Len hoffman

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE DOM BOSCO VANDETE MARIA SONEGO 7 p DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE GESTAO tecnológicas num dado tempo e lugar. Esse conhecimento irá ajudá-lo a compreender por que certas teorias são apropriadas a diferentes circustâncias. • As teorias são de uma fonte de novas idéias – As teorias nos dão chace de assumir um ponto de vista diferente com relação as situações do cotidiano.

Ainda que você se sinta mais confortável com uma teoria do que com outra, é importante perceber que não há nenhuma teoria geral unificando ou dominando esse campo de conhecimento, mas há sim uma bordagem eclética — a prática de pegar emprestado princípios de direrentes teorias de acordo com as circustâncias. Referência: James. A. F. Stoner- R. Edward Freeman dministração Leon C. Megginson et al – Administração aplicações 3. CONCEITUANDO ADMINISTRAÇAO 3. 1 Aministração: Conceitos: – conceitos e 1.

Escola Funcional- que contém as visões de McFarland, de Henri Favol e de Georg odem ser assim Drucker) ” Administração é um conjunto de atividades dirigidas ? utilização eficiente e eficaz de recursos (materiais, financeiros, informacionais e humanos), no sentido de alcançar um ou mais bjetivos ou metas organizacionais” (SILVA, 2001 Referência — Reinaldo O. Da Silva – Teorias da Administração 4. AS ORGANIZAÇOES E A NECESSIDADE DE ADMINISTRAÇAO Durante a maior parte de nossas vidas, somos membros de alguma organização: uma a equipe de esporte, um 37 com os fornecedores.

Finalmente, todas as organizações têm líderes ou administradores com a responsabilidade de ajudá- las a alcançar seus objetivos. Esses [deres – um treinador, um maestro, um executivo de vendas – podem ser mais óbvios em algumas organizações do que em outras, mas, sem uma administração eficaz, é provável que a rganização fracasse. Nosso estudo trata de como as organizações são administradas – mais especificamente, sobre como os administradores podem ajudar suas organizações a estabelecer e alcançar seus objetivos.

Nossa ênfase será dada às chamadas organizações formais – como empresas, organizações religiosas, repartições públicas ou hospitais — que proporcionam bens ou serviços a seus clientes e oferecem oportunidade de carreira a seus membros. Mas todos os administradores em todas as organizações, independentemente do quanto seus papéis sejam formais u informais, têm a mesma responsabilidade básica: ajudar os outros membros da organização, ou a organização em si, a alcançar uma série de metas.

Organização: Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos. Administração: Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos. Organização Formal: Organização constituída de fato e de direito proporcionando bens e erviços à sociedade e oferecendo oportunidade de carreira a seus membros. Por que as Organizações e 4 adores são necessários realizemos objetivos enquanto sociedade.

Das delegacias de polícia às grandes corporações multinacionais, as organizações servem à sociedade, transformando o mundo num lugar melhor, mais seguro, mais barato e mais agradável de se viver. Sem elas, seriamos pouco mais do que animais com cérebros super- desenvolvidos. As organizações realizam objetivos : Considere por um instante quantas organizações estiveram envolvidas em trazer- os o papel no qual este texto foi Impresso: madeireiros, uma serraria, fabricantes de vários tipos de equipamentos e suprimentos, caminhoneiros, uma fábrica de papel, distribuidores e muito mais.

Mesmo que um individuo sozinho pudesse fazer tudo o que essas organizações fizeram para produzir uma resma de papel (o que é difícil de acreditar), ele jamais poderia fazê- lo tão bem ou tão rapidamente. Com isso, torna -se claro que as organizações e as pessoas que as administram realizam esta função essencial: coordenando os esforços de diferentes indivíduos, as organizações nos permitem alcançar metas ue, de outra forma, seriam muito mais difíceis ou até mesmo impossíveis de serem atingidas.

As organizações preservam o conhecimento: Sabemos através da história que, se o conhecimento registrado é destruído em larga escala (como no incêndio do museu e a biblioteca de Alexandria, no século III), grande parte jamais é recuperada. Dependemos dos registros das realizações passadas como base de conhecimento sobre a qual possamos construir ou adquirir mais aprendizado e chegar a maiores resultados. Sem esses registros, a ciência e outros campos do conhecimento ficaram imobilizados.

Organizações como universidades, museus e corporações são essenciais porque guardam e protegem a maior parte do conhecimento que nossa civilização juntou e registrou. Neste sentido, as organizaçóes tornam esse conhecimento uma ponte contínua entre gerações passadas, presentes e futuras. Além disso, as próprias orga s OF conhecimento uma ponte continua entre gerações passadas, presentes e futuras. Além disso, as próprias organizações fazem aumentar nossos conhecimentos, ao desenvolver meios novos e mais eficientes de realizar coisas.

As organizações proporcionam carreiras: Finalmente, as rganizações são importantes porque proporcionam a seus empregados uma fonte de sobrevivência e, dependendo do estilo e da eficácia de seus administradores, até mesmo satisfação e auto-realização pessoal. A maioria de nós tende a associar oportunidades de carreira com orporações empresariais, mas na verdade muitas organizações, como igrejas, repartições públicas, escolas e hospitais também oferecem carreiras compensadoras.

Desempenho do Administrador e da Organização Para uma organização ser bem sucedida em alcançar seus objetivos e satisfazer suas esponsabilidades sociais, ou ambas as coisas, ela depende dos administradores. Se os administradores fazem bem seu trabalho, a organização provavelmente atingirá suas metas. E se as grandes organizações de uma nação realizam seus objetivos, a nação como um todo irá prosperar. O sucesso econômico do Japão é uma evidência clara desse fato.

A avaliação do trabalho dos administradores (o desempenho deles) e do trabalho das organizações (o desempenho organizacional) são temas de muitos debates, análises e confusões nos Estados Unidos e em outros países. Assim, discutiremos muitos critérios e concepções iferentes para avaliar os administradores e as organizações. A eficiência : a capacidade de fazer certas as coisas – é um conceito de “insumo-produto”. Um administrador eficiente é aquele que obtém produtos, ou resultados, à altura dos insumos (trabalho, material e tempo) usados ara alcançá-los.

Os administradores que cons 6 os objetivos estão agindo com eficiência. A eficácia : implica em escolher os objetivos certos. Um administrador que seleciona um objetivo inadequado – produzindo carros grandes quando cresce a demanda por carros pequenos – é um administrador ineficaz, mesmo que os carros grandes sejam roduzidos com o máximo de eficiência. Nenhuma quantidade de eficiência pode substituir a falta de eficácia. A eficácia é a chave do suce sso para uma organização.

Assim, antes de podermos focalizar a eficiência, precisamos descobrir quais são as coisas certas a fazer. Eficácia é atingir os objetivos da organização com eficiência. ( Eficiência – é a capacidade de “fazer as coisas direito” é a relação entre insumo e produto (input e output). Um administrador eficiente é o que consegue produtos mais elevados (resultados, produtividade, desempenho) em relação aos insumos mão-de-obra, material, dinheiro, máquinas e tempo) necessários à consecução. (Eficácia – é a capacidade de “fazer as coisas certas” ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Administradores eficazes selecionam as coisas “certas” para fazer e os métodos “certos” para alcançá-las. (EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. ) (EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão ) A administração é necessá -zaçóes por três razões organização.

As funções gerenciais devem ser desempenhadas por qualquer um que seja responsável por algum tipo de atividade organizada, funções estas desempenhadas em todos os n[veis organizacionais, independentemente do tipo ou tamanho da organização. Os serviços da administração são necessários em todas as atividades de todas as organizações e tem as seguintes caracterisitcas. 1. a administração é propositada – complementação de atividades com outras pessoas e por elas, com o uso adequado dos recursos disponíveis; 2. dministração é concernente com idéias, coisas e pessoas – orientação de metas e foco na ação para alcance dos resultados administrativos/gerenciais; 3. a adminisração é processo social – processo em que as ações administrativas são principalmente atinentes com as realções entre pessoas; 4. a administração é uma força coordenada – coordenação de esforços de empregados, cada um com seus próprios valores e aspiraçóes, num programa organizacional; 5. administração é concernente com esforços da equipe – o alcance de certos objetivos é mais fácil por uma equipe do que or um indivíduo trabalhando sozinho; 6. a administração é uma atividade – que exige discernimento para distinção dos conhecimentos e habilidades exigidas para o seu desempenho; 7. a dministração é um processo composto – pelas funções (planejamento, organização, direção e controle), que não podem ser desempenhadas independentemente: a realização de cada uma delas interfere nas demais; 8. administração age como força criativa e revigorante na organização – o resultado da atividade, em algumas situações, é maior do que a soma total dos esforços colocados pelo grupo; sta sinergia[l], em resumo, prevê vida para a organização; 9. a administração é uma disci lina dinâmica – as funções administrativas são orient escimento organizacional, 8 37 dinâmica – as funções administrativas são orientadas para o crescimento organizacional, não sendo passivas, mas de comportamento ajustável e adaptável às necessidades deste crescimento; IO. administração é intangível – é uma força invisível, cuja presença é evidenciada pelos resultados dos seus esforços, que são, por exemplo, ordenação, saídas adequadas de trabalho, lima de trabalho satisfatório, satisfação pessoal dos funcionários 6. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Um princípio representa um elemento básico de conhecimento que explica o relacionamento e ajuda na predição do que aconteceria se tal princípio fosse aplicado. um principio é uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que prevê entendimento e orientação ao pensamento e à prática, na tomadas de decisões” Os princípios são desenvolvidos para ajudar os executivos a pensar e agir. Um grupo de conceitos tem sido desenvolvido pela experiência e correspondente pesquisa. Este princípios, como considerados por Joseph L. Massie, são somente “aproximações d o a partir de experiência”, princípios de administração são relacionados com o caos e procuram trazer ordem a ele, regulando o comportamento humano em qualquer situação. 5.

Universais – a maioria dos princípios administrativos podem ser aplicado em qualquer tipo de organização; em outras palavras, eles são aplicavéis a negócios, governos, universidades e outras organizações não-lucrativas ao redor do mundo. 7. FUNÇÕES GERENCIAIS PLANEAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE Nos anos de 1920, um industrial francês conhecido pelo nome de Henri Fayol, escreveu que os gerentes executam cinco funções As funções da administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ ou esperados pelas organizações.

Estas funções constituem o processo administrativo. • Planejamento — determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, e decisão das tarefas e recursos utilizados para o alcance daqueles objetivos; • Abrange a definição das metas e o desenvolvimento de ma hierarquia completa de planos para integrar e coordenar as atividades. ?? Organização – processo de designação de tarefas, de agrupamentos de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos; • Abrange a determinação das tarefas que serão realizadas, quem irá executá-las, como agrupá-las, quem se reportará a quem e quem tomará as decisões. • Direção – influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcan ar os ob’etivos estabelecidos, envolvendo energização, uasào daquelas pessoas; 0 DF 37

Artigos 61 a 80 do cdc comentado

0

I [picl PODER JUDICIÁRIO ISão Paulo Vistos. CARLOS ALBERTO CUNHA GONÇALVES ajuizou ação de indenização por dano ÔMEGA LTDA, alega

Read More

Sistema de penetração

0

Swipe nentp Sumário • O que é Pentest – Teste de Penetração…… ….. pág. 03 • Pentest em Urnas Eletrônicas

Read More