Atividade colaborativa – responsabilidade social e meio ambiente (rsma)

Categories: Trabalhos

0

SUMARIO • AULA TEMA …. 03 … 03 • AULA TEMA 3 – org to view nut*ge o … 04 AULA TEMA 3 • AULA TEMA 3 — Passo …. 07 • AULA TEMA 5 – Passo . . . . . . 08 • AULA TEMA 6 – • AULA TEMA 7 – AULA TEMA 01 ÁGUA E A SUSTENTABILIDADE Consumo Sustentável significa saber utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Para isso precisamos somente dar mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente.

Noventa e sete por cento da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), dois por cento formam geleiras nacessíveis e, apenas um por cento é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.. Pois é, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a população mundial! E esse pouco de água que nos resta está ameaçado, pois somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os residuos de agrotóxlcos e industriais.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Sabemos que não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural. A água deve ser usada com muita responsabilidade. Partindo do texto mostrad ado do site adequadas para o consumo. AULA TEMA 02 A PRESERVAÇAO DOS NOSSOS RIOS A qualidade da água dos rios e represas brasileiros está longe do ideal. Dados do IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável), do IBGE, revelam quais bacias de água doce estão em situação mais cr(tica.

Os IQA’s (índice de Qualidade da Água) mais baixos são os dos altos cursos dos rios Tietê e Iguaçu, que atravessam, respectivamente, as regiões metropolitanas de São Paulo e Curitiba. A maior parte desta poluição e causada ela introdução de materiais qu(rmcos, físicos e biológcos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes. Segundo o site http://www. sustentabilidade. philips. com. r ‘sustentabilidade-0206/despoluicao-saneamento-ambiental. html, o maior problema são as ligações clandestinas, que acabam levando lixo e esgoto diretamente para o rio, sem tratamento. Levando isso em consideração, se houvesse uma maior onscientização da população juntamente com os governos para que fosse feito redes tratamento de saneamento básico, com novos postos de coleta e tratamento dos mesmos diminuiria significativamente a poluição dos nossos rios, também devemos levar em consideração o replantio das nossas nascentes que são de extrema importância para a manutenção e preservação.

Sem esses res(duos nas águas e com as nascentes preservadas, os nossos rios voltariam a respirar e consequentemente a ter mais vida. O que devemos nos lembrar todos os dias é que a nossa vida nesse planeta depende diretamente da manutenção dos nossos ios, florestas e meio ambiente em geral, por isso preserve, cuide, não polua. PAGF3rl(Fq AULA TEMA 03 passo OI: Entende-se por; Objetivo geral: Refere-se ao que se pretende fazer para melhorar ou alcançar objetivos. Objetivo específico: Atividades que serão realizadas, com finalidade de atingir o objetivo geral.

Público alvo: Pessoas que serão beneficiadas com o projeto ou ações de melhorias. Passo 02: A partir do texto entende-se que o projeto é um projeto sustentável sim, porque busca melhorias e qualidade de vida a comunidade, e segurança. E tudo que se refere à qualidade de vida é sustentável. O objetivo geral do texto é desenvolver uma ação mobilizadora, capaz de promover articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada.

O objetivo específico é: ver o mundo, pesquisar os dados, planejar a ação, mobilizar para agir utilizando a tecnologia e avaliar o caminho percorrido a fim de atingir o objetivo geral e assim tornar o Rio de Janeiro uma cidade sustentável. O público alvo desta ação são os moradores da comunidade. passo 03: O projeto descrito no texto pode ser conslderado de sustentabilidade porque visa melhorias para a comunidade e egurança, e com essa ação tende acabar ou pelo menos diminuir o crime organizado na favela.

O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas s do Rio de Janeiro poder sair de suas casas e se sentir mais seguros passo 04: Conscientizando a população A cada dia que passa fica mais evidente que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o planeta e com o bem estar da população, e estão procurando meios de agir conservando os recursos naturais e a melhoria das condições de vida da população. E o objetivo geral deste projeto é fazer multas ampanhas, palestras e conscientizar a comunidade, e fazer com que isso vire uma corrente do bem e as pessoas passem essa informação a frente.

Hoje em dia é muito comentado na mídia a respeito de sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente, e não se pode abordar o meio ambiente se não falarmos de ética, de cidadania, de valores, de qualidade de vida. É preciso entender o meio ambiente como resultado de todas as ações humanas. O objetivo especfico de tentar mobilizar a todos, é fazer entender que as escolas devem ensinar os alunos desde o primário a respeito do assunto, não adianta querer ensinar uando estiver na universidade, porque tem pessoas que nem sabem o significado de sustentabilidade.

A saída para uma efetiva reconstrução ambiental deve constar de uma reforma educacional interdisciplinar, orientada segundo os projetos pedagógicos de cada escola, ampliando-se o conceito de sustentabilidade. Mudar os rumos do planeta não é tarefa simples, mas pode perfeitamente acontecer no longo prazo, se integrada ao sistema educacional como prioridade. Precisamos entender o meio ambiente como resultado de todas as relações humanas, devendo, portanto, ser trabalhado de forma implícita, nas uestões diárias. ocivos à atmosfera e produção de combustíveis alternativos, entre multas outras, é preciso articular, desde já, processos educativos que possibilitem uma mudança radical no olhar da humanidade em relação ao seu ambiente, algo que exige novas maneiras de educar, e assim conservar recursos naturais e procurar melhoria das condições de vida da população. Estas são apenas algumas das ações que podem melhorar o planeta. * Iniciar uma campanha para que as pessoas deixem de jogar lixo nos rios e nas ruas. * Investigar se o esgoto da cidade é despejado no rio sem o ratamento adequado. Desligue os aparelhos e eletrodomésticos: Sempre nos lembramos de desligar determinados equipamentos de nossa casa, mas alguns poucos são sempre esquecidos, e que também gastam energia. * Leve suas próprias sacolas para o supermercado: Cada vez mais geramos plásticos e usamos cada vez mais em nossas compras de supermercado, podemos usar nossas próprias sacolas e ajudar a reduzir o consumo de plástico além disso, algumas lojas e supermercados já dão descontos para aqueles que levam suas próprias sacolas. * Recicle: A grande maioria das cidades oferece programas de reciclagem.

Recicle em todos os lugares, em casa, no trabalho em todos os lugares. Ajude a manter os programas de reciclagem, se em sua comunidade não tem programas de reciclagem dê início a um e faça o mesmo em seu trabalho. * Faça a coleta seletiva do seu lixo. AULA TEMA 04 Vimos o quanto é importante à preservação dos rios e das nossas fontes de égua. O ser humano tem que se conscientizar cada vez mais quando falamos em “poluição em rios” e nao jogar lixos ou qualquer outro tipo de oluente nos rios, praias, lagos, etc. não descartar óleo de e de esgoto não utilizar esgoto não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em ?reas próximas à fontes de água, não lançar esgoto doméstico em córregos, não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas. Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce nao falte. A economia e o uso racional da água devem estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão.

A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas consequências num futuro pouco distante. A água poluída contem bactérias que ocasionam infecções ntestlnals além de leptosprose. Então, conclui-se que, a palavra de ordem é: CONSCIENTIZAÇÃO. AULA TEMA 05 passo 01 Objetivos Indicadores I Metas – Conscientizar as pessoas sobre o uso I – Reutilização da água I- Através e pesquisas de no aspecto do cotidiano. asso 02 Avaliação e Indicadores O Projeto atingirá a população de todas as cidades da região através da divulgação em rádios e internet (redes sociais). Todas as pessoas envolvidas no projeto farão parte de fóruns de discussão na internet e consequentemente os indicadores de andamento serão apresentados no próprio dia-a-dia das iscussões dos envolvidos, ou seja, a população. AULA TEMA 06 passo OI Recursos necessários e as fontes de financiamento.

Os recursos necessários para a execução deste Projeto serão apenas a boa vontade e a dedicação de algum tempo/dia de cada envolvido direto com o mesmo, para que se torne possível o ato da elaboração e divulgação nos meios de comunicação. Este Projeto, de imediato, não disponibilizará de recursos financeiros, apenas um determinado período do dia dos envolvidos, pois nas redes sociais e em alguns web sites “. org’ os serviços são gratuitos. Em rádios comunitárias elou privadas a ivulgação de ações ou projetos sociais são veiculados sem custo à organização.

PAGF8rl(Fq acima, o Projeto se manterá através de uma Organização Não Governamental, e a princípio não haverá necessidade de recursos financeiros, bastando apenas à disponibilidade dos membros envolvidos. Os materiais básicos utilizados serão os meios de comunicação em massa como, internet e rádios. O tempo despendido às ações populares será voluntário por parte dos envolvidos. Com a participação de interessados, residentes nas cidades de nossa região, o Projeto se auto sustentará e automaticamente e reverterá em benefícios tanto aos envolvidos como também ? população das cidades participantes.

Passo 02 Responsáveis pela implementação e continuidade do projeto: • Dany Heverson Corral Cursando Administração de Empresas na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba 20 semestre, ano 2011 R. A. : 2579460864 E-mail: contato@djdany. com. br • Elisângela Evangelista Dias 10 semestre, ano 2011 R. A. : 3219532435 E-mail: elisangela. evangelista@valeo. com • Leandro Alves de Souza R. A. : 1158389276 E-mail: le-leandroalves@hotmail. com • Roberta Evangelista Dias PAGFgrl(Fq

Projeto

0

UNIVERSIDADE PAULISTA Gestão de Recursos Humanos Dileuza Brito Prado professora: patrícia Quadros Vitória da Conquista 2012 Introdução A comunicação é

Read More

Cipa – formulário

0

CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Data: 1 5/03/2012 Realização: Gerência de Políticas de Segurança e Saúde do

Read More