Assistencia emenfermagem na prevenção do câncer de mama

Categories: Trabalhos

0

ASSITÊNCIA EM ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CâNCER DE MAMA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FREDERICO AUGUSTO,SOLANGE MACHADO ISIS MELO. DISCIPLINA ENSINO CLINICO SAUDE DA MULHER- RELATO DE PESQUISA PROFESSOR-RAUL INTRODUÇÃO: o câncer de mama é a neoplasia maligna que mais acomete o sexo feminino. apesar dos inúmeros progressos alcançados nas ultimas décadas, nos campos do diagnósticos precoces e do tratamento a incidência do câncer continua aumentar. INCA2001) Para SMELTZER e BARE (2005), não há causa especifica para OF2 vez disso , uma combinação de even h ét s e possivelmente Swipe nentp mbientais pode con ulr p SEGUNDO BARBOSA estar atuando em to olvimento. fermeiro pode desde o dia do diagnóstico até o retorno para casa depois da cirurgia. é um período difícil em que a paciente necessita de um apoio emocional e de aprendizagem sobre a medida de enfretamento da doença e tratamento,bem como de auto cuidado e reconstrução de seu cotidiano da melhor forma possível.

O enfermeiro por se dedicar ao cuidado do paciente, destaca- se em seu papel fundamental frente a adaptação da mulher á mastectomia ,visando uma melhora na qualidade de vida , oferecendo compreensão e respeito. OBJETIVO dissertar sobre câncer de mama, analises, discussão dos principais fatores de riscos e métodos diagnósticos para os profissionais de enfermagem na saúde. METODOLOGIA: foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, o qual consiste no exame da bibliografia, para o levantamento e análi análise do que já foi produzido sobre o assunto assumido como tema de pesquisa cientifica. ara o levantamento da bibliografia , foram selecionados artigos e livros que abordam os conteúdos : câncer de mama, mastectomia e atuação de enfermagem -esta pesquisa possui natureza explicativa que propicia o pesquisador aprofundar o conhecimento sobre o ema. RESULTADOS os fatores que desempenham o papel de maior importância no câncer de mama são hereditariedade, paridade, lactação , menopausa tardia ,obesidade, hormônios endógenos e estrógenos. ormalmente, o principal sintoma é a presença de um nódulo, na mama, que em 60% é descoberto pela própria mulher ao se auto examinar. Além do auto exame , existem outros meios de se diagnosticar o câncer do seio , como mamografia, ultra sonografia e biópsia. CONCLUSÃO: em RELAÇÃO AO TRATAMENTO, EXISTEM ABORDAGENS CIRURGICAS , QUIMIOTERAPIAS, RADIOTERAPIAS E HORMONAIS . CONTUDO, JAMAIS DEVE-SE ESQUECER QUE E NECESSARIO UM

ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR COM A PRESENÇA DE MÉDICOS , FISIOTERAPEUTAS , TERAPIAS OCUPACIONAIS , E PSICÓLOGOS , POIS SOMENTE ASSIM , MULHER SERÁ TRATADA eficientemente e não somente sua doença Palavras chave: Câncer de mama; mastectomia ; cirurgia REFERÊNCIAS: BARBOSA, A. T. R mulher mastectomizada: desempenho de papéis em rede sociais de apolo . Interface-Comunic, Saúde v. g, n. 18, p. 161-177, set. 2004/fev. 2005. SMELTZER, Suzane C; BARE, Brenda G. Tratado de Enfermagem Médico – cirürgica. 100ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. NCA Estimativa por câncer no Brasil. Rio de janeiro, 2001.

Semiotica

0

Semiótica é a ciência dos signos, aqui entendidos como linguagem. Importante diferenciar língua de linguagem. A primeira é um arranjo

Read More

Fluxogramas

0

Exercício Fluxograma Confeccione os fluxogramas dos processos descritos a seguir: 1 – Você é o responsável pelo churrasco da turma.

Read More