Analise de investimentos
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Reinaldo Luiz Lunelli A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como: O projeto vai se pagar? O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí- Esta é a melhor alter O orçamento de capi livres que serão obti e investimentos em custos e despesas de acurada possível.
OF2 Swip to page a de fluxos de caixa álise. As previsões ém de preços, de orma mais realista a De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo. Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: Payback; Payback descontado; • Valor presente liquido – VPL; Taxa interna de retorno – TIR. Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o empo de recuperação do investimento realizado.
Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural qu as empresas é o periodo de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em nálise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero. Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equvoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramente complementar ? análise. Para maiores Informações sobre os tópicos relacionados neste rtigo, adquira a obra eletrônica “Análise das Demonstrações Financeiras[->0]”. Reinaldo Luiz Lunelli é contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitário, autor de diversos livros de matéria contábil e tributária e membro da redação dos sites Portal Tributário[->l] e Portal de Contabilidade[->2]. [DO] – http://www. portaldecontabilidade. com. br/obras ‘analisedemonstracoesfinanceiras. htm [->1] – http://www. portaltributario. com. br/ [->2] – http://wvww. portaldecontabilidade. com. br/ [->4] – javascript: