Amostra de resenha
Referência bibliográfica: BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2002. 95p. (Série Princípios, 12) Credenciais da autoria: Izidoro Bllkstein é professor adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo- FGVICAESP, consultor da FAPESP e professor titular de Linguística e Semiótica da IJSP. Publicou oito artigos completos em periódicos, dois livros e ainda orientou mais dez dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.
Resumo da obra: Após relata a história cheia de tropeços de comunicação entre um atrapalhado gere secretaria, Blikstein Inicialmente, o autor a comunicação escr em que recebe uma or tiva e atenta unicação escrita. ções essenciais o ou resposta er bem implica necessariamente a obtenção de uma resposta correta, ou seja, significa obter a resposta que corresponda á idéia que temos em mente e desejamos passar ao leitor. A comunicação escrita deve ser agradável, suave, persuasiva e ainda deve ter como objetivo tornar comum aos outros o nosso pensamento.
Entretanto, existem interferências que prejudicam a produção de resposta esperada; as quais podem ser de natureza física (dificuldade visual, má grafia de palavras, falta de iluminação); ultural (palavras ou frases complicadas e ambíguas, diferentes de nível social) e psicológica (agressividade, aspereza, antipatia), e também são trabalhadas pelo autor no decorrer da obra. O livro também aborda alguns aspectos estruturais e funciona funcionais da comunicação definindo alguns conceitos importantes. Mostra a autêntica estrutura da comunicação formada por remetente, destinatário e mensagem.
Ressalta a importância dos signos e dos códigos na elaboração de uma mensagem, da codificação em decodificação, assim como o uso correto dos códigos fechados e códigos abertos com o objetivo e obter as respostas esperadas. Ainda tratando da estrutura da comunicação, glikstein mostra a decodificação captação do significante e entendimento do significadoo depende também do repertorio do individuo que recebe a mensagem, ou seja, de sua rede de referencias, valores e conhecimentos históricos, afetivos, culturais, religiosas profissionais etc. e que desconhecer ou desconsiderar o repertório do destinatáno é abrir as portas para os ruídos que irão abalar a estrutura da comunicação. o Apreciação critica do resenhista:/ Conclusões do autor: O autor mostra ainda que para escrever bem não basta ransmitir informações corretas e claras, é necessário elaborar uma mensagem atraente e capaz de prender a atenção do leitor.
Ressalta a importância de não cansar o destinatário com mensagens repletas de informações complicadas. Para tanto propõe diminuir um pouco a linearidade da mensagem escrita evitando a prolixidade e a redundância através do uso de imagens, gráficos, esquema e tabelas. Fornece dicas de como planejar a disposição visual do texto para torná lo mais chamativo e comunicativo, alem das dicas de como envolver psicologicamente (emocionalmente) o destinatário da ensagem.
A proposta do livro – ensinar técnicas de comunicação escrita – é muito interessante e sem dúvida alguma extremamente út PAGFarl(F3 técnicas de comunicação escrita — é muito interessante e sem dúvida alguma extremamente útil a todos que usam a escrita como meio de comunicação. Ao usar uma historia divertida como ponto de partida e exemplo para desenvolvimento do livro, o autor atiça a curiosidade do leitor e prende sua atenção durante a exposição dos conceitos fundamentais necessários à boa comunicação escrita, assim como sua aplicabilidade na onstrução de mensagens realmente eficientes.
Embora o autor critique com muita propriedade textos redundantes e prolixos, acaba dando a impressão de cometer essas falhas, ao repetir exaustivamente a historia d o gerente atrapalhado e de dedicada secretaria com eixo central para exempllficar e explicar a estrutura de comunicação escrita e os erros comumente cometidos por quem escreve. Entretanto, nesse caso, a redundância se torna interessante, uma vez que permite ao leitor construir sua própria teia de comunicação usando os elementos necessários, mas ausentes na mensagem do gerente.
Ao resumir todas as técnicas e dicas tratadas no livro em um capitulo simples visualmente criativo, o autor fornece a “receita” para a eficácia da comunicação escrita e ainda brinda o leitor com um vocabulário critico de fundamental importâncla para a compreensão do texto. Indicações da obra: O texto é lúcido, simples e bastante informativo, sendo indicado para estudantes do ensino médio, pré-vestibular e universitários que ainda não dominam as técnicas abordadas nessa obra. (Colaboração de professora Adrienne de Paiva Fernandes, do Centro Universitário de Brasília) PAGF3ÜF3