A história da armazenagem
Universidade Paulista UNIP Prof. Francisco – Movimentação e Armazenagem A História da Armazenagem Curso: Logística sao paulo 2012 Os diferentes materi constituem suportes dos equipamentos q recorrendo o seu fab e sofisticados, o que OFY nas nossas vidas oderna. Muitos ez mais complexos W. p nent page mais inovadores eficiência, as crescentes necessidades de consumo das sociedades modernas. A produção de materiais e produtos tem crescido fortemente, em quantidade e em tipo, com maior relevo a partir da revolução industrial.
Na realidade, a última geração humana produziu mais materiais e produtos que todas as centenas de gerações anteriores. O consumo humano aumentou dezesseis vezes no século XX, tendo passado de 270 milhões de contos para 4 300 mil milhões. Desta forma facilmente se compreende que há necessidade de criar condições que permitam produzir, armazenar e distribuir corretamente os produtos e as diferentes matérias-primas, no intuito de fazê-las chegar em boas condições até ao consumidor final.
A partir do momento em que o Homem deixou de ser nômade passou a viver de modo sedentário, sentiu necessidade de construir abrigos e posteriormente habitações junto das quais locais para o culto religioso, grandes edifícios e muitas outras realizações humanas como a Grande Muralha da China ou as pirâmides do Egito. Desde muito cedo que o ser humano se apercebeu que podia tirar partido da força animal para transportar mercadorias e mantimentos de que necessitava.
Hoje em dia, a realidade é completamente distinta, a necessidade existente relativamente ao consumo de produtos aumentou xponencialmente, surgindo assim também, a necessidade de se criarem grandes espaços destinados ao armazenamento de produtos e, conseqüentemente a sua movimentação, transporte e comercialização. Os armazéns surgiram na conseqüência de uma grande necessidade, ou seja, reter mercadorias de forma apropriada de modo a preservar as características dos produtos e, em simultâneo, facilitar a circulação e distribuição de mercadorias.
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de atérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor. Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas.
Na prática isto só é possivel se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos. Há algum tempo, o conceito de ocupação fisica se concentrava ais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado ? armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado.
Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, ntão, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa m termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.
A importância da “Armazenagem” na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre: Suprimento, Produção e Distribuição. BIBLIOGRAFIA * http://pt. wikipedia. org/wiki/Armazenagem * http:h’negocios. maiadigital. pt/hst/sector_actividade “armazenagem/caracterizacao/esboco * http://•vw. a. nw. biblioteca. sebrae. com. br/bds/bds. nsf /307B6A2ADA84165C0325 3