Administração
Eficiência: é a arte de fazer bem feito. É fazer a coisa de maneira certa para que a organização atinja seus objetivos É utilizar os recursos de maneira econômica, usar menor quantidade de recursos para fazer mais Eficácia: é a capacidade de atingir resultados. É fazer a coisa certa, que precisa ser feita para alcance dos objetivos.
Efetividade: é a capacidade de atendimento dos anseios e apelos sociais em relação ao OF5 Significa a organizaçã az=— resultado na ótica do e espera, ou seJa, o Nivel Estratégico: Neste nível, os profissionais são responsáveis ela definição do futuro do negócio e devem pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Nivel Tático: Deve atuar como um multiplicador para assegurar o alinhamento estratégico entre todos os níveis organizacionais.
Nível Operacional: Nesse nível, o profissional deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para a realização das atividades. Missão – razão de ser ( da existência) da organização. Razão pela qual ela foi constituida Definição do negócio Objetivos Organizacionais – são estados desejáveis que se pretende alcançar e realizar. O planejamento é responsável pela definição de objetivos das organização e pela concepção dos planos que integram e coordenam suas atividades.
O planejamento tem dupla atribuição de definir o que deve ser feito-objetivos e como deve ser feito- planos. Objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Planos guiam e especificam os recursos a serem utilizados e as ações em que deverão ser feitas. Funções da Administração: As organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. Nesse contexto, para sobreviver, as organizações necessitam de um rumo, de uma direção. ? por meio do planejamento que os administradores definem para onde a organização deve caminhar. É claro que nem todas têm um planejamento formal; no entanto, o planejamento, seja formal ou informal, é fundamental para que as organizações sejam capazes de responder com eficácia aos desafios ambientais e, assim, manterem uma trajetória rumo ao sucesso. Das quatro funções da administração: – Planejamento – Organização – Direção – Controle A primeira é a mais importante de todas.
Sua importância deriva do fato de todas as outras dministracáo se IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO PARA A ADMINISTRAÇAO Proporciona senso de direção • Focaliza Esforços • Maximiza a eficiência • Reduz o impacto do ambiente • Define parâmetros de controle • Atua como fonte de motivação e comprometimento • Potencializa o autoconhecimento organizacional • Fornece Consistência Diversas pesquisas têm confirmado que o planejamento formal afeta positivamente o desempenho organizacional Os resultados desses estudos permitem concluir que o planejamento tem um mpacto positivo na rentabilidade da organização (maiores lucros e melhor retomo sobre ativos). As pesquisas demonstram ainda que a qualidade do processo de planejamento e sua adequada implementação são mais importantes que a extensão e abrangência dos planos. No entanto, os estudos alertam para o fato de que ambientes turbulentos e incertos impedem os gestores de desenvolverem multas alternativas de ação, visto que, nessas condições, o planejamento formal está associado a melhor desempenho organizacional.
Críticas ao planejamento • A importância do planejamento como função da dministração tornou-se mais evidente como consequência das constante. s mudanças ambientais. Paradoxalmente, as principais críticas ao planejamento formal também estão relacionadas com a incapacidade de resposta a esse mesmo ambiente em mudança. • Outro argumento utilizado é que o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcançá-los, o plane’amento faz com que os membros organizacionais, por medo punição, sigam um rumo 3 medo ou receio da punição, sigam um rumo preestabelecido. ?? Além disso, de acordo com os críticos, o planejamento formal inibe acríatividade, a inovação e a ousadia.
Administração Estrategica • A administração estratégica é um processo que consiste no conjunto de decisões e ações que visam proporcionar uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente, de forma a permitir que a organização alcance seus objetivos. • A estratégia remonta à Grécia Antiga, onde a palavra stategeia se referia à arte de ser general, liderar exércitos e destruir inimigos. Com o passar do tempo, a palavra começou a ser tilizada no mundo dos negócios, com diferentes conotações historicamente determinadas. Sua essência, no entanto, foi mantida: o conceito de estratégia é aplicável a uma situação de competição. ?? De fato, o conceito de estratégia está intrinsecamente relacionado com a competição. Duas empresas que operam de forma idêntica no mesmo mercado provavelmente não podem coexistir, e a estratégia é o fator diferenciador de uma empresa ante suas rivais. Para poder coexistir,cada organização precisa ser diferente e possuir características únicas que a distingam as restantes. Assim, a estratégias refere ao caminho que a organização segue para conseguir sobreviver. E uma busca deliberada por um plano de ação que permita desenvolver, e continuamente ajustar, uma vantagem competitiva da organização sobre seus concorrentes. • A essência de sua formulação é escolher como a organização pretende ser diferente. ?? A estratégia necessaria com o tempo para se 4DFS necessariamente muda com o tempo para se adequar às condições ambientais; porém, para permanecerem competitivas, as organizações devem ser capazes de oferecer, de forma ustentável, mais valor a seus clientes do que os concorrentes. • Na realidade, a principal fonte de desempenho superior é a capacidade de oferecer valor para o cliente. Tipos de planos: Planos estratégicos: se referem a organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais. Planos Táticos: traduzem objetivos gerais em objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente na área funcional, como marketing ou RH.
Planos operacionais: identificam os procedimentos e processos specifico requeridos nos níveis mais operacionais da organização que também contribuirão para sustentar as atividades do planos táticos e estratégicos. Administração por Objetivos – APO Método no qual gestores e equipe definem, em conjunto, os objetivos para seu departamento, projeto ou indivíduo. Propicia o monitoramento, a avaliação e o controle dos desempenhos- organizacional e individual. Etapas do processo Especificação dos Objetivos Desenvolvimento dos Planos de Ação ( curso de ação) Monitoramento do progresso revisões periódicas) Avaliação dos resultados com o que foi S