Acompanhamento de um projeto p0

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAí ENGENHARIA MECÂNICA or2s to view nut*ge DESENVOLVIMENTO DE COMPONENTE Anderson Ricardo da Silva – 0603587 compras; LISTA DE ILUSTRAÇOES FIGURA 1 – Fases de projeto Valeo vs fornecedor AQP.. I FIGURA 2 Questionário de Pré-Auditoria de Processo.. 14 LISTA DE TABELAS necessária uma nota mínima para a continuação do processo de negociação, nomeação, desenvolvimento e homologação. Palavras-chave. desenvolvimento; compras projeto; qualidade Cmk — Capability Machine – Ca abilidade de máquina; 112 ITABELA 1 I TABELA 2 I TABELA 3 – Condições para a seleção do fornecedor…………

Condição para pré-qualificação…….. — – Documentos para aprovação de PPAP… 123 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS VRF – Valeo Requirement File – Definição do dossiê de exigências; QAF — Quality Assurance File – Definição qualidade assegurada; AQP – Assurance Quality Product – Qualidade assegurada do produto; Ppk – Capability product – do produto; PAGF Pedido de cotação; ETDI – Sistema no qual é possível a troca de informação confidencial entre cliente e fornecedor; CBD – Cost Break Down – planilha aberta dos custos; BOL — Bidding On Line – Website onde é possível efetuar a negociação online;

CODir — Comitê de Diretores; Branch — Matriz Valeo; Supplier Selection Sheet; Planilha de Seleção de Fornecedores; Offer Analisys — Planilha de análise de oferta; EVAL – Evaluation – Avaliação aplicada ao fornecedor para entrada no painel de fornecedores; soco – Sourcing Committee – Comitê de Fornecmento; Incoterm – International Commercial Terms – Regras de câmbio internacional que definem responsabilidades entre comprador e vendedor; IAR – Investment Autorization Request – Solicitação de investimento; FDPR — Full Day Production Run — Dia completo de produção; FUP – Follow up – Acompanhamento das ações do fornecedor;

PCP – Planejamento e Controle de Produção; SAP — Sistema ER? (Sistema de Gerenciamento); PPM – Part per Million — Indicador de qualidade. SUMÁRIO | 1. IN | 1. 1 09 12. A EMPRESA VALEO SISTEMAS AUTOMOTIVOS… 110 12. 1 13. 2. 4 Fase 3 & Estágio 4 e 3. 2. 4. 1 Testes Aplicáveis ao produto…. 13. 2. 4. 2 Aprovação Aparência 120 13. 2. 4. 3 Avaliaçao Dim ensio nal . . . . . . 3. 2. 4. 4 Ensaios de Materiais…. . 121 13. 2. 4. 5 Ensaios de 13. 2. 4. 6 Aceitação das Amostras 13. 1 Desenvolvimento de componente 13. 2 Fases de desenvolvimento compras projeto VS Fases de Iniciais.. rocesso AQP. 13. 2. 1. Fase 113 3. 2. 2 Fase 1 & Estágio 1 13. 2. 3 Fase 2 & Estágo e 13 117 18 20 122 13. 2. 5 Fase 4A & Estágio 13. 2. 6 Fase 48 & Estágio 3. 2. 6. 1 Suspensão do Status 14 CONSIDERAÇOES 125 127 1. INTRODUÇÃO 124 24 Todo produto, seja componente ou conjunto completo, precisa estar amparado por uma regra, uma sistemática que define as etapas de processo, para ser produzido em escala, desde a fase de projeto, onde o desenho respeita normas de construção, testes feitos por computador, para validação de seu design, até quando o produto final for entregue à produção.

O processo de compras de projeto e o processo AQP se onstituem de uma sistemática de um fluxo de trabalho, (Planejar; Executar; Controlar), para que o produto possa ser produzido dentro de normas escrltas em um plano de controle, instrução de trabalho e ter um processo robusto. 1 . Objetivos Serão desenvolvidas a PAGF s OF idades: na produção de peças para o mercado automotivo. No Brasil, são 11 unidades industriais e 1 Centro de Distribuição. Possui faturamento anual de cerca de 1,3 bilhões de reais.

Seus 4 mil colaboradores, em parceria com fornecedores e clientes, são responsáveis pelo sucesso de mais de 30 anos de mercado. Dados cadastrais: Razão social: Valeo Sistemas Automotivos Ltda. Endereço: Rad. Itatiba Bragança Paulista, KM 0,5 Bairro: ponte Nova CEP: 13252904 Cidade: Itatiba Estado: São Paulo 2. 1 Histórico A história da Valeo começou em 1923 em Saint Ouen, no norte de Par[s. Eugéne Buisson, distribuidor exclusivo de materiais de fricção da sociedade inglesa Ferodo Ltda na França.

Depois da Segunda Guerra Mundial nos anos de 50 e 60 a SAF (Sociedade Anônima Francesa) Ferodo adquire uma série de empresas, inaugura novas filiais (principalmente na Espanha e na Itália), construiu várias fábricas e se posiciona como um os lideres no campo de modernização de equipamentos automotivos. A aquisição da Sofica em 1962, seguida da participação da capital da Usines Chausson, três anos mais tarde, permitem integrar uma terceira atividade: trocadores de calor dos automoveis.

Em 1970, graças à incorporação da SEV – Marchal, Ferodo entra no campo de eletricidade e pouco tempo depois no campo de eletrónica. As atividades elétricas reforçam a compra da Cibié em Paris – Rhône (1978) e de Ducellier (1984). Em 28 de maio de 1980, SAF du Ferodo adota o nome de Valeo (que provém do latim e significa “Eu estou bem”) para eunir as marcas e colaboradores do rupo no mesmo padrão, o grupo estrutura suas linha em 10 ramos, cada um ramo automotivo. Em 1991 a metodologia dos 5 Eixos destinado a satisfazer as necessidades dos Clientes se converte no principio básico de funcionamento do Grupo.

A expansão mundial contínua nos anos 90 com a implantação de uma fábrica na China (1994), Leste da Europa (1995), Índia (1997) e Japão (1999). por outra parte a aquisição das atividades de sistemas elétricos da ITF Industries em 1998 reforça consideravelmente nossa posição de líder, principalmente no campo de sistemas de limpadores de pára-brisas. No ano e 2000, a aquisição das atividades de Labinal nos setores automotivos nos permite reforçar nossa presença nos setores de eletricidade/eletrônica e integrar uma nova atividade: conectores elétricos.

Em 2001 a Valeo inaugura sua estratégia transversal por Campos. Em 2002 se caracteriza pela aceleração das associações tecnológicas: Iteris, Ricardo, Saft, Internacional Rectifier, Raytheon. O Grupo Valeo está presente em 25 países e conta com uma planta de 69. 000 colaboradores em 140 fábricas, 54 centros de desenvolvimento e 9 centros de distribuidores. Em 2009 0 grupo Valeo comemora o seu 86a aniversário, focalizados em omponentes automotivos, módulos e sistemas integrados, um dos 10 maiores fornecedores independentes do mundo. 2. A área de atuação engenharia VEC Atualmente, o estágio está sendo realizado na engenharia de desenvolvimento, onde é exercida a função de estagiário de compras de projeto. A engenharia se constitui de grupos de engenheiros e é definida como p atô, (na engenharia da VEC existem quatro platôs): três para desenvolvimento de novos produtos e modificações e um de ações de redução de custo. O estágio em questão é reallzado em um platô de desenvolvimento denominado como platô 1, endo como principais clientes Fiat, Mercedes, Mitsubishi e GM.

Cada platô é formado por um grupo de engenheiros distribuídos da seguinte forma: um gerente de ro•etos, um engenheiro PAGF 7 por um grupo de engenheiros distribuídos da seguhte forma: um gerente de projetos, um engenheiro de vendas, um estagiário de vendas, um engenheiro de compras, um estagiário de compras, um engenheiro de qualidade, um estagiário de qualidade, um engenheiro de produto, um ou dois engenheiros de processo e um estagiário de processo, aperfeiçoando assim o tempo de resposta para os clientes, um dos diferenciais encontrados na

Valeo. 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O desenvolvimento de componente é iniciado mediante a necessidade de produção de um novo produto ou mudança de processo de um produto existente de um fornecedor para outro. Antes do início da produção, o comprador de projetos faz o contato comercial com o respectivo representante do fornecedor, para saber se este tem a estrutura, equipamentos, dispositivos e ferramentas necessárias para a produção do item.

Depois de acordado as regras relativas à parte comercial, logística, qualidade definidas no VRF, por sua vez inicia-se o processo de compras e projetos e processo AQP para negociar, nomear, validar o processo e iniciar a produção do componente. 3. 1 Desenvolvimento de componente 3. 2 Fases de desenvolvimento compras projeto VS Fases de processo AQP Será apresentado, a seguir, o desenvolvimento dos componentes conforme a figura relacionada abaixo.

A mesma resume o procedimento de aprovação e fornecmento de um projeto: (picl Figura 1 – Fases de projeto Valeo vs fornecedor AQP (Manual da Qualidade rev. g – 17/02/2009 para o cliente. É definido pelo comprador de projetos os fornecedores em potencial para cada tipo de componente a ser usado para o novo módulo de arrefecimento. Nesta fase, o comprador é responsável por fazer a levantamento dos custos e investimentos estimados, baseado em informações passadas pelo cliente como, por exemplo, o tipo de tecnologia que será adotada para o desenvolvimento do novo projeto.

Também é feita uma análise de capacidade dos fornecedores dos componentes que já são de produção normal da Valeo, os chamados Carry Over, que serão usados para este novo projeto. Deverá ser feita a integração dos novos fornecedores e fornecedores atuais de outros componentes que possivelmente fornecerão os novos itens a serem desenvolvidos, e o mesmo, om sua experiência, em parceria com a Valeo alerta sobre as dificuldades encontradas no componente devido ao que é exigido nas normas e especificações do cliente/Valeo.

Por ele ser especialista no desenvolvimento do componente, ajuda, assim, a Valec que não tem know-how para a fabricação do mesmo. Como por exemplo, um motor elétrico para o GMV. E, assim, também instigando o fornecedor neste projeto a procurar meios de diminulr custo, saindo na frente dos futuros concorrentes e realizando a prevenção de possíveis problemas. Nesta fase o fornecedor está ciente de que o projeto ainda não foi nomeado e ue o trabalho dele ajudará na possível nomeação da Valeo.

Logo após os estudos é montada a CAA para assim depois mandar a oferta para o cliente. 3. 2. 2 Fase 1 & Estágio 1 e 2 – Concepção do produto/processo & Seleção e nomeação de fornecedores (Compras & AQP). Só é possível iniciar esta etapa após o recebimento da carta de nomeação do cliente. Feito isto, o engenheiro de produto faz a liberação dos desenhos ainda não oficiais, para que o comprador de projetos inicie a fase d roduto definitivo. Existem projetos inicie a fase de cotação do produto definitivo. Existem tipos de fornecedores para o quadro da Valeo.

São eles: designers, manufatureiros e Subcontratados. Fornecedores potenciais apresentam suporte para as especificações funcionais (Fornecedores designers) ou Especificações técnicas (Fornecedores Manufatureiros). Neste estágio, alguns assuntos concernentes ao projeto são requeridos. São eles: a) Especificação do produto; b) Custos do produto; c) Assuntos relacionados à qualidade e logistica. Também é o momento em que o projeto pode ser redefinido, usando experiências de produtos similares já produzidos em outras plantas da Valeo elou fornecedores.

Neste caso, o comprador e engenheiro do produto se deslocam até a unidade de cada fornecedor integrado para verificar todos os pontos que foram melhorados no produto, usando estas informações no projeto que esta em desenvolvimento. O fornecedor que melhor alcançar estes pré-requisitos ganha o projeto. Caso o fornecedor selecionado não faça parte do painel de fornecedores da Valeo, deve-se fazer uma pré-auditoria de processo, para saber se o fornecedor tem os requisitos básicos de qualidade sugeridos pela Valeo. Caso a pré-auditoria seja reprovada, o fornecedor não pode ser selecionado.

Psicologia educacional

0

Total de Visitas: 11652 P sicologia Educacional O QUE É A PSICOLOGIA EDUCACIONAL? APRENDIZAGEM Noção Factores MEMORIA Tipos de Memória

Read More

Contexto econômico brasileiro

0

CONTEXTO ECONÔMICO VIVENCIADO PELA REGIÃO: CONTEXTO ECONÔMICO VIVENCIADO PELA REGIÃO Com extensão territorial de 924. 511,3 quilômetros quadrados, possuindo 1.

Read More