Assistencia emenfermagem na prevenção do câncer de mama
ASSITÊNCIA EM ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CâNCER DE MAMA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FREDERICO AUGUSTO,SOLANGE MACHADO ISIS MELO. DISCIPLINA ENSINO CLINICO SAUDE DA MULHER- RELATO DE PESQUISA PROFESSOR-RAUL INTRODUÇÃO: o câncer de mama é a neoplasia maligna que mais acomete o sexo feminino. apesar dos inúmeros progressos alcançados nas ultimas décadas, nos campos do diagnósticos precoces e do tratamento a incidência do câncer continua aumentar. INCA2001) Para SMELTZER e BARE (2005), não há causa especifica para OF2 vez disso , uma combinação de even h ét s e possivelmente Swipe nentp mbientais pode con ulr p SEGUNDO BARBOSA estar atuando em to olvimento. fermeiro pode desde o dia do diagnóstico até o retorno para casa depois da cirurgia. é um período difícil em que a paciente necessita de um apoio emocional e de aprendizagem sobre a medida de enfretamento da doença e tratamento,bem como de auto cuidado e reconstrução de seu cotidiano da melhor forma possível.
O enfermeiro por se dedicar ao cuidado do paciente, destaca- se em seu papel fundamental frente a adaptação da mulher á mastectomia ,visando uma melhora na qualidade de vida , oferecendo compreensão e respeito. OBJETIVO dissertar sobre câncer de mama, analises, discussão dos principais fatores de riscos e métodos diagnósticos para os profissionais de enfermagem na saúde. METODOLOGIA: foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, o qual consiste no exame da bibliografia, para o levantamento e análi análise do que já foi produzido sobre o assunto assumido como tema de pesquisa cientifica. ara o levantamento da bibliografia , foram selecionados artigos e livros que abordam os conteúdos : câncer de mama, mastectomia e atuação de enfermagem -esta pesquisa possui natureza explicativa que propicia o pesquisador aprofundar o conhecimento sobre o ema. RESULTADOS os fatores que desempenham o papel de maior importância no câncer de mama são hereditariedade, paridade, lactação , menopausa tardia ,obesidade, hormônios endógenos e estrógenos. ormalmente, o principal sintoma é a presença de um nódulo, na mama, que em 60% é descoberto pela própria mulher ao se auto examinar. Além do auto exame , existem outros meios de se diagnosticar o câncer do seio , como mamografia, ultra sonografia e biópsia. CONCLUSÃO: em RELAÇÃO AO TRATAMENTO, EXISTEM ABORDAGENS CIRURGICAS , QUIMIOTERAPIAS, RADIOTERAPIAS E HORMONAIS . CONTUDO, JAMAIS DEVE-SE ESQUECER QUE E NECESSARIO UM
ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR COM A PRESENÇA DE MÉDICOS , FISIOTERAPEUTAS , TERAPIAS OCUPACIONAIS , E PSICÓLOGOS , POIS SOMENTE ASSIM , MULHER SERÁ TRATADA eficientemente e não somente sua doença Palavras chave: Câncer de mama; mastectomia ; cirurgia REFERÊNCIAS: BARBOSA, A. T. R mulher mastectomizada: desempenho de papéis em rede sociais de apolo . Interface-Comunic, Saúde v. g, n. 18, p. 161-177, set. 2004/fev. 2005. SMELTZER, Suzane C; BARE, Brenda G. Tratado de Enfermagem Médico – cirürgica. 100ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. NCA Estimativa por câncer no Brasil. Rio de janeiro, 2001.