A firma
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ADVOGANDO A SONEGAÇÃO A FIRMA, Direção: Sidney Pollack. EUA: Orion- Paramount Pictures, 1993. 1 DVD (154 min), NTSC, son. , calor. “A FIRMA” é um filme de suspense e drama que passa na década de noventa e retrata a história de um jovem advogado Mith (Tom Cruise) recém formado. Mith com seu perfil deslumbrante despertou um interesse muito grande nos sócios da vantagens ele aceita firma, que era localiz de Bendini, Lambert considerada uma pe OFY S. p to page salário e diversas eçar a trabalhar na his, e tinha o nome 1 advogados e era na empresa no omeço era agradável, com bom aspecto, era bem harmonioso entre os funciónarios, mas depois ficou bem tenso. Para Mith, tudo estava correndo como desejado até o dia que foi procurado por Wayne (Ed Harris) um agente do F. B. I. o qual revela que a firma onde Mith trabalha estava envolvida com lavagem de dinheiro e com a máfia.
O agente também revela que praticamente todos os advogados ao saberem da informação procuraram sair da firma, mas foram mortos misteriosamente. Swipe to page misteriosamente. Com isso, o agente propõe a Mith a entrega das cópias dos arquivos que incriminam a empresa. Mith percebe que quando entrou na firma sua vida mudou completamente, sua vida estava sendo vigiada e sua família correndo riscos. Desesperado ele revela tudo a sua esposa Abby (Jeanne Tripplehorn). A partir daí, Mith planeja uma estratégia eficaz e começa agir para alcança-la.
Com ajuda de sua esposa Abby e de sua amiga Tammy (Holly Hunter), eles conseguem cópias de todos registros bancários dos clientes e os artigos de incorporação onde constam todas as sonegações das horas a mais que os advogados vinham trabalhando. No entanto, ele decide passar para o F. B. I. omente as sonegações das horas a mais trabalhadas, o que não iria arruinar sua carreira de advogado, pois Mith queria apenas apresentar boa aparência a todos e prefere pedir demissão da firma e seguir sua vida ao lado de sua esposa Abby, mas levando com ele todas as cópias dos documentos que incriminam a firma.
Diante da escolha de Mith, em entregar parte dos documentos e a outra parte levar com ele, mostra que na realidade ele está sendo pouco ético, pois não revela as falcatruas da firma. Mith prefere “lavar suas mãos” e fugir das suas responsabilidades, de seus valores lavar suas mãos” e fugir das suas responsabilidades, de seus valores e de sua cultura do que agir eticamente. Mith no inicio mostra uma grande motivação diante dos sócios o que leva a esquecer de sua vida amorosa, deixando sua esposa Abby em último plano e com isso seu relacionamento foi se desgastando.
A maneira que a firma age em relação aos benefícios que são oferecidos (como casas e carro de luxo para os funcionários), é somente uma forma de iludir e maquiar, para depois aprisioná- los a um trama onde o funcionário deve escolher entre aliar-se a empresa ou morrer misteriosamente. Dentro da firma, para os sócios o mais importante era a união entre as familias, mas pra quê essa união?
Se no final o advogado que rejeitar se aliar na empresa é morto e a consideração com a familia na verdade era em vão. Para eles o que interessava era somente a união da família quando o advogado se aliava e concordava com as falcatruas da firma. Ao sonegar impostos, a empresa acarreta danos não apenas a ela, mas a todas as empresas e ao estado, e a firma que Mith trabalha pouco se importa com esse fato o que eles querem é arrecadar mais dinheiro, onde é dividido entre os SÓCIOS. 3