As ligações entre a assessoria de imprensa esportiva e o marketing esportivo
FACULDADES INTEGRADAS ASSOCIAÇAO DE ENSINO DE SANTA CATARINA COMUNICAÇAO SOCIAL – HABILITAÇAO EM MIDIA ELETRONICA JOÃO PAULO FONTANA As ligações entre a Assessoria de Imprensa esportiva e o Marketing Esportivo FLORIANÓPOLIS, SC. 2012 João Paulo Fontana As ligações entre a A 1 or16 to view nut*ge sportiva e o Marketing Esportivo: Um estudo de caso sobre como as entidades esportivas Figueirense Futebol Clube e Cimed/Sky Florianópolis trabalham para ampliar seus produtos na área digital.
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado às Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina, como equisito para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social Orientador (a): Professor Marcelo Barcelos 1. Introdução Tenho como objetivo no presente estudo identificar o cruzamento entre a Assessoria de Imprensa Esportiva e o Marketing Esportivo, entendendo assim quais fatores e histórico de Assessoria de Imprensa e do Jornalismo Esportivo em Florianópolis. ? sabido que o Esporte, de uma maneira geral, se faz presente na sociedade, ele pode se apresentar em várias modalidades e categorias e ainda conta com diversos eventos de destaque nas coberturas jornalísticas, como Copa do Mundo, Olimpíadas Jogos Pan- americanos. Porém, o futebol, principalmente no Brasil, ocupa um espaço maior que as outras práticas esportivas nos veículos de comunicação, em Florianópolis a realidade com relação ao assunto é a mesma, principalmente no momento atual do futebol na cidade.
Para a realização desse trabalho será necessário o levantamento de informações relevantes sobre o espaço ocupado pelo esporte em questão na mídia. Gostaria, entretanto, de apresentar alguns dados levantados na elaboração do presente estudo. Eles já chamam a atenção para o assunto e a sua disposição nos abre um caminho para a análise o tema proposto para este trabalho. Um dos órgãos de maior relevância na aferição de dados de m[dia no Brasil é o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).
Criado em 1942 pelo radialista Auricélio Penteado, o instituto é responsável por pesquisas de mídia, investimento publicitáno e hábitos de consumo. O órgão, além de atuar no Brasil, também desenvolve atividades em mais 12 países da América Latina. Além disso, o IBOPEé a única empresa latino- americana a figurar em um ranking dos EUA no qual estão as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo.
Em 2007, ano do Pan-Americano do Rio de Janeiro, o Instituto realizou uma pesquisa com o objetivo de precisar a do Pan-Americano do Rio de Janeiro, o Instituto realizou uma pesquisa com o objetivo de precisar a audiência dos programas televisivos do gênero esportivo na população brasileira. O público alvo foi às pessoas compreendidas na faixa etária de 12 a 64 anos. Destas, 54% da população assistiu a programas que abordaram sobre dois ou mais esportes.
Seguindo ainda na mesma pesquisa do ano de 2007, o Instituto comprovou que o futebol e o vôlei estão entre os esportes mais populares. No levantamento feito pelo IBOPE, 45% dos entrevistados acompanham os eventos relacionados ao assunto abordado. Ainda no mesmo estudo, 69% das pessoas afirmaram terem assistido evento ou de futebol ou de vôlei. Essas modalidades foram apontadas como preferenciais entre os telespectadores.
Esses dados mostram o potencial de consumo que o esporte e, especificamente o futebol e o vólei, ocupa na m (dia. “No campo da cultura esportiva, ao referenciar-se na vivência proporcionada pela mediação tecnológica por meio da indústria midiática em seu tempo livre, em detrimento da experiência ormativa que pode ser oportunizada pelo esporte, o sujeito passou sucessivamente de praticamente a espectador, deste o telespectador, e agora, o tele consumidor’. BETTI, 2003, p. 22). Esse levantamento recente, de um evento de grande porte realizado no nosso país e de proporções continentais, como os Jogos Pan-Americanos, demonstra a força do futebol, por exemplo, na televisão. E é sabido ainda que a sua relevância não se restrinja apenas a esse veículo de comunicação. A curiosidade de um estudo que buscasse compreender as relações entre veículo de comunicação. lações entre a assessoria de imprensa e o marketing esportivo no sentindo de perceber o cruzamento destas áreas da comunicação dentro do ambiente do esporte, e principalmente quais os produtos referentes à área da midia digital estão sendo pensados e produzidos, e se estão sendo pensados e produzidos em conjunto por ambos os setores dentro das instituições esportivas de alto nível técnico é o centro construtivo deste estudo. 1 . 1 Tema O relaclonamento de organizações e pessoas com a midia se torna cada vez mais intenso e isso necessita de um cuidado especial, pois a aproximação com os jornalistas deve ser bem eita.
Este é o foco do desenvolvimento desta pesquisa, aplicada na forma de estudo de caso a cerca da relação entre a assessoria de imprensa dos clubes esportivos e o marketing esportivo propriamente dito, já que este assume um papel de destaque na gestão de organizações esportivas. Dentro de uma análise referente à relevância da escolha dos clubes que serão objetos do presente estudo e mediante dados de aparição nas midias e referentes ao marketing esportivo agressivo e de forte impacto, fez-se a escolha do Figueirense Futebol Clube e da equipe de vólei Cimed/SKY Florianópolis.
Outra questão de suma relevância dentro do estudo é perceber qual a forma mais assertiva para conduzir a labuta de fornecimento de informações que nesse caso especifico, é algo que necessita um cuidado especial. Esse cuidado e o entendimento da área é um conhecimento adquirido por um profissional graduado em Comunicação Social 16 profissional graduado em Comunicação Social. Todo esse cuidado é necessário porque os profissionais da midia trabalham em diversos veículos, além de terem tempos de publicações ou deadlines diferentes.
O trabalho feito pelo assessor leva em conta linha editorial dos veículos, além de suas especificações, como a diferença entre a veiculação de uma informação em um jornal impresso ou em um programa de televisão ao vivo. o cuidado em todo esse campo melindroso nos meios de comunicação que é o processo de elaboração, apuração e divulgação de um conteúdo informativo, deve ser feito por um profissional específico, como o assessor de imprensa, já que a imagem, hoje em dia, é muito importante no sucesso de alguém ou de uma organização junto à sociedade. A imprensa vem assumindo, gradativamente, uma maior omplexidade, em virtude do processo crescente de segmentação, e da multiplicação às vezes caótica dos espaços de divulgação jornal[stica. É hoje, mais apropriado, referirmo- nos a “imprensas” Estas modalidades de imprensa têm ‘timing’ diverso, propostas editoriais distintas e se estruturam em conformidade com ambientes comunicacionais particulares.
O relaclonamento com a midia é, neste novo cenário, atividade que deve ser entregue apenas a profissionais. Na verdade, para profissionais com um perfil bastante refinado, já que, pela importância da imprensa na formação da imagem e da reputação as organizações, de há muito este trabalho assumiu uma perspectiva estratégica”. (BUENO, 20092) Já o marketing esportivo é o conjunto de ações assumiu uma perspectiva estratégica”. BUENO, 20092) Já o marketing esportivo é o conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou através do patrocínio de equipes e clubes esportivos (Bertoldo, 2000). No Brasil, o Marketing Esportivo teve origem entre os anos 70 e 80, quando o esporte brasileiro começou a despertar interesse da uventude, fazendo com que a midia intensificasse sua divulgação, aproveitando-se de novos talentos recém-descobertos como Oscar, Paula e Hortência (basquete), Bernard (vôlei) e Zico (futebol), entre outros.
Como objetivos, o marketing esportivo visa aumentar o reconhecimento publico, reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos especficos do mercado, combater ou antecipar-se a ações da concorrência, envolver a empresa com a comunidade, conferir credibilidade ao produto com a associação à qualidade e emoção do evento, entre outros (Araújo, 2002).
Através do tempo, o marketing vem se tornando uma ferramenta fundamental para o posicionamento de uma marca no mercado. Inúmeras formas e ferramentas vêm sendo utilizadas durante o tempo para promover não apenas marcas, mas também pessoas. O esporte tem se mostrado uma ferramenta inovadora no que se refere à publicidade de marcas, através de planos de marketing dentro do esporte.
Aplicar recursos em marketing esportivo tem se tornado uma ferramenta quase indispensável às grandes marcas, que tem apostado nesse mercado buscando através dele uma identidade pessoal entre liente e marca, ligando-se n PAGF cliente e marca, ligando-se não apenas de forma comercial aos seus clientes, mas também de forma afetiva utilizando o esporte como ponte para esta conexão. As ações de marketing vinculadas às marcas das empresas patrocinadoras dos clubes de futebol e de vólei, no estudo presente, destacam-se, pela geração de oportunidades para as empresas que desejam tornar suas marcas fortes. . 1. 1 Objeto O objeto de estudo para o presente trabalho é análise dentro da Assessoria de imprensa dos dois clubes de Florianópolis ue fazem parte da ellte esportiva em suas modalidades. O Figueirense Futebol Clube e a Cimed /SKY Florianópolis são clubes tradicionais de Florianópolis e recentemente tiveram grande ascensão dentro do quadro nacional, figurando entre os clubes mais importantes do país em duas modalidades como o futebol e o vólei, paixões nacionais.
Sendo assim, pretendo com este estudo identificar dentro do setor de assessoria de imprensa destes clubes as possibilidades e as dificuldades para que os profissionais da área alcancem resultados que possam manter e principalmente alavancar mbas as marcas, e a importância do contato real com o setor do marketing esportivo, não só na manutenção destas marcas, mas principalmente na construção de peças digitais, hoje indispensáveis no processo de expansão das marcas no cenário do mercado esportivo.
A convivência dentro dos clubes e dentro do esporte de Florianópolis são os pilares que irão calçar esta pesquisa. Como estagiário da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, por quase dois an pesquisa. Como estagiário da Fundação Municipal de Espartes de Florianópolis, por quase dois anos, vivi diariamente a realidade estes clubes e mantive contato constante com o setor de assessoria de imprensa de ambas as instituições.
Nasce assm à vontade de pesquisar e de compreender a postura dos profissionais que integram a área de comunicação esportiva e quais as possibilidades de aplicar conceitos recentes de assessoria de imprensa e marketing digital, estudados por mim dentro do curso de comunicação social neste mercado esportivo. 1 . 1. 2ProbIema Quais as reais ligações entre a Assessoria de Imprensa e o Marketing Esportivo dentro dos clubes analisados? Quais os produtos de mídia digital são confeccionados pelo Marketing Esportivo auxiliado pelo setor de assessoria de imprensa?
Quais são as principais dificuldades encontradas dentro da Assessoria de Imprensa de ambos os clubes de Florianópolis para a ampliação das marcas perante o cenário do esportivo atual? 1 . 1. 3Justificativa O mercado esportivo apresenta novas possibilidades para o crescimento do setor de Assessona de Imprensa. Dentro deste mercado destacam-se alguns clubes que agem como verdadeiras companhias, clubes empresas, que buscam um posicionamento cada vez mais agressivo com relação ao setor de comunicação.
A busca deste estudo é evidenciar quais são as estratégias da assessoria de imprensa e marketing esportivo dentro dos clubes destaques em suas modalidades em Florianópolis, Figueirense F. C e Cimed/Sky e que fizeram com que estes mesmos clubes se destacassem no cenário esportivo e conseguissem atingir o objeti que estes mesmos clubes se destacassem no cenari0 esportivo e conseguissem atingir o objetivo de manter suas marcas em evidência, sustentando assim características de clube- empresas.
Outra meta do estudo é analisar quais são as principais dificuldades encontradas dentro da assessoria de mprensa de ambos os clubes de Florianópolis para trabalhar a divulgação das marcas dentro de um cenário esportivo dinâmico e que constantemente exige dos profissionais da área soluções diferentes e inovadoras, principalmente dentro do ambiente das midias digitais. 1 . 1. 4Hipóteses Surgem diversas hipóteses dentro da problemática em questão.
No problema central encontramos, por exemplo, a possibilidade da falta de interesse, por questões politicas, da ampliação das marcas. Outra hipótese é o nao entendimento das possibilidades de crescimento dentro do esporte como empreendimento ucrativo e em expansão no mercado mundial. Dentro do problema secundário, surge uma hipótese real, que é a falta de compreensão de diretores e responsáveis por ambos os clubes da importância da área de comunicação dentro de um clube ou de qualquer instituição que vise ou não lucros.
Outras hipóteses referentes às possibilidades serão realmente compreendidas à medida que o estudo de campo seja realizado, ou seja, que a convivência dentro dos clubes me permita identificar e citar tais soluções. 1 . 1. 5Referencial Teórico A Assessoria de Imprensa como conhecemos hoje é uma tividade relativamente nova e que nem sempre existiu dessa maneira. um dos pnnclpals precursores do profissional foi o norte-americano lvy Lee. Ele teve atua maneira.
Um dos principais precursores do profissional foi o norte-americano Ivy Lee. Ele teve atuação destacada junto aos veículos de comunicação dos EUA, no início do século “Pode-se dizer que os profissionais que, hoje, atuam na área de Assessoria de Imprensa são os herdeiros de lvy Lee. Foi ele quem, em 1906, criou, em Nova lorque, o primeiro escritório de relações públicas direcionadas para a administração de crises e ara treinar executivos para falar com o público, dando origem aos primeiros porta-vozes.
Nascia assim a Assessoria de Imprensa com a responsabilidade de construir e manter, por meio de trabalho junto aos jornalistas, um bom relacionamento com os diferentes públicos”. (FONSECA, 2006, p. 4) Apesar de o pnncpal marco da Assessoria de Imprensa ser o trabalho de lvy Lee no início do século XX, pode-se dizer que em momentos da história da humanidade como nos Impérios Chineses, Romano e Persa, além de governos monárquicos de grande tradição e relevância como Espanha, França e Inglaterra, empre houve o embrião de um assessor de imprensa.
De acordo com Lorenzon e Mawakdiye (2006, p. 7) “nestas sociedades, o papel deste assessor era o de principalmente encaminhar as decisões governamentais aos ministros e às provinclas, eventualmente marcar audiências públicas e dar más notícias para o povo – em geral, aumento de impostos”. Com a evolução da sociedade e o seu ávido consumo midiático, o papel do profissional específico dessa área surgiu para atender essa demanda cada vez maior que o mercado exige, ou seja, informação a todo o instante. As principais razões para o a