A língua

Categories: Trabalhos

0

Caetano começa a canção mostrando que a sua língua e parecida com a de Camões. Depois cita as diferenças prosódicas que existem entre as duas línguas e diz que gosta dessas diferenças. Enfatiza a riqueza da lingua na frase “Gosto de ser e de estar’, pois pouquíssimas línguas têm essa diferenciação do verbo ser e do verbo estar. Em um segundo momento, encontra-se referência a Fernando Pessoa, um grande poeta português, e a João Guimarães Rosa, um grande prosador brasileiro.

Em seguida compara-se a prosa om a poesia e chega-se a conclusão de que a prosa é superior, logo Rosa é superior, destacando-se mais uma vez a valorização da língua falada no Brasil. Quando se fala “e dei pátria é minha língua do Desassossego, po A expressão Flor do Portuguesa’ de Olavo Swip t page m à míngua; minha xto de Pessoa (Livro ema ‘Língua o latim, língua que originou a língua portuguesa. A Mangueira é uma escola de Samba e o Sambódromo é onde as escolas desfilam, ambos são parte marcante da nossa cultura.

No trecho: “Vamos atentar para a sintaxe paulista E o falso inglês elax dos surfistas Sejamos imperialistas”; Tem-se uma crítica Swipe to view nexl aage ao estrangeirismo, e o cantor chama os brasileiros para ficarem atentos e serem imperialistas, ou seja, não se deixarem dominar. Além das críticas a respeito dos brasileiros estarem atentos ? língua, Caetano também pede para as pessoas terem cautela ao que escutam na W, para serem críticos, não se deixarem levar por opiniões prontas. para isso o cantor pede para sermos o lobo do lobo do homem.

Alusão à frase em latim Homo homini lúpus onsagrada por Thomas Hobbes que quer dizer: “o homem é o lobo do homem”. A seguir Caetano ironiza o filósofo Heidegger, que é conhecido pela afirmação que só é possivel filosofar em grego ou alemão. Voltando ao verso “Gosto de ser e estar” onde se destacou que poucas línguas diferenciam esses dois verbos, no alemão essa diferença não existe. Então Caetano está ridicularizando a teoria de Heidegger e aproveitando para destacar a importância da música para a difusão de idéias. Nos versos “Blitz quer dizer corisco, Hollywood quer dizer

Azevedo,” encontram-se palavras estrangeiras, cuja tradução é desprovida de veracidade, tais versos são para alertar sobre o uso banalizado dos estrangeirismos, com o objetivo de valorizar a língua nacional. A palavra Recôncavo pode remeter ao Recôncavo Baiano ou a cidade Recôncavo (onde Caetano Veloso nasceu). Ambos são símbolos culturais muito fortes Baiano ou a cidade Recôncavo (onde Caetano Veloso nasceu). Ambos são símbolos culturais muito fortes. A cidade é marcada pela influência afro-brasileira na paisagem humana e nos hábitos, s construções preservam a imagem do Brasil Império.

Já fol uma das cidades mais importantes do Brasil e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Caetano retoma Fernando Pessoa no verso “A língua é minha pátria”, e depois ironiza dizendo que não tem patria e sim mátria, uma poss[vel alusão ao hino nacional (Dos filhos deste solo és mãe gentil). A palavra frátria é um neologismo criado a partir da palavra fraterno para expressar o sentimento do cantor, que desejava que os países de língua portuguesa fossem todos rmãos.

A música termina dizendo “e deixa que digam, que pensem, que falem”, ou seja, a língua é viva e deve continuar assim sempre se modificando e enriquecendo. Caetano mostra isso no decorrer de sua canção rica em neologismos e estrangeirismos, mas sempre deixando claro que a Ifngua nacional deve ser imperialista e que as novas palavras devem ser usadas com consciência. A análise foi voltada para a questão do uso da língua, não se levou em consideração as questões sócio-políticas da época.

Plano de negocios

0

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamiferos causado pelo virus lissavirus. Por ocorrer em animais e também

Read More

Formação de preço

0

INTRODUÇAO Desde o século XX se observa a preocupação dos gestores com a formação do preço de seus produtos e

Read More