Avaliação de produção mais limpa – pmaisl

Categories: Trabalhos

0

AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA – prnaisc Resumo Este relatório apresenta a experiência realizada para o desenvolvimento e validação de uma metodologia com base nos conceitos de Produção mais Limpa (PmaisL) como um sistema de verificação de melhoria contínua das ações de PmaisL implementadas pelas empresas, visando monitorar e contribuir para a redução do impacto next page ambiental gerado pelas empresas.

O trabalho foi desen OF3 coordenação técnica ce Nacional de Tecnolog Limp financeiro do SENAID Nacional e dos Depa do Rio Grande d Projeto sob a ENAI RS, com apojo SENAI dos estados o Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Participaram do trabalho 23 empresas piloto. A metodologia padrão de avaliação do desempenho ambiental foi desenvolvida com base nos conceitos de PmaisL.

Foram definidos na norma elaborada: os critérios de seleção das organizações participantes do projeto piloto, os requisitos do Sistema de Avaliação em Produção mais Limpa (SAPmaisL) que foram verificados pelos especialistas, as etapas para certificação de conformidade do SAPmaisL, as metas, as condições para realização da préavaliação, a emissão do Certificado de Adesão ao SAPmaisL, os critérios consultoria técnica para adequação das empresas, visando a validação da metodologia de avaliação do desempenho ambiental, com base nos conceitos de PmaisL.

Foi estabelecido e capacitado um grupo de especialistas para realizar a avaliação do desempenho ambiental nas empresas, com base nos conceitos de PmaisL Os resultados foram apresentados pelas empresas demonstrando-se os beneficios ambientais e os ganhos econômicos obtidos. por fim, foi realizada a Auditoria de Verificação do atingimento das metas propostas pelos especialistas treinados e as empresas que demonstraram as eduções propostas receberam o Certificado de Aprovação no SAPmaisL e o Selo de PmaisL.

O prazo de validade do Certificado e do Selo vinculados ao SAPmaisL é de 3 anos, com ciclo de avaliação de manutenção a cada 1 (um) ano, quando é emitido um novo Certificado. Selo de PmaisL A cada ciclo de melhoria, a organização deve identificar, no mínimo, 03 novos desafios, novos aspectos ambientais ou aprimorar os índices dos indicadores operacionais existentes (meta). Caso a organização opte por definir novo aspecto ambiental, esta deve comprovar a manutenção dos índices durante cada ciclo) dos indicadores operacionais anteriores.

Em resumo, as etapas para a a rova ão da empresa no SAPmaisL são: propostas após o periodo de 06 meses e preparar as evidências de comprovação; a avaliação realizada por especialistas; DüüSer recomendado à certificação de aprovação no SAPmaisL; LIOU Receber o certificado de aprovação no SAPmaisL e o Selo de PmaisL, após validação da recomendação; DüüPermitir a divulgação pública dos índices dos indicadores alcançados.

A estrutura para verificação e reconhecimento do SAPmaisL é apresentada a seguir: Entidade de reconhecimento: CNTL SENAI *Entidade de certificação: ENTIDADES SENA EMPRESAS CONSULTORIAS *Empresas a serem certificadas: EMPRESAS EM GERAL Responsabilidades: Entidade de Reconhecimento (CNTL SENAI): DC]Capacitar auditores conforme critérios definidos; DüAvaliar periodicamente o desempenho dos auditores; LIL]Emitir o selo com base nas avaliações.

Entidade de certificação (Empresas de consultoria, Unidades do SENA): DüRealizar as auditorias; LIL]Emitir relatórios; nnRecomendar à certificação. Empresas a serem certificadas Em resas): üüPreparar-se para a cerifi 3

Gestao ambiental

0

GESTÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA PARA MEDIAR CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS Autores: Suzi HuffTheodor01, Pamora M Figueiredo Cordeir02 & zeke Beke3 Instituição: Centro

Read More

Estação de monta em bovinos de corte

0

Estação de Monta é um período pré determinado para o acasalamento entre vacas e touros, utilizado em pecuária de corte.

Read More