Atps de economia

Categories: Trabalhos

0

índice 1 Introdução……………………………. página 2 .. Página 3 2. 1 Tipos de Mercado: Monopólio, Oligopólio, Monopsônio e Oligopsónio…. — . Página 3 2. 2 Oferta e Procura…… 6 2. 3 politica Fiscal, po Cambial. 0 3 Conclusão… Swipe nentp 11 4 Referências bibliográficas…………………… 12 Introdução Iremos abordar neste trabalho os conceitos de Oferta e Procura de mercado, também falaremos sobre a Política Fiscal, Monetária e Cambial.

E por ultimo faremos abordaremos dos tipos de mercado (Monopólio, Oligopólio, Monopsônio Oligopsônio), conceituando-os e citando casos reais para o melhor entendimento. A respeito desses tipos de mercado, você vai acabar lembrando-se de outros casos que você já viu no cotidiano. Boa leitura. produto único no mercado que não tenha como substitui-lo por outro, sendo assim ele impõe seus preços e suas condições, isso se torne para o consumidor uma regra, pois se o consumidor não comprar esse produto dessa determinada empresa não conseguira comprá-la em outro local pelo fato de não existir. m exemplo verídico é a da empresa de barras de granola da Quaker Company, dentro de sua linha de produção ela fabricava muitas barras de cereais em serie, fazendo com que seu estoque fica-se sempre abastecido, mas os produtos demoravam em ser despachada para os clientes, ela tomou uma decisão, começou a produzir mais e estocar menos com isso os produtos que eram acabados de ser fabricados rapidamente era entregues para seus clientes chegando às prateleiras de seus comércios mais frescas, isso trouxe a Quaker Company mais clientes satisfeitos e aumento de lucro. )Exemplo de caso real sobre mercado monopólio Um exemplo verídico é a da empresa da Coca Cola Company, la embalava seu xarope de refrigerante em recipientes de aço inoxidável que podia ser usado varias vezes assim gastando menos, ela passou a embalar seu xarope de refrigerante em recipientes de papelão que não podia ser utilizado novamente isso gerou um aumento nos custos e reduziu o lucro operacional. 3)Exemplo de caso real sobre mercado oligopólio Podemos chamar de mercado oligopólio aquele que existe poucos vendedores de um mesmo produto e assim comprometendo uns aos outros dependendo das decisões de cada um.

Um exemplo de mercado oligopólio é aquele baseado no modelo de cartéis 20F 10 ecisões de cada um. um exemplo de mercado oligopólio é aquele baseado no modelo de cartéis que tem como função a união de varias empresas com uma organização central que comanda todas as outras, distribuindo receitas e mantendo os mesmos preços e quantidade de produção para que não haja concorrência. Também outro exemplo é a de firma dominante que atua no mercado estabelecendo um único preço, com isso suas concorrentes se unem a essa idéia para se tornarem concorrentes perfeitos. )Exemplo de caso real sobre mercado monopsônio Podemos chamar de mercado monopsônio aquele que existe penas um comprador e vários vendedores ao contrario do monopólio. Um exemplo verídico sobre este caso é uma cooperativa de leite chamada Cotochés em Rio Casca MG, que compra todos os produtos fabricados pelos produtores daquela região mesmo existindo outras fazendas de gado leiteiro ao seu redor, com isso ela consegue produzir todos os seus variados tipos de produtos derivados do leite. )Exemplo de caso real sobre mercado oligopsônio Podemos chamar de mercado oligopsônio aquele que existem, por exemplo, três compradores e vários vendedores. Um exemplo verídico desse mercado são os donos de varias erras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucaliptos de três grandes empresas de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra) essa empresas para garantir sua matéria prima para a produção de celulose garantem aos donos das terras sementes para o plantio e cuidados com as terras. ) Podemos concluir que 30F 10 das terras sementes para o plantio e cuidados com as terras. 6) Podemos concluir que mercados Monopólio e Oligopólio refletem ao consumidor uma única forma de comprar, sem muitas opções de escolha, pois se não são todas as empresas ue fornecem esses produtos o cliente fica escravo de comprar somente com um fornecedor, sendo assim, não tendo nenhuma escolha e tendo que pagar pelo preço estipulado. )Podemos concluir que mercados Monopsônio e Oligopsônio refletem aos vendedores que existem poucos compradores para muitos vendedores, dificultando assim as vendas de alguns vendedores, para que ocorram boas vendas para alguns vendedores eles precisam realmente ter o esp[rito de vendedor e partir para cima de seus clientes garantindo assim seu espaço no mercado de trabalho Podemos concluir que existem vários tipos de mercado mercados em: monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio) em todos esses casos existem vantagens e desvantagens tanto para o consumidor quanto para o vendedor, sendo assim precisamos saber lidar com cada um deles, nos atentando para todos os detalhes. Cada uma dessas formas de mercado influencia nos preços dos produtos, gerando uma grande opção de preços, mas tudo isso não é totalmente favorável.

No caso de mercado Monopólio e Oligopólio o cliente não tem muitas opções de comprar com vários de fornecedores tendo que efetuar suas compras somente com um. Também podemos citar a situação e mercado Monopsônio e Oligopsônio eles afetam diretamente os vendedores , pois se não existem vários compradores os vendedores precis 10 afetam diretamente os vendedores , pois se não existem vários compradores os vendedores precisam garantir suas vendas para os consumidores existentes. Oferta e Procura Oferta é a quantidade de produtos que os produtores oferecem ao mercado num determinado período de tempo. A oferta depende de vários fatores: do seu próprio preço, do custo de produção e das metas e objetivos da empresa.

A função oferta tem correlação direta entre a quantidade ofertada e o nível dos reços, essa relação é chamada de Lei Geral da Oferta. Procura (ou demanda) é a quantidade de bens ou serviços que os consumidores desejam adquirir em um determinado período de tempo. Essa procura dos consumidores é influenciada pro algumas variáveis, são elas o preço do bem ou serviço, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor e os gostos e preferências dos indivíduos. Exemplos reais 1. Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a procura por vôos domésticos aumentou 8,81% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano a rocura aumentou em No mesmo mês, a TAM retorna a liderança do mercado de vôos domésticos, sendo responsável por 39,62% desses vôos no território brasileiro. 2. A falta de oferta de imóveis em São Paulo aumentou os aluguéis dos contratos novos em 2,1%. Esse desequilibrio entre oferta e demanda gerou esse aumento nos aluguéis em setembro de 2010, em comparação com o mês anterior. O conceito de Oferta e Procura, pode ser aplicado pelas organizações na definição dos preços dos produtos ou serviços, 0 Procura, pode ser aplicado pelas organizações na definição os preços dos produtos ou serviços, ou até mesmo na hora de formar um estoque.

Pois é preciso saber o quão grande é a procura pelo produto e analisar a concorrência, para assim ter noções do tamanho ideal do estoque, e das aplicações certas de preços. Esse conceito ainda pode orientar um empresário empreendedor a escolher um segmento de produto a lançar no mercado. Política Fiscal Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado. A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda dispon[vel que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança.

Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente um elemento da demanda; dessa forma, quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto. Assim, se a economia apresenta tendência para a queda no nível de atividade, o governo pode estimulá- la, cortando impostos elou elevando gastos. Pode ocorrer o inverso, caso o objeto seja diminuir o nível de atividade. Qualquer aumento de imposto ou a criação de um novo, somente poderá entrar em vigor no ano seguinte à sua promulgação. A carga tributária total no Brasil não é particularmente alta, é menor que a dos EUA e muito menor que a da Europa.

Porém sua distribuição é bastante anormal. Apenas 6. 2% do arrecadado se referem ao Imposto de Re 6 0 Porém sua distribuição é bastante anormal. Apenas 6. 2% do arrecadado se referem ao Imposto de Renda de Pessoas Físicas, participação essa que nos países industrializados varia geralmente entre 18% e 26% e nos EUA chega a 38%. Política Monetária Existem dois principais tipos de política monetária a serem adotados pelo governo; a politica rigorosa e a política flexível. A politica monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado.

Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos. Ao contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade a politica monetária é aplicada quando a economia está sofrendo alta inflação, visando reduzir a demanda agregada e, conseqüentemente, o nível de preços. Política Cambial Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países. Os termos em que se expressa à política cambial refletem as relações vigentes entre os países, com base no desenvolvimento econômico alcançado por eles.

A política cambial é constituída pela administração das taxas (ou taxas múltiplas) de câmbio, pelo controle das operações cambiais, endo como objetivo central o mercado externo, no sentido de manter equalizado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais este mantenha relações de outros com os quais este mantenha relações de troca. Da mesma forma que todo bem tem um valor, as moedas nacionais também têm seu valor, seu preço – que é a taxa de câmbio – que expressa o preço da moeda externa em relação ? moeda nacional. Como todo preço, a taxa de câmbio é basicamente determinada pela “lei da oferta e da procura”. Se a procura é maior que a oferta, o preço do dólar, em reais, sobe. Se a oferta é maior que a procura, conseqüentemente, o preço cai. São vários os fatores que podem influenciar a oferta/demanda por dólares, daí a dificuldade que os economistas têm em prever o comportamento da taxa de câmbio.

O Banco Central é quem define o que os economistas chamam de política ou regime cambial. Existem duas políticas cambiais extremas: a) Na primeira, chamada de política de câmbio fixo, que é uma taxa com que os países se comprometem a manter o mesmo poder de paridade, comprometendo-se o Banco Central a satisfazer qualquer oferta ou demanda por dólares que o ercado possa necessitar. b) O outro tipo de política cambial é definido pela ausência do Banco Central no mercado de câmbio. As taxas flutuam livremente, respondendo aos efeitos da oferta e da procura. Temos, neste caso, o regime de câmbio flutuante, que possibilita o equilibrio contínuo do balanço de pagamento.

Tipo de Politica: Consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto 80F 10 finalidades relacionadas com a situação econômica de um aís, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-lm Bank. Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrarem-se globalizada.

Abaixo alguns exemplos de tipo de Politica no setor econômico: a) A política orçamental ou política fiscal é um ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, os astos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica, amortecendo as flutuações dos ciclos econômicos e ajudando a manter uma economia crescente, o pleno emprego e a inflação baixa. b) Politica externa é o Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, protegerem determinados setores e desenvolver relações comerciais externas. Por sua vez subdivide-se em Politica Cambial e Politica Comercial. c) Política de renda é o conjunto de medidas visando redistribuição de renda e justiça social. Política monetária é o Conjunto de medidas objetivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes econômicos- Conclusão Mercado monopólio é o mercado de produtos que não existe outro pra substituí-lo e com isso as empresas fazem de tudo para chegar mais rápido os seus produtos aos cli substitui-lo e com Isso as empresas fazem de tudo para chegar mais rápido os seus produtos aos clientes. Mercado oligopólio, só existe poucos vendedores de um só mesmo produto e com isso ele compromete aos outros. Mercado monopsonio ao contrario do oligopólio ele tem vários vendedores, mas um só comprador. Mercado oligopsonio, existe três compradores e vários vendedores que se dão as terras, mas tem que ser cuidada. Oferta é a quantidade de um determinado produto que os produtores conseguem colocar no mercado num determinado período de tempo. Procura (ou demanda) é o que o consumidor procura e se está na sua expectativa que são: preço, qualidade e serviço.

Política fiscal são todos os meios que o governo se determina para arrecadar tributos e para controlar suas despesas. Existem dois tipos de políticas Monetárias, a politica monetária expansiva que visa aumentar a oferta da moeda, com isso a taxa de juros cai. Já a política monetária contracionista diminui a oferta da moeda, mas aumenta a taxa de juros. Política cambial: é a atuação do governo sobre a taxa de cambio e ela é um instrumento para a política de relações comerciais e financeiras entre os países. Bibliografia http://casaeimoveis. uol. com. br/ultimas-noticias/infomoney -contratos-novos-em-21 . jhtm -po r-voos-dom esticos-cresce-881 -em -outubro-diz-anac. html 0 DF 10

Biotecnologia na produção de substâncias terapêuticas

0

C] Diminui o número de etapas necessárias para a obtenção do produto, tornando a sua produção mais rápida e económica;

Read More

Flambagem

0

1 – Introdução A flambagem é um fenômeno que ocorre quando a coluna analisada é submetida a uma carga de

Read More