Arqui

Categories: Trabalhos

0

Lições de Arquitetura Cap. 1 e 2 – P arte C O Espaço Habitável Entre as Coisas O que precisamos é de uma expansão das possibilidades de todas as coisas que projetamos, para torna-las mais úteis, mais aplicáveis e, portanto, mais adequadas a seus objetivos, ou adequadas a mais objetivos. O importante é incrementar esse “potencial de acomodação” e, dessa maneira tornar o espaço mais receptivo a diferentes situações. Devemos ter cuidado para não desperdiçar espaços, deixando os sem objetivo. Um a nos lugares óbvios q OF6 mas também em lug s S. p view next page Usar os espaços vag ?teis e com algum o espaço, e não só qualquer maneira, espertam atenção. eita-los, tornados os Aumentar o “potencial de acomodação” significa maior adequação ao que se exige da forma; uma forma, portanto, mais direcionada para as necessidades das pessoas em diversas situações consequentemente, tendo mais a oferecer. Exemplos: Calçada Levantada, Buenos Aires “Quando a calçada é tão alta que podemos nos sentar ou nos encostar nela, pode tornar-se um lugar onde as pessoas se encontram e descansam. ? onde jovens jovens jogadores de futebol acham seu público , e um lugar que qualquer vendedor de ua que deseje chamar a atenção dos transeuntes quer usar: um lugar visível. Estudantes Weesperstraat ” um parapeito parecer razoavelmente discreto á primeira vista ,um lugar onde se possa fazer uma pausa, recostar-se ou sentar-se ,apenas por um momento ou para uma conversa mais longa conforme o caso. Às vezes serve como um espaço para a refeição quando o restaurante está cheio, e foi usado para o bufê de uma ceia de Natal.

La Capelle ,França O simples corrimão em que pessoas idosas podem se apoiar quando sobem ou descem uma rua íngreme é, para todas as crianças da vizinhança ,um desafio para mostrar sua agilidade. Serve como um brinquedo de playground no verão é sempre usado para construir cabanas e esconderijos. Na Holanda, além disso, as donas de casa usam o corrimão para tirar a poeira do tapete . Um corrimão de ferro está literalmente á mão para uma ampla gama de usos, para todos o tipo de situação transforma a rua num playground.

Corte de Justiça , Chandigarh As construções “Brise em uma grade fixa de concreto formada por planos horizontais e verticais; além de proteger do sol ,é claro ,as estruturas em forma de favos . com seus nichos profundos ,servem também para outros objetivos enos evidentes. Centro Musical Vredenburg um saguão de teatro não pode ter assentos demais,então para oferecer assentos extra,foram construídas amuradas de alvenaria onde era possível :menos confortáveis do que um banco acolchoado,sem dúvida ,mas não menos úteis. utro problema típi confortáveis do que um banco acolchoado,sem dúvida ,mas não menos úteis. Outro problema típico era durante o intervalo era achar um lugar onde colocar copos,garrafas etc… A solução foi fornecer um espaço que sejam suficientemente largos,acrescentando,por exemplo,uma prancha de madeira para esolver esse pequeno mas persistente problema. De Evenaar, Escola A escadaria na entrada da nova escola primária “De Evanoar’,em Amsterdam, recebeu uma articulação extra para tonar mais fluente o acesso do nível da rua até a escola. sto deu origem á decisão de fazer os elementos do parapeito na curva do patamar produzirem dois pequenos lugares para sentar. Escola Apollo “É raro que as colunas hoje em dia tenham uma base definida separadamente, mais há situações em que uma seção alargada da coluna, um pouco acima do solo, oferece vantagens adicionais interessantes. Na entrada de um jardim-de-infância, séria um anto exagerado instalar bancos para os pais esperarem os filhos. O mais adequado ,então, é o assento informal que esses discos oferecem , os quais são bem- vindos quando se tem de esperar mais do que previsto.

Durante o recreio das crianças ,os discos são usados para deixar os casacos e as pastas praça de São Pedro, Roma Cada uma das inumeráveis colunas da quádrupla colunata da Praça de Sáo Pedro ,de Bernini, em Roma, tem uma base quadrada suficientemente larga para que as pessoas se sentem confortavelmente, e as colunas são tão grossas que p 3 suficientemente larga para que as pessoas se sentem onfortavelmente, e as colunas são tão grossas que proporcionam sombra aos que se sentam ali.

Lugar e Articulação A primeira consideração de importância decisiva ao se projetar um espaço é determinar para que ele sirva ou não servira, e, consequentemente, qual será o tamanho adequado. O equilíbrio certo entre distância e proximidade é um ponto importante. O espaço deve sempre ser articulado para criar lugares, unidades que possam torna-la capazes de acomodar o padrão de relações dos que vão usa-las.

A maneira como o espaço é articulado constitui um fator decisivo: determinará se o espaço será dequado para um grande grupo de pessoas, por exemplo, ou para grupos pequenos, separados, de modo que seja adequado a todas as pessoas. Devemos articular as coisas para torna-las menores, isto é, não faze-las maiores do que o necessário, e mais administráveis. Suficientemente pequeno para que possa ser usado e suficientemente grande para que ofereça o máximo de uso potencial.

Espaços convidativos, com áreas que atendem ás exigências mínimas de um “lugar que corresponda ao tipo de uso que se dará a esse lugar, assim mantendo um perfeito equilíbrio. Na arquitetura, todos os meios devem ser usados para formar e, onsequentemente, confirmar o espaço fechado de tal modo que ele esteja apto a acomodar a todos. “A qualidade “diz a respeito á capacidade variável de um espaço de ser convida qualidade “diz a respeito á capacidade variável de um espaço de ser convidativo para grupos maiores ou menores.

Isto parece estar baseado no equilíbrio exato entre fechamento e abertura, intimidade e exterioridade, que assegura a existência de focos suficientes nos vários lugares para que as pessoas possam se envolver, a ponto de compreenderem que estão juntas num grande topo espacial Moradias Haarlemmer Houttuinen Os jardinzinhos na calçada da frente ,cercados por um muro baixo de tijolos. São suficientemente grandes para oferecer o espaço necessário para um pequeno grupo de pessoas. Deve haver espaço suficiente para algumas cadeiras em torno de uma pequena mesa, que pode ser redonda, quadrada ou oblonga.

De Drie Hoven, Lar para Idosos “Em vez da colocação de assentos perto da janela como é comum nas alas de hospital, cada dois quartos de dormir têm tem uma sala em comum, no espaço criado pela ampliação do corredor. Divisórias baixas de tijolos ,cercando os assentos fixos, separam o spaço do corredor , isolando-as até ponto do vaivém de pessoas, ao mesmo tempo em que oferecem uma Visão do que está se passando. O arranjo estimula o contato informal entre a equipe do hospital, mesmo quando em serviço ,e os residentes.

Edifício de escritórios Central Beheer A articulação do espaço foi o principio subjacente ao projeto do edifício. É possível dizer que este edifício tem potencial não só para absorver mudanças internas de Io S possível dizer que este edifício tem potencial não só para absorver mudanças internas de longo alcance, como também ara dar a impressão de que poderia receber objetos diferentes, isto se deve á sua articulação. O edifício, portanto, pode semir como uma estrutura básica apenas para objetivos que se adaptem a ele.

A gama de possibilidades de um edifício é determinada pela densidade de sua estrutura e da articulaçao dela derivada. Reforma de Residência A reforma em pequena escala, sem nada de espetacular, de uma residência comum, tinha como objetivo ajustar o andar térreo a um uso mais diferenciado, para que pudesse abrigar mais atividades independentes. O espaço adicional dos cantos esquecidos foi usado para aumentar o número de lugares, deste odo, a capacidade do espaço comunitário como um todo.

São Pedro ,Roma Vemos uma série de espaços que produzem um padrão surpreendente rico sem que as linhas gerais se percam.. Espera-se que o edifício seja espacialmente organizado de tal modo que ofereça pelo menos ampla oportunidade para contatos sociais. As pessoas devem ter liberdade para decidir se querem se unir a um grupo ou ficar sozinhos, se querem ser vistas ou não, se querem conversar com outras pessoas ou evita-las. É apenas no auditório que se necessita de um espaço único, nao dividido, para acomodar muitas pessoas.

Relatório bases experimentais

0

[pic] RELATORIO DE Base Experimento 1: Estru atômico de alguns m s Naturais nação do raio oriá is to view

Read More

Alfabetização ecológica

0

ANÁLISE DO TEXTO “Alfabetização Ecológica” Epílogo retirado do livro: “A Teia da Vida: Uma Nova Compreensão Cientifica dos Sistemas Vivos”.

Read More