A filosofia como criação do gênio helênico

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Professor André A filosofia como criação do gênio helênico A filosofia como termo ou conceito, é considerada pela quase totalidade dos estudiosos como criação própria do gênio dos gregos. Efetivamente, enquanto todos os outros componentes da civilização grega encontram correspondência junto aos demais povos do Oriente que alcançaram elevado n(vel de civilização antes dos gregos (crenças e cultos religiosos, manifestações artísticas de natureza diversa, conhecimento e habilidades técnicas de vários tipos, instituições políticas, organizações militares etc. no que se refere à filosofia encontramo-nos, ao invés, diante de um fenômeno tão novo que não só não encontra Swipe nentp correspondência pre OF4 nada tem de estreita a superioridade dos ponto especifico é d qualitativo, pois os q ao mas tampouco go. Dessa forma, utros povos nesse quantitativo, mas do a filosofia, constitui novidade absoluta.

Assim, se os egípcios desenvolveram e transmitiram a arte do cálculo, os gregos, particularmente a partir dos pitagóricos, elaboraram uma teoria sistemática do número; E se os babilônios fizeram uso de observações stronômicas particulares para traçar as rotas para os navios, os gregos as transformaram em teoria astronômica orgânica. Quem não levar isso em conta não poderá compreender por que, sob impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção completamente di Swipe to kdew next page diferente da oriental.

Em particular, não poderá compreender por que motivo os orientais, quando quiseram se beneficiar da ciência ocidental e de seus resultados, tiveram de adotar também algumas categorias da lógica ocidental. Com efeito, a ciência não é possvel em qualquer cultura. Há idéias ue tornam estruturalmente impossível o nascimento e o desenvolvimento de determinadas concepções, e até mesmo idéias que impedem toda ciência em seu conjunto, ao menos como hoje a conhecermos.

Pois bem, por caus de suas categorias racionais, foi a filosofia que possibilitou o nascimento da ciência e, em certo sentido, a gerou. E conhecer isso significa também reconhecer aos gregos o mérito de terem dado uma contribuiao verdadeiramente excepcional à história da civilização. Fonte: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. vol. 1. 2. ed. Traduçao IVO storniolo. sao Paulo: paulus, 2004.

Gênese, natureza e desenvolvimento da filosofia antiga A filosofia foi criação do gênio helênico: não derivou aos gregos a partir de est[mulos precisos tomadas das civilizações orientais; do oriente, porém, vieram alguns conhecimentos científicos, astronômicos e matemático=geométricos, que o grego soube repensar e recriar em dimensão teórica, enquanto os orientais os concebiam em sentido prevalentemente prático.

Assim, se os egípcios desenvolveram e transmitiram a arte do cálculo, os gregos, particularmente a partir dos pitagóricos, elaboraram uma teoria sistemática do numero; e se os babilônios fizeram uso de bservações astronômicas particulares para traçar as rot número; e se os babilônios fizeram uso de observações astronômicas particulares para traçar as rotas para os navios, os gregos as transformaram em teoria astronômica orgânica.

As formas da vida grega que preparam o nascimento da filosofia A filosofia surgiu na Grécia porque justamente na Grécia formou- se uma temperatura espiritual particular e um clima cultural e político favoráveis. As fontes das quais derivou a filosofia helênica foram: 1) a poesia; 2) a religião; 3) as condições sociopolíticas adequadas. ) A poesia antecipou o gosto pela harmonia, pela proporção e pela justa medida (Homero, os Líricos) e um modo particular de fornecer explicações remontando às causas, mesmo que em nível fantástico-poético (em particular com a Teogonia de Hesíodo). ) A religião grega se destinguiu em religião pública (inspirada em Homero e Hesíodo) e em religião dos mistérios, em particular a órfica. A religião pública considera os deuses como força naturais ampliadas na dimensão do divino, ou como aspectos característicos do homem sublimados. A religião órfica considera o homem de modo dualista: como alma imortal, oncebida como demônio, que por uma culpa originária foi condenada a viver em um corpo, entendido como tumba e prisão Do Orfismo deriva a moral que põe limites preciosos a algumas tendências irracionais do homem.

O que agrupa essas duas formas de religião é a ausência de dogmas fixos e vinculantes em sentido absoluto, de textos sagrados revelados e de intérpretes e de guardiões desta revelação (ou seja, sacerdotes preparados para essas tarefas precisas). po 3 guardiões desta revelação (ou seja, sacerdotes preparados para essas tarefas precisas). por tal motivo, o pensamento filosófico ozou, desde o início, de ampla liberdade de expressão, com poucas exceções. 3) Também as condições sócio-econômicas, conforme dissemos, favoreceram o nascimento da filosofia na Grécia, com suas caracterísricas peculiares.

Com efeito, os gregos alcançaram certo bem-estar e notável liberdade politica, a começar das colônias do Oriente e do Ocidente. Além disso, desenvolveu-se forte senso de pertença à Cidade, até o ponto de indentificar o ‘indivíduo’ com o ‘cidadão’, e de ligar estreitamente a ética com a politica. Conceito e objetivo da filosofia antiga A filosofia (z amor pela sabedoria) tem por objeto a totalidade das Olsas (toda a realidade, o ‘todo’) nisto confina com a religião; um método racional, e nisto tem contatos com a ciência . om a qual por certo período se indentifica); além disso, tem como escopo a pura ‘contemplação da verdade’, ou seja, o conhecimento da verdade enquanto tal, e nisto se diferencia das artes, que tem intuito prevalentemente prático. a contemplação da verdade que é aspiração natural do homem – é vista como fundamento da moral e também da vida política no seu mais alto sentido: e os filósofos consideram-na o momento supremo da vida do homem, fonte da verdadeira felicidade. 4DF4

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