Cap. 2 – a sociologia como produto histórico. (in: lemos filho, arnaldo e outros. sociologia geral e do direito. campinas: ed. alínea, 2004, p. 37 – 54)

Categories: Trabalhos

0

TRABALHO N RODUÇÃO À SOCIO OGIA Cap. 2 – A sociologia como produto histórico. (In: LEMOS FILHO, Arnaldo e outros. Sociologia Geral e do Direito. Campinas: Ed. Alínea, 2004, p. 37 – 54) 1. Por que para alguns ensadores a sociolo ia é a “ciência da crise”? OF5 p 2. Na antiguidade e eram explicados? 3. Como era a relaçã Média? o problemas sociais imento na Idade 4. Quais são os três grupos de mudanças que convergiram para a emergência de uma ciência social, segundo Florestan Fernandes? 5. Uma série de mudanças sociais e culturais ocorreu na Europa entre os séculos XVI, XVII e XVIII.

Comente algumas delas. 6. O que foi o Renascimento e quais foram as principais mudanças de mentalidade que promoveu. 7. O emprego sistemático da razão (racionalismo) durante os séculos XVI e XVII foi produto das contribuições de vários pensadores. De modo geral, qual foi a grande contribuição de R. Descartes? 8. Quem foram e o que propunham os Iluministas? 9. As crises provocadas pelos acontecimentos sociais do sec. XVIII provocaram que convicção em relação ao estuda da sociedade pela ciência? e sua principal obra, “Curso de Filosofia Positivista”, o que Comte ropunha em termos de uma nova ciência? 15. Comente as leis dos três estados elaborada por Comte. 16. Segundo Comte a sociedade apresentava dois movimentos vitais. Quais são? Comente. 17. Comente as principais influências do pensamento de Comte no Brasil. RESPOSTAS 1. Pode-se afirmar que a sociologia é ditada como a “ciência da crise” pelo fato de advir da Revolução Industrial, sobre a qual procurava dar respostas as questões sociais eclodidas. . Os problemas na antiguidade e na Idade Média eram explicados com concepções em princípios religiosos, relacionados o dogmatismo católico, uma vez que a Igreja exercia substancial influência na cultura da sociedade, determinando a fé cristã como fundamento das coisas 3. O conhecimento na Ida marcado fortemente pela antropocentrismo empregando uma nova atividade intelectual, o racionalismo, e, por conseguinte, o iluminismo, ou ilustração. ?? O sistema de ciências – mudanças ocorridas nas ciências mediante a necessidade de compreender a natureza e controlá- la, estendendo-se, também, às questões humanas; dominando as questões de mundo e de fenômenos sociais. 5. Dentre as mudanças ocorridas nos séculos XVI, XVII, XVIII temos: • O Renascimento, o qual foi um destacado movimento que, em meio de sensíveis transformações, deixou os valores apregoados pelo pensamento medieval e apresentou valores humanistas, racionalistas, revalorizou a arte e a cultura. ?? A Revolução Industrial, a qual trouxe amplo desenvolvimento tecnológico, definiu o desaparecimento da sociedade feudal e consolidou o sistema capitalista, sob o qual predominou a burguesia influenciando nos valores daquela sociedade. • Iluminismo, que representou os interesses e desejos da urguesia, os quis visavam reformar a estrutura politica, social e econômica para levar a sociedade à felicidade; preconizava a liberdade, a igualdade e a fraternidade. 6.

O renascimento foi um movimento de renovação, de transição do feudalismo para o capitalismo, um movimento de ruptura com a estrutura medieval. Dentre as mudanças no modo de pensar, houve uma certa valorização da cultura greco-romana, destacam- se, também, o antropocentrismo, o humanismo e o racionalismo. 7. A grande contribuição de René Descartes foi a Inserção do método da dúvida, o qual, por ele considerado, era o passo para e obter o conhecimento. 8.

Dentre os filósofos iluministas temos Condorcet, que propunha aplicar a lógica matemática ao estudo dos fe 3 iluministas temos Condorcet, que propunha aplicar a lógica matemática ao estudo dos fenômenos sociais; Montesquieu, que elaborou a teoria da tripartição dos poderes, segundo a qual o poder do governo deve ser dividido em Executivo, Legislativo e Judiciário de forma a impedir abusos e proteger a liberdade dos cidadãos; Rousseau, que defendia a tese de que o Estado tem o dever de representar a vontade da maioria do cidadãos, e Adam

Smith, que defendia a liberdade econômica e sustentava que o trabalho era a verdadeira fonte de prosperidade. 9. As crises advindas dos acontecimentos sociais promoveram entre os pensadores uma nova maneira de estudar a sociedade, abandonando o enfoque ético-religioso e adotando uma abordagem mais realista da sociedade, com novos métodos de conhecimento. 10.

Os positivistas tinham por objeto atenuar as crises em que a sociedade se encontrava, pretendendo resolver moralmente as discrepâncias sócias. 11. Uma das características do positivismo é conhecida como darwinismo social”, pois sua concepção se assemelha com a Lei de Darwin pela ideia de que a sociedade mudaria e evoluiria, e que tais mudanças representavam a transposição de um estágio inferior para um superior, no qual o complexo social se mostraria mais evoluído e adaptado. 12.

Segundo Michel Lowi, as três ideias básicas do positivismo são: a pressuposição de que a sociedade é regulada por les semelhantes a lei natural; que os métodos e procedimentos para examinar a sociedade são iguais aos usados para examinar a natureza; e que do mesmo modo que as ciências naturais são eutras, sem preconceito e ideologias, a ciência social deve ser. 13. Segundo Saint Simon, que 4DF5 preconceito e ideologias, a ciência social deve ser. 13. Segundo Saint Simon, quem deveria governar a sociedade capitalista seriam os burgueses e os cientistas. 14. ara Comte, o Positivismo conduz a ciência como estudo dos fatos e suas relações, fatos que são percebidos pelos sentidos exteriores, isto é, o Positivismo é a base da Sociologia. 15. A lei dos três estados de Comte compreende os períodos da história humana, a qual é dividida em três estágios: ?? O teológico, no qual a base das explicações para os acontecimentos da época eram de caráter divino, sobrenatural • O metafísico, o qual é caracterizado pela abstração, e por um princípio de racionalidade. Essa é uma fase de transição do estado teológico ao estado positivo. ?? O positivo, definido pela incessante busca por respostas cientificas e suas devidas aplicações aos fatos. É caracterizada pelo grande avanço da ciência, tendo esta, por escopo, compreender todos os acontecimentos. 16. Os dois movimentos vitais que compreendem a sociedade, egundo Comte, são o estático e o dinâmico, o primeiro consiste numa visão de ordem, de conservação de elementos como: família, religião, direito, propriedade, linguagem, enquanto este ultimo representa algo mais complexo, correspondendo ao desenvolvimento a industrialização, a atividade da vida da sociedade. 7. O Positivismo teve grande influência no Brasil, sobretudo sobre as questões politicas, como a proclamação da republica, a separação entre a Igreja e Estado, e as revoluções militares; teve como representação máxima, a aplicação de seu dístico na bandeira do país. S

A sociedade dos poetas mortos

0

Resenha Critica O filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, dirigido por Peter Weir, de gênero drama, foi lançado em 1989. Esta

Read More

Resenha- desafios de aprendizagem

0

PROF. DR. JAIME LUIZ ZORZI, DIRETOR DO CEPAC- SAUDE E EDUCAЗAO E TAMBEM FONOAUDIOLOGO. A proposta do Prof. Dr. Jaime

Read More