A situação do idoso no brasil

Categories: Trabalhos

0

Introdução O envelhecimento é uma questão explorada por pesquisadores e estatísticos por meio de investigações cientificas encontradas em literatura nacional e internacional, que revelam a projeção notória desta população de idosos. No panorama mundial, bem como em países em desenvolvimento, a população idosa aumenta significativamente e o contraponto dessa realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade.

Diante disto, a preocupação com esse novo perfil populacional vem gerando, nos ultimas anos, inúmeras iscussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequa devido ao fato de qu específicos e direcio processo de envelhe Sendo assim, esse tr org tc view população. Isso quer cuidados dvindas com o da sociedade. lvendo tem por finalidade discutir sobre a situação social do idoso no Brasil, considerando os aspectos demográficos, epidemiológicos e os aspectos psicossociais com destaque para a aposentadoria, a importância da família, as relações interpessoais e seus direitos garantidos por lei. opulação aumentam-se os gastos com saúde e assistência médica, altera o mercado de trabalho, modifica a composição e organização da família.

Porém é preciso compreender que o envelhecmento é um processo natural, inevitável e Irreversível, portanto não deve ser tratado somente com soluções médicas, mas sim por meio de intervenções sociais, econômicas e ambientais. Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dar-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acontecem de forma particular em cada indivíduo com sobrevida programada. ? uma fase em que ponderando obre a própria existência, o individuo idoso conclui que alcançou muitos objetivos, mas também sofreu muitas perdas, das quais a saúde se destaca como um dos aspectos mais afetados. A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como idoso um limite de 65 (sessenta e cinco) anos ou mais de idade para os indivíduos dos países desenvolvidos e 50(sessenta) anos ou mais de idade para indivíduos de países subdesenvolvidos. No Brasil, a essoa é considerada idosa legalmente após os 50(sessenta) anos de idade, a partir daí passa a ter vários benefícios e direitos que são garantidos por lei.

A Constituição Federal de 1 988 representa um marco muito importante na trajetória de lutas pelos direitos da pessoa idosa, foi ela que introduziu em suas disposições gerais o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede de proteção socia PAGFarl(Fq em suas disposições gerais o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede de proteção social alterasse o seu enfoque estritamente assistencialista, passando a ter a conotação mpllada de cldadania.

Alguns artigos da Constituição Federal de 1988 referem-se ao idoso como o artigo 30 que tem como objetivos fundamentais a constituição de uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; no artigo 227 é recomendada a criação de programas de prevenção e atendimento especializado, a facilitação do acesso de bens e aos serviços coletivos, com eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos; no artlgo 229 acrescenta que os filhos maiores têm o dever de judar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;No artigo 230 estabelece que A família, a sociedade e o Estado, têm o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida. Família e relações interpessoais Em todas as fases da vida a família exerce uma importância fundamental no fortalecimento das relações, embora muitas vezes a familia tenha dificuldades em aceitar e entender o envelhecimento de um ente, tornando o relacionamento familiar muito difícil. O individuo idoso perde a posição de comando e decisão que estava acostumado a exercer e as relações entre ais e filhos se modificam. Consequentemente as pessoas idosas se tornam cada vez mais dependentes e inverte os papeis.

Os filhos geralmente passam a ter responsabilidades pelos pais, mas muitas vezes esquecem uma das mais importantes necessidades: a de serem ouv PAGF3rl(Fq responsabilidades pelos pais, mas muitas vezes esquecem uma das mais importantes necessidades: a de serem ouvidos. Os pais muitas vezes quando manifestam a vontade de conversar percebem que os filhos não têm tempo de escutar-los. O ambiente familiar pode determinar as características e o comportamento do idoso. Assim, na família sadia, onde redomina a harmonia entre as pessoas, possibilita o crescimento de todos incluindo o idoso, pois todos possuem funções, papéis, lugares e posições e as diferenças de cada um são respetadas e levadas em consideração.

Em famílias onde há desarmonia, falta de respeito e não reconhecimento de limites, o relacionamento é carregado de frustrações, com indivíduos deprimidos e agressivos. Essas características promovem retrocesso na vida das pessoas. O idoso torna-se isolado socialmente e fica com medo de cometer erros e ser punido. É notável que para cada família o envelhecimento assume iferentes valores que, dentro de suas peculiaridades, pode apresentar tanto aspectos de satisfação como de pesadelo. Além da família, o convívio em sociedade permite troca de carinho, experiências, idéias, sentimentos, conhecimentos, duvidas, alem de uma troca permanente de afeto. O idoso precisa estar engajado em atividades que lhe faça se sentir útil.

Mesmo quando for bem de condições financeiras, o idoso deve estar envolvido em atividades ou ocupações que lhe proporcione prazer e felicidade. A atividade de grupo é uma maneira de manter o individuo engajado socialmente, onde a relação com outras pessoas ontribui de forma significativa em sua a relação com outras pessoas contribui de forma significativa em sua qualidade de vida. Ele precisa ter vontade de participar de grupo para assim poder usufruir dele, com isso, irá melhorar e tornar satisfatória sua vida. A família a sociedade e o poder público devem garantir ao idoso, condições de vida apropriada, assegurar os direitos da cidadania, acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade, a defesa da dignidade, o bem-estar.

Os direitos previstos em lei O idoso tem direito de viver preferencialmente junto à família e eve ter liberdade e autonomia, não pode sofrer discriminação de qualquer natureza, devem ser respeitados pelos motoristas de anibus, que devem atender suas solicltaçbes de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o ônibus parado. Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local vis[vel com os seguintes dizeres: “Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial. O idoso tem direito a suas necessidades básicas como:

Aposentadoria após completar o tempo de serviço de 35 anos para os homens e 30 anos para a mulher; A aposentadoria proporcional por idade 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres; Ao benefício de prestação continuada, se tiver idade superior a 65 anos e não possuir outras rendas e sua família não dispuser de meios para assisti-lo;•receber apoio jurídico do Estado, se não tiver meios de provê-los; Acolhimento provisório através assisti-lo;•receber apoio jurídico do Estado, se não tiver meios de provê-los; Acolhimento provisório através de Centros-Dia, e / u Casas-Lares; Ser atendido nos plantões sociais da Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social, recebendo orientação, encaminhamentos, óculos e documentação. O idoso tem direito a saúde: O poder público deve garantir ao idoso acesso à saúde; Criar serviços alternativos de saúde para o idoso; Prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso; Tem direito ao atendimento preferencial nos postos de saúde e hospitais municipais, juntamente com as gestantes, deficientes, devendo os mesmos serem adaptados para o seu atendimento; De ser vacinado anualmente contra gripe e pneumonia; O idoso deve er informado sobre a prevenção e controle da osteoporose.

O idoso tem direito a educação: A educação será efetivada mediante a garantia de ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; Aos órgãos estaduais e municipais de educação compete: Implantar programas educacionais voltados para o idoso, estimulando e apoiando assm, a admissão do idoso na universidade; Incentivar o desenvolvimento de programas educativos voltados para a comunidade, ao idoso e sua farnllia, mediante os meios de comunicação de massa; Incentivar a inclusão nos programas ducacionais de conteúdo sobre o envelhecimento; Incentivar a inclusão de disciplinas de Gerontologia e Geriatria nos currículos dos cursos superiores.

O idoso tem direito à moradia: Aos órgãos públicos, no âmbito estadual e munic PAGFsrl(Fq idoso tem direito à moradia: Aos órgãos públicos, no âmbito estadual e municipal, cabe:Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares;lncluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitação e adaptação de moradia, considerando seu estado físico e sua independência de locomoção; Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular. O idoso tem direito à justiça: Todo cidadão tem o dever de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso; Ao Ministério da Justiça (nos âmbitos estaduais e municipais) compete zelar pela aplicação das normas sobre o idoso, determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos, assim como acolher as denúncias para defender os direitos da pessoa idosa junto ao Poder Judiciário. O idoso tem direito ao transporte:

Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi- urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares;para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade; No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação especifica: – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários- mínimos; II – desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, o valor das passagens, para os idosos que excederem as v de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos. O idoso tem dlreito ao lazer: Os aposentados e idosos têm direito a meia-entrada para ingresso nos cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos.

O idoso tem direito ao esporte: As unidades esportivas municipais deverão estar voltadas ao atendimento esportivo, cultural, de recreação e lazer da população, destinando atendimento específico às crianças, aos dolescentes, aos idosos e aos portadores de deficiência; •O município deve destinar recursos orçamentários para incentivar a adequação dos locais já existentes e a previsão de medidas necessárias quando da construção de novos espaços, tendo em vista a prática de espartes, de recreação e de lazer por parte dos portadores de deficiências, idosos e gestantes de maneira integrada aos demais cidadãos. Idoso tem direito a assistência social: A assistência social aos idosos será prestada, de forma articulada, conforme os princípios e diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, na Política Nacional do Idoso, no Sistema Unico de Saúde e demais normas pertinentes.

Conclusão De acordo com o que pesquisei e discorri até aqui, pude perceber que a situação social da pessoa idosa no Brasil revela a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre as relações do idoso na família e na sociedade, aspectos enfatizados nas salas de aulas sobre tudo na formação de profissionais da área da saúde e da educação. Neste texto eu tentei expor a situação s PAGF8rl(Fq formação de profissionais da área da saúde e da educação. Neste texto eu tentei expor a situação social do idoso brasileiro por questões pertinentes aos aspectos epidemiológicos, demográficos, psicossocials, evidenciando a relação afetiva e família e os direitos concedidos ao idoso por meio de leis após a constituição de 1988.

Acredito que esses aspectos, embora já tenha sido amplamente discutidos e publicados nos mais diversos meios de divulgação de conhecimento, não se encontram esgotados na sua temática e continuam merecendo destaque e atenção, bem como discussões voltadas para a inclusão social e cumprimento dos direitos do idoso. A imposição de padrões estéticos de produtividade e de socialização aponta para a exclusão do idoso e é por meio de divulgação do conhecimento que poderemos compreender que não basta almejar a vida longa, mas a melhor qualidade para o idoso viver. Referencias Bibliográficas BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federativa do Brasil: Promulgada em 05 de outubro de 1988. DEBERT. G. G A antropologia e o estudo de grupos e das categorias de idade. In: BARROS, Myriam Moraes Lins de. Velhice ou terceira idade? 2 ed. Rio de Janeiro:FGV 2000. MINAYO. Maria cecília de RAJR. carlos E. A. PAGFgCfq

Gestao da produção

0

Um modelo de condução do processo de outsourcing e um estudo Hercules na Vernalha; Sílvio R. I. Pires de caso

Read More

Acessibilidade nas escolas

0

Acessibilidade aos deficientes f[sicos nas escolas O desafio da inclusão A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado

Read More