Aspectos subjetivos e objetivos de como abrir uma empresa

Categories: Trabalhos

0

O estudo de viabilidade ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. Abrange etapas como análise de mercado e projeção faturamento, informações que mostrarão para o empresário onde, como, quando e para quem oferecer seus produtos e serviços. A pesquisa de viabilidade apresenta dados sobre o público-alvo e suas necessidades e sobre os produtos e serviços, os preços, as despesas e as receitas dos concorrentes. Também mostra a projeção dos custos, da receita e do capital de giro.

Mensura o montante inicial para o investimento e em quanto tempo o alor será recuperad or6 serviços, adequados m empresa. Os futuros empresári ara os produtos e ade financeira da apoio do Sebrae para saber se seu projeto é viável. Para isso, basta visitar uma unidade do Sebrae. O empreendedor é atendido por um consultor e orientado com relação a decisões fundamentais para o sucesso de seu empreendimento. Com as informações levantadas, o consultor realiza simulações e ajuda a analisar a viabilidade do negócio.

Plano de negócio: análise de riscos Aspectos que avaliam a atratividade de uma empresa O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve ermitir a avaliação do grau de atratividade do empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio que pretende desenvolver. empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio que pretende desenvolver. Baslcamente, os riscos do negóc10 referem-se aos aspectos descritos a seguir. – Sazonalidade – caracteriza-se pelo aumento ou redução significativos da demanda pelo produto, em determinada época do ano.

Os negócios com maior sazonalidade são perigosos e oferecem riscos que obrigam os empreendedores a manobras precisas. Quando em alto grau, considera-se fator negativo na avaliação do negócio. – Efeitos da economia – a análise da situação econômica constitui questão importante para a avaliação da oportunidade de negócio, já que alguns são gravemente afetados, por exemplo, por economias em recessao. – Controles governamentais — setores submetidos a rigorosos controles do governo, nos quais as regras podem mudar com freqüência, oferecem grande grau de risco e são pouco atraentes para pequenos Investidores. Existência de monopólios — alguns empreendimentos podem enfrentar problemas por atuar em áreas em que haja monopólios ormados por operações que dominam o mercado, definindo as regras do jogo comercial. No Brasil, a comercialização de pneus, produtos químicos em geral e tintas constitui exemplo de segmentos monopolizados. – Setores em estagnação ou retração – nesses setores, há procura menor que a oferta de bens/serviços, o que torna a disputa mais acirrada. Nas épocas de expansão e prosperidade de negócios, ao contrário, novos consumidores entram no mercado, promovendo a abertura de novas em resas. mpresas. – Barreiras à entrada de empresas – obstáculos relacionados com: exigência de multo capital para o investmento; alto e omplexo conhecimento técnico; dificuldades para obtenção de matéria-prima; exigência de licenças especiais; existência de contratos, patentes e marcas que dificultam a legalização da Plano de negócio: o que é preciso saber Dados cujo conhecimento é necessário para o desenvolvimento do negócio Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negoc10. seu negócio. Conhecer o ramo de atividade – É preclso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e as ossibilidades de atuação no segmento (exemplo: confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino). Conhecer o mercado consumidor — O estudo do mercado consumidor é importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.

Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor. Conhecer o mercado forne niciar e manter qualquer PAGF3rl(F6 fornecedor — Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores (mercado fornecedor). O conhecimento desse mercado se reflete nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

Conhecer o mercado concorrente – O mercado concorrente compõe-se das pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Esse mercado deve ser analisado de maneira que sejam identificados: quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência.

Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utillzação do seu produto/serviço, qual embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores Analisar a localização da empresa – Onde montar o negócio.

Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Conhecer marketing — Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 ‘pes’: Produto, Pontos de Vend PAGF classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 ‘pes’: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço. ocesso operacional – Este item trata do ‘como fazer’. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.

Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços – É prudente que o empreendedor ou empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a isponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários. Projeção da necessidade de pessoal – Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação elas deverão ter.

Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois há de fazer investimento em local, equipamentos, materiais despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da Como elaborar um plano de negócio plano de negóc10 é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor Assim como para construir uma casa, organizar uma f do produto e das atitudes do empreendedor Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o Iltoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio.

Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido. Para organizar as idéias é necessário usar o plano de negócio.

Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da idéia e na gestão da empresa. Ao final, o plano de negócio ajudará a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio? ‘. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita cnatividade.

Debian

0

01) Introdução A popular distribuição Linux Debian (que atualmente oferece mais que o Linux) é considerada “pura”, pelo fato de

Read More

Boas práticas para serviços de alimentação (bpsa)

0

Luan Felipe Goulart Silva (luangoulart@ig. com. br/www. facebook . com/LuanGoulart) Nutrição, 2012 – unip Swift – Campinas/ sp BOAS PRÁTICAS

Read More