Aplicação do marketing nas mídias sociais para pequenas e médias empresas
INTRODUÇÃO O século veio com grandes avanços tecnológicos. Cada vez mais, as pessoas têm maior acesso a computadores e outras tecnologias que facilitam suas vidas de alguma forma. Nesse conjunto de avanços tecnológicos, a Internet trouxe uma velocidade no acesso a informações e também fez com que as pessoas não dependessem totalmente da televisão e do rádio para receber noticias, podendo elas, agora, ler vários tipos de textos nos quais estão contidas opiniões de diferentes naturezas sobre diferentes ass Quando as midias di pensavam e liam ape s oc Isso, as empresas co por meio dessas mídi
OF42 as escreviam o que ‘Vipe view next page ue s gostavam. Com produtos e serviços A divulgação no começo era muito fraca, havia poucos métodos para as empresas mostrarem seus sites e elas não sabiam o que mostrar ou disponibilizar nessas mídias eletrônicas. Porém, em decorrência da experiência com a utilização dessa ferramenta, a Internet começou a se tornar não só uma nova forma de divulgação da sua marca, mas também uma nova área para fazer sua estratégia de marketing.
Nesse contexto, as redes sociais surgiram e as pessoas ampliaram as possibilidades de expressão de suas opiniões, ndicando produtos, reclamando de empresas e fazendo adoração de algumas marcas. Com isso, as empresas que eram comentadas, começaram a se aproveitar dessas mídias para fazerem pesquisas. As pessoas da classe A e B estão quase todas integradas em alguma mid mídia social, isso porque o acesso a Internet não está disponivel para todos em nosso pais, mas com investimento e incentivos do Governo, esse problema está cada vez menor, de modo que até a população mais pobre consegue interagir na rede por meio das lan-houses.
Com isso, vê que a integração das empresas por meio das mídias stá se tornando cada vez mais importantes, já que é onde as pessoas têm coragem de reclamar ou dizer bem do seu produto. Ter esse feedback para uma empresa é algo multo bom, para melhorar seus produtos e rever alguns problemas na empresa. 1 – HISTÓRICO – COMO SURGIRAM AS M[DIAS SOCIAIS nicialmente, antes de abordarmos questões sobre marketing em mídias sociais, apresentaremos a definição de marketing: O marketing tem a responsabilidade principal de obter aumento da lucratividade da empresa.
Deve identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado, formulando estratégias para lcançar a eminência, se não o domínio, dos mercados-alvo. ( KOTLER, 2009, p. 34) Marketing muitas vezes é confundido com a propaganda. Na realidade, a propaganda é só uma parte do plano estratégico que é o Marketing. Falar de Marketing em midias sociais é apresentar algumas das estratégias de um plano de marketing integrado nessas mídias. As mídias sociais surgiram em primeiro momento pelas BBS.
As primeiras BBS ( Bulletin Board Systems – minirrede gerenciada por aficionados) eram na verdade muito sociais. Elas eram frequentemente hiperlocais – espec[ficas de uma determinada izinhança ou comunidade off-line – e ofereciam uma forma de troca de mensagens e 2 42 determinada vizinhança ou comunidade off-line – e ofereciam uma forma de troca de mensagens e um menu completo de jogos on-line baseados em modo texto e programas de computador. Os usuários se conectavam à BBS, deixavam mensagens uns aos outros e Jogavam.
Uma precursora da craigslist ( uma rede de comunidades on-line centralizadas que disponibiliza anuncios gratuitos aos usuários. ), as BBS eram terreno fértil para negócios e trocas de revistas, livros e CDs. (BAREFOOT, 2010, p. 25. ) As BBS eram simplesmente um sistema informático que veio antes da Internet, com a BBS uma máquina tinha uma conexão com a outra, essa conexão era feita via telefone. Os BBS tinham chats, jogos online, fóruns de discussão, esses aplicativos se caracterizaram como o primeiro sinal de midias sociais que se tem.
Durante a década seguinte, as conversas que ocorriam nas BBSs e na Usenet se expandiram para a World Wide Web, e as BBSs começaram a morrem em favor de salas de chat e fóruns na Internet. Depois veio, com o final da década de 1 990, o aquecimento da bolha ponto. om e a idéia de que qualquer pessoa poderia criar e publicar uma página web. Empresas como a GeoCities e programas desktop como o Microsoft FrontPage possibilitaram a pessoas comuns a construção de websites em torno de qualquer coisa e sobre tudo.
Pelos padrões atuais, essas páginas se pareciam como algo que o seu cachorro Schnauzer acabara de vomitar, mas o conteudo era o que importava. A Internet não era mais o domínio de acadêmicos, cientistas e micreiros. Pessoas comuns estavam, com seus GIFs animados e textos cor-de-rosa s 3 42 acadêmicos, cientistas e micreiros. Pessoas comuns estavam, com seus GIFs animados e textos cor-de-rosa sobre fundo preto, demonstrando que a web estava se tornando uma verdadeira praça pública.
HTTP dois pontos barra barra ( httpW) significava um novo tipo de democracia. (BAREFOOT, 2010, p. 26) Como o BBS tinha uma programação difícil, e o sistema de World Wide Web (www) veio com uma proposta de programação mais simples, na qual até quem era leigo conseguia acessar os fóruns e sites com mais facilidade. Esse foi o começo dos sites. Meio desorganizados, pois os softwares de designs de sites ão existiam, fazer uma página na web era algo para poucos, as páginas não tinha estética nenhuma e sim apenas divulgação de conteúdo.
Os blogs surgiram a partir dos diários on-line em meados da década de 1990. Em 1999, os primeiros serviços comerciais de blogs – Blogger e LiveJournal – foram lançados. Os blogs começaram a fazer incursões sérias em 2002 e rapidamente aumentaram sua popularidade nos anos seguintes. (BAREFOOT, 2010, p. 26) A popularização da Internet interessou as pessoas que tinham a disponibilidade de acessá-la e também interesse de ser porta-voz as suas próprias idéias, assim surgiu os blogs.
Alguns utilizavam os blogs como diário pessoal, mas outros como um lugar para publicar suas ideias sobre determinados assuntos ao publico. Embora a tecnologia tenha dado a partida na revolução dos blogs, ela nunca foi a força motriz por trás da interação social on-line. Das BBSs às salas de chat, fóruns e blogs, a natureza humana está no coração da criação 4 42 às salas de chat, fóruns e blogs, a natureza humana está no coração da criação e construção de comunidades on-line.
Desde o início das redes de computadores, a web tem sido um lugar ara interação social. É por isso que a chamamos de mídia social. (BAREFOOT, 2010, p. 27) Os Blogs tornaram-se verdadeiros diários online, sendo que muitos artistas e pessoas comuns utilizavam esse recurso para divulgar trabalhos, seu cotidiano e até mesmo para expor a própria intimidade, recurso esse que permeia até os dias atuais, com menos uso, devido o surgimento de outros métodos de mídias sociais. – MIDIAS SOCIAIS: CONCEITOS Colocado de forma simples, marketing em mídias social é o uso de canais de mídia social para promover sua empresa e seus produtos. Esse tipo de marketing deve ser um subconjunto das suas atividades de marketing on-line, complementando as estratégias de promoção tradicionais baseadas na web, como noticiários distribuídos por e-mail e campanhas de propaganda on-line. O marketing em midia social se qualifica como uma forma de marketing viral ou boca a boca.
Marketing viral se baseia em você contar aos seus amigos sobre mídias, produtos ou serviços que você gosta (ou detesta). (BAREFOOT, 2010, p. 37) As mídias sociais reiteram ao aspecto do marketing que envolve todo processo de propaganda de determinado produto, ou té mesmo a divulgação de um trabalho idealizado por um só individuo ou um grupo de pessoas, ou seja, busca atrativos voltados ao consumidor na forma de promover os serviços ou produtos. O marketing viral é algo que a cada dia se torna muito s 2 forma de promover os serviços ou produtos.
O marketing viral é algo que a cada dia se torna muito fácil de acontecer, as mídias procuram simplificar esse modo de divulgação, é só apertar um botão em uma propaganda que você gostou de uma empresa, que você também está divulgando para os seus amigos a mesma propaganda. Diferentemente de qualquer outro ambiente, as mídias sociais registram, de forma documental, impressão e opiniões deixaram pelos seus usuários. Algumas ações feitas por empresas têm repercussão maior, outras menor; umas geram mais elogios; outras mais críticas. umas geram retorno imediato em vendas; outras podem trazer prejuízos severos. BAREFOOT, 2010, p. 83) Essas atribuições direcionam a empresa para a conquista dos objetivos e metas a serem almejados, bem como a superação de vendas do produto final exposto nos veículos de comunicação existentes entre as midias sociais. Assim, é possível que dentro das atribuições das mídias sociais o sucesso de determinada empresa ou indivíduo pode ser viabilizado, de modo que toda um trabalho temático seja desenvolvido a partir de uma propaganda de qualidade que estimule o consumidor de forma positiva no intuito de adquirir tal produto. 2. – FACEBOOK O Facebook é hoje a maior rede social que existe. Em uma conferência feita em setembro de 2011 (F8, conferência de desenvolvedores do Facebook) confirmaram que já tem mais de 800 milhões de pessoas cadastradas no site espalhadas pelo mundo. O site vw. w. pingdom. com fez um comparativo com o úmero de usuários do Facebook e o número de habitantes de alguns 6 42 fez um comparativo com o número de usuários do Facebook e o número de habitantes de alguns países. Fonte: http://www. bIogmidia8. com/201 WI Olfacebook-sozinho-e -maior-do-que-foi. tml Antes de começar a falar do Facebook, segue abaixo um pouco de como surgiu essa rede social. Fundado por Mark Zuckerberg, na época um estudante de Harvard, ele foi lançado em 4 de fevereiro de 2004. No início, o Facebook era restrito aos estudantes de Harvard, e aos poucos foi se expandindo para outras universidades. O Facebook se tornou berto a todos somente dois anos depois, quando passou a aceitar estudantes, pessoas e empresas. É uma verdadeira febre nos Estados Unidos, onde tem 54% do mercado, principalmente entre os estudantes, e tem crescido de forma consistente no Brasil, em particular nas classes A e B. TORRES, 2009, p. 140) O crescimento, no Brasil, foi grande mesmo depois do lançamento do filme “A Rede Social”, do diretor David Fincher, onde as pessoas conheceram a história do site e acabaram nos últimos anos trocando o Orkut pelo Facebook. Em agosto de 2011, segundo o Ibope, o Facebook conseguiu superar o seu rival Orkut no número de usuários no Brasil. Relatório IBOPE Nielsen Online atesta: alcance do Facebook foi maior que o do Orkut em agosto: 68,2% contra 64%, respectivamente. Em agosto, o Facebook registrou 30,9 milhões de usuários unicos contra 29 milhões do Orkut. Redação IDGNOW, setembro/2011) Esses dados só mostram como é importante um trabalho de marketing nessa midia social, o Facebook trabalha muito para que continue sendo a rede social com maior acesso no 42 mídia social, o Facebook trabalha muito para que continue sendo a rede social com maior acesso no mundo, por isso todo ano o ite é modificado, tentando trazer maior integração dos usuários. A página principal do Facebook mostra as últimas atualizações de seus amigos e uma caixa chamada “No que você está pensando agora? “, onde você pode escrever seus pensamentos ou textos curtos para compartilhar com seus amigos.
Este é o chamado mural, que é o elemento principal de comunicação no Facebook. (TORRES, 2009, p. 140) Figura 1 | Fonte: página do Facebook A página principal para o usuário do facebook é a do Quadro 1. Essa página já passou por várias modificações nos últimos anos, oje, a parte em que você pode publicar é dividida em 3: Atualizar Status, Adicionar Foto/ Video e Pergunta. Em Atualizar Status, o usuário pode escrever qualquer coisa, é simplesmente responder a pergunta “No que você está pensando agora? “, mas também é nessa parte que ele pode copiar um link de uma página de outro site para divulgar no seu perfil.
No campo “Adicionar Foto/ Vídeo”, o usuário pode enviar uma foto ou um vídeo que está na sua máquina, pode usar a webcam para tirar uma foto naquele momento, ou pegar um apanhado de fotos ou de vídeos e postar todos de uma vez. Caso o usuário queria pegar um vídeo do Youtube ou pegar a foto de outro site, ele vai ter que ir em “Atualizar Status” para conseguir divulgar esse conteúdo. Pergunta é uma das novidades do Facebook, onde o usuário pode fazer uma pesquisa sobre determinado assunto a qualquer momento. Ele elabora a pergunta e várias alterna 8 42 pesquisa sobre determinado assunto a qualquer momento.
Ele elabora a pergunta e várias alternativas que os outras usuários escolham a preferida deles. Existe a possibilidade de você deixar em aberto colocarem outras opções para sua enquete. Você pode interagir muito facilmente com as atualizações que vê no mural, simplesmente clicando nos links que aparecem na atualização e que permitem remover, comentar, curtir ou compartilhar com outros amigos. O link curtir é algo genérico no Facebook, criado para que você diga algo positivo sobre a atualização; é um comentário mais enfático. (TORRES, 2009, p. 41) Uma dos grandes trunfos do Facebook foi o botão do “curtir”, onde usuários aprovam o que o amigo publicou, e se elas gostam bastante, elas clicam em compartilham e colocam o mesmo link no perfil delas. Quanto mais “curtir”, mais fácil aquela publicação aparecer na página de outras pessoas. O compartilhar divulga melhor a sua publicação para outros usuários, porque se alguém compartilhou uma publicação, é como se ela tivesse publicado o mesmo na página dela, e usuários que nem te conhecem acabam vendo uma publicação na sua página.
A facilidade de uma divulgação viral via Facebook é muito grande. uma forma básica para interagir com o consumidor nessa rede é criar uma página da empresa, a fan page, onde usuários poderão “curtir” sua marca e propagar as novidades publicadas ali. Depois, o melhor meio de manter o dialogo é postar informações e novidades sobre o negócio e divulgar conteúdos que possam ser interessantes para essas pessoas. Você pode ter um discurso institucio conteúdos que possam ser interessantes para essas pessoas.
Você pode ter um discurso institucional, mas o importante é publicar informações novas e relevantes”. pág. 101, Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios do mês de Junho de 2011. Matéria escrita por Rafael Farias Teixeira. Existem muitas empresas que não conhecem essa propriedade do Facebook de criar uma página da empresa para que os suários possam curtir e receber noticias que a empresa publica nessa página em primeira mão. Porém, não é só saber criar a página, mas sim saber o que publicar.
O interessante é você incentivar o cliente a opinar, escrever alguma coisa na página ou pelo menos curtir o que foi publicado. Figura 2 | Fonte: Página do Facebook da Adidas Football Como exemplo, pode-se observar na Figura 2 na página da Adidas Football. Ela faz uma pergunta, fazendo uma interação com os usuários que curtem a página. Isso provoca o instinto criativo dos usuários e aquele que escrever o melhor comentário, terá o seu omentário postado pela página da Adidas.
Com isso, a empresa consegue fazer uma propaganda dos jogadores que patrocina, divulga o nome da empresa, e premia a melhor resposta com algo que para eles não terá custo nenhum, que é escrever a melhor resposta no mural deles. Esse é só uma demonstração como uma empresa pode fazer uma propaganda, e ter bastante resultado, podendo até premiar seus clientes, sem gastar nada. O facebook consolida-se como o rei das mídias sociais no mundo, tendo a clareza , respeito de seu maior objetivo no momento. Transformar-se numa plataforma de negócios capaz de 0 DF 42