Análise swot
Jefferson O. G. Leite Monique Gabrielle dos Santos Silva Samara Oliveira Vagnuenes Jose de Oliveira Valdir Ribeiro de Oliveira Waister Vinicius Oliveira Yasmir de Rezende Siqueira ANALISE S. W. O. T. Faculdade de Goiânia Goiânia, 2012 Análise S. W. O. T. A análise S. W. O. T. é OF3 Swip page ral que permite identificar os pontos altos e baixos da empresa, assim como suas fraquezas e forças, analisando seu ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças), serve de base para o planejamento estratégico. ? utilizado como forma de iagrama, visualizando sistemicamente os fatores da organlzaçao. Análise S. W. O. T. da Empresa Tron Informática FORÇAS I FRAQUEZAS I * UM BOM GOODWILL * QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS *VALORES ACESSÍVEIS E JUSTOS * BOA RELAÇÃO COM FORNECEDORES E CLIENTES * BOM MARKETING * BOA POSIÇÃO NO MERCADO *TECNOLOGIA PRÓPRIA * COMPETÊNCIA I ADMINSTRAÇÃO * PROBLEMAS * INOVAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS * DIMINUIÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO * EMPRESAS RIVAIS ADOTAM NOVAS ESTRATÉGIAS * FALTA INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO * TECNOLOGIAS AVANÇADAS * MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS *
AUMENTO DA REGULAMENTAÇAO A análise Swot é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Objetivos e vantagens da análise Swot: Objetivos: * Efetuar uma síntex da análise interna e externa; * Identificar elementos-chave para a gestão da empresa o que implica estabelecer prioridades de atuação; * Preparar opções estratégicas: problemas a resolver. Vantagens: * Oportunidades; * Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa; * Aplicação prática.
Esta análise de cenário se divide em: * Ambiente interno (forças e fraquezas) – principais aspectos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de desempenho que se pode gerir); * Ambiente externo (oportunidades e ameaças) – corresponde às prospectivas de evolução de mercado: fatores provenientes de mercado e melo envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa).
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam quase sempre a fatores in portunidades e ameaças, ombinação destes dois ambientes, Interno e externo, e das suas variáveis, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças vão facilitar a análise e a procura para a tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa. Forças e Oportunidades – tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças – tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas. raquezas e Oportunidades – Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos das ameaças detectadas. Fraquezas e Oportunidades – desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que, em simultâneo, aproveitem as oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças – As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face ás ameaças. Como podemos verificar, a matriz swot ajuda a empresa na tomada de decisão, a nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos, bem como a redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças. 3