Apresentação fdd
Métodos Ágeis: FDD “Desenvolvimento de software é uma cadeia com diversos elos” Kent Beck – Criador do extreme Programing (XP) André Vidal – CSM – 2009 O que é Desenvolvimento Lean LEAN É a aplicação em desenvolvimento de software do modelo “lean manufacturing”, cujos princípios e práticas para o desenvolvimento de domínio de software foram adaptados do Sistema Toyota de Produção (http://en. wikipedia. o pnnc(pios Lean 1. Eliminar o desperd Amplificar aprendiza org to view nut*ge eveloprnent) de sistemas 2. ocesso 3. Decidir o mais tarde possível! 4. Entregar o mais r pido possível! . Capacitar a equipe 6. Construir integridade agregando valores pessoais e ativos de conhecimento O Lean é uma subcultura da comunidade Ágil, com foco na criação e sustentação de sistemas de produção de software. André Vidal – CSM – 2009 O que é Agile? AGILE Agile é realmente uma cultura que gera processos e não apenas um processo. Isso deve afetar diretamente o nosso modo de ensinar aos outros como adotar Agile.
Jeff Patton – (httpWwww. agileproductdesign. com,O progresso dos trabalhos Mesmo que tardia, as mudanças nos requisitos são bem-vindas Propiciar diariamente a cooperação ntre desenvolvedores e clientes Conversar face a face é a melhor forma de comunicação Os projetos são construídos em torno de pessoas motivadas, confiáveis e que devem ter atenção contínua, propiciando a excelência tecnica e um bom design 8. Simplicidade g. Auto-organizar equipes 10.
Adaptar-se à evolução do negócio Benefícios e Desafios Características do Uso de Lean, Agile, SCRUM e FDD curto prazo Desafios Benefícios Os requisitos iniciais de produtividade e qualidade são definidos para os time boxes, propiciando o entendimento das necessidades do negócio, fornecendo mais isibilidade ao L[der de Projeto e Time de desenvolvimento. Existe dificuldade ao atendimento do que é solicitado, até que o time e gerência tenham absorvido o conhecimento necessário para resolver o paradigma.
Inicialmente a performance da ferramenta pode ter resultados que desapontam os investidores. Baseado no artigo: FREDDY BALLE & MICHAEL BALLE, “Lean or Six Sigma,” www. lean. org/library/leanorsigma. pdf. André Vidal – CSM – 2009 Curto Médio Prazo Desafios Benefícios Time boxes quantificáveis ou ro•etados por classes de negócio, que podem ser executada te (“on the Side”). e empregados mais experientes.
Médio Prazo Desafios Benefícios Mudança de perspectiva, que leva a uma transformação de como se enxerga o negócio, sendo a análise uma fonte fundamental de vantagem competitiva. Também aumenta as barreiras para com os concorrentes, pois o modelo tem maior valor agregado a ele. Requer investimento intelectual e constante comprometimento com resultados com o alto gerenciamento. Para ter sucesso na mudança de modelo da empresa, o alto gerenciamento tem que estar comprometido de forma mais incisiva, sendo muito mais do que apenas dar uma benção distante e assinar o cheque
Longo Prazo Desafios Benefícios Alguns benefícios de longo prazo que levam ao abandono do programa anterior em substituição por uma versão mais atualizada. Romper com a falta de siner ia entre os focos de ação e ao que levou à resultados desapo bater apatia e por fim a AGF3rlf8 engenharia de software que tem por foco principal a entrega frequente de software funcional ao cliente. • É uma metodologia ágil voltada ao desenvolvimento de software. ?? A FDD favorece de maneira incisiva o envolvmento de clientes (internos ou externos) ao processo de planejamento e desenvolvimento o software. • A FDD está baseada num processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental. • A FDD não foca a programação ou a definição de um modelo bem definido, mas faz uso de um planejamento iterativo, que tem por objetivo abstrair e atender as principais necessidades do negócio, que determinará a forma de atuação da equipe de desenvolvimento. omo punciona FDD Dedicar 1/6 do tempo do Projeto Iteração de Duas Semanas Construir Lista de Funcionalidades Desenvolver Por Funcionalidade Desenvolver Modelo Planejar Por Funcionalidade Detalhar Por Funcionalidade ?? Entendimento do Negócio • Construção de Modelo Conceitual • Construção da FBS • Definição das User Histories • Atualização do Kanban • Criação do Burndown • Código • Plano de Teste Unitário • Diagrama de Classes • Dia ama de Seqüência User Histories Time • • • • • Analista de Negócios Arquiteto Analista de Sistemas Desenvolvedores Tester Construir Lista de Funcionalidades Desenvolver Por Funcionalidade Artefatos • FBS: Feature Breakdown Structure • Diagrama de Classes • User Histories (Negócios e Critérios de Aceitação) Atividades • Definir os responsáveis por cada um dos modelos, agrupados por Features. • Construir a Lista de Funcionalidades Time • • • • • Analista de Negócios Arquiteto Analista de Sistemas Desenvolvedores Testes Detalhar por Funcionalidade Desenvolver por Funcionalidade Artefatos • FBS: Feature Breakdown Structure • Diagrama de Classes • User Histories ividades • Definir • • Analista de Negócios Arquiteto Analista de Sistemas Desenvolvedores Artefatos • Código • Diagrama de Classes • Diagrama de Seqüência • Testes Unitários Atividades ?? Implementar Classes e Métodos. ?? Efetuar Revisão do Código • Gerar Evidências de Testes Unitários Time • Analista de Sistemas • Desenvolvedores • Tester User Stories – Requisitos Story-Writing Workshops • São reuniões que incluem desenvolvedores, usuários, cliente, product owner e qualquer pessoa que possa contribuir no processo de descoberta de stories; Durante este workshop os participantes escrevem a quantidade de stories que conseguirem; Prioridades não são associadas; Bons workshops combinam os melhores elementos de brainstorming e prototipação de desenho; Como um eu posso / dev ender ao Vidal – CSM – 2009 Documentação do Processo Documentação de Análise e Design Pesquisar Produtos Reservar Produtos Testes de Aceitação Documentação testes e qualidade Aceitar pagamento com Visa e Mastercard • Quem? • O quê? • Porque? • Qual o critério? como CLIENTE cadastrado no Site eu consigo EFETUAR O PAGAMENTO do meu pedido COM CARTÃO DE CRÉDITO. Verificar cartões com prazo expirado (falhar) Aceitar pagamento de Pessoa Física e Pessoa Jurídica Qualidade de Testes • Prevenindo defeitos com vários tipos de teste: Suporte ?
Programação Perspectiva do Negócio Testes de Histórias Interesse de Negócio (Design do Produto) Testes de Unidade Interesse do programador PAGF70F8 ódieo) Product Backlog por parte do Product Owner. • Sessões de Facilitação • Brainstorm • Mapas mentais • Desenvolvimento de modelo visual abrangente (FDD facilita ter esse tipo de visão) • Os particpantes da reunião são: product Owner, Scrum Master e todos os membros do time; • Certifique-se que o Product Backlog esteja priorizado; • Certifique-se que há disponível um conjunto de cartas para a rática do Planning Poker; • Certifique-se que há tempo disponível – sem interrupções – para a realização da reunião. •Conhecer user stories profundamente Facilitando a vida..
Apêndice 2 Sprint Planning Meeting • O Product Owner deve falar ao time sobre a visão do produto; • O Product Owner e o time devem definir a meta da Sprint; • O time deve realizar a estimativa dos itens do backlog que não estejam estimados; • O product Owner e o time, em consenso, escolhem os itens que irão fazer parte do próximo Sprint, estes itens selecionados são chamados de Selected Product Backlog. Daily Meeting • Os participantes da reunião são: Scrum Master e todos os membros do time. Caso necessário, pode ser solicitada a presença do Product Owner; • Certifique-se de que o local e horário do Daily Meeting esteja claro para todo o time; • Certifique- se de que o quadro de acompanhamento esteja vislVel no ambiente físico em que será realizada e reunião • O que fiz desde a última reunião? • O que pretendo fazer até a próxima reunião? • Estou tendo algum impedimento? Se sim, adicione-o ao Impediments PAGF8rl(F8