Antropocentrismo x ecocentrismo

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A partir da pobreza crescente, a exclusão de contingentes humanos é definida como resultado da crise econômica, exclusão social passa a ser vista como um processo presente, visível e que ameaça confinar grande parte da população um apartheid informal, expressão que dá lugar ao termo “apartação social”. Para ele, fica evidente a divisão entre o pobre e rico, em que o pobre é miserável e ousado enquanto o outro se caracteriza como rico, minoritário e temeroso.

O combate à pobreza e à exclusão social se da através da inserção ou da reintegração profissionais; Essa inserção no processo sócio – econômico se da através do emprego O desenvolvimento local e sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem omprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Para alcançar esse desenvolvimento depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que dep Swipe to view next page depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Os valores que governam os seres humanos são de difícil definição, mas reside, de forma íntima, no centro do que realmente são as pessoas, representando por vezes traços de caráter como honestidade e generosidade e, por outras, atitudes em relação a pessoas e aos aspectos da vida, como amor aos parceiros e fé no sobrenatural. Para os valores pessoais estão intimamente ligados às necessidades básicas que, relacionadas entre si, formam uma hierárquica em termos de força e prioridade.

Para os valores humanos apresentam dois aspectos. Enquanto no primeiro o objeto representa o valor, no segundo são as pessoas que atribuem valor ao objeto. Esta diferenciação analisa que no primeiro aspecto a origem de um valor pode ser causada por um objeto que provoque o desejo e, assim, dite quais os valores que se originarão a partir daquilo. No segundo, são as pessoas, por meio de seus valores, que determinam quais os objetos desejam.

Desta feita, ao incluir os aspectos sociais que influenciam os valores das pessoas, em vez de relevar os valores atribuídos ao objeto, divide as características destes valores em dois tipos: ?? Os Valores Terminais, que contém os valores finais desejáveis de uma pessoa • Os Valores Instrumentais, que são compostos pelos modos preferenciais de comportamento para atingir os valores terminais.

Os valores Instrumentais são vistos como os objeti res Terminais como as necessidades, que representam as conseqüências mais amplas e pessoa es humanos tentam alcançar e Os valores Instrumentais são vistos como os objetivos, e os valores Terminais como as necessidades, que representam as conseqüências mais amplas e pessoais que os seres humanos tentam alcançar e ue representam as conseqüências mais amplas e pessoais que os seres humanos tentam alcançar em suas vidas.

Assim, os Valores Terminais definem a orientação básica de comportamento para atingir um resultado através dos instrumentos e, no entanto, dentro destes existem características sociais e morais que podem gerar discrepância na análise de valores. Devido a isto, o conceito foi estudado e adaptado por vários pesquisadores, que desenvolveram seus conceitos de valores baseados nas necessidades dos, indivíduos.

Nesse sentido, as necessidades humanas epresentam o interesse individual e o coletivo baseados nas categorias das necessidades universais: v’ Biológicas – relativas ao organismo, v’ De coordenação e interação social v’ De bem estar e sobrevivência dos grupos. Portanto, valores servem como princípios na vida das pessoas ou entidades sociais para o alcance de seus objetivos. A partir desses princípios, os valores de Benevolência (é tolerância, complacência. ? uma disposição favorável em relação a alguém, afeto – autoestima), Segurança (integridade pessoal e de pessoas e grupos de identificação, assim omo a estabilidade da sociedade e de si mesmo) e Universalismo (homem é um ser social e possui uma individualidade). Não é perfeito e, portanto, sob diversos aspectos, limitado são de extrema importância para o individuo no contexto dos valore motivacionais. Antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo liado de acordo com a sua relação com o homem. O termo tem duas aplicações principais. Por um la e um lugar comum na historiografia qualificar como ntendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. O termo tem duas aplicações principais. Por um lado, trata-se de um lugar comum na historiografia qualificar como principais.

Por um lado, trata-se de um lugar comum na historiografia qualificar como antropocêntrica a cultura renascentista e moderna, em contraposição ao suposto teocentrismo da Idade Média. A transição da cultura medieval ? moderna é freqüentemente vista como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em Deus a uma utra, centrada no homem – ainda que esse modelo tenha sido reiteradamente questionado por numerosos autores que buscaram mostrar a continuidade entre a perspectiva medieval e a renascentista.

Por outro lado, e em um contexto moderno, se denomina antropocentrismo às doutrinas ou perspectivas intelectuais que tomam como único paradigma de juízo as peculiaridades da espécie humana, mostrando sistematicamente que o único ambiente conhecido é o apto à existência humana, e ampliando indevidamente as condições de existência desta a todos os seres inteligentes possíveis.

O antropocentrismo, nesse sentido, pode tomar um aspecto cultural — como na representação, típica na ficção científica da Era de Ouro — do ser humano como excepcional entre as espécies inteligentes, como evidenciado nas ingênuas representações dos extraterrestres como vagamente humanóides.

Esta situação deu origem a uma extensa discussão acerca do chamado principio antrópico — que, simplificadamente, postula que os valores possíveis para as constantes físicas universais estão de fato restritos àqueles que permitem a xistência da espécie humana, ainda que não haja limitação de princípio para que assim seja —, e acerca da teoria do desenho inteligente, que utiliza esta limitação para afirmar que é evidente o desígnio de uma inteligência superior, artífice da ordem do universo.

O Ecocentrismo é uma filosofia que surgiu em finais O Ecocentrismo é uma filosofia que surgiu em finais do século XX, quase ao conceito de desenvolvimento sustentável. Esta filosofia baseia-se nas ações e pensamentos de cada enfoque sobre o ambiente, tanto no seu cuidado conservação, é, portanto, anti-humanista. Esse pensamento é característica do movimento ambiental como uma expressão está no extremo eco.

Já a questão do Antropocentrismo x Ecocentrismo fala-se da mudança de paradigma, da mudança na maneira de pensar e no modo de se viver. Essas discussões foram feitas, de forma esparsa, nos anos 60, e acabaram ganhando maior atenção nos anos 70. Inicialmente se ocuparam freqüentemente das relações entre ética e ciência desde uma perspectiva ambientalista; pouco depois incorporaram entre seus interesses o estatuto moral dos animais e de seus ventuais direitos, assim como a fundamentação teórica da ética da terra.

Vendas

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TE MA Ivanete Rocha Gomes[l] Joelma de Sousa Costa[2] Maria de Jesus Pereira de Oliveira[3] Resumo Palavras chave: INTRODUÇÃO 1.

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Tabela periódica

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