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ETAPA 1 Aula tema: Desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do desenho técnico. Passo 01 – Leitura capitulo 1 – livro texto. Passo 02 Responda as seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico. a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Quando observamos as características do desenho técnico em relação ao desenho artístico percebemos no desenho técnico a ênfase em transmitir com rigor a quantificação das dimensões e forma do objeto, b produção, como mat er perceptível e se descreve determinad b) Descreva quais s ors antes para sua o técnico deve mbig . :. -e r na forma como to view ntação dos desenhos técnicos mais utilizados. Os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados são: Perspectivas: visão espacial, rápida, de determinado objeto, assemelhando-o a uma fotografia do objeto.

Vistas múltiplas: baseia-se no conceito de projeção ortogonal, apresenta grande quantidade de informações, tais como: anotações, notas de fabricação, notas de montagem, entre outros. Obedecem a determinadas normas e convenções que quando assimiladas permitem visualizar com clareza o objeto representado. c) Para que o desenho técnico seja uni Swlpe to vlew next page universalmente entendido e sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma Língua”.

Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para a maioria das normas individuais de cada país. ISO (International Organization for Standardization) Passo 03 — (Equipe) Leia o capítulo 03 do livro texto e responda aos questionamentos pertinentes a esse capitulo: a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico. O principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico é a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. ) A norma ISSO 128:1982 define IO tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível. Tipo de linhas Descrição I A C Continuo grosso I Contínuo fino D I Continuo fino a mão livreContinuo fino em zigue- zague F Interrompido grossolnterrompido fino I G Misto fino H Misto fino com grosso nos limites da linha e nas mudanças de direção I JI Misto grosso K Misto fino duplamente interrompido I A norma ISSO 128:1982 define 10 tipos de linha e respectivas espessuras.

A utilização correta dos tipos de linha 128:1982 define 10 tipos de linha e respectivas espessuras. A utilização correta dos tipos de linha facilita a Interpretação dos desenhos e sua compreensão. Como mencionado acima, existem duas espessuras posslVeis para o traço: grosso e fino. A relação de espessura entre o traço grosso e o traço fino não deve ser inferior a 2:1. A espessura de traço deve ser escolhida de acordo com a dimensão do papel e o tipo de desenho, dentro da seguinte gama: 0,18, 0,25, 0,35, , 0,7, 1,4, e 2 mm.

As espessuras devem ser as mesmas para todas as vistas desenhadas em mesma escala. Quando existe sobreposição de linhas em um desenho, apenas uma delas pode ser representada, ficando a representação condicionada à verificação de regras. Em arestas de contornos vislVeis, utilizam-se linhas do Tipo A. Em arestas de contornos invisíveis, utilizam-se linhas do Tipo E ou c) A utilização crescente de programas de CAD ED e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor dos desenhos em papel.

Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido. O desenho em papel tem fundamental importância na fabricação, nde na maioria das situações são necessárias as vistas e todo um conjunto de informações complementares, como c PAGF3rl(FS são necessárias as vistas e todo um conjunto de informações complementares, como cotas, tolerâncias dimensionais e geométricas e acabamentos superficiais. ) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala . Na prática. Verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizados nos desenhos técnicos. Utiliza-se a escala de ampliação quando a peça é muito pequena e é necessário visualizar melhor os detalhes da mesmo. Podemos citar como exemplo a fabricação de uma agulha.

Em contrapartida a redução é utilizada quando a peça ou objeto é muito grande e não é possível representar em tamanho real no papel. Podemos citar como exemplo o desenho de um carro. passo 04 Utilizando o formato A4 em branco para traçar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, olocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica. Segue descrição de onde cada tipo de linha deve ser utilizada: Contínuo Grosso – Linha de contorno visível, arestas visíveis.

Continuo Fino – Arestas fictícias, Inha de cota, linhas de chamada, tracejado de corte, linhas de referencia, contorno de seções locais, linhas de eixo curtas. Contínuo Fino a Mão Livre – Limites de vistas locais ou interrompidas quando o limite não PAGF eixo curtas. Continuo Fino a Mão Livre – Limites de vistas locais ou interrompidas quando o limite não é uma linha de traço misto, imites de cortes parciais. Contínuo Fino em zigue-zague – Limites de vistas locais ou Interrompido fino – Linha de contorno invisível , arestas invisiveis.

Interrompido Grosso – Linha de contorno invisível , arestas Invisíveis. Misto Fino – Linhas de eixo, linhas de simetria, trajetória de peças moveis. Misto fino com grosso nos limites da Inha e nas mudanças de direção – Planos de corte. Misto Fino duplamente Interrompido Posição extremas de peças móveis, contornos de peças submetidas a processo de fabricação com deformação plástica, contornos de peças adjacentes, entroides e partes situadas antes dos planos de corte.

Misto Grosso – Indicação de linhas ou superfícies as quais é aplicado um determinado requisito. ETAPA 02 Passo 01 Reproduza o desenho apresentado na figura 2 a seguir em formato Aa com as devidas margens em escala 1:1 passo 02 Copie o desenho que está em perspectiva cavaleira passando- o para perspectiva isométrica, utilizando como referênciao pontilhado da folha. Observe que no exercico, o mesmo desenho deverá ser feito duas vezes, mudando a referência dos exas.

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