Banda marcial

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Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889 Fernando Pereira Binder VOLUME I São Paulo setembro de 2006 – Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889 Fernando Pereira Bin (Texto) ar 107 to view nut*ge Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP, como exigência parcial para a obtenção do título de mestre. ORIENTADOR: Prof. Dr.

Paulo Castagna – Setembro de 2006 – A Cecília & Valerie AGRADECIMENTOS Muitas pessoas colaboraram para que esta fosse feita, ornecendo informações, livros, partituras, documentos, artigos, trabalho e amizade. Agradeço a todos que despenderam comigo Angela Biason, Carlos Eduardo de Souza, Rogério Budasz e Gerson Tung pela presteza e generosidade em ceder-me informações. Júlio Neuparth & família pelo auxllio na publicação da biografia de Erdmann Neuparth. A Douglas Fábio Ferreira e Fábio Garboggini pela ajuda com as leis e partituras.

Aos colegas de mestrado Áurea Demaria Silva, Matheus “Tadeu” Bitondi, Alicia Cupani, Chiquinho de Assis pela companhia e amizade. A Rosângela, Thais, Carlão, Expedito e demais funcionários do IA ue sempre me ajudaram nestes dois anos. À FAPESP que financiou esta pesquisa em suas duas fases: em 2002, com bolsa de iniciação cient[fica; 2004-2006, com bolsa de mestrado. RESUMO Esta dissertação estuda a atuação das bandas militares no Brasil durante o periodo monárqulco (1808-1889).

O objetivo principal é esclarecer o papel destes conjuntos na difusão das práticas e repertórios associados a este tradicional veiculo: a banda de música. A hipótese é que as bandas militares tiveram duas funções: simbólica, enquanto brasão sonoro da monarquia brasileira, e infraestrutural, subministrando à sociedade civil s elementos necessários a esta prática musical. Fontes de diversos tipos foram consultadas: registros oficiais, legislação administrativa, relatos de cronistas e viajantes, documentação iconografia e o repertório musical para banda. rmeiramente este trabalho procura definir o que era uma banda de música no inicio do século XIX e as razões pelas quais estes conjuntos foram introduzidos no exército. Em seguida, investiga como era a participação das bandas militares em festas e cerimônias oficiais, no Rio de Janeiro e em ou no Rio de Janeiro e em outras partes do Brasil. Por último analisa em termos estatísticos e conceituais a legislação administrativa produzida pelo exército relativo às bandas militares.

As evidências sugerem que as bandas de música foram introduzidas no exército luso-brasileiro na passagem do século XVIII para o XIX, como parte de uma cultura aristocrática na qual se inscrevia a oficialidade. As bandas militares pontuaram as festas reais e oficiais em vários momentos, ocasiões que não dispensavam de considerável pompa oficial. A partir de 1840 bandas militares tornaram-se mais comuns, devido à expansão do exército e pelo surgimento e outras corporações militares, como a Guarda Nacional e as polícias Militares provinciais, que também equiparam seus quadros com bandas de música.

Tais bandas intensificaram a ocupação das ruas e praças em outras ocasiões, além das festas e desfiles oficiais. Essa atuação constante e diversificada contribuiu para a vinculação da banda de música a traços militares, como repertório, uniforme e instrumentação. Á dissertação inclui a edição de cinco obras representativas. Palavras-chave: banda de música, banda militar, festas reais, música cívica, múslca militar. Area de conhecimento: Música – Instrumentação Musical. ABSTRACT This dissertation studies the activities of military bands in grazil during the monarchic period (18081889).

The main objective is to elucidate the role of these groups in the establishment of repertoire and performance practices associated With this traditional ensemble: the wind band. My hypothesis is performance practices associated with this traditional ensemble: the wind band. My hypothesis is that military bands had both a symbolic role, serving as a sort of sonorous “coat of arms” for the Brazilian monarchy, as well as a structural role, providlng the civll ociety with the elements necessary for the development of this variety of musical practice.

My research included several types of resources: official registries, administrative legislation, chronicles of traveling reporters, iconographic documentation and band repertoire. First, describe the composition of the bands at the beginning of the Nineteenth Century and the reasons for which these groups were introduced into the army. Second, I investigate the manner in which the military bands participated in festivities and official ceremonies in Rio de Janeiro and other places In Brazil. Finally, present a conceptual and statistic analysis of the administrative legislation concerning the militar,’ bands.

Evidence suggests that bands were introduced into the Portuguese- Brazilian army sometime around the end of the Eighteenth century as part of an aristocratic culture, which included military officials. The military bands participated in occasions that required considerable official pomp, such as royal and official ceremonies and festivities. From 1840 on the military bands became more common due the Increasing size of the army and the formation of new military corps such as National Guard and the provincial ilitary police, which also included bands in their ranks.

Besides performing at official parades and festivities, these bands also performed in streets, pa performed in streets, parks and other public places. These constant and diversified activities contributed to the formation of the WInd bands, which retain some of the same characteristics as the military bands, such as repertoire, uniforms and instrumentation. also edited five representative works which are included in this dissertation. Keywords: wind band, military band, official festivities, civic music, military musica

SUMÁRIO DO VOLUME ÍNDICE DE EXEMPLOS MUSICAIS Exemplo muslcal 1: dom pedro l, Hino, (folha 1, recto, compassos 33 Exemplo musical 2: Sigismund von Neukomm, Hino Marcial cantado no enforcamento dos condenados à morte em razão da Revolução Pernambucana, 1817. 65 ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1: Música do 10 regimento da Armada Real Portuguesa em 22 Figura 2: Decreto de 20 de agosto de 1802 especificando a formação instrumental das bandas de múslca para o exército português .. 23 Figura 3: Música a bordo do Áustria por T. Ender 57 Figura 4: O festivo desembarque da princesa Leopoldina no dia 06 de ovembro de 1817, por F. Frühbeck 57 Figura 5: O desembarque no Rio de Janeiro, por F. F 57 Figura 5: O desembarque no Rio de Janeiro, por F. Frühbeck , 58 Figura 6: Desembarque da princesa Leopoldina no Arsenal Real da Mannha, por T. M. H. Taunay 58 Figura 7: Estátua de São Jorge e seu cortejo precedendo a procissão do Corpo de Deus, por J.

B. Debret. 59 Figura 8: gando que anunciou a coroação de dom Pedro l, por J. g. Debret. 59 Figura 9: Aclamação de dom João VI, por J. g. Debret… 60 Figura 10: Charameleiros anunciando dom Pedro II na Abertura da no Vale do paraba 0 Figura 11: Bandas de negros 81 Figura 12: Uniformes dos músicos do 20 batalhão de infantaria, 1850 . 81 Figura 13: Banda São Benedito em Botucatu (SP) em 82 Figura 14: Anúncio de instrumentos no Almanaque Laemmert em 1849….. 82 Figura 15: Decreto n07685 de 06 de março de 1880 regulamentando o funcionamento do Conselho de Fornecimento 96 ÍNDICE DE TABELAS abela 1: Média e -raxa de crescimento dos textos nos 7 períodos ÍNDICE DE TABELAS Tabela 1: Média e Taxa de Crescimento dos textos nos 7 períodos considerados……….. 97 Tabela 2: Média das séries do Grupo Banda. 98 Tabela 3: Aumento no número de componentes conforme o decreto de 11 de dezembro de 1811 101 Tabela 4: Distribuição no número de componentes nas bandas do Grupo Músico — . em 1 817….. exercito… 101 Tabela 5: Média das séries do 105 Tabela 7: Hierarquia entre os músicos segundo instrumentos 108 Tabela 8: Soldos dos músicos registrados nas coleções de leis brasileiras e portuguesas,em réis 113 Tabela 8: Instrumentos de música a ser utilizados pelas bandas do exército em 1848 122 Tabela g: Instrumentos a serem distribuídas para as bandas de música do exército segundo o decreto n. 352 de 23 de julho 1873. . ……. 123 ÍNDICE DE QUADROS Quadro 1: Formações instrumentais de bandas luso-brasileiras e portuguesas entre 1793-1825 32 Quadro 2: Músicos que acompanharam a princesa Leopoldina . 0 Quadro 3: Instruções para a presença de bandas militares no Livro de Ordens do Dia da Guarda da Polícia do Rio de Janeiro 45 Quadro 4 45 Quadro 4: Dias de gala segundo o Aviso de 07 de março de 55 Quadro 5: Integrantes da banda do 20 batalhão de caçadores em 1 837 • • • • • • • • • • • 70 Quadro 6: Ano da criação de bandas das Policias Militares em alguns estados rasileiros…………… 76 Quadro 7: Grupos e séries criados para a analise da legislação administrativa sobre bandas de música do exército 91 Quadro 8: Periodização adotada para a análise 89 da legislação administrativa . 2 Quadro 9: Hierarquia de oficiais, oficiais inferiores e praças no exército imperial brasileiro 105 Quadro IO: Função musical dos instrumentos prescritos pelo decretos de 1802 e 1817 . 122 ÍNDICE DE GRÁFICOS Gráfico 1: Distribuição por Diplomas dos textos coletados nas coleçóes de lei.. Gráfico 2: Grupo Abordagem, series Prioritário e Colateral, Média a Série, Média Final da Série e Média de Textos por período. 95 Gráfico 3: Quantidade de textos publicados nos grupo de séries Banda, Músico e Infra-estrutura em função do grupo Abordagem. 98 ABREVIAÇÕES ANRJ – Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (R]) CCLB – Coletânea da Coleção de Leis do Brasil (Anexos 2 e 3) CCLPT – Coletânea de Coleção de Leis de Portugal (Anexo 4) MIOP – Museu da Inconfidência, Ouro preto (MG) ACMSP — Arquivo da Cúria Metropolitana de sao paulo (SP) DPESN – Fundo Decretos do Poder Executivo Sem Número, Arquivo Nacional do Rio de Janeiro AHEX – Arquivo Histórico do Exército (Rio de Janeiro, R]) ODPC – Livro de Ordens do Dia da Polícia da Corte, Arquivo Nacional do Rio de Janeiro ÍNDICE Introdução… 1. Bandas de música luso-brasileiras: revisão de conceitos a partir de formações instrumentais entre 1793-1826 . 13 1. 1 Instrumental europeu, transformações e classificações: bandas de oboé, harmonia e bandas mistas….. 14 1. 2 Bandas de música em Portugal. 18 1. 3 Bandas de música no Brasil . 24 2. Bandas militares: os brasões sonoros da aristocracia. „ 342. 1 Ordem na festa: aristocracia. . . . . . . . . . 342. 1 Ordem na festa: bandas militares e música nas ruas da corte entre 1808 a 1818…… 3 2. 2 Ecos de ordem: bandas e festa nas províncias . 61 2. 3 0 éthos militar….. 77 3. Direito, legislação administrativa e história serial: considerações para a análise dos textos das coleções de leis…. 83 3. 1 A criação da série: a escolha dos 86 3. 2 Séries e 90 3. 3 Procedimentos estatístico 92 4. As bandas do exército nas Coleções de Leis entre 1 808 e 1889…. 94 4. 2 Grupo ganda bandas…. . 94 4. 1 Grupo Abordagem 97 4. 2. 1 0 tamanho das PAGF 197

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