A força das comunidades virtuais

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS “SAGRADO CORAÇÃO” DIRETORIA DO ENSINO SUPERIOR COLEGIADO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PAULA CRISTINA TRÉS MARCELLY FRANCISCO SANTANA OF6 p A FORÇA DAS COMU LINHARES podemos dizer que as comunidades virtuais tem sido importante no meio social. Tornando-se uma ferramenta importante na ajuda das pessoas que as escolhem como um meio da Comunicação Mediada por Computador (CMC). CONCEITOS DE COMUNIDADES Alguns autores clássicos acreditavam que comunidade e sociedade trabalhavam como oposições, como se a comunidade epresenta-se as aldeias, família e sociedade seria a parte responsável pelo egoísmo e frieza. Para Tónes, citada por Raquel da Cunha Recuero, “O método consistia em escolher somente um caso e livrá-lo das impurezas do mundo observável, a fim de encontrar o princípio de acordo com o qual o caso em questão ‘funcionaria’ em circunstâncias ideais”. Ele procurou sempre conceituar comunidade de uma forma natural e “pura”.

Com as mudanças constantes sofridos pela sociedade segundo Emile Durkheim, “a sociedade nao teria um caráter menos natural do que a comunidade, pois existiriam pequenas semelhanças e atitude nas pequenas aldeias e grandes cidades Admite também que aquela se desenvolve primeiro e, a segunda, é seu fim derivado” (Aldus 1995:118) citado por Raquel da Cunha Recuero. Durkheim defendia que comunidade e sociedade teriam caráter natural. para Marx Weber a comunidade teria uma ação social entre as pessoas.

Segunda Weber, aspectos, tais como, conflitos, conviVio social e não mais como alguns autores defendiam o conceito relacionado à relação familiar. Segundo Beamish,(www. eptic. com. br, vol. X, n. 1, enero – abr. / 2008, Ribas e Zlviani), o significado de comunidade giraria m torno de dois sentidos mais comuns. O primeiro refere- se ao lugar físico, geográfico, como a vizinhança, a cidade, o bairro. Assim, as pessoas que vivem em um determinado lugar geralmente estabelecem relações entre si, devido à proximidade física, e vivem sob convenções comuns.

O segundo significado refere-se ao grupo social, de qualquer tamanho, que divide interesses comuns, sejam religiosos, sociais, profissionais, etc. 3 – VANTAGENS E DESVANTAGENS Muito se fala que com o avanço da tecnologia é quase que impossivel ser uma incógnita. Por quê? Por que com tantos eios de se comunicar torna-se impossível não fazer parte dessa multidão de usuários de comunidades virtuais como fóruns. Obter informações hoje é muito fácil, basta querer, por esse motivo há vantagens e desvantagens. Pois para tudo no mundo tem o seu lado bom e seu lado ruim. 3. -VAN AGENS: É cada vez mais notável que com a popularização da internet as pessoas passaram a participar de sites de noticias, chamados de fóruns, comunidades como o orkut e chats entre outros. Com toda essa popularização, é possível conseguir divulgação do currículo, empregos melhores… As comunidades virtuais são tão populares que é capaz de juntar essoas que estão separadas a quilômetros de distancia, iliares e ate mesmo em 3 virtuais são extremamente importante para o desenvolvimento da internet e não fica só nisso cresce também o intelecto de quem utiliza essa ferramenta. . 2 – Desvantagens Com a explosão da internet tudo ficou muito mais explicito como a vida particular e profissional. Estudiosos afirmam que se deve ter multo cuidado com os acessos em certas comunidades virtuais, pois tais comunidades podem ser vinculadas com facções que fazem apologia as drogas, rmas, violência, abuso sexual, pedofilia e entre outras coisas.

A grande desvantagem das comunidades virtuais é o risco de que a todo o momento pode se esta sendo enganado, como por exemplo, os chats (salas de bate-papo) ou o orkut é muito comum menores de idade, mentir suas idades e mesmo assim continuar utilizando os serviços sem receber punições cabíveis, quando não é o contrário que acontece, como pessoas mais velhas que se dizem mais novas para se torna mais íntimos de moças e rapazes com segundas intenções.

Em fim pode se dizer que ao mesmo tempo em que é uma rande ferramenta para se obter conhecimento, é também uma arma silenciosa, que se torna mais poderosa por falta de denuncia. 4. A FORÇA DAS COMUNIDADES Estudiosos afirmam que será muito comum o uso das comunidades virtuais para todo e qualquer tipo de assunto. por Crislaine Coscarelli: “A facilidade de se comunicar e trocar informações faz dessas redes objetos valiosos para quem está em busca do conhecimento na rede mundial de computadores. ” wwwv. universiabrasil. et Segundo Coscarelli, as comunidades virtuais são a evolução das bibliotecas, pois consegue- es muito mais rápido Quantidades de ecomendada para ISituação em que a ferramenta é Comunidades que a implementação em uma comunidade Funcionalidades Bate-papo I Funcionalidade foi I encontrada I Oferecer interação em tempo real entre os visitantes Lista de discursão 18 Proporcionar o desenvolvimento de relacionamento os I usuários Fóruns de discussão” Enquetes 19 16 I Idem a “lista Forma de obter feedback a uma ação feita ou a ser feita Comércio eletrônico Comercializar produtos o serviços e levantar fundos para comunidade I Jogos I manutenção da I Garantir a diversão do usuário. Dependendo do objetivo da I comunidade, ode desviar o foco Pesquisas de dados pessoais do usuário 1 Conhecer os usuários habitantes da comunidade S Livro de visitas 2 oportunidade para críticas e sugestões Cartões virtuais 14 Meio de propaganda. Dissemina a URL e nome da comunidade para possívels novos habitantes Exigência de login para acesso interno 15 Implementar quando disponibilizar conteúdo de interesse I privado Oportunidade de publicação de artigos do 13 Caso objetive uma comunidade voltada à educação usuano interessante Contato com o(s) desenvolvedor (es) Contato direto do usuário com o desenvolvedor I considera-se

Vendas

0

Parabéns! Seja Bem Vindo(a)! O objetivo desse manual é de orientar você usuário que quer se tornar um empreendedor de

Read More

Analise do projovem

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA. POLO

Read More