Trabalhando estatística junto com sua história

Categories: Trabalhos

0

Trabalhando estatística junto com sua história Introdução Trabalhar com a História da Matemática dentro de salas de aula, sem dúvida se torna mais agradável à aula, porém, muitos professores não abordam em suas aulas, técnicas que insiram o contexto histórico do assunto, trabalhando o conceito e algumas aplicações da Estatística ao longo do percurso escolar dos alunos com uma dedicação histórica deste assunto abordando como tema central o surgimento da Estatística.

Podemos trabalhar de diversas formas no processo de construção do conhe da estatística e com O mundo que no ensar que lhes per soluções inovadoras cendo o surgimento obre o conteúdo. Swipe nentp ompetências do s, procurando o. É neste sentido de construção de materiais através de coleta de informações e do uso de computador que são os que assumem um papel importante na educação de nossos alunos.

Desenvolvimento De início necessitamos conhecer como surgiu a Estatística e com isso adquirir dados sobre o conteúdo. A população primitiva se organizou sentindo necessidade do conhecimento numérico de recursos existentes, então foram realizadas as primeiras estatísticas para os governantes de ntigas e poderosas civilizações para fazer o levantamento dos patrimônios que o Estado obtinha e como estava distribuída entre as pessoas. Heródoto foi outro que fez o primeiro levantamento estatístico, em 3050 a.

C. se elaborou uma pesquisa dos poderes financeiros das p -lal Studia pessoas do Egito, sendo que a finalidade era investigar quais eram os recursos de mão-de-obra e financeiros para a construção das Pirâmides. Em 2238 a. C. o imperador chinês Yao mandou realizar uma estatística para descobrir questões financeiras com fins industriais e comerciais. Ramsés II ordenou a realização de m arrolamento das terras do Egito. Maises (1490 a. C. ) também investigou estatísticas de gregos e romanos.

Com a queda do império romano se passou um milênio sem que se conhecesse a importância da Estatistica e com o conhecimento de alguns dados estatísticos muitos Estados mandaram realizar pesquisas para conhecer melhor certas características da população com a idéia de impor leis de impostos e quantidades de pessoas do sexo masculino para a guerra. Sabemos hoje, que a Estatística surgiu antes do nascimento de Cristo e reapareceu somente por volta do Século XVII. O alemão Gottfriend Achemmel foi quem sugeriu a palavra Estatistica que se originou de statu (estado, em latim).

Já no século XVIII, teve inicio na Inglaterra com grupos para levantar dados sobre a saúde publica, nascimento e mortes. Neste período de destacaram John Graunt (1620- 1674) e Willian Petty (1623- 1687), que buscavam fenômenos sociais e políticos para a tradução das leis quantitativas. Todavia, iniciou no século XIX e sendo a última parte da evolução da Estatística, ampliando e interagindo com os conhecimentos já adquiridos nos séculos anteriores a ependência de vários ramos das descobertas da Estatística e de certa maneira Ronald Ficher (1890- 1962) e Karl Pearson (1857- 1936) contribu[ram com isso.

Acreditando que o professor de matemática tem um potencial (1857- 1936) contribuíram com isso. Acreditando que o professor de matemática tem um potencial para desenvolver didaticamente o conteudo, visando a história da matemática, o conhecimento dela com recursos tecnológicos irão introduzir qualquer conteúdo em sala de aula, promovendo grandes oportunidades para uma aula construtiva de conhecimentos sem tentativas exaustas para repassar os onhecimentos.

O estudo estatístico não é feito tendo como referência uma única pessoa ou um fato isolado, e sim um conjunto de elementos. Esse conjunto é chamado de coletivo ou de população. As pesquisas realizadas para estudar nível de instrução, religião ou preferência musical são exemplos de variáveis qualitativas. Já as pesquisas que envolvem estatura, numero de habitantes e idade são exemplos de variáveis quantitativas.

Conteúdo relacionado engloba qualquer assunto, como por exemplo, quais os animais preferidos dos alunos? Quantos alunos comem verdura? Quanto mede a mão de ada um deles? Curiosidades como essas podem acabar com uma simples contagem ou servir de base para um projeto capaz de iniciar seus estudantes no desenvolvimento de diversas competências, como coletar informações, organizá- las e representá-las na forma de gráficos ou tabelas além de interpretá-las criticamente.

A construção de materiais com informações coletadas juntamente com o uso do computador são os que assumem um papel importante na educação dos alunos, pois o mundo que nos cerca, exige deles um modo diferente de pensar, resolver situações buscando soluções adequadas ao conteúdo para obter um bom trabalho poderemos propor o uso de computadores e o uso da calculadora como u 3 obter um bom trabalho poderemos propor o uso de computadores e o uso da calculadora como um recurso capaz de desenvolver um trabalho de familiarização e estimulação adequadamente.

Portanto, pode realizar uma pesquisa na web, o professor como orientador e o aluno sendo o responsável por sua aprendizagem, auxiliando assim um maior controle e assumindo o principal luga na construção de seu conhecimento. Na realização de uma pesquisa na web, o professor orientará as instruções e nformações históricas envolvendo o tema, podendo realizar debates e com isso aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Conclusão Hoje, a Estatística não é apenas o estudo de cálculos e construções de gráficos, pois se expandiu à análise em Física, Geografia entre outras também e ainda a propriedades aparentemente desligados, como, analisar erros de pesquisas dentro de Medicina, na Língua Portuguesa e Literatura. Na sua origem, a Estatística estava ligada ao Estado. Hoje, não só se mantém esta ligação, como todos em geral necessitam dela.

Com algumas mudanças podemos mudar o conceito da terrível atemática e atrair a atenção do aluno não só para a história da Estatística, mas também para o uso correto das tecnologias, mostrando tais conhecimentos que hoje aplicamos foram desenvolvidas antes de Cristo. Colocando em prática nossos projetos e pensamentos, podemos despertar no aluno um grande interesse usando o computador nos dias atuais. O computador permite ao aluno conduzir o processo de aprendizagem e tomando decisões em sentido das respostas que o computador dá para suas ações.

Finalizando, podemos concluir que o professor deve sempre se aperfeiço 4 para suas ações. e aperfeiçoar e se aprofundar nos conteúdos matemáticos através da história da matemática, para que suas aulas se tornem mais interessantes e sempre encorajando seus alunos para experimentar novas tecnologias, pois é para isso que foram inventadas, e fazer com que compreendam que existe uma essência entre a matemática e eles próprios, uma relação com seu cotidiano. Bibliografia acesso em 15 nov 2010. http://www. estatisticapr. hpg. com. br/historia. tml acesso em 16 nov 2010. http://cienciahoje. uol. com. bMrevista-ch/revista-ch-2009/264/pdf a “resenha264. pdf acesso em 29 nov 2010. ttp://wmw. educ. fc. ul. pt/icm/icm2003/icm24/index. html acesso em 13 nov 2010. Plano de aula Disciplina: Matemática Conteúdo: Estatística Nível de ensino: Ensino fundamental. Material: Caderno, Iápis, borracha, régua, calculadora, computador, lápis colorido e uma conta de luz. Objetivo: Entender conceitos básicos da Estatística em uma situação real; Analisar dados obtidos de uma conta de luz.

Montar gráficos a partir de dados coletados; Navegar na Internet em busca de conteúdos para estudo. Confeccionar tabela e gráfico. Inicia a aula contando sobre a História da Estatística, explicando ue desde muito antes de tia a Estatística. Para S Estatística. No livro IV do Antigo Testamento que se refere a Moisés foi instruído por Deus para fazer um levantamento de todos os homens de Israel que estivessem bons para a guerra. No tempo do Imperador César Augusto, ele ordenou que se realizasse um censo populacional de todo Império Romano.

Em meados do século XVII a Estatística se desenvolveu mais ainda graças à ajuda principalmente do estudioso John Graunt que realizou a primeira pesquisa estatística sobre a mortalidade. Usar o endereço eletrônico http://pt. wikipedia. org/wiki ara lerem a respeito do surgimento da Estatística e para algumas pesquisas e atividades relacionadas a matéria podemos entrar no endereço eletrônico http://www. educ. fc. ul. pt/icm/lcm2003/icm24/index. html .

Terminando esse estudo via web, podemos voltar para sala de aula e promover algumas discussões sobre as pesquisas feitas sobre a Estatística e estudar média e mediana. Explicando ao aluno que média se resulta da soma de todos os valores, dividido, pelo número de valores. Ex. E, mediana se resulta do valor central de uma amostra de dados. Ex. Concluída a explicação, propor aos alunos uma atividade om uma conta de luz, conduzindo, primeiramente uma análise de dados contidos em uma conta de luz, levantando algumas questões, bem como: Em que campo está registrado o valor da conta?

Quais meses aparecem nesta conta? Quais os valores de consumo de energia (kWh) em cada mês? Coletadas as informações podemos construir uma tabela Mês IAbril I maio Ijunho Ijulho lagosto Isetembro IOutubro I kWh 1160 1181 1170 1163 1152 1188 1154 1 1 [pic] E, em uma folha milimétrica loutubrol kWh 1160 1181 1170 1163 1152 1188 11541 E, em uma folha milimétrica, marcamos a linha vertical em ada centímetro demarcado, onde será a diferença, neste caso 50, então ficará O, 50, 100, 1 50, 200 para demonstrar as colunas que estão representando cada mês na linha horizontal. PiC] Terminada a construção da tabela e do gráfico, propomos algumas questões aos alunos: Em qual mês teve o menor consumo de energia? agosto Em qual mês teve o maior consumo de energia? setembro Calcule a média do período de consumo de energia elétrica? 166,86 Quais foram os meses em que o consumo foi abaixo da média? E acima da média? Menor: abril, julho, agosto, outubro e Maior: maio, junho e setembro. Calcule a mediana do período de consumo de energia elétrica? 63 Avaliação Como uma atividade para casa, solicitar que os alunos procedam com o mesmo caminho feito em sala de aula e façam agora com as contas de luz de suas respectivas residências. http://ww. w. mundoeducacao. com. br/matematica/tipos -graficos-l . htm acesso em 14 nov 2010. httpWwww. prof2000. pVusers/delgadom/estatistica. htm acesso em 18 nov 2010. http://pt. wikipedia. org/wiki/Historia_da_Estatistica acesso em 16 nov 2010. http:h’www. educ. fc. ul. pt/icm/icm2003/icm24/index. htmI acesso em 16 nov 2010. 5+2+7+8 = 22 5,5 4 média

Йtica

0

A corrupзгo no Brasil , estб classificada junto a 163 parses na base na percepзгo de corrupзгo entre autoridades pъblicas

Read More

Amalgama dentística

0

1 Nomenclatura e Classificação das Cavidades de Prof. Dr. Fernando Mandarino com a colaboração de Alessandra N. S. Rastelli; Cristina

Read More