Augusto comte

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Lei dos três estágios The Law ofThree Stages is an idea developed by Auguste Comte . A lei dos três estágios é uma idéia desenvolvida por Auguste Comte . It states that society as a whole, and each particular science, develops through three mentally conceived stages: (1 ) the theological stage, (2) the metaphysical stage, and (3) the positive stage. Afirma que sociedade como um todo, e cada ciência particular, se desenvolve através de três fases mentalmente concebidas: (1) a teológica fase, (2) o metafísico fase, e (3) a positiva fase.

A progressão das três fases 1) The Theological stage refers to explanation by personified Swipe to page deities. (1) 0 estágio divindades personific cr 7 that all thee phenom a or supernatural. Man d causes ofvarious ph • . he plicação por stages, man believed ation ofthe divine cover the natural Ibuted them to supernatural or divine power. [ 1 ] Comte broke this stage into 3 sub-stages: Durante as fases anteriores, o homem acreditava que todos os fenômenos da natureza são ti a criação do divino ou supernatural.

Man e as crianças não conseguiram descobrir as causas naturais de vários fenômenos e, portanto, atribuido-lhes oder sobrenatural ou divina. [1] Comte quebrou este encenar em 3 sub-fases: IA. Fetishism – Fetishism was the primary stage ofthe theological stage of thinking. IA. Fetichismo – Fetichismo foi o palco principal do es Swipe tc next page estágio teológico de pensar. Throughout this stage, the primitive people had a belief that inanimate objects had livng spirit in it, also known as animism.

Ao longo desta fase, os povos primitivos tinham a crença de que objetos Inanmados tinha espirito VIVO nele, também conhecido como animismo. People worshipped inanimate objects like tress, stones, a piece of wood, etc. 2 As pessoas adoravam objetos inanimados, como árvores, pedras, um pedaço de madeira, etc [2] 1 B. Polytheism – The explanation of things through the use of many Gods.. IB Politeísmo – A explicação das coisas através da utilização de muitos Deuses. Primitive people believe that each natural forces were controlled by different Gods; a few examples would be God of water, God of ran and God of fire, God of ar, etc. 3 ] Os povos primitivos acreditam que cada forças naturais eram controlados por deuses diferentes; alguns exemplos seria Deus da água, Deus da chuva e do deus do fogo, Deus de ar, etc 3] IC. Monotheism – Monotheism means believing in one God or God in one; attributing all to a single, supreme deity. [4] IC. Monote(smo – Monoteísmo significa acreditar em um Deus ou de Deus em um;. atribuindo tudo a uma divindade única e suprema (2) The Metaphysical stage is the extension of theological stage. (2) A fase metafisica é a extensão do estágio teológico.

Metaphysical stage refers to explanation by impersonal abstract explanation, often people tried to believe that God is an abstract being. [ 5] It is believed that an abstract power or force guides and determin is an abstract being. 5 ] It is believed that an abstract power or force guides and determines the events in the world. Estágio metafísico refere-se a explicação pela explicação abstrata e impessoal, muitas vezes as pessoas tentam a acreditar que Deus é um ser abstrato. [5] Acredita-se que um poder abstrato ou guias de força e determina os eventos no mundo.

Metaphysical thinking discards belief in concrete God. Metafísico pensamento crença se desfaz em Deus concreto. The nature of enquiry was legal and rational in nature. A natureza do inquérito era legal e de natureza racional. For example; Classical Hindu Indian society here the principle of transmigration of soul, the conception of rebirth, notions of pursuant has were largely governed by metaphysical uphlll. [ 6] por exemplo, Clássica hlndu da sociedade indiana, onde o princípio da transmigração da alma, o conceito de renascimento, noções de força tem foram em grande parte regido pela metafísica difícil. 6] (3) The Positivity stage, also known as the scientific stage, refers to scientific explanation based on observation, experiment, and comparison. (3) A positividade fase, também conhecida como a fase cientifica, refere-se a explicação cientifica com base na xperiência de observação, e comparação. Positive explanations rely upon a distinct method, the scientific method , for ‘ts justification. Explicações positivas dependem de um método distinto, o método científico , para a sua justificação.

During this stage, human tried to establish cause and affect relationship. Durante esta fase, humano tentou e this stage, human tried to establish cause and affect relationship. Durante esta fase, humano tentou estabelecer causa e afetar o relacionamento. Positivism is a purely intellectual way oflooking at the world; as well it puts emphasises on observation and lassification of data and facts. [ 7] O positivismo é uma maneira puramente intelectual de olhar o mundo, como bem coloca enfatiza a observação e classificação de dados e fatos. 7] Comte proposed a hierarchy of the sciences based on historical sequence, with areas of knowledge passing through these stages in order of complexity. Comte propôs uma hierarquia das ciências baseadas em sequência histórica, com áreas de passagem de conhecimento através destes estágios em ordem de complexidade. The simplest and most remore areas of knowledge – mechanical or physical – become scientific first. As áreas mais simples e mais remoto do conhecimento – mecânico ou fisico – se científico em primeiro lugar.

These are followed by the more complex sciences, those considered closest to usa Estes são seguidos pelas ciências mais complexas, aquelas consideradas mais perto de nós. The sciences, then, according to Comte’s “law”, developed in this order: Mathematics ; Astronomy ; Physics ; Chemistry ; Biology ; psychology ; Sociology . As ciências e, em seguida, de acordo com a “lei ‘ de Comte, desenvolvido por esta ordem: Matemática , Astronomia , Física , Quimica , Biologia , Psicologia , Sociologia

A science of society is thus the “Queen science” in Comte’s hierarchy as it would be the most fundamentally complex. A ciênci “Queen science” in Comte’s hierarchy as it would be the most fundamentally complex. A ciência da sociedade é, portanto, a “ciência rainha” na hierarquia de Comte como seria o mais fundamentalmente complexo. Through social science , Comte believed all human social ills could be remedied. Através da ciência social , Comte acreditava que todos os males humanos sociais poderiam ser corrigidas.

A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre lei dos três estados que pode ser intetizada pela afirmação de que todas as ciências e o espirito humano como um todo, desenvolvem-se através de três fases distintas. • estado teológico • estado metafisico • estado positivo No estado teológico (fetichista, politeísta e monoteísta) o número de observaçóes dos fenômenos reduz-se a poucos casos e a imaginação desempenha papel relevante. O homem só consegue explicar a natureza mediante a crença na intervenção de seres sobrenaturais.

O mundo se explica pelos deuses e pelos espíritos e para além desses seres sobrenaturais o homem não coloca qualquer problema. Além de explicar a natureza, a mentalidade teológica, desempenha a função de coesão social e fundamenta a vida moral. Seja na sua forma fetichista, seja na forma politeísta, ou ainda monoteísta, a mentalidade teológica fundamenta-se na crença em poderes imutáveis, fundados na (*)autoridade e tem como forma poltica correspondente a monarquia aliada ao militarismo, sendo ainda na sua fase monoteísta, mais desenvolvida, a transição para o estado metafisico.

Este, caracteriza-se sua fase monoteísta, mais desenvolvida, a transição para o estado metafísico. Este, caracteriza-se, pela concepção de forças para xplicar os diferentes grupos de fenômenos, em substituição aos deuses da fase teológica: forças físicas, forças químicas, forças vitais, culminando na reunião de todas essas forças numa só chamada natureza que equivaleria ao deus único do estado teológico monoteísta final. A metafisica procura, então explicar a natureza íntima das coisas, bem como a sua causa primeira e fim último.

Diferencia-se do estado teológico pela substituição do concreto pelo abstrato e da imaginação pela argumentação, destruindo assim a idéia de subordinação da natureza e do homem ao sobrenatural. No plano olitico o espírito metafísico corresponde a substituição dos reis pelos juristas e a sociedade metafísica origina-se de um contrato e tende a basear o Estado na soberania do povo. E finalmente, o estado positivo caracterizar-se-á pela subordinação da imaginação e da argumentação à observação.

A cada proposição enunciada de maneira positiva deve corresponder um fato, seja particular, seja universal. Entretanto, tal posição epistemológica foge ao empirismo, na medida em que não procura reduzir o conhecimento à expressão exclusiva de fatos isolados, bem como abandona a consideração das ausas dos fenômenos e torna-se apenas pesquisa de suas leis, entendidas aqui como relações constantes entre os fenômenos psicológicos o espírito positivo deve visar exclusivamente às relações imutaveis presente nelas.

A filosofia positiva considera ainda imposs[vel a redu exclusivamente às relações imutáveis presente nelas. A filosofia positiva considera ainda impossivel a redução dos diversos tipos de fenômenos naturais a um só princípio, chame-se ele Deus, natureza ou outro equivalente. Como a experiência mostra apenas uma limitada interconexão entre eterminado grupo de fenómenos, cada ciência ocupa-se apenas de um determinado grupo desses fenômenos, que aparecem irredutíveis uns aos outros.

A unidade entre os fenômenos que o conhecimento pode alcançar seria apenas de ordem subjetiva apoiada unicamente no emprego de um mesmo método, seja qual for o campo investigado. Uma vez que essa unidade do conhecimento, de ordem metodológica, não é apenas individual, mas coletiva, a filosofia positiva torna-se o fundamento intelectual da fraternidade entre os homens, possibilitando a vida prática em comum. A união entre a teoria e a prática apoia-se no conhecimento das elações constantes entre os fenômenos e na previsibilidade que é característica da ciência: ver para prover. ? possível então o desenvolvimento da técnica. O estado positivo corresponderá ? industria, isto é, à exploração da natureza pelo homem. As ciências são a investigação do real, do certo e indubitável. Cientifico ou positivo é o fato, o concreto que pode ser quantificado, analisado, provado. Nos planos social e político o estado positivo caracterizar-se- á pela passagem do poder espiritual para as mãos dos sábios e cientistas, e do poder material para o controle dos industriais.

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