Tecnologia da informação
UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar VII CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DA TECNO OGIA DA INFORMAÇAO PIM VIII Nome da Unidade (Butanta-SP) São Paulo 2011 Projeto Integrado Mu CURSO SUPERIOR DE Aluno 2 p O DA TECNOLOGIA Curso: Gestão Tecnologia Informação Semestre: 40 201 1 RESUMO As empresas que desejam conquistar o mercado competitivo precisam a cada dia estabelecer normas e conquistar certificados que visam um controle de processos e produtos e comunicação com qualidade, onde todos possam interpretar o objetivo de forma igual para garantir uma linguagem padrão entro da empresa.
PALAVRA CHAVE: QUALIDADE, EMPREENDEDORISMO, GESTAO. ABSTRACT Companies wishing to gain the competitive market need every day to establish standards and certificates aimed at winning control of a well-structured processes and products. Today companies must invest heavily in the professional entrepreneur, it can cause the company to seek business opportunities in foregn markets to the company indicating the type of enterprise that is focused on market-based external clients.
Many companies end up having a fear of investing in entrepreneurs, but there must be a very effective planning and ontrolled to avoid the risks of business. Today, professlonals can count on a wide variety oftools to support project management to analyze the viability of the business. The tools to support project management with planning, standards and certification of management models and entrepreneurial spirit must come together in the company to succeed in the competitive market, which is heated every day.
Moreover, it is important that professionals who are involved in the project company are all involved with dedication and with good relationships and communication quality, where everyone an interpret the purpose equally to ensure a standard language within the company KEY WORD: QUALITY, ENTREPRENEURSHIP, MANAGEMENT. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 6 1 – SISTEMA DE GESTÃO DA UALIDADE7 1. 1 – UML (unified Modeli 22 1. – NORMA NBR ISO/IEC 9126-1 10 2 – PLANEJAMENTO DO PROJETO 13 3 – EMPREENDEDORISMO 18 3. 1 – PLANO DE NEGOCIO 19 3. 2 – INTRAEMPREENDEDORISM021 CONCLUSÃ023 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24 INTRODUÇAO Nossa empresa desenvolve software para bancos que fornece produtos como: sistema de consórcio, sistema de financiamento e sistemas para empréstimos, ela provê sistemas ara instituições financeiras, mas apresenta falhas que devem ser administradas pela Consulting.
Além disso, os sistemas desenvolvidos por nossa empresa possuem falhas quando já estão em produção. Nossa empresa também prove serdiços de suporte especializado para atuar em incidentes nos ambientes onde seus programas estão instalados, a consultora Consulting deverá administrar alguns problemas que foram notados no processo dessa empresa para que haja uma solução para estes problemas e adotar um sistema de qualidade para que tenha uma melhoria de processos.
A empresa Consulting deverá Implantar um sistema de gerenciamento dos projetos de software com qualidade de forma que possa implementar o obter a certificação CMMI, baseado nos sistemas de gestão da qualidade e nas normas de qualidade de software e modelos de melhoria do processo de software. Nossa empresa adotará um sistema de gerenciamento de projetos com o objetivo de obter um controle e uma administração com eficiência, objetivando o sucesso do projeto.
Neste caso haverá um Gerente de projetos com a função de avaliar o progresso das atividades como a qualidade, custo e razo, bem como seus desvios e seus riscos. Além disso, o Gerente de proietos dever toridade sobre sua equipe ter certa autoridade sobre sua equipe de projeto. para que isso tenha sucesso é preciso que haja basicamente algumas especificações a serem seguidas, neste caso será adotado no desenvolvimento do projeto o CMMI, a mais adequada para desenvolvimento de software. – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A empresa Software Developer implantará um sistema de gestão da qualidade em software baseada na NBR ISO 9001 , através dessa norma ela poderá ter um produto e serviço para cliente com mais qualidade, pois esta norma oferece ao cliente a garantia de que o provedor de serdiço conforme as especificações dos clientes, baseada no sistema de melhoria contínua chamado de PDCA. ? Importante que a Software Developer passe aos funcionários, a garantia de que o sistema esteja sendo executado de forma uniforme e padronizada, ou seja, que todos estejam cientes de procedimento dessa norma; vale destacar neste item que uma comunicação eficiente implantada dentro da empresa será de extrema importância, juntamente com um esquema de documentação do processo para que o sistema funcione de orma eficaz, assim há a garantia principal do sistema PDCA, que é consistência e repetitividade.
Neste sistema serão adotadas auditorias para verificar se os funcionários estão seguindo os padrões das normas, para analisar se o funcionário conhece os processos e os utiliza de forma correta.
Os clientes da Software Developer estão reportando que independente do tipo de problema, não há explicações claras do real motivo da causa raiz e normalmente não é aplicado às correções nos demais ambientes, neste caso deverá implantar o PDCA para melhoria do software, devendo ser parte de uma ação orretiva com base nas 4 22 implantar o PDCA para melhoria do software, devendo ser parte de uma ação corretiva com base nas lições aprendidas, pois a idéia do PDCA é garantir a melhoria constante do processo, pois ele é baseado no planejamento, execução, checagem e ações corretivas para melhorá-lo com mais performance possiVel. Este sistema será somente uma base para a empresa Software Developer, pois outras normas mais especificadas serão adotadas para melhoria de software e seus processos com qualidade. 1. 1 – UML (unified Modeling language) A Software Developer apresenta falhas no rmazenamento de desenhos de processo e no gerenciamento dos documentos e controle dos períodos de retenção e distribuição.
Dessa forma para que a empresa possa administrar os desenhos dos processos com mais elegância, claros e bem estruturados e fácil compreensão e assimilação do que se pretende descrever adotará a linguagem UML para os desenvolvedores de software; e, para que esse documento seja controlado com mais eficiência dentro da empresa sua retenção e distribuição será feita através de uma politica de controle direcionada aos funcionários para que não haja falhas e perdas na empresa. Este tipo de linguagem facilitará o processo da empresa com mais agilidade, pois é uma linguagem visual para especificar, construir e documentar softwares dos clientes.
Ela tem o propósito de modelar para entendimento e documentação dentro de um processo de desenvolvimento. Esta linguagem define vários tipos de modelos que abrangem uma escala de modelos e requisitos funcionais no fluxo do trabalho para projetos de estrutura de classe e diagramas de componentes, ela nao será usada somente para programadores, mas também aos funcionários que estão componentes, ela não será usada somente para programadores, as também aos funcionários que estão envolvidos no projeto. Para que ela possa ser implantada na empresa, antes será desenvolvido um curso aos funcionários envolvidos no projeto, para que haja uma padronização, evitando conflitos futuros.
A Software Developer vai implantar um sistema de gestão da qualidade no desenvolvimento de softwares, baseada em qualidade de processos e de produtos eficientes, utilizando normas de qualidade de software e modelos de melhoria do processo dos softwares desenvolvidos. Assim, o uso dessas normas e técnicas serão utilizado de forma interligadas e inter- elacionadas para contribuir no desempenho da qualidade de forma cooperativa e integrada, visando atingir metas para que a empresa possa ser certificada, atingindo uma crescente demanda de clientes interessados nos produtos de software da Software Developer e buscando uma melhor competitividade de produtos dos concorrentes de mercado de software. 1. – FERRAMENTAS DA QUALIDADE Para que a administração dos projetos de software possa ser controlados o gerente de projetos utilizará algumas ferramentas de apoio que darão suporte para uma administração bem estruturada dentro da Software Developer. As ferramentas de apoio serão: diagrama de pareto, esta ferramenta permite descrever graficamente a identificação que é responsável pela maior parte dos problemas, após a construção deste gráfico, onde temos no eixo vertical são organizadas as quantidades de problemas apresentados em um determinado período, e na horizontal as quantidades de erros de cada tipo de erro em ordem crescente, o percentual de cada tipo de erro e o percentual acumulado ao longo dos tipo 6 OF22 crescente, o percentual de cada tipo de erro e o percentual acumulado ao longo dos tipos de erros etc. a partir deste gráfico nalisa-se os dados obtidos para uma tomada de decisão para verificar quais ações deverão ser tomadas e os tipos de erros que terão prioridades nas ações da Software Developer, assim o administrador do projeto poderá ter um controle dos erros dando suporte para uma decisão, já que a Software Developer também atua no suporte especializado em incidentes nos ambientes onde seus programas são Instalados; diagrama de causa e efeito, esta ferramenta identifica causas do problema envolvido de um processo produtivo, quando identificado este problemas e colocado como efeito no diagrama são identificados relacionados, depois são Identificados às causas do problema e colocados no diagrama também, assim este diagrama vai ajudar a entender as causas que deram origem ao problema durante o processo de produção do software; lista de verificações, esta lista é uma forma de coleta de dados referente aos fatos ocorridos para uma atividade ou problema, a finalidade dela é organizar os dados para facilitar o entendimento, serão implantadas listas de várias categorias, como listas de frequências, classificação de erros, listagem de defeitos, lista de verificação etc. cada setor erá a responsabilidade de implantar de forma eficiente às listas de verificações; histogramas, o histograma possibilita analisar as concentrações de comportamento de uma pesquisa dos dados obtidos, classificando os dados em classes e contagem de quantidade, traçando um retângulo cujas alturas são proporcionais as quantidades, assim o histograma permite uma visualização de forma resumida. 1. 3 – NORMA NBR ISO 9000-3 histograma permite uma visualização de forma resumida. A Software Developer vai implantar um sistema de gestão baseada nesta norma para garantir um controle maior os projetos, desenvolvimento, fornecimento, instalação e manutenção de software, visando atingir esta certificação. Ela vai orientar o estabelecimento de sistemas de qualidade nos produtos de software. Esta norma define e conceitua os termos de software produto de software e desenvolvimento. ? preciso primeiramente estruturar a empresa com profissionais envolvidos no sistema que tenham habilidades, e também administrar o desenvolvimento do software no levantamento e especificações corretas das necessidades ou requisitos dos usuários, dos objetivos da qualidade e dos critérios e aprovação, os quais devem reduzir o tempo de desenvolvimento, diminuindo custos e aumentando a lucratividade e a competitividade da empresa nos softwares, na verdade é necessária uma busca contínua da melhoria da qualidade de software. Software Developer vai implantar através da ISO-9003-3 as seguintes diretrizes: . efetuar o entendimento dos requisitos funcionais pelo contratante e contratada, . utilizar metodologias de desenvolvimento de software desde a concepção até a instalação do software; . Utilizar as metodologias de gerenciamento do projeto. 1. 4 – NORMA NBR ISO/IEC 9126-1
A Software Developer vai incluir no seu plano de projeto as normas da NBR ISO,’IEC 9126-1 , visando buscar uma alta qualidade de produto dos softwares desenvolvidos, através dessa norma a empresa vai buscar uma garantia de qualidade adequada ao cliente. Esta norma vai a . • liação da qualidade adequada ao cliente. Esta norma vai auxiliar na avaliação da qualidade em situações que podem apontar adequação eficiente ao cliente. Ela vai definir os requisitos da qualidade do software; avalia as especificações do software para verificar se vai satisfazer aos requisitos da qualidade durante o desenvolvimento; descreve as articularidades do software através de manuais de usuário; avalia o software antes da entrega; avalia o software antes da aceitação.
A Software Developer vai implantar no seu modelo de gestão o CMMI, ela quer essa certificação com intuito de integrar com as outras anteriormente definidas, buscando o máximo de qualidade nos softwares desenvolvidos, nos processos e nos atendimentos de suporte ao cliente. Ela pretende conquistar um crescimento de clientes muito rápido com as cert’ficações pretendidas. O CMMI vai oferecer a Software Developer oportunidade de liminar os obstáculos através desse modelo, ele é constituído pelas melhores práticas das atividades de desenvolvimento e manutenção indicando como são aplicadas aos produtos e serviços. Esse modelo cobre o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção, e ainda a empresa poderá oferecer um software com bons serviços, rápido e barato.
Além disso, vai auxiliar nos processos que permitem alinhar com os negócios da empresa, permitindo alavancar recursos e examinar as tendências de negócios de forma mais competitiva. Através dessa ferramenta a Software Developer poderá contar om auxilio nos problemas que estão enfrentando no dia a dia. Ela apresenta falha em alguns modelos básicos do sistema quando já estão em produção. A Software Developer prove serviços de suporte especializado para atuar em incidentes nos ambientes onde seus programas estão instalados, e, alguns problemas foram notados, mas com a implantação do CMMI-DEV na empresa esses problemas serão gerenciados e resolvidos com mais precisão e eficiência.
Um dos problemas é quando um cliente abre um ticket reportando um problema, o atendente anota em um caderno e faz uma avaliação pessoal de quanto é crítico o chamado para ntão classificá-lo, mas é possível notar a classificação totalmente diferente para problemas iguais quando é outro analista que atende. Outro problema é quando no desenvolvimento de uma nova correção os analistas enviam os pacotes para os ambientes em produção e executam atualizações imediatamente, mas vários problemas nos ambientes de produção dos clientes da Software Developer aconteceram coincidentemente logo após algumas atualizações, deixando o ambiente do cliente por horas parado e impactando diretamente nas operações.
A Software Developer também enfrenta problemas com os clientes, pois eles estão eportando que independente do tipo de problema, não há explicações claras do real motivo da causa raiz e normalmente não é aplicado às correções nos demais ambientes. 2 – PLANEJAMENTO DO PROJETO O planejamento de projeto busca estabelecer estimativas do projeto através das ferramentas que o gerente de projeto utilizará, ele vai elaborar um plano de projeto e obter comprometimento com o plano. O planejamento vai qualificar o tempo e o orçamento que um projeto custará, a sua finalidade é criar um plano do projeto onde o gerente de projeto possa usar para acompanhar o progresso de sua equipe. 0 DF 22