Associação de resistores
ASSOCIAÇAO DE RESISTORES: EM SÉRIE E EM PARALÉLO NOVEMBRO DE 2008 INTRODUÇÃO Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza- se uma associação d resistores são ligado circuito desejado, co natal. OF4 S. p view next page plicações vários ro para obter o s decorativas de Os resistores podem ser associados basicamente de três aneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista. EXPERIENCIA ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE ESPERIENCIA I Materiais utilizados: Três lâmpadas de 40kw; Três suportes de lâmpada; aconteceu com o interruptor. A tomada macho foi ligada a rede elétrica e o procedimento estava concluldo.
Observaçóes: As lâmpadas funcionam em menor intensidade, pois a rede de 220 V foi dividida em três; Se uma das lâmpadas de 40W for tirada do circuito, nenhuma funcionará mais, pois a rede foi interrompida; Se for colocada uma lâmpada de 100W, ela não funcionará, pois corrente se divide primeiramente nas lâmpadas com menor potência; E se for colocada lâmpadas mais fracas ( com menor potência), como na experiência a de 15W, serão essas as que vão funcionar e não as de 40W.
ASSOCIAÇÃO EM PARALÉLO EXPERIÊNCIA 2 uma lâmpada de 100kw; Três metros de fio branco duplo; uma tábua de 50 cm X 50 cm; Uma tomada; e mais; Se qualquer das três lâmpadas for tirada do seu devido suporte, as outras continuarão funcionando normalmente, pois não haverá interrupção no circuito; Se forem colocadas lâmpadas de diferentes voltagens nos uportes, cada uma funcionará com a devida intensidade sem haver interferência em qualquer outra.
PESQUISA Associação em série: Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica. Observe a figura abaixo: A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados. O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.
Associação em paralelo: A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura. A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados. 3 mista: Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito.
Observe na figura abaixo que os resistores RI e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo: Nas associações mistas também podemos encontrar um valor para a resistência equivalente. Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas acima são válidas para estas associações. CONCLUSÕES EXPERIÊNCIA 1 EXPERIENCIA 2 As lâmpadas funcionam com a intensidade normal, pois a rede de 220 V que antes (na associa ão em série) era dividida, agora não é mais; 4DF4