A falta de leitura entre os jovens
A FALTA DE LEITURA ENTRE OS JOVENS GOIÂNIA – GOIÁS 201 1 GOIANIA – GOIAS NCENTIVO A LEITURA UMA TAREFA BASICA DOS PAIS E UM DESAFIO AOS PROFESSORES Hoje no Brasil, segundo o IBGE, temos uma taxa de analfabetismo de 10,4% entre pess índice muito alto. OF4 O ensino deficiente é Svipe nextp total falta de estudo. hábito de leitura entr dizem os especialistas. o que ainda é um tão grave quanto ? a quase ausência de colar e universitária, Se por um lado, a prática não tem sido incentivada pela família, por outro, a escola não tem cumprido bem o seu papel, seja pela má formação dos professores, ou pela má remuneração oferecida os mesmos. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, friza que essa falta de hábito de leitura é uma realidade do Brasil, especificadamente. O jovens brasileiros lêem em media de 1,8 livro por ano, o indice mais baixo da America Latina, enquanto os franceses lêem em media de 8 livros no ano.
Não é de hoje que sabemos que muitos jovens têm certo desprezo pela leitura. A única coisa que os interessam são as revistas de fofocas e de adolescentes. Isso é um agravante fundamental em su sua formação. Um dos principais fatores causador desse desestimulo é a internet e outras tecnologias. Os jovens preferem uito mais acessar uma pagina na internet (onde passam horas e horas), ouvir uma musica, ir a uma festa, jogar conversa fora ou, ate mesmo pegar um cineminha. Não que todos esses exemplos que acabei de citar é proibido.
De forma alguma, é lazer, essencial na vida de qualquer ser humano. Mas quando preferem ter somente estas atividades como diversão, acoisa não fica tao legal quanto parece. Cultura, conhecimento e informação. Tudo isso aprendemos lendo, é fundamental para termos uma boa opinião, critica e concisão acerca de diversos assuntos. Sem isso, porém, ficam em falta com os temas da sociedade e terão apenas uma humilde pinião dentro de suas cabeças e baseada em fatos minúsculos e incertos. Surge muitas vezes daí, o motivo de não gostar de opinar.
A falta de leitura atrapalha na elaboração de textos chegando a afetar muitos jovens na redação de concursos, sobretudo o vestibular. O famoso medo de enfrentar um papel em branco. Reverter essa situação parece ser difícil. Mas nao é, basta querer! Para as pessoas pobres que não possuem recursos para comprar um livro ou ate mesmo um jornal, existem locais que disponibilizam leitura gratuita. Atualmente, há muitos projetos que a incent existem locais que disponibilizam leitura gratu ta.
Atualmente, á muitos projetos que a incentiva. O SESC criou um programa chamado BIBLIOSESC, que leva gratuitamente aos bairros, onde não há bibliotecas publicas. Uma biblioteca ambulante instalada em um caminhão baú, equipadas com prateleiras para guardar e exibir um rico e diversificado acervo literário. Todos os dias a BIBLIOSESC, esta em um bairro, onde permanecerá o dia inteiro no local, (permitindo a consulta e o empréstimo domiciliar de livros) e retornará ao mesmo bairro 15 dias depois.
Essa rotina é mantida por seis meses, para justamente desenvolver o hábito da leitura Acreditamos que não ira adiantar esse projeto, se a triste ealidade continuar do jeito que sempre foi, como: muitos pais e instituições de ensino não incentivam seus filhos e alunos a leitura, o que os faz trazer consigo um hábito normal em sua rotina, deixando-os, cada vez mais despreparados para uma vida sadia com palavras. Portanto fica claro que o desinteresse de certos jovens pela leitura é de responsabilidade de uma boa educação familiar eou pedagógica.
Não que esse fato seja uma defesa para a massa desprovida do saber, muito pelo contrario (ate porque existe uma pequena frase chamada: VONTADE PRÓPRIA), é uma verdade lastimável. O REFLEXO DA FALTA DE LEITURA NA INFÂN frase chamada: VONTADE PRÓPRIA), é uma verdade lastimável. O REFLEXO DA FALTA DE LEITURA NA INFÂNCIA, NA VIDA PROFISSIONA Entre as conseqüências da leitura e da escrita deficientes nos meios profissionais, talvez a mais marcante seja a fragmentação do conhecimento.
Para o professor Sérgio Nogueira, isso acarreta uma dificuldade de compreensão mais ampla do mundo, o que é prejudicial em qualquer profissão. “A cultura adquirida pela leitura é mais sólida e permanente,” afirma. Ana Arruda Callado, entretanto, ironiza. “A falta de leitura seria prejudicial profissionalmente se alguém se Importasse com isso, hoje m dia. Eu leio coisas absurdas nos meios profissionais. As pessoas estão relaxando, não se preocupam mais em escrever corretamente.
E a tal ‘linguagem da internet também dificulta. ” Mas complicações nos meios profissionais acabam sendo só a ponta do iceberg. O professor Muniz Sodré é categórico. “A consciência da cidadania passa pela educação formal. ” Para ele, um analfabeto total ou alguém que nao domine bem as habilidades de leitura e de escrita acaba se tornando um cidadão de segunda classe, marginalizado. Então após apresentado os prós e os contras, faça a sua parte. Incentive a leitura. Leia! 4DF4