Administração da pequena e média empresa
TITULO DO TRABALHO. TCD DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA MÉDIA EMPRESA POLO: RIO DE JANEIRO 5 ALUNO: JORGE LUIS DE OLIVEIRA MATRICULA: 108004434 TEMA: A importância das e TITULO: OBJETIVO: O objetivo deste trab org to view nut*ge ância que as empresas familiares vêm tendo dentro do ambiente mercadológicos. JUSTIFICATIVA: Neste trabalho pretendo mostrar quais os pontos positivos e negativos destas empresas familiares no contexto competitivo do mercado mundial e suas estruturas.
INTRODUÇAO: Com as constantes mudanças dos dias de hoje no cenário ndustrial, algumas especialistas e empresários, se divergem sobre a união da família com as empresas, pois acham que com esta união reduz a eficiência das empresas. Mas os que são a favor deste modelo de gestão, colocam que as empresas familiares são as principais dentro da economia das nações, dando chances a novos empresários.
Já os empresários que nos dias atuais, as empresas familiares procuram separar a crença, valores e mitos e com a nova formação de empresa moderna, surgiram uma incompatibilidade entre o modelo novo o familiar, pois considerando o impacto que a cultura famlliar provoca nos processos decisórios da empresa, Dentro das empresas familiares tudo isto fica bem evidente, pois por ser um ambiente em que o papel do gestor racional e objetivo se confunde com o familiar com o familiar de pai, filho e etc, onde se uma relação caracterizada pela afetividade.
A empresa familiar desta forma seria uma contradição, um produto de fusão de dois sistemas opostos, cuja junção sempre gera algum conflito. Para Peter Drucker, obviamente não há diferença entre as organizações dingidas por profisslonals as organizações que são lideradas por uma família com respeito a todo trabalho funcional de pesquisa de marketing ou contabilidade, mas tudo feito com respeito a administração.
As empresas familiares tem regras próprias e diferentes e que precisam ser estritamente observadas, pois do contrario não conseguira sibreviver nem progredir, Estas empresas possiem atributos bivalentes, características que podem ser ao mesmo tempo de vantagens ou desvantagens dependendo de como são comandadas, dentro destas vantagens PAGFarl(F3 mesmo tempo de vantagens ou desvantagens dependendo de omo são comandadas, dentro destas vantagens a empresa só tem a ganhar interesses comuns, confiança interna e autoridade definida e reconhecida, já na desvantagem a organlzação só tem a perder com a confusão entre a prioridade da empresa e a capacidade de comandar, não seguir regras do mercado quanto a gestão e confusão entre os laços de afeto e os laços contratuais.
Dsede dos anos trinta até os dias de hoje a economia brasileira vem atravesando diversas crises e turbulências que afetaram as empresas familiares brasileiras, no período de 1989 à 1 995, nde esta crise afetou os gigantes dos negócios e também as organizações de médio e pequeno porte, as empresas tiveram que realizar mudanças radicais para sobreviver. CONSIDERAÇÕES FINAIS: para que uma empresa tenha sucesso, basta que a mesma tenha regras bem definidas com o comprometimento dos seus integrantes e a consciência de que trabalhar com um ideal para poder atingir seus objetivos, trabalhando com afinco, eficiência e atenção. REFERENCIAS: Apostila de Administração da pequena e médla Empresa. http://www. ebah. com. br/content/ABAAABOyoAA/empresa -familiar PAGF3ÜF3