Automaçao

Categories: Trabalhos

0

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ RELATÓRIO to view nut*ge ALUNOS: Marcos Lui Amarildo Ribeiro Fernando Pedro Douglas Misael Diogo Misael Carlos Eduardo Jeferson Luis Beliene TURMA: 3441 Rio de janeiro o motor pneumatico, podem-se executar operações tais como: Parafusar, rosquear, lixar, polir, rebitar, entre outros. Os motores pneumáticos estão classificados, segundo a construção, em: Motor de pistão ; – Motor de palhetas; Motor de engrenagens; – Turbomotores (turbinas). – Motor de Pistão Este tipo está subclassificado em motores de pistão radial e axial.

Por pistões em movimento radial, o êmbolo, através de uma biela, aciona o eixo do motor. para que seja garantido um movimento sem golpes e vibrações são necessários vários pistões. A potência dos motores depende da pressão de entrada, número de pistdes, área dos pistões e do curso dos mesmos. [pic] O modo de trabalho do motores de pistão axial é similar ao dos motores de pistão radial. um disco oscilante transforma a força de cinco cilindros, axialmente posicionados em movimento giratório. Dois pistões são alimentados simultaneamente com ar comprimido.

Com isto, obter-se-á um momento de inércia quilibrado, garantindo um movmento uniforme e sem vibrações do motor. Existem motores pneumáticos com rotação à direita e ? esquerda. A rotação máxi em 5000 rpm. A faixa de PAGF cilíndrico. O rotor é dotado de ranhuras. As palhetas colocadas nas ranhuras serão, pela força centrifuga, afastadas contra a parede internado cilindro. A vedação individual das câmaras é garantida. A velocidade do rotor varia de 3000 a 8500 rpm e existem unidade com rotação a direita e esquerda.

A faixa de potencia varia de 0,1 a 17KW (0,1 a 24 CV). Trabalham com pressões de até 250bar. Motores de Engrenagem A geração do momento de torção efetua-se neste tipo, pela pressão do ar contra os flancos dos dentes de duas engrenagens engrenadas. uma engrenagem é montada. Fixa no eixo do motor, a outra livre no outro eixo. Estes motores são utilizados como máquinas de acionar; estão ? disposição com até 44 KW (60CV). O sentido de rotação destes motores, fabricados com engrenagens retas ou helicoidais, é reversível.

PAGF 91 transformar energia mecânica (ou elétrica) em energia pneumática (ar comprimido), através da compressão do ar atmosférico. A abaixo mostra a classificação dos compressores xistentes que serão descritos a seguir. Os compressores de êmbolo e rotativo se caracterizam por comprimir mecanicamente um volume fixo de ar em cada ciclo. Já os turbo-compressores comprime o ar forçando o seu escoamento por um bocal (difusor), ou seja, transforma a sua energia cinética em energia de pressão.

Compressores Alternativos Compressor de êmbolo (pistão Este compressor é um d 91 s e conhecidos, pois é pistão o que fás com que o ar produzido seja limpo, sem resíduo de óleo, este tipo de compressor produz um fluxo de ar pulsante se usado sem acumulador. ? muito utilizado em equipamentos odontológicos, inaladores aquários Compressores Rotativos Compressor de palhetas Trata-se de um rotor que gira no interior de uma carcaça acionado por um motor elétrico ou de combustão. O rotor está excêntrico à carcaça e apresenta palhetas ao seu redor que podem deslizar em fendas existentes no rotor.

O volume de ar aspirado é ligeiramente comprimido ao longo do percurso do rotor, o fluxo gerado é pouco pulsante, mas opera em faixas de pressão menores do que a do compressor de êmbolo. s 1 para o transporte pneumático gerando baixas pressões. A ressão é exercida apenas pela resistência oferecida ao fluxo. O seu campo de aplicação está entre pressões baixas, além do que o seu nível de ruído é muito alto, pelo fato de o movimento de rotação ser feito por engrenagens de sincronização externa, não existe contato entre os rotores e a carcaça. Desta forma, o ar comprimido é fornecido isento de óleo.

Turbo-Compressores urbo Compressor Axial O ar é acelerado ao longo do eixo (axialmente) por uma hélice simples ou por uma série de lâminas rotativas. Entre cada conjunto de lâminas do rotor existe um conjunto de lâminas fixas, resas à carcaça, pelas quais o ar passa alternadamente, sendo impelido à alta velocidade, corrigindo o seu turbilhonamento. A seguir, o fluxo é dirigido para o estágio subseqüente, onde uma transformação parcial de velocidade em pressão é executada simultaneamente. Os compressores de fluxo axial tendem a produzir uma vazão constante a razões de pressões variáveis.

Possuem maior capacidade de deslocamento mínimo, 900 ma/ min e rotações mais elevadas e pressões efetivas altas, fornecem o ar isento de óleo. O ar passa por rodas girantes atinge altas elocidades e no últmo estág10, através de um difusor, a energla cinética do fluxo de ar é convertida em pressão, porém como em cada estágio a pressão é muito baixa faz se necessário a montagem de muitos estágios para alcançar pressões maiores. urbo Compressor Radia dos compressores axiais (altas vazões e baixas pressões). Apresentando uma larga faixa de operação.

Os compressores de fluxo radial requerem altas velocidades de trabalho. Isto implica também um deslocamento mínimo de ar (10 m3/rmn). As pressões influem na sua eficiência, razão pela qual geralmente são chamados de geradores de ar comprimido. O resfriamento entre os estágios, a princípio, era realizado através de camisas d’água nas paredes internas do compressor; atualmente, existem resfriadores intermediários separados, de grande porte, devido ? sensibilidade à pressão, por onde o ar é dirigido após dois ou três estágios, antes de ser injetado no grupo seguinte.

Regulagem de compressores Para combinar o volume PAGF 7 91 nto com o consumo de ar, ser regulados para determinadas cargas parciais. Encontra-se esta regulagem em compressores de êmbolo rotativo e em turbo- compressores. 1. 4. -Redes de distribuição de ar comprimido As linhas principais (Rede Tronco) são feitas de tubos metálicos ou sintéticos, conectadas às linhas principais estão as linhas secundárias, (Rede Ramal) em geral, tubos metállcos, mangueiras de borracha ou material sintético.

As tubulações pneumáticas exigem manutenção regular, razão pela qual não devem, dentro do possível, serem mantidas dentro de paredes ou cavidades estreitas, pois isto dificulta a detecção de fugas de ar. Pequenos vazamentos são causas de consideráveis perdas de pressão. Existem três tipos de redes de distribuição: • Rede em circuito aberto • Rede em circuito fechado ?? Rede combinada Rede em circuito aberto A rede em circuito aberto mostrada nas figuras abaixo é a mais simples e deve ser um declive de % a forem usadas ou quando for necessário colocá-las fora de serviço por razões de manutenção.

Em todas as configurações de rede existirá formação de água condensada (maior ou menor) de acordo com as variações de temperatura, pressão e condições de aspiração do ar portanto é fundamental instalar a tomada de ar das tubulações secundárias na parte superior do tubo principal, desta forma evita-se que a água condensada, eventualmente xistente na tubulação principal possa chegar aos ramais e consequentemente ao equipamentos. Para interceptar e drenar a água condensada da rede principal devem ser instaladas derivações com drenos na parte inferior da tubulação principal. . 4. 1 -Reservatório de ar comprimido Este reservatório serve para a estabilização da distribuição do ar comprimido. Ele elimina as oscilações de pressão na rede distribuidora e, quando há momentaneamente alto consumo de ar, é uma garantia de reserva. A grande superffcie do reservatório refrigera o ar suplementar, por isso se separa, diretamente no eser•v’atório, uma parte da umidade do ar. Os reservatórios devem ser instalados de modo que todos os drenos, conexões e a abertura de inspeção sejam de fácil acesso.

Não devem ser enterrados ou instalados em local de difícil acesso; devem ser instalados de preferência fora da casa dos compressores, na sombra, para facilitar a condensação da umidade no ponto mais baixo para a retirada do condensado. Para a determinação do volume do reservatório deve ser observado que o diferencial de pressão (P2-P1) entre o alivio e a carga não seja menor que 0,4 kgf/cm2 para cada etapa do alivio. Outro ponto importante no dimensionamento do reservatório é a capacidade do compres alivio.

Outro ponto importante no dimensionamento do reservatório é a capacidade do compressor e a demanda de ar, pois o compressor não deverá exceder de 14 partidas ‘hora. O ideal é menos 10 partidas por hora, uma a cada 6 minutos e o diferencial de pressão de 1 kgf/cm2. [PiC] [PiC] 1. 4. 2 -Vazamentos de ar comprimido As quantidades de ar perdidas através de pequenos furos, acoplamentos com folgas, vedações defeituosas, conexões danificadas, quando somadas, alcançam elevados valores.

A mportância econômica desta contínua perda de ar torna-se mais evidente quando comparada com o consumo do equipamento e a potência necessária para realizar a compressão. Desta forma, um vazamento na rede representa um consumo consideravelmente maior de energia. Como o comportamento dos gases é muito complexo devido as variações de pressão e as delimitações de espaço ocupado, a forma mais adequada de analisar os prejuízos causados por vazamento é através de tabelas ou gráficos conforme mostrado a seguir, elaborados através de simulações ou cálculos específicos par cada condição. 1. . – Tratamento e Controle do Ar Comprimido Antes de entrar em cada máquina pneumática o ar passa por uma unidade de tratamento composta por um filtro, uma válvula reguladora de pressão e um lubrificador. Essa unidade tem por objetivo ajustar as características do ar de forma especifica para cada máquna A temperatura ambiente não deve ser maior que 500C (máximo para copos de material sintético). É muito importante observar o posicionamento da Unidade de Conservação no circuito. A sua instalação deve ser no nível superior ao das válvulas e dos atuadores. Quando isto não for poss[vel, pelo me

Relatorio

0

ZEOLITAS – RESUMO Com a descoberta da stilbita, as zeólitas foram reconhecidas pela primeira vez em 1756 pelo mineralogista sueco

Read More

Direito penal

0

Elementos do Tipo 21 os direitos da pessoa humana frente ao poder punitivo do Estado. Esta forma de encarar as

Read More