de garantia). 12. O sistema apresenta uma função que passa referência ao caso de uso Cadastrar Equipamento. 13. O caso de uso é encerrado. O usuário pode a qualquer momento cancelar a operação selecionando a função “Cancelar” — a tela de OS é fechada e nenhuma informação será persistida. Cadastrar Equipamento – IJC4 Objetivo: Descrever os procedimentos para cadastrar equipamento. Pré-Condições: Ter cumprido o caso de uso Abrir OS. Pós-condiçóes: Um Equipamento cadastrado. 1. O sistema habilita a interface para cadastro de equipamento. 2.

Os campos para preenchimento são: “Tipo de equipamento” – indica o equipamento; “marca” – indica quem produziu o equipamento, “modelo” – específico de cada marca; “no de série” – específico pra cada equipamento; “defeito informado” descreve qual o problema do equipamento; “Acessórios” — indica se o equipamento chegou com algum acessório. 3. O usuário preenche os campos solicitados. 4. O sistema verifica se campos estão preenchidos. . O usuário seleciona o status da OS para “não avaliado”. 6. O tipo e marca do equipamento cadastrado aparecem na tela de OS. 7. O caso de uso é encerrado. Gerenciar OS – UC5 4. O usuário seleciona uma OS. 5. O sistema exibe a OS selecionada. 6. O usuário modifica o status para “em avaliação”. 7.

O usuário visualiza as informações sobre o equipamento (ver cadastrar equipamento). 8. A interface deve conter um campo texto para que o usuário (técnico) possa descrever o diagnóstico de sua avaliação. 9. A interface deve conter campos para inserção detalhada dos valores relativos ao orçamento. Como: “Peças”, “Mão-de-obra”, “Deslocamento”, “Outros” e “Total”. 10. O usuário realiza o preenchimento dos campos. 11. O sistema habilita a função “Salvar. 12. Ao acionar a função salvar o sistema exibe mensagem informando que os dados foram salvos com sucesso. 13. O usuário modifica o status da OS para “aguardando aprovação do orçamento”. 14.

Após aprovado o orçamento o usuário realiza o serviço e modifica o status para ‘concluído/aguardando retirada’ ou “aguardando peça do fornecedor” de acordo com o serviço. 15. O usuário seleciona a função encerrar OS. 16. O caso de uso é encerrado. 1. Caso o status seja ‘concluído/aguardando retirada’ o sistema deve disparar uma mensagem para o e-mail do cliente cadastrado informando que equipamento encontra-se pronto para ser retirado. 2. Se acionada a função gerar nota o fluxo passa ao “Gerenciar Pagamento”. 3. A tela de OS é fechada. Gerenciar Estoque — IJC6 Objetivo: Descrever os p para cadastrar peças e “Alterar’ – permite alterar um registro existente; “Remover’ – permite remover um registro existente. 5.

O sistema abre a interface Cadastro de Nova Peça. 6. Os seguintes campos são apresentados na interface: “Código”, “Quantidade”, “Nome”, “Fornecedor. . Todos os campos devem ser preenchidos. 9. O usuário aciona a função “Salvar’. 10. O sistema verifica se todos os campos foram preenchidos. 11. O sistema salva o novo registro. 12. O sistema exibe a mensagem informativa “Produto salvo com sucesso”. Fluxo Alternativo. 1. Caso um dos campos esteja vazio o sistema deve exibir a mensagem: “Favor preencher todos os campos”. 2. Caso selecione a opção “Cancelar o sistema fecha a interface Cadastro de Nova Peça sem persistir o novo registro. 3.

Caso selecione a função “Alterar” o sistema abre o registro da peça selecionada permitindo sua alteração. 4. Caso selecione a função “Remover o sistema exclui o registro da peça selecionada. Gerenciar pagamento – UC7 Objetivo: Descrever os procedimentos para realizar pagamento. Atores: Administrador e atendente Pré-condições: Ter concluído o caso de uso Gerenciar OS. Pós-Condições: Não há. 1. O usuário aciona a função gerar nota no fluxo Gerenciar OS. 2. O sistema exibe a interface para pagamento com algumas informações vindas da OS. 3. São elas: nome do cliente, endereço, telefone, quantidade e tipo de equipamento, tempo de arantia e data/hora. 4. O sistema exibe na te pagamento “à vista” e 0 DF 31

Trabalhos

0

Exercícios de Probabilidade 1) Em um lote, temos 29 peças. Sabe-se que 12 delas são consideradas defeituosas. Sabendo-se que foram

Read More

Fisica

0

AULA 1 1 . VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA Considerando o percurso entre A e B, tomamos as seguintes medidas: At: intervalo

Read More