A técnica do incidente crítico

Categories: Trabalhos

0

ESTUDO DIRIGIDO DOS TEXTOS: FLANAGAN, John C. A técnica do incidente crítico. URBANO SALIDO, Cristóbal. El análisis de citas en trabajos de investigadores como metodo para el estudio del Uso de información en bibliotecas. Objetivo do estudo: 1 – levar o aluno a compreender o alcance e as aplicações da análise de citações como instrumento de estudo de usuários; 2 – levar o aluno a compreender o alcance e as aplicações da técnica do incidente crítico como instrumento de estudo de usuário as condições em que distintos instrument TEXTO 1 E QUESTÕES: or7 to nen o a reflexão sobre to e a aplicação de studos de usuários. Qual a definição de incidente crítico? R: Qualquer atividade humana observável que seja suficientemente completa em si mesma para permitir inferências e previsões a respeito da pessoa que executa o ato. 2 Em que consiste a técnica do incidente crítico? R: Para ser critico um incidente deve ocorrer em uma situação onde o propósito ou intenção do ato pareça razoavelmente claro ao observador e onde suas conseqüências sejam suficientemente definidas para deixar claras poucas dúvidas no que se refere aos seus efeitos.

Essencialmente o procedimento era a obtenção de relatórios de primeira mão, ou relatórios objetivos, da execução satisfatória ou não da tarefa determinada. O individuo cooperador descrevia uma situação na qual o sucesso ou o fracasso fora determinado por causas especificas relatadas. Este programa de psicologia fo implantado nos Estados Unidos durante a II guerra mundial no verão de 1941 e princípios de outono de 1941. 4 Quais as principais aplicações da técnica do incidente cr[tico pela equipe do Instituto Americano para Pesquisa?

R: A maior aplicação da técnica do incidente critico é para serem sados como base na construção de testes de seleção, cobrindo tanto os fatores de aptdão quanto os fatores atitude. 5 Quais as principais áreas de aplicação da técnica do incidente crítico na Universidade de Pittsburgh? R: Ela ilustra a aplicação da técnica do incidente cr[tico ao estudo da personalidade, acredita se que este estudo fornece excelente exemplo das possibilidades para o desenvolvimento de descrições comportamentais mais especificas. 0 que é considerado a essência da técnica do incidente crítico? R: A essência da técnica é que somente tipos simples de ulgamentos são solicitados do observador, apenas relatórios de observadores qualificados são incluídos, e todas as observações são avaliadas pelo observador em termos de um acordo com a afirmação do proposito da atividade. 7 Como é desenvolvido o processo de coleta de dados na aplicação da técnica do incidente crítico?

R: A técnica do incidente crítico é freqüentemente PAGFarl(F7 R: A técnica do incidente critico é frequentemente usada para a coleta de dados nas observações previamente feitas, as quais são relatadas de memória. Isso é satisfatório quando os incidentes elatados são razoavelmente recentes e os observadores forem motivados a fazerem observações detalhadas e avaliações ao mesmo tempo que ocorre o incidente. 8 Quais os principais instrumentos empregados na aplicação da técnica do incidente crítico?

R: medidas desempenho típico (critérios), medidas de eficiência (amosta-padrão) 9 Quais os principais usos na aplicação da técnica do incidente crítico? R: treinamento, seleção e classificação, projeto de trabalho e purificação, procedimentos de operação, projeto de equipamento, motivação e liderança (atitudes), aconselhamento e sicoterapia. 10 Identifique e referencie dois estudos de usuários de informação ou biblioteca realizados no Brasil que aplicaram a técnica do incidente crítico.

R: Estudo número 1: O uso do Portal CAPES na área da Biomédica: Estudo de caso de assimilação da informação. O trabalho parte da questão do uso do Portal de Periódicos Eletrônicos da CAPES se ele está contribuindo para produção de novos conhecimentos na área biomédica, e é nesse sentido que está sendo proposto um estudo sobre o impacto do uso do portal da CAPES no processo de geração do conhecimento por esquisadores doutores na área biomédica.

A pesquisa realizada pode ser caracterizada como exploratória, descritiva e qualitativa, utilizando-se a técnica do incidente crít PAGF3rl(F7 como exploratória, descritiva e qualitativa, utilizando-se a técnica do incidente critico, que permite uma detalhada reconstrução do que acontece no contato entre um usuário e um estoque de informação. MARTINS, M. F. M. O uso do Portal Capes na área biomédica: estudo de caso de assimilação da informação. DisponlVel em. http://www. icmlg. org/program/track3/public/documents/Maria 20de%20Fatima%20Moreira%20Martins-174851 . doc.

Estudo número 2: Gestão de recursos humanos: levantamento de usos e usuários numa biblioteca universitária numa escola de biblioteconomia. Este estudo de usuários é parte de uma investigação mais ampla que comparou usos e usuários de três bibliotecas universitárias existentes em um mesmo conglomerado. Pretendeu demonstrar a importância do profissional da informação na manutenção da qualidade e do bom funcionamento das unidades de informação universitárias. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa inclui diferentes nstrumentos de coleta de dados tendo sido aplicadas entrevistas e incidente crítico.

DUARTE, A, B, S Gestão de recursos humanos: levantamento de usos e usuários numa biblioteca universitária numa escola de biblioteconomia. Disponível em. http://www. cab. ufsc. br/repositorio/tra balhoserebd2007/trabalho _02. pdf TEXTO 2 E QUESTOES: investigadores como método ara el estudio del Uso de información en bibl faz parte de que área da Ciência da Informação? R: Biblioteconomia. (estudo da Informação nas bibliotecas e estudo de usuários) 2 Quais as posições que o texto menciona e quem as defende obre a validade e utilidade da análise de citações em estudos de uso de informação de usuários de bibliotecas?

R: Para Broadus 1985 e 1985b e Lancaster 1996 dados de citação no país, ou que afetam a literatura sobre um assunto atual, são muito mais fáceis de se obter e geralmente, são iguais ou mais importantes para os próprios usuários. Estudos feitos mostram a necessidade de locais de usos de fontes de informação. Inclui McCain e Bobick 1981, Buchanan e Herubel 1994, Jimenez Contreraz et al. 1994, 1994, Hughes 1995, Sylvia e Lesher 1995; Zipp 1 996, Hurd e Vishwanathan Blecic, 1 ggg. Em que sentido o autor afirma que a contagem de citações tem valor na predição do uso de documentos nas bibliotecas?

R: O autor relata que os trabalhos realizados com anallses de citações são de melhor qualidade, especialmente os analisados na linha da produção científica, alguns trabalhos analisados que foram de uma qualidade melhor e que tiveram orientação “local” foram Catalán (1984) sobre tesis doctorales em geotecnia; Fernandez Frial, Fermández Muñozy López Aguado (1985) sobre investigadores Del CSIC; López Aguado y Román (1987 y 1988) sobre La Universidad de Sevilla; Jiménez Contreras et AL 1994) sobre investigadores de La facultad de Framacia de La Universidad de Granada para evaluar La colección de revistas. Qual a contribuição dessa técnica ou meto Granada para evaluar La colección de revistas. 4 Qual a contribuição dessa técnica ou metodologia para a verificação do impacto da produção do conhecimento em campos científicos? R: Boa parte das construção do conhecimento e das teses de doutorado em a base de citações autores como McCainy y B0bick 1981, Zipp 1996 y Barry 1999, sao defendidos nas citaçoes e abordam que as teses são bem melhores estruturadas e undamentadas com as citações. 5 Qual a contribuição dessa técnica ou metodologia para a gestão das coleções nas bibliotecas?

R: Qualquer obra, revista, tese ou documento de um autor que seja citado ele terá que ser referenciado na biblioteca se for de exemplar único vai fazer relação com a biblioteca onde ele esta localizado, ou então será apensa mencionada a obra. 5 Quais tipos de documentos poderiam ser considerados em estudos que utilizam a análise de citações? Artigos científicos, revistas científicas, teses de mestrado, teses de doutorado, trabalhos acadêmicos. Identifique e referencie estudos de usuários de Informação ou biblioteca realizados no Brasil que incluíram a análise de citações como instrumento.

R: Estudo 1: Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. A ampliaçã tecnologias da informação serviços arquivísticos. Analisando a literatura das últimas décadas sobre estudos de usuários em arquivos, os estudos de usuários em arquivos tem sido maior nos níveis de satisfação com os servlços fornecidos e menos na identificação das demandas informacionais dos usuários. Os desafios daí resultantes – xpansão do uso da informação arquivistica e o efetivo diálogo entre arquivistas e usuários – inserem-se no cenário da gestão arquivística, mas também no da pesquisa e formação profissional.

Na pesquisa efetuada o autor remete o texto para diversas citações ao longo de toda pesquisa. JARDIM. J, M, Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. Disponível em. http://vww. datagramazero. org. br/out04/Art_04. htm Estudo 2: Novos Paradigmas e Novos Usuários de Informação: Discute a atividade humana de compreensão da realidade, passando por um breve resumo histórico evolutivo da teoria do eceptor nas ciências da comunicação e estabelecendo sucinto paralelo com a ciência da informação, a qual vem caminhando do paradigma do acervo para o paradigma da informação.

Conceitos básicos como informação, necessldade de informação e usuários de informação são analisados sempre apoiados com as citações de muitos autores ao longo de todo o trabalho de pesquisa do autor. FERREIRA, S, M, S, P, Novos Paradigmas e Novos Usuários de Informação. Ciência da Informação, Vol. 1, N. 2, 1995. Disponível http://www. southernct. edu/-brownm/eCWISI/Sueli. pdf

Aula-tema 2: teoria geral do estado

0

niciado emquarta, 21 marзo 2012, 16:47 Completado em quarta, 21 marзo 2012, 16:48 Tempo empregado 1 minuto 27 segundos Notas

Read More

O verdadeiro sucesso de uma empresa

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.. 2 DESENVOLVIMENTO… 4 3 CONCLUSÃO……….. . PACE 1 or6 to view nut*ge 8 REFERÊNC AS…. ….. 1

Read More