Atps
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE. DIHEGO SIGIS PAULA SEIXAS PAULA THAIS A. ROD SUZY ALVES PADILHA ATPS: Etapas 1 5 p objetivo futuro , é um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações que será elaborador, implantado, desenvolvido, implemetador e gerenciador, em pro de um objetivo distinto pré-estabelecidode forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser Identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
O planejamento tem por finalidade antecipar as situações previsíveis predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos. Tipos de planejamento O planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade Planejamento Estratégico É um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista a obter um nivel de aperfeiçoamento na relação da empresa com seu ambiente. Envolve uma visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo razo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais anos.
Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização. Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de uão autônomas elas sejam.
No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Por ue a empresa existe, o que ela faz e como 2 OF as em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem elou valida a missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organizaçao. Nivel Tático. Planejamento Tático Tem por objetivo aperfeiçoar certa área de resultado e nao a empresa como um todo. Envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou epartamento.
Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Taticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico. Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento.
Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro u Novos Produtos. Existe ainda uma sub-classificação dos planos Táticos, chamada de Politicas. As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação. Assim, existem as políticas de recrutamento de pessoal, políticas de relacionamento com clientes, políticas de segurança, entre outras.
No caso das pequenas e médias empresas, não há necessidade de elaborar planos táticos, pois elas são necessárias como uma orma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do n[vel operacional a ser descrito a seguir, como as empresas pequenas são mais simples, não há necessidade deste nível do plano. Planeiamento operacional as necessidade deste nivel do plano. PlanejamentO operacional É a formalização através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimentos e implantação estabelecidas.
Esse plano é bem objetivo, detalhado, elaborado pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de 3 urto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer e ‘como fazer as atividades cotidianas da organização,pois devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constituídos também por sub-planos, com diferentes graus de detalhamento. No fundo, estes planos simplesmente asseguram que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, afim de que esta possa alcançar seus objetivos.
De todos os planos operacionais que existi, os mais comuns são: a) Procedimentos: Uma sequência de etapas ou passos que evem ser rigorosamente seguidos para a execução de um plano, elas indicam como chegar a um determinado objetivo. É importante notar que os procedimentos operacionais são diferentes das politicas do plano tático. Enquanto os procedimentos dizem exatamente o que precisa ser feito, as políticas não são tão específicos, servem apenas como guias para pensar e decidir. b) Orçamentos: Estes planos são relacionados com o uso do dinheiro em um determinado período de tempo.
São também popularmente conhecidos por sua terminologia em inglês: Budget. Podem ser segmentados por projetos, por períodos de tempo, por atividade ou por áreas. c) Programas: São planos relacionados com o tempo. Distribuem as atividades que devem ser realizadas ao longo de uma linha de tempo. Os tempos podem ados em função de horas, 4 as dias, semanas ou até meses. Cronogramas é outro nome popular para designar os programas. d) Regras: Ou regulamentos dizem respeito ao comportamento das pessoas em determinadas situações.
Especificam o que as pessoas podem ou não podem fazer, diferem das politicas porque são bem mais específicos e diretos, e visam limitar o grau e liberdade das pessoas em situações que podem ser previstas com antecedência. Como cada plano é elaborado por níveis distintos na escala organizacional, é importante que a harmonia seja mantida em todo o processo, pois cada um, dentro de sua especialidade pode não estar em consonância com os objetivos da empresa. É importante que existe uma ordem que deve ser seguida na elaboração destes planos.
Os primeiros planos devem ser sempre os Estratégicos, para que gerem os indicadores para os planos Táticos e os que inspiram os planos Operacionais. 4 Comparando os artigos do professor Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto podemos ter uma noção do quanto é importante ter uma visão elaborada da organização a qual fazemos parte, só tendo uma visão analítica podemos perceber falhas ou pontos de melhoria que ajudaram no constante desenvolvimento da empresa e consequentemente gerando então um maior lucro. Afinal vivemos em um mundo capitalista.
A partir dessa visão podemos colocar em pratica o planejamento estratégico, pois não é apenas identificando as falhas e ontos de melhoria que tudo estará solucionado, é prec s OF as xecutando o mesmo com base em metas e objetivos cada vez mais desafiadores. No mercado global de hoje, nao podemos mais nos dar o luxo de não estar em constante desenvolvimento tendo como base o conhecimento, afinal para um gestor de empresas, uma maneira lucrativa de administrar hoje pode nao surtir os mesmo efeitos amanhã, pode se tornar uma gestão ultrapassada.
O mundo dos negócios vem sofrendo grandes transformações nos últimos tempos, essas mudanças trazem a necessidade da rápida modernização das empresas. O administrador como um agente de transformação dessas elações necessita de um novo perfil, se nao acompanhar as mudanças ficará atrasado ou desempregado.
Com isso identificamos a real importância do planejamento e do empreendedorismo já que ocorrendo uma fusão entre esses dois conceitos estamos fardado a uma carreira 5 de sucesso, nunca esquecendo que o constante sucesso nos leva a acomodação, cabe ao administrador ter o discernimento de não se deixar levar pelo bom momento e sim ficar sempre alerta as constantes mudanças de um mundo totalmente globalizado. 6 as planejamento, pois a partir o entendimento e conhecimento este é possível melhor colocar em prática os tipos de planejamento.
Também abordará o tema: processos administrativos como funciona, o que é este processo, a visão que temos a partir desse processo. Planejamento Planejamento é falar de algo ue envolve toda a organização é um processo contínuo e d onsiste em um coniunto 8 OF as multo mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, ndependentemente de quão autônomas elas sejam.
No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como 2 faz. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem elou valida a missão, a Visão, os valores, as crenças e princípios da organização. Nível Tático. Tem por objetivo aperfeiçoar certa área de resultado e não a geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem Táticos, chamada de Políticas.
As políticas são como guias gerais dentro dos quais as pessoas odem estabelecer cursos de ação. Assim, existem as política nto de pessoal, políticas políticas de recrutamento de pessoal, politicas de relacionamento com clientes, políticas de segurança, entre outras. em ações do nível operacional a ser descrito a seguir, como as n[vel do plano. com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organizaçào,pois devem estar proliferados em toda a empresa são diferentes das políticas do plano tático. Enquanto os b) Orçamentos: Estes pla ados com o uso do 0 DF 25